25/04/20

Aconteceu a 25 Abril 1984

Neste dia, contra os vermelhos de Aberdeen que eram treinados por Alex Ferguson, futuro manager dos vermelhos de Manchester, Vermelhinho correu pelo campo fora e marcou golo. O FC Porto venceu por 1-0, o mesmo resultado que tinha alcançado nas Antas, e qualificou-se para a final da Taça das Taças ao eliminar os detentores do troféu.

Dragões Diário 25-04-2020

A 25 de Abril de 1974, Portugal deixou de ter a ditadura mais velha da Europa Ocidental. O dia que abriu caminho à democratização do país veio a repercutir-se mais tarde na história do futebol português, e há dois factos que o espelham de forma muito clara:

1. Até 1973/74, os clubes de Lisboa venceram 35 campeonatos em 40 possíveis, ou seja, 87,5% do total. Desde então, o FC Porto ganhou mais de metade das edições da prova: 23 de 45, correspondentes a 51,1% do conjunto, alcançando até um recorde de cinco triunfos consecutivos.

2. Durante a ditadura, a conquista de títulos europeus foi um exclusivo de equipas de Lisboa, que ganharam três. Em democracia, o FC Porto já arrecadou sete troféus internacionais, tornando-se, a larga distância, o clube português com mais sucesso nas provas mais difíceis e prestigiadas do planeta.

Não há, por isso, como mascará-lo. A revolução de há 46 anos esteve na génese de uma transformação profunda no país, que ao nível do futebol teve como principal consequência a ascensão do FC Porto ao estatuto de campeão dos campeões em democracia. Não era por acaso que Pedroto festejava títulos com cravos.

24/04/20

Aconteceu a 24 Abril 2004

Neste dia, o FC Porto conquistava o seu 20º título... no hotel. Em estágio para o encontro com o Alverca, que se disputava no dia seguinte, os dragões viram-se campeões mesmo sem jogar, na sequência da derrota do Sporting em Leiria. Estava-se ainda na 32ª jornada, mas José Mourinho e todo o grupo que dirigia festejaram rijamente com os muitos adeptos que se dirigiram para as imediações do hotel...

Aconteceu a 24 Abril 2003

Neste dia, o FC Porto entrava em campo no Olímpico de Roma para disputar a 2ª mão das meias-finais da Taça UEFA, mas o brilhantíssimo 4-1 aplicado à Lazio no Estádio das Antas conferia conforto e tranquilidade à nossa equipa. Sem José Mourinho no banco, a cumprir castigo depois do célebre desentendimento com Lucas Castromán, os Dragões resistiram a várias incidências na capital italiana, como o cartão vermelho directo exibido a Hélder Postiga em cima do intervalo ou a falta sobre Vítor Baía transformada em penálti pouco depois do descanso. O guarda-redes fez justiça a ele próprio e defendeu o remate de Claudio López, segurando o 0-0 com que terminaria o encontro. Mais tarde, a 21 de Maio, sob o calor abrasador de Sevilha, o FC Porto vencia o Celtic numa das finais europeias mais emocionantes de que há memória (tornava-se a única equipa portuguesa a erguer este troféu, estatuto que mantém ainda hoje 2020).

Dragões Diário 24-04-2020

O FC Porto em Casa de ontem promoveu o reencontro entre três campeões europeus em 1987: Futre, Madjer e Juary. Os três antigos avançados, que tantas defesas destruíram ao longo das respectivas carreiras, recordaram o épico triunfo frente ao Bayern de Munique (2-1), em Viena, e a forma como deram a volta ao colosso alemão num par de minutos: Juary serviu o mítico calcanhar de Madjer para o empate (77m) e o argelino devolveu a gentileza do companheiro, assistindo o brasileiro pouco depois (79m).

Dragões para Sempre é o nome da mais recente rubrica da FC Porto TV e inspira-se nas 55 figuras históricas do nosso clube destacadas no Hall of Fame do Museu FC Porto. Esta viagem começa em Jorge Costa, alguém que os adeptos portistas sempre admiraram e idolatraram por representar genuinamente os valores do clube e por ser um portador da mística que nos diferencia. O legado do antigo central e capitão é quase um manual daquilo que é ser Porto. O Bicho será (para) sempre um dos nossos.

Alípio Jorge, responsável máximo pela secção de bilhar do FC Porto, falou com a FC Porto TV e reconheceu que o regresso à competição é um grande ponto de interrogação: Acabar a época cumprindo o calendário está completamente fora de hipótese. É pensar na nova época e esquecer esta. Alípio Jorge também tem a seu cargo as filiais e delegações que tão bem espalham o nome do clube por Portugal e pelo mundo: Houve vários eventos já organizados que tiveram de ser cancelados.

23/04/20

Aconteceu a 23 Abril 2009

Neste dia, numa data carregada de simbolismo, foi inaugurado o Dragão Arena. 19 meses depois do lançamento da primeira pedra, cortava-se a fita da nova casa das modalidades azuis e brancas. A cerimónia contou com mais de dois mil convidados, com um discurso icónico de Jorge Nuno Pinto da Costa e com a entoação do hino do FC Porto pela voz de Maria Amélia Canossa. Desde este regresso às Antas, as nossas secções de hóquei (16 títulos), andebol (12) e basquetebol (12) têm feito do Arena um digno sucessor do velhinho Pavilhão Américo de Sá.

Dragões Diário 23-04-2020

Foi a 23 de Abril que a história do FC Porto mudou para sempre. Neste dia, em 1982, Jorge Nuno Pinto da Costa tomou posse para o primeiro mandato no comando de um clube que tinha 16 taças nas suas vitrines dedicadas ao futebol. Desde então, o maior dirigente da história do desporto-rei soma 60 títulos no seu currículo futebolístico durante os 38 anos que, hoje, celebra na presidência. Em todas as modalidades e escalões, Pinto da Costa conta com mais de mil troféus no seu palmarés. Inigualável.
 
Por se tratar de uma data memorável e da maior figura do nosso clube desde 1893, o site do FC Porto publicou, esta manhã, um extenso trabalho biográfico sobre o presidente. Desde os tempos de criança no Campo da Constituição até aos dias de hoje – com 82 anos de idade, 66 como sócio e 53 na estrutura – toda a vida azul e branca de Pinto da Costa é revisitada neste artigo. Na FC Porto TV relembramos também o percurso do presidente de todos os portistas, para lhe falar sobre o homem que ergueu uma instituição orgulhosamente regional e a tornou num dos emblemas mais titulados e respeitados do mundo.
 
O FC Porto em Casa de ontem foi Incrível. Com Hulk como protagonista principal, não podia ser de outra forma. O avançado, imortalizado no melhor onze da nossa história, falou com saudade sobre os Dragões: É um clube que carrego no meu coração. Se um dia voltar a jogar no FC Porto seria a realização de um sonho. Mas nem tudo foi um mar de rosas, pois também houve papoilas pelo caminho. Só fui separar o Bruno e o Sapunaru e sobrou para mim. Ainda hoje não consigo entender o que fizeram comigo e com o Sapunaru. Foi duro ficar 18 jogos de fora, confidenciou o antigo camisola 12 sobre o enredo no túnel da Luz.
 
Durante a emissão, nas plataformas digitais do clube, juntaram-se à conversa Fredy Guarín e Bruno Alves. O colombiano revelou que, quando chegou à Invicta, pediu para falar com os capitães, Lucho e Helton, e eles abraçaram-me. Disseram-me «vamos, vamos que aqui somos família», era isto que eu procurava, uma equipa bem unida. Foi isso que me fizeram sentir. O herdeiro da braçadeira, que não ficou para viver as alegrias da temporada 2010/11, é na mesma um portista realizado. Aproveitei todos os meus dias no FC Porto. Não sinto inveja nenhuma, sinto muita felicidade pelos meus parceiros, afirmou Bruno Alves.

22/04/20

Aconteceu a 22 Abril 1987

Neste dia, Celso converteu com sucesso um livre direto e depois, Gomes finalizou de cabeça na sequência de um canto. Foi assim, com estes dois golos nos primeiros dez minutos, que o FC Porto construiu uma vitória por 2-1 sobre o Dínamo de Kiev e garantiu a qualificação para a final da Taça dos Campeões Europeus.

Dragões Diário 22-04-2020

A Dragões veio para ficar. A garantia é de Jorge Nuno Pinto da Costa, que no número 400 da revista oficial do FC Porto explicou a génese de um projecto que para o presidente mantém toda a validade 35 anos depois de ter arrancado. É um depoimento exclusivo que pode ler nas páginas 44 e 45 desta edição digital.

Mas há muito mais para ler, nas páginas anteriores e nas seguintes, sobre a génese desta publicação e o tempo em que surgiu. Lembra-se da primeira capa? Recorda-se dos principais acontecimentos da vida do clube, do país e do mundo em 1985? O que lhe propomos é uma viagem no tempo que envolve José Maria Pedroto, Ayrton Senna, Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchov.

Já que estamos numa onda de viagens no tempo, também lhe podemos sugerir que regresse ao FC Porto da década de 90, que ganhou oito campeonatos em dez, através das histórias de Aloísio, Domingos, Emerson e Secretário, um quarteto que soma 57 troféus de azul e branco e que ontem passou pelo FC Porto em Casa.

Também é em casa que está Hélder Nunes, antigo capitão de hóquei em patins do FC Porto que se mudou para o Barcelona. Em mais um episódio de Dragões lá Fora, o hoquista explica como é que a pandemia está a ser vivida na Catalunha e projecta o final das competições que foram interrompidas: Vai ser muito difícil continuar…

21/04/20

Aconteceu a 21 Abril 2004

Neste dia, o Dragão encheu como nunca tinha enchido antes e como não voltaria a encher depois, com 50.818 pessoas a assistir à primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões na expectativa de ver o FC Porto vencer o Deportivo da Corunha, que tinha afastado o Milan e a Juventus nas duas eliminatórias anteriores. Maniche ainda acertou na trave, mas o jogo terminaria sem golos, ficando a qualificação adiada para a segunda mão, no Riazor, onde Derlei resolveu a questão na transformação de um penálti.

Dragões Diário 21-04-2020

Decidido a marcar assim que a Liga voltar, Matheus Uribe domina a capa da mais recente edição da Dragões, a primeira desde abril de 1985 a ser produzida à distância e desde casa. E foi justamente por isso, por causa da pandemia, que as perguntas foram enviadas por e-mail e as respostas chegaram por WhatsApp, com o cuidado de incluir anotações sobre risadas e, sobretudo, a garantia de que a equipa nunca duvidou de que poderia recuperar o primeiro lugar.

Sabíamos que faltavam muitos jogos, explica o internacional colombiano ao longo de uma entrevista de oito páginas. Se nos focássemos, poderíamos alcançar o lugar que o FC Porto merece, esclarece ainda, seguro de que as vitórias nos três clássicos atestam o nível e a qualidade de um colectivo disposto a corresponder à exigência do treinador e, mais do que isso, a dar, não 100, mas 200%. James, Falcao, Jackson, Guarín e Luis Díaz também entram na conversa.

Mariano González e Fernando Belluschi. Está a ver, não está? Ali, na viragem de uma década, a partilhar quase uma dezena de troféus, com a Liga Europa a reluzir no topo, e muitas recordações dos tempos de felicidade no Porto. Foi isso que os dois argentinos partilharam no episódio de ontem do FC Porto em Casa: momentos fantásticos, em que o mate mandava no balneário e os golos saíam assim, perfeitos. Ou assim, tão lindos.

20/04/20

Aconteceu a 20 Abril 2002

Neste dia, McCarthy assinava o primeiro dos três hat-trick que conseguiu no FC Porto. Foi em Braga, na 32ª jornada do Campeonato, na vitória dos dragões por 4-0 (o outro golo foi de Postiga). O avançado sul-africano disputou 125 jogos e marcou 59 golos vestido de azul e branco e conseguiu um palmarés considerável: 1 Liga dos Campeões; 1 Taça Intercontinental; 2 Campeonatos Nacionais; 1 Taça de Portugal; 2 Supertaças de Portugal...

Aconteceu a 20 Abril 1986

Neste dia, o FC Porto vencia o Sporting da Covilhã no Estádio das Antas, por 4-2, e conquistava o seu 9º Campeonato Nacional. André abriu o marcador aos 6', o Covilhã reagiu e virou para 2-1; mas Gomes, logo após o segundo golo serrano, marcou dois de rajada (61' e 64') e Elói fechou o marcador (76'). Depois foi uma grande festa!

Aconteceu a 20 Abril 2011

Neste dia, o FC Porto regressava ao Estádio da Luz 17 dias depois de ter provocado um apagão no recinto com a (re)conquista do título nacional. A 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal tinha tudo para ser uma tarefa hercúlea depois da derrota por 2-0 no Estádio do Dragão, mas vencer o Benfica era um hábito particularmente enraizado no FC Porto de André Villas-Boas. João Moutinho, Hulk e Falcao foram os nomes fortes no triunfo sobre os lisboetas (3-1), o quarto em cinco jogos em 2010/11, e os Dragões reservavam lugar no Estádio do Jamor, onde viriam a erguer a Taça de Portugal após a célebre goleada ao Vitória de Guimarães (6-2).

Dragões Diário 20-04-2020

Os ilustres convidados do FC Porto em Casa de ontem começaram por ser Costinha e Carlos Alberto, mas à dupla de médios juntou-se uma referência atacante: Edgaras Jankauskas. Os três ex-futebolistas e antigos companheiros no FC Porto reencontraram-se à distância e aproveitaram a conversa para recordar os títulos que conquistaram juntos de azul e branco, com inevitável enfoque na Liga dos Campeões 2003/2004, época em que os Dragões voltaram a subir ao Olimpo do futebol europeu.

Como não poderia deixar de ser, o Ministro falou sobre o mítico golo em Manchester, frente ao United, mas elegeu a eliminatória com o Deportivo da Corunha como a mais difícil no caminho para Gelsenkirchen, onde o Feijão abriu caminho à vitória sobre o Mónaco com aquele belo remate à meia-volta: Nós sabíamos e sentíamos que íamos ser campeões europeus. Antes de ser traído pela Internet, o gigante Jankauskas confessou que a decisão de trocar o Benfica pelo FC Porto foi a melhor que tomou na carreira.

É fantástico jogar num clube que te permite disputar tantos títulos e jogar na Liga dos Campeões. Além dos adeptos fantásticos que tem. Estas afirmações pertencem a Djibril M'Bengue, lateral-direito alemão da nossa equipa de andebol que não teve como escapar às perguntas de Brad Tinsley, base norte-americano da nossa equipa de basquetebol. Apesar do isolamento social e do confinamento que todos temos de cumprir, as modalidades do FC Porto continuam unidas pelo mesmo sentimento.

19/04/20

Aconteceu a 19 Abril 1975

Neste dia, pouco mais de um ano depois de Pavão ter caído inanimado no relvado das Antas e falecido devido a paragem cardíaca, o FC Porto realizou uma grande homenagem ao capitão azul e branco. Durante o evento, cujas receitas reverteram a favor de Maria Alexandra, filha de Fernando Pascoal das Neves, teve lugar um jogo amigável entre os portistas e a selecção nacional, que terminou empatado a uma bola. Nesse dia viria a ser apresentado o monumento com a efígie do flaviense, colocado à entrada do departamento de futebol das Antas. (Hoje em dia, a obra encontra-se junto às homenagens a José Maria Pedroto e Rui Filipe, perto dos balneários do Estádio do Dragão.)

Dragões Diário 19-04-2020

O FC Porto em Casa de ontem tornou a contar com convidados de alto gabarito. Miguel Marques Monteiro e Rui Cerqueira fizeram as honras, como de costume, para chamar um campeão europeu e mundial de clubes e selecções, considerado pela FIFA o melhor guarda-redes do planeta cinco anos consecutivos. Falamos de Iker Casillas, pois claro. O espanhol recordou a sua chegada à Invicta, em 2015, e as primeiras impressões que teve de Pinto da Costa: tem uma memória espetacular. Viveu experiências suficientes para escrever vinte livros. Entre palavras de agradecimento à cidade onde se sente em casa, San Iker também se confessou grato aos adeptos do FC Porto por tudo o que mostram pelo clube.

Presença repetida, mas surpreendente para o madrileno, foi a de Vítor Baía. Quando o 99 apareceu em tela, Casillas não escondeu o entusiasmo: Lenda! Este homem é dos maiores que há. Baía retribuiu o carinho, dizendo que os campeões são pessoas simples, normais e com grande humildade. O Iker é isto tudo. À passagem da hora de conversa, Míchel Salgado entrou na conversa para tecer rasgados elogios ao antigo companheiro e também ao FC Porto. Os portistas têm um caráter e uma maneira de ser especial. Sei o que significa o Porto na zona Norte de Portugal e na Galiza, afirmou o pontevedrino. Hoje, a partir das 17h, mais dois campeões da Europa marcarão presença nas nossas plataformas audiovisuais.

Também no fim da tarde de ontem, Fábio Silva voltou ao comando do FC Porto. O jovem Dragão perdeu contra Mohamed Daramy, do FC Copenhaga, nos quartos de final da Stay and Play Cup de FIFA 20. Com a eliminação do nosso camisola 49 na última partida dos quartos, o torneio de beneficência - organizado pela EA Sports - é agora uma competição 100% escandinava. Fábio sofreu logo aos sete minutos, ainda conseguiu empatar através de Marega, o seu talismã no videojogo. Todavia, na segunda parte, o jovem dinamarquês mostrou-se mais eficaz e acabou por vencer 3-1.

Que o FC Porto é um clube eclético e que os seus atletas sentem a responsabilidade de vestir de azul e branco já todos sabem. O que ninguém esperava era ver um internacional português de andebol entrevistar o melhor marcador do campeonato de hóquei em patins. Miguel Martins vestiu a pele de jornalista para ouvir Gonçalo Alves dizer, desde logo, que detesta perder. Portanto, foi com naturalidade que, desafiado pelo central para uma sessão de dez livres de sete metros, o hoquista avisou que iria defender, no mínimo, três. Vou pedir uns conselhos ao Quintana e vou ser um guarda redes d…. De grande nível, dizemos nós.