14/09/17

Dragões Diário 14-09-2017

Foi azeda a estreia do FC Porto na edição de 2017/18 da Liga dos Campeões. O Besiktas foi ontem uma equipa suficientemente fria para, com menos remates (12 contra 18), menos tiros à baliza (cinco contra quatro, a que se junta uma bola atirada por Óliver ao poste) e menos posse de bola (51% para os Dragões), conseguir gelar o Dragão e arrancar uma vitória por 1-3. Os golos turcos foram marcados por Talisca (13 m), Tosun (28 m) e Babel (86 m); o tento azul e branco resultou de um desvio de Tosic em direção à própria baliza (21 m).

Sérgio Conceição reconheceu que a entrada da equipa em campo não foi boa, mas registou que o jogo foi equilibrado durante a maior parte do tempo: Penso que entrámos mal no jogo, mas aqui o treinador sou eu e assumo essa responsabilidade. Faltou-nos agressividade na primeira fase de construção de jogo do Besiktas. Eles marcaram o primeiro golo, nós reagimos bem, fizemos o empate e depois disso tivemos oportunidade de fazer o 2-1, o que tornaria tudo muito diferente. Entrámos na segunda parte modificando uma ou outra situação, encostámos o Besiktas e depois na parte final aconteceu o terceiro golo deles, que matou o jogo. Para o treinador azul e branco, um mau arranque na Liga dos Campeões não compromete o futuro dos Dragões na competição: Nada está perdido, pois o Leipzig e Mónaco empataram e está tudo em aberto.

O avançado Soares considerou injusta a derrota azul e branca: O resultado é mentiroso tendo em conta aquilo que fizemos. Com os golos sofridos as coisas tornaram-se mais difíceis, mas criámos boas oportunidades que infelizmente não conseguimos concretizar. O central Felipe também destacou a qualidade exibida na segunda parte e a possibilidade de nos próximos jogos ser superada esta entrada negativa: Não fizemos um mau jogo. Estivemos por cima, sobretudo na segunda parte, mas faltou um maior aproveitamento das oportunidades e mais agressividade, nomeadamente na primeira parte. Foi o primeiro jogo e continua tudo em aberto. Temos de reagir e lutar pela qualificação.
 
Esta noite triste para todos os portistas teve pelo menos um aspecto positivo: o reencontro, no Estádio do Dragão, de Pepe e Ricardo Quaresma com a comunidade azul e branca. O respeito e o carinho mútuos entre estes jogadores e os adeptos do FC Porto resiste ao passar dos anos e às mudanças de clube dos atletas. No final do jogo, o extremo que tanta magia espalhou, ao longo de vários anos, naquele relvado, não escondeu as emoções que este regresso lhe suscitou: Foram os piores 90 minutos da minha carreira. Serei portista o resto da minha vida.

O plantel principal do FC Porto regressa ao trabalho esta manhã, no Olival, já com o difícil jogo da sexta jornada frente ao Rio Ave (domingo, às 18h00) no horizonte. A equipa de arbitragem dessa partida será liderada pelo internacional Jorge Sousa, que contará com a assistência do videoárbitro Luís Godinho.

Os sub-19 do FC Porto estrearam-se na UEFA Youth League com uma vitória por 5-1 frente ao Besiktas. Os golos dos Dragões foram marcados por Jorge Teixeira (31m), Paulo Estrela (32m), Madi Queta (65m), Diogo Dalot (70m) e Diogo Queirós (79m). No final, José Semedo, que substituiu o castigado João Brandão no banco, era um treinador satisfeito: A equipa está de parabéns, pois fez uma grande exibição. Soube manter o controlo do jogo em todos os momentos, inclusive em inferioridade numérica. Tivemos oportunidades para fazer mais golos, mas é uma vitória que não deixa dúvidas.

Aconteceu a 14 Setembro 1933

Neste dia, foi criada a primeira comissão pró-construção do novo estádio do FC Porto. Integraram esse grupo Eduardo Dummont Villares, José Bacelar, Sebastião Ferreira Mendes, José Maria Veloso, António Figueiredo e Melo, Eduardo Coutinho e António Cálem. O Estádio das Antas viria a ser a inaugurado quase 20 anos depois, em 28 de maio de 1952, tendo a sua edificação resultado de uma grande convergência de esforços de diversos setores da sociedade nortenha.

13/09/17

Aconteceu a 13 Setembro 1997

Neste dia, o FC Porto bateu o Estrela da Amadora por 4-0 no Estádio das Antas. O marcador foi inaugurado por Sérgio Conceição e completado por Mário Jardel (que bisou) e por Drulovic. A equipa, à época treinada por António Oliveira (que curiosamente, neste jogo enfrentou o seu futuro sucessor, Fernando Santos), somava assim a quarta vitória em quatro jogos da liga, amealhando três pontos no caminho rumo à conquista do primeiro tetracampeonato da história dos Dragões.

Dragões Diário 13-09-2017

Inicia-se hoje a caminhada europeia do clube português com mais (e melhor) história na UEFA Champions League. À hora do costume (19h45), o FC Porto recebe o Besiktas no Estádio do Dragão, em jogo da primeira jornada do grupo G da competição. Os objetivos deste fim de tarde passam por manter o registo histórico positivo contra esta equipa turca (três vitórias e um empate em quatro jogos disputados), tornar amargo o sempre agradável regresso de Pepe e Ricardo Quaresma ao Dragão e somar os três pontos que significarão uma entrada com o pé direito na melhor competição de clubes do mundo.
 
Em conferência de imprensa, Sérgio Conceição destacou precisamente a importância de começar bem este percurso: É um grupo muito competitivo, em que todos os pontos vão ser importantes e queremos conseguir amanhã os primeiros três na nossa caminhada. É sempre importante começar bem a prova. O treinador azul e branco, que apenas não contará com Aboubakar e Maxi Pereira por motivos disciplinares, tem plena confiança na preparação da equipa para este jogo: No FC Porto temos gente que trabalha muito bem nas várias áreas e conseguimos sempre meter os jogadores no máximo da sua capacidade, a todos os níveis, para que possamos ir o mais longe possível nas várias provas.
 
O lateral Alex Telles considera que o sucesso do FC Porto na Liga dos Campeões passará pela manutenção dos seus princípios de jogo independentemente do adversário, apesar das nuances que podem ser introduzidas em cada jornada: Em nenhuma partida nós podemos abdicar da nossa forma de jogar. Sabemos da dificuldade do jogo e também sabemos que cada adversário tem uma filosofia diferente, por isso a nossa estratégia também é diferente” O brasileiro, que jogou duas épocas na Turquia, conhece bem o Besiktas e está ciente das dificuldades que os Dragões vão enfrentar: Eles são campeões, são um grupo forte e nós temos que estar atentos aos detalhes. Não tenho dúvida que vamos ter um jogo difícil. Vamos entrar focados, pois só assim vamos sair da partida com os objetivos cumpridos.
 
Foram ontem divulgadas algumas informações úteis que os adeptos que se vão deslocar ao Estádio do Dragão neste fim de tarde devem ter em consideração: haverá um perímetro de segurança em torno do estádio e a revista será obrigatória; as portas do recinto estarão abertas a partir das 18h15; a quota mínima de acesso ao estádio para sócios é a de julho. Se pretende assistir ao jogo mas ainda não tem bilhete, pode adquiri-lo nos locais habituais.
 
Nos mesmos espaços, já estão à venda os ingressos para o jogo frente ao Portimonense, a contar para a 7.ª jornada da liga, que se disputará no dia 22 de setembro no Estádio do Dragão. Se os adquirir até ao dia 20 de setembro, beneficiará de preços especiais. A partir das 11h00 de hoje, serão também colocados à venda os bilhetes para o Rio Ave – FC Porto deste domingo (18h), que têm o valor unitário de 15 euros.

12/09/17

Dragões Diário 12-09-2017

Sérgio Conceição e um jogador anteveem às 17h30 o jogo de amanhã (às 19h45, a chamada hora Champions) frente ao Besiktas. A conferência de imprensa decorre já depois de o técnico orientar, esta manhã, no Olival, mais um treino de preparação para o encontro, que terá o inglês Anthony Taylor – que nunca apitou encontros dos Dragões – como árbitro. Maxi e Aboubakar, por castigo, não vão poder alinhar, mas, de resto, não há problemas físicos a registar: todo o plantel trabalhou ontem sem limitações. O dia azul e branco vai ser acompanhado a par e passo pelo Porto Canal, com especiais das 9h30 às 10h30 e das 17h às 19h30.

O campeão turco tem duas caras bem conhecidas dos adeptos do FC Porto: Pepe e Ricardo Quaresma, que elegemos precisamente como principal figura do Besiktas neste trabalho que recuperamos da edição de setembro da revista 'Dragões'. Fique a conhecer melhor o nosso adversário no jogo de amanhã, para o qual os bilhetes continuam à venda.

Os juniores também iniciam amanhã a sua participação na Youth League, competição destinada a jogadores Sub-19 que se disputa de forma paralela à Liga dos Campeões. O adversário é por isso o mesmo, mas o jogo disputa-se no Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, às 15h00, com entrada livre e transmissão em direto na Sport TV 1. Espero um jogo competitivo, com uma grande agressividade da parte deles, que nós teremos que igualar. Depois, pela qualidade e pela competência, temos que marcar a diferença, declarou o treinador João Brandão. Penso que vai ser um jogo complicado, mas nós estamos fortes e ainda mais vamos ficar quando os nossos colegas da equipa B se juntarem a nós para esta competição, acrescentou o avançado mexicano Junior Maleck.

O FC Porto convida todos os seus sócios e adeptos a juntar-se às cerimónias fúnebres de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto. As exéquias solenes celebram-se amanhã, às 15h00, na Sé do Porto, onde o corpo do prelado está em câmara ardente. D. António Francisco dos Santos tinha recebido em novembro de 2015, das mãos de Jorge Nuno Pinto da Costa, o Dragão de Honra, a mais alta distinção atribuída pelo clube, e, para além disso, era membro do Conselho consultivo da SAD.

Aconteceu a 12 Setembro 1992

Neste dia, uma equipa de 28 nadadores do FC Porto participava na prova ‘24 horas a nadar’, na Cova da Piedade. A azul e branco, era estabelecido um novo recorde de distância: 136 quilómetros percorridos.

11/09/17

Dragões Diário 11-09-2017

Ainda no rescaldo do jogo com o Chaves, deixamos o melhor para o fim, neste caso, aquele que os adeptos escolheram como melhor jogador em campo no jogo da 5.ª jornada do campeonato: Moussa Marega. Bem a seu jeito, o maliano lutou, correu, jogou e fez jogar e coroou uma excelente exibição com um bonito golo, o terceiro da nossa equipa. No momento de mais uma distinção, a segunda, depois de já a ter conseguido no jogo frente ao Estoril, Marega garantiu que procura sempre dar o seu máximo em todas as partidas, mas quer ainda mais: Espero que no próximo jogo consiga ser ainda melhor.

Encerrado o capítulo Chaves, a acção regressou ao Olival na manhã de ontem, desta vez para se iniciar a preparação do jogo de estreia na Liga dos Campeões, frente ao Besiktas, na quarta-feira. Sem nomes no boletim clínico, Sérgio Conceição apenas não contou com o lateral Diogo Dalot, que folgou juntamente com o plantel do FC Porto B. Os treinos continuaram hoje, com nova sessão matinal (10h) à porta fechada.

No futebol de formação, a equipa de Sub-15 goleou o Boavista, por 8-2, e fechou com chave de ouro mais um fim de semana em que os três escalões venceram os seus jogos. A equipa de Tulipa continua na liderança da Série B, com nove pontos em três jogos.

Carla Oliveira e Pedro da Clara, ambos na categoria BC4, vão representar a seleção portuguesa de boccia na edição de 2017 do BISFED European Championships. A prova decorre entre os dias 25 de outubro e 2 de novembro, na Póvoa de Varzim.

Em mês de regresso às aulas, o Museu do FC Porto preparou uma campanha especial para estudantes. Na primeira quinzena de setembro, o Dia do Estudante vai ser celebrado diariamente com o preço especial de cinco euros para visitas ao Museu.

Aconteceu a 11 Setembro 1985

Neste dia, Rabah Madjer é esperado no Estádio das Antas para se apresentar como jogador do FC Porto. A estreia oficial viria a acontecer mais de um mês depois, num jogo no Estádio do Restelo em que o mágico argelino logo mostrou ao que vinha: esteve nos três golos do triunfo por 3-2 sobre o Belenenses. Daí em diante não faltou classe, fintas, golos (73 em 147 jogos) e títulos…muitos títulos. No total foram dez, com particular destaque para os três internacionais (Taça dos Campeões Europeus, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental) em que teve um contributo determinante. Afinal, quem não se lembrará para sempre do calcanhar de classe na final Viena?

10/09/17

Aconteceu a 10 Setembro 1950

Neste dia, estreou-se com a camisola do FC Porto o mítico Hernâni, que ficou conhecido como “o furacão de Águeda”. No seu primeiro jogo, frente ao Estoril, marcou um golo decisivo na vitória por 4-3. Ao longo de 14 temporadas ao serviço dos Dragões, Hernâni Ferreira da Silva disputou 335 jogos, marcou 183 golos e venceu dois Campeonatos e duas Taças de Portugal.

Dragões Diário 10-09-2017

Uma boa segunda parte e uma notável eficácia foram as chaves que conduziram o FC Porto, ontem à noite, ao lugar cimeiro do campeonato. Após um primeiro tempo menos inspirado, uma entrada em grande estilo na etapa complementar assegurou que os três pontos ficavam no Dragão, graças aos golos dos avançados Aboubakar (49’), Soares (86’) e Marega (89’). Com este triunfo, os azuis e brancos confirmaram a melhor entrada na liga desde a época 2010/2011: cinco jogos, cinco vitórias, quinze pontos, doze golos marcados, zero sofridos.

Sérgio Conceição não teve qualquer problema em reconhecer que o triunfo de ontem teve tanto de justo como de difícil: “Já sabia que ia ser difícil. Apesar de numa oportunidade o Chaves ter podido empatar o jogo, penso que é uma vitória justíssima do FC Porto, até porque nós também desperdiçámos algumas”. O treinador azul e branco deixou ainda alguns reparos às arbitragens desta época e à atuação dos videoárbitros em diversos campos portugueses: “Estou-me a lembrar que no segundo golo do Braga contra o Benfica não houve videoárbrito, nem linhas, e neste jogo [Benfica-Portimonense] houve. São as tais diferenças de critério. Não fico satisfeito quando estes erros afetam a nossa equipa e nós já tivemos quatro situações de penáltis claros, ditas no dia seguinte por ex-árbitros, em que não houve dúvida ou intervenção de videoárbitro. Há muita coisa a melhorar, mas nós esperemos que seja cada vez melhor”.

Exatamente um mês após ter-se lesionado no jogo da primeira jornada frente ao Estoril, Soares regressou ontem aos relvados e não demorou muito a deixar a sua marca, com um golo marcado na recarga de um penálti. No final da partida, mostrou-se “muito feliz pelo golo e mais ainda pelos três pontos” e apontou já ao jogo da Liga dos Campeões frente ao Besiktas: “agora é descansar e pensar na Champions, que é uma grande competição.” O central Felipe também deu voz à satisfação do plantel, reconhecendo a qualidade do adversário e a importância de marcar nos momentos certos: “Sabíamos que o Chaves tinha qualidade e o nosso conhecimento sobre eles acabou por nos ajudar. Marcar o golo a abrir a segunda parte foi importante”. O médio Danilo também abordou as dificuldades desta partida e o mérito da equipa ao ultrapassá-las: “Os números não transmitem o que se passou em campo. Foi um jogo muito difícil, frente a uma equipa muito boa, que teve um desempenho muito bom. A defesa deles esteve muito bem até fazermos o primeiro golo. Depois desbloqueámos o jogo e correu tudo de feição”.

O campeão turco visita o Dragão na próxima quarta-feira, no jogo inaugural da 22.ª participação do FC Porto na Liga dos Campeões, e por isso a equipa regressa ao trabalho ainda hoje. A sessão de treino no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia decorrerá à porta fechada.

O aniversariante Danilo Pereira foi ontem distinguido pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais como membro do onze ideal da época 2016/17, numa cerimónia simbólica que antecedeu o jogo frente ao Desportivo de Chaves. Através desta ligação, poderá recordar alguns dos melhores momentos do campeão europeu de seleções na temporada passada. Na mesma altura, também o extremo Hernâni foi premiado como autor do golo do ano, marcado enquanto esteve emprestado ao Vitória de Guimarães pelo FC Porto.

O FC Porto B venceu ontem por 2-1 na visita à Oliveirense, em jogo da sexta jornada da Ledman Liga Pro. André Pereira e Galeno assinaram os golos da equipa de António Folha, que no final da partida reconheceu as dificuldades enfrentadas e sublinhou o mérito dos seus atletas: “Sabíamos que ia ser difícil. Estávamos preparados, entrámos bem no jogo, fizemos um golo e depois disso até acho que deveríamos ter controlado ainda mais o jogo. Eles conseguiram reagir, mas nós conseguimos ficar em vantagem uma segunda vez e segurar os três pontos, que é o mais importante”.

A equipa de sub-19 mantém o pé no acelerador e soma por vitórias todos os jogos disputados esta temporada. Ontem foi o Vitória de Guimarães que perdeu por 3-1 no Olival, tendo os golos portistas sido marcados por Jorge Teixeira e Junior Maleck, que bisou. Na próxima jornada, a equipa de juniores A desloca-se ao terreno do Leixões.

Três jogos, três vitórias para os sub-17. A ‘vítima’ de ontem foi a Académica de Coimbra, que foi goleada por 6-0 no Estádio de Pedroso. Duarte (com um bis), Fábio (com outro bis) e Edgar marcaram os golos da equipa treinada por Mário Silva, que lidera em igualdade pontual com o Boavista, adversário na próxima ronda da série B da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores B.

À segunda jornada do campeonato, a equipa de andebol saiu ontem derrota da partida disputada frente ao Madeira SAD, no Funchal. 29-25 foi o resultado de um jogo que teve o portista Miguel Alves como melhor marcador, com oito golos.

Foi por muito pouco que Portugal não se sagrou ontem campeão mundial de hóquei patins: a seleção nacional foi derrota nos penáltis (2-1) após um empate a três frente à equipa espanhola. Os três golos marcados pelos hoquistas portugueses foram assinados por atletas do FC Porto: Hélder Nunes, que bisou, e Gonçalo Alves.

As chaves do primeiro lugar

O FC Porto está no primeiro lugar da Liga NOS – em igualdade pontual mas com melhor saldo de golos (12 marcados e nenhum sofrido) do que o Sporting –, após bater este sábado o Chaves, por 3-0. Os Dragões tiveram de sofrer e só resolveram a partida nos últimos dez minutos, mas revelaram-se acima de tudo uma equipa pragmática e eficaz, que não precisou de muitas oportunidades para manter uma impressionante média de golos marcados em casa esta época: já lá vão dez, em três jogos. Quanto a sofrer golos, a folha continua limpa, o que iguala um registo de 1983/84. Desde 2010/11 que o FC Porto não contava por vitórias os cinco primeiros jogos da Liga.
No onze, Sérgio Conceição promoveu apenas uma alteração face à vitória em Braga, há quase duas semanas, por força da paragem para compromissos das seleções: Layún estreou-se esta época a titular, no lugar de Ricardo, que ficou no banco. Talvez devido ao interregno da Liga ou até pela postura fechada dos transmontanos – que recuavam as linhas para muito perto da sua grande área, deixando apenas William à frente da linha da bola –, o FC Porto teve dificuldades em encontrar o ritmo certo para abordar o encontro. Nos primeiros 45 minutos, o Chaves foi um adversário difícil, que usou a entreajuda, mas também alguma dureza e muitas faltas para impedir os Dragões de criar grandes lances de perigo. Pela primeira vez esta época, o FC Porto não marcava na primeira parte e não chegava em vantagem ao intervalo.
Ao intervalo, Corona ficou no banco e entrou Soares, que se lesionara na primeira jornada, frente ao Estoril. E o brasileiro acabou por estar envolvido no lance do 1-0, logo aos 49 minutos, ao iniciar na direita o ataque que depois foi ter aos pés de Aboubakar: o camaronês fintou primeiro Paulinho e depois contou com a colaboração involuntária do defesa para o remate encontrar o caminho da baliza. Foi o quinto golo da época do melhor marcador dos Dragões. E o 2-0 poderia ter chegado pouco depois, aos 61, com Marcano a ganhar na área, na sequência de um pontapé de canto, e depois Soares a não conseguir desviar para a baliza.
O Chaves não tinha criado qualquer lance de real perigo até aí, mas teve duas boas oportunidades para chegar ao empate: aos 70 minutos, quando William não conseguiu direcionar a bola para a baliza, após cruzamento de Paulinho, e aos 81, com Tiago Galvão, em boa posição, a rematar ao lado. Seria o último folego dos flavienses, até porque, aos 83 minutos, André André entrou em campo e revelou-se decisivo para trazer um novo equilíbrio à equipa.
O golo que acabou por encerrar a discussão do encontro foi apontado pelo regressado Soares, na recarga a uma grande penalidade apontada pelo próprio e que foi originada por uma mão na bola do central Maras, após cruzamento de Layún. Já aos 88 minutos, Marega fechou a contagem, num lance em que boa parte do mérito é do excelente passe de Óliver Torres, que deixou o maliano na cara do golo. De resto, Marega foi eleito como o MVP da partida. De domingo a uma semana, em Vila do Conde (18h), a luta pela Liga continua.