24/08/19

Aconteceu a 24 Agosto 1980

Neste dia, houve clássico em Alvalade na abertura do campeonato. O FC Porto colocou-se em vantagem ainda na primeira parte, por Adelino Teixeira, mas o Sporting empatou pouco depois do princípio da segunda. À Porto, contra tudo e contra todos, mesmo a jogar com dez, os azuis e brancos conseguiram voltar para a frente do resultado com um golo de Albertino e aguentar a meia-hora final em inferioridade numérica.

Dragões Diário 24-08-2019

O primeiro clássico do campeonato joga-se hoje, a contar para a terceira jornada, no Estádio da Luz. O FC Porto entra em campo a partir das 19h com um objectivo bem claro em mente, ontem avançado por Sérgio Conceição: Vir de Lisboa com os três pontos.

O treinador tem consciência de que a equipa vai enfrentar um desafio difícil, mas confia na capacidade do grupo que dirige para cumprir com o que foi delineado: Preparámos o jogo da melhor forma para podermos fazer golos e não sofrer. Ontem, no Olival, realizou-se o último treino antes do clássico.

Já foi inaugurada a exposição A Casa de Luanda no Porto, em exibição no Museu FC Porto até 31 de Outubro. Numa cerimónia que contou com a participação do embaixador de Angola em Portugal e do presidente da Câmara Municipal do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa sublinhou que a Casa de Luanda é um marco do FC Porto no mundo.

O FC Porto B ruma este fim de semana ao Sul, onde amanhã enfrenta o Farense no São Luís. O jogo diz respeito à terceira jornada da Segunda Liga e Rodrigo Valente anuncia o objectivo habitual: Somos o FC Porto e queremos sempre ganhar.

A equipa de hóquei em patins continua a preparar a nova temporada e o capitão Reinaldo García coloca a fasquia muito alta: Queremos tentar ganhar tudo. O defesa/médio argentino assume que ainda tem de se habituar ao peso que tem ser capitão do FC Porto, mas garante que vai fazer o melhor possível e que não vai mudar a maneira de ser.

23/08/19

Aconteceu a 23 Agosto 2016

Neste dia, o FC Porto enfrentou a Roma no Olímpico, em jogo da segunda mão do playoff da Liga dos Campeões. O jogo começou praticamente com o golo de Felipe, logo aos oito minutos, e ficou resolvido quando Layún e Corona marcaram o segundo e o terceiro, já na parte final do encontro.

Dragões Diário 23-08-2019

Amanhã é dia de clássico com o Benfica e hoje é dia de Sérgio Conceição projetá-lo. A conferência de imprensa arranca às 12h30, logo após o treino, e poderá ser acompanhada em direto no Porto Canal e na FC Porto TV. Ontem, a preparação para o jogo da Luz prosseguiu com mais uma sessão de trabalho no Olival.

A equipa de sub-19 desloca-se a Barcelos no domingo para enfrentar o Gil Vicente a partir das 11h. Rafa Pereira e Diogo Abreu falaram ao Porto Canal e à FC Porto TV e deixaram uma mensagem reveladora do espírito do grupo: Queremos entrar fortes para vencer o jogo.

Os campeões nacionais de hóquei em patins já começaram a preparar a nova temporada. Guillem Cabestany dirige agora um plantel com quatro caras novas, por isso diz que é preciso recomeçar a construir as estruturas da equipa. Ainda assim, a ambição continua altíssima: Somos a única equipa no mundo que pode conquistar seis títulos esta época e isso é uma motivação extra para nós.

22/08/19

Aconteceu a 22 Agosto 1981

Neste dia, FC Porto e Benfica começavam o campeonato de forma clássica, no Estádio das Antas. Com as bancadas pintadas de azul e branco, Romeu e Jaime Magalhães fizeram os golos do triunfo portista por 2-1, que permitiu aos Dragões arrancar da melhor forma a edição 1981/82 da liga.

Dragões Diário 22-08-2019

O FC Porto voltou a trabalhar ontem no Olival, onde realizou mais uma sessão de trabalho com o foco na partida frente ao Benfica, no Estádio da Luz, a contar para a terceira jornada da Liga (sábado, 19h). Dentro de momentos, o plantel orientado por Sérgio Conceição, que ainda não pôde contar com Loum, Sérgio Oliveira e Nakajima, volta a subir aos relvados do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia para mais um treino.

A equipa de sub-17 do FC Porto começou o campeonato com uma goleada e vai fazer tudo para continuar no caminho vitorioso já neste domingo, na deslocação ao reduto do Académico de Viseu (11h). Na antevisão do encontro da segunda jornada da Série B do Nacional de Juniores B, David Vieira e Gabriel Brás vincaram que a equipa está confiante na conquista de mais três pontos.

21/08/19

Aconteceu a 21 Agosto 1982

Neste dia, Marco Chagas conquistava, pela primeira vez na carreira, a Volta a Portugal em bicicleta. Em plena cidade de Matosinhos, pintada de azul e branco, o ciclista impôs-se perante a competição e vestiu de amarelo no pódio final. Esta foi a 12ª conquista da Grandíssima para os portistas, que teve direito a um convidado especial nos festejos: Jorge Nuno Pinto da Costa, que celebrava a primeira vitória na Volta como presidente do FC Porto.

Dragões Diário 21-08-2019

Depois de um dia de folga, a equipa principal do FC Porto regressou ao trabalho e ao Olival, onde continua a preparar o clássico com o Benfica no Estádio da Luz (sábado, 19h). Daqui a pouco, os Dragões voltam aos relvados para mais um treino.

Se não teve a oportunidade para comprar um ingresso para o jogo do próximo sábado, no Estádio da Luz, já pode garantir a presença na próxima partida em casa dos Dragões. Os bilhetes para o encontro frente ao Vitória de Guimarães, da quarta jornada do campeonato, agendado para 1 de setembro (18h30), já se encontram disponíveis.

A partir do dia 23 de agosto, a exposição temporária A Casa de Luanda do FC Porto poderá ser vista no Museu FC Porto. Esta mostra, com entrada livre, transporta história, arte e desporto com identidade angolana e azul e branca para a galeria portista e estará disponível até ao final do mês de Outubro.

O Desportivo de Chaves anunciou que Ricardo Nunes, guarda-redes que representou o FC Porto em 2014/15, está a enfrentar um problema oncológico. O plantel azul e brancou solidarizou-se com o colega e dirigiu-lhe uma mensagem de força e esperança. 

20/08/19

Aconteceu a 20 Agosto 1995


Neste dia, o segundo dos cinco títulos do Penta começou a ser construído, quando o FC Porto recebeu o Sporting logo na primeira jornada do campeonato. Com Bobby Robson em Londres a recuperar de uma intervenção cirúrgica, foi Augusto Inácio que dirigiu a equipa a partir do banco no triunfo por 2-1, com dois golos de Domingos.


Dragões Diário 20-08-2019

Não faltará apoio ao FC Porto no Estádio da Luz, no próximo sábado. Os bilhetes colocados à venda ontem de manhã no Dragão esgotaram em poucas horas e permitiram confirmar as melhores expectativas sobre a conexão entre a equipa e os adeptos. Após um dia de folga, o plantel regressa esta tarde ao trabalho no Olival.

A pré-temporada da formação de basquetebol arrancou ontem com um treino no Dragão Arena. O treinador Moncho López, que já pôde ver em acção os reforços, revelou que o espírito do grupo está óptimo e confirmou que os objetivos para a época são os de sempre: Vencer todas as provas nacionais.

O vencedor da Volta a Portugal, João Rodrigues, e outros cinco ciclistas da W52-FC Porto começam amanhã a correr a Volta à Dinamarca, que se prolonga até domingo. Os atletas azuis e brancos chegaram à Escandinávia no fim de semana passado e participaram numa clássica, o Tour de Funen, em que Samuel Caldeira foi o mais bem classificado.

19/08/19

Aconteceu a 19 Agosto 1987

Neste dia, o FC Porto disputava a final do prestigiado Torneio Joan Gamper, em Barcelona. Em Camp Nou, o adversário era o Bayern Munique, e a vitória voltou a ser nossa, numa reedição da final de Viena, realizada meses antes. Resultado: 2-0, golos de Semedo e de Madjer - novamente com o pé esquerdo, mas não com o calcanhar - que permitiram trazer o troféu para a cidade Invicta.

Dragões Diário 19-08-2019

Horas depois do triunfo expressivo sobre o Vitória de Setúbal, o FC Porto regressou ao Olival para dar início à preparação para o jogo com o Benfica, agendado para o próximo sábado (19h), no Estádio da Luz, a contar para a terceira jornada do campeonato. Loum e Sérgio Oliveira continuam no boletim clínico dos Dragões, que voltam a treinar esta tarde. Hoje estão à venda os bilhetes para o clássico.

Zé Luís e Marchesín brilharam na goleada sobre o Vitória de Setúbal e foram eleitos os MVP do jogo relativo à segunda jornada do campeonato. O avançado cabo-verdiano, que assinou o segundo hat-trick da carreira, foi considerado o MVP, enquanto o guarda-redes argentino, protagonista de defesas fantásticas e importantes, foi distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).

Após dois jogos disputados na LigaPro, o FC Porto B ainda continua a procurar a primeira vitória. Depois da derrota na Covilhã, a equipa comandada por Rui Barros empatou com o Varzim (1-1), no Estádio de Pedroso. O médio Rodrigo Valente foi o marcador de serviço nos bês portistas, que na próxima ronda vão ao Estádio de São Luís para defrontar o Farense (domingo, 25 de Agosto, 11h15).

A equipa de Sub-17 do FC Porto entrou com tudo na 1ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B, recebendo e batendo o Lusitânia de Lourosa (5-0), no Olival, na jornada inaugural da prova. João Magalhães, Martim Tavares, Rúben Ferreira, Vasco Sousa e Joel Carvalho assinaram os golos dos Dragões, que jogam em casa do Académico de Viseu na próxima ronda (domingo, 25 de Agosto, 11h).

18/08/19

Aconteceu a 18 Agosto 1941

Neste dia, o Belenenses evocou erros de arbitragem para solicitar a repetição do jogo da final do campeonato nacional de andebol de onze, que o FC Porto tinha vencido por 6-4. A 18 de agosto de 1941, lá se repetiu o encontro, que os Dragões ganharam por números mais expressivos: 6-1 e tricampeonato confirmado.

Dragões Diário 18-08-2019

Uma bela exibição, um hat-trick de Zé Luís, mais um golo de Luis Díaz e o regresso à normalidade. Em síntese, foi assim que o FC Porto venceu o Vitória de Setúbal por 4-0, em jogo da segunda jornada do campeonato, a primeira disputada no Dragão.

Para Sérgio Conceição, foi um excelente jogo, após uma semana difícil, sobretudo em termos emocionais. O treinador apreciou a entrada agressiva, forte e a pressionar o adversário e destacou a ligação entre o grupo e os portistas que estavam nas bancadas: Houve uma grande empatia entre a equipa e os adeptos desde o primeiro minuto.

A principal figura do encontro, Zé Luís, descreveu uma noite perfeita, em que os jogadores mostraram que estão juntos, unidos e fortes. Fábio Silva e Romário Baró estrearam-se em jogos oficiais no Dragão e usaram o mesmo adjetivo para dar conta do que sentiram: foi especial.

No horizonte da equipa passa a estar a deslocação a Lisboa para enfrentar o Benfica, no próximo sábado. O regresso do plantel ao trabalho está marcado para daqui a pouco, a partir das 11h, no Olival.

Um penálti duvidoso já bem perto do fim do jogo impediu a equipa de sub-19 de vencer em casa o Famalicão. Duarte Moreira, Rafa Pereira e Levi Faustino marcaram os três golos do FC Porto no empate frente aos minhotos.

A equipa de andebol encerrou a pré-época com um empate a 33 frente à poderosa equipa do Nantes, no Torneio Internacional de Viseu. Daqui a uma semana, os Dragões vão tentar vencer o Águas Santas para arrecadarem o primeiro troféu da temporada, a Supertaça.

Rui Vinhas foi o melhor ciclista da W52-FC Porto na Volta a Burgos, que terminou ontem. O vencedor da Volta a Portugal em 2016 ficou no 11º lugar da classificação geral individual, a 2m49s do vencedor.