13/04/19

Aconteceu a 13 Abril 1986

Neste dia, o FC Porto garantiu um triunfo importantíssimo frente ao Vitória de Setúbal e passou para a frente do campeonato, a uma jornada do final, face à derrota do anterior líder, o Benfica. O lance decisivo começou nas mãos de Mlynarczyk e Futre fez o resto, marcando o único golo do jogo realizado no Estádio do Bonfim após um belo lance individual. No fim de semana seguinte, com uma vitória frente ao Sporting da Covilhã (4-2), a equipa portista viria a confirmar a conquista do bicampeonato.

Dragões Diário 13-04-2019

O FC Porto disputa este sábado (18h, Sport TV) um jogo fundamental na luta pela revalidação do título nacional. Sérgio Conceição não tem dúvidas e nem quer ouvir falar do Liverpool. A atenção da equipa portista está totalmente virada para o Portimonense.

Os campeões nacionais estão desde ontem no Algarve, para onde seguiram com 24 jogadores na comitiva. Foi em Lagos que o FC Porto realizou mais uma sessão de trabalho antes da conferência de imprensa em que Sérgio Conceição projectou o jogo de hoje no Estádio Municipal de Portimão, referente à 29ª jornada da Liga.

Nos escalões de formação, os Sub-19 jogam hoje no Minho frente ao Sporting de Braga (18h), entrando em campo depois da equipa de Sub-17, que defronta o Belenenses a partir das 17h, no Olival. Nos Sub-15, o clássico entre FC Porto e Sporting realiza-se amanhã (11h), em Alcochete.

Francisco Campos (2º) e Daniel Mestre (3º) foram os melhores elementos da W52-FC Porto na etapa inaugural do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, decidida ao sprint, terminando o primeiro dia na frente das classificações gerais de juventude e de metas volantes, respectivamente. Contabilizadas as bonificações, Daniel Mestre parte para a segunda etapa, que se realiza hoje, a três segundos de Edwin Ávila (Israel Cycling Academy) e Francisco Campos a quatro segundos do ciclista colombiano.

12/04/19

Aconteceu a 12 Abril 1999

Neste dia, em ano de penta, a equipa de andebol do FC Porto venceu o ABC (17-16) no Pavilhão Américo de Sá e recuperou o título de campeão nacional que lhe escapava há 31 anos. A quatro segundos do final, Sérgio Morgado fez a defesa decisiva do encontro e garantiu a conquista do troféu que faltava à presidência de Pinto da Costa.

Dragões Diário 12-04-2019

O boletim clínico já não fala de Aboubakar. A notícia chegou ao princípio da tarde de ontem, seis meses e meio depois de o avançado camaronês ter sofrido uma dupla lesão ligamentar que o obrigou a deixar o FC Porto-Tondela, o jogo da sexta jornada que Soares resolveu a cinco minutos do fim.

Marius é agora a única preocupação clínica do plantel e até sobre ele a informação é animadora, depois de o avançado do Chade ter evoluído para treino integrado condicionado. Hoje, ao final da tarde (19h), já em Lagos, Sérgio Conceição faz a antevisão do jogo de amanhã, em Portimão (18h), onde o FC Porto volta a jogar para o primeiro lugar.

Também amanhã, mas três horas antes e em Pedroso, o FC Porto B recebe o Paços de Ferreira num jogo de grande exigência, que mantém Paulo Estrela em alerta para a reacção do líder da Ledman LigaPro à derrota da primeira volta e a um ciclo recente de maus resultados. O Porto Canal transmite o encontro em directo a partir das 15h.

Aconteceu a 11 Abril 2009

Neste dia, há precisamente uma década, o FC Porto dava mais um passo importante na caminhada para o Tetra. Bruno Alves abriu caminho para a vitória frente ao Estrela da Amadora com um grande golo de livre direto e Ernesto Farías, com uma finalização de pé direito e outra de cabeça, fixou o resultado final (3-0). Quatro jornadas depois, na recepção ao Nacional, a equipa orientada por Jesualdo Ferreira viria a confirmar a conquista do quarto título consecutivo.

Dragões Diário 11-04-2019

Sem tempo para descansar e com máximo sentido de responsabilidade, o FC Porto regressou de Liverpool para dar início à preparação para a próxima jornada da Liga. No Estádio do Dragão, os campeões nacionais realizaram o primeiro treino com Portimão no horizonte. O Portimonense-FC Porto realiza-se no sábado (18h) e os bilhetes para sócios portistas estão disponíveis a partir de hoje na Loja do Associado.

O FC Porto Fidelidade, detentor da Taça de Portugal de hóquei em patins, continua a lutar pela revalidação do título. Ontem à noite, num difícil jogo em Torres Vedras, a equipa de Guillem Cabestany venceu a AE Física por 4-3, graças aos golos de Hélder Nunes, Gonçalo Alves, Reinaldo García e Telmo Pinto, contando ainda com a inspiração de Carles Grau. Os Dragões vão defrontar o Sporting nos quartos de final da competição.

Os treinos de ontem das equipas de andebol e basquetebol no Dragão Caixa ficaram marcados pela presença de cerca de 50 crianças dos campos de férias da Porto Lazer. Os jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, tiveram a oportunidade de assistir às sessões de trabalho e conviver com os jogadores do FC Porto.

O FC Porto, com sete atletas da sua equipa de natação adaptada, é o clube mais representado na lista de convocados da seleção regional da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) para o VIII Open de Castilla e León.

10/04/19

Aconteceu a 10 Abril 1999

Neste dia, nas Antas, Jardel foi expulso, Zahovic resolveu e Deco estreou-se. No início da lenda, que terminou com a saída do “Mágico” para Barcelona, já depois das vitórias na Taça UEFA e na Liga dos Campeões, o número 10, que era ainda o 29, entrou para o lugar de Chainho no recomeço do jogo com o Braga, andou perto do golo, mas foi o esloveno que fez a diferença (1-0) e aproximou o FC Porto do penta num livre.

Dragões Diário 10-04-2019

Sem o golo, que Marega teve nos pés, ficou difícil. Em Liverpool, onde o FC Porto regressou para jogar os quartos de final da Champions, Keita e Firmino fizeram o resultado da primeira mão (2-0), que até teve mais duas na área dos reds, um empurrão a Felipe e uma expulsão perdoada a Salah.

De hoje a uma semana, no Dragão, há mais, mas ontem, ainda em Anfield, Sérgio Conceição observava que 2-1, ao intervalo, era o resultado mais justo, até porque, acrescentou ele, o FC Porto merecia fazer golos em Liverpool. Não os fez, mas deixou tudo em aberto, insistiu o treinador, disposto a minimizar os danos no Porto com o apoio dos adeptos e, se possível, passar.

Distinguindo muitas oportunidades para o FC Porto marcar, Óliver Torres subscreveu a opinião do treinador e defendeu que a equipa merecia outro resultado; que, acrescentou Danilo, deixou tudo em aberto. Podemos marcar dois golos no Dragão e reabrir a eliminatória, insistiu o internacional português. Alex Telles, por fim, resumiu e concluiu: ainda estamos vivos.

Jorge Nuno Pinto da Costa não dá a eliminatória por encerrada e ontem, ainda arrepiado com a imagem do lance em que Salah escapou ao cartão vermelho, dava graças a Deus por o Danilo não ter partido uma perna. No regresso à Liga portuguesa, o presidente só vê uma saída para a revalidação do título: Temos que ganhar os seis jogos e esperar que o Benfica não ganhe todos. Também não há de ser sempre o Bruno Paixão no VAR, despediu-se com ironia.

Depois de Anfield, Portimão é o próximo destino, mas com escala no Dragão hoje mesmo, às 15h30.

Também hoje, mas à noite e em Torres Vedras, joga a equipa de hóquei em patins, para discutir com a Física o acesso aos quartos de final da Taça. Poka sabe que não vai ser um jogo fácil, apesar de o adversário disputar o segundo escalão, e sugere uma entrada forte em pista. O Porto Canal transmite o encontro em directo a partir das 21h.

Diogo Araújo vai substituir Miguel Queiroz no jogo All Star, que se disputa no próximo sábado, em Albufeira, face aos problemas físicos do internacional português, que não chegou a alinhar na vitória sobre o Benfica, na Luz. Will Sheehey saiu lesionado do clássico e fica também de fora do All Star, encontro em que o FC Porto se fará representar por Sasa Borovnjak e Diogo Araújo.

09/04/19

Aconteceu a 09 Abril 1977

Neste dia, o FC Porto eliminou o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal com uma vitória por 3-0, nas Antas. Os golos, todos marcados na primeira parte, foram assinados por Duda, Oliveira e Ailton. Pouco mais de um mês depois, após derrotarem o Fafe nas meias-finais, os Dragões conquistaram o troféu frente ao Sporting de Braga.

Dragões Diário 09-04-2019

Os melhores do mundo nos melhores palcos do mundo. É isso a Liga dos Campeões, a competição de futebol mais difícil do planeta, em que só uma elite de clubes muito poderosos desportivamente consegue fazer boa figura. Como tem sido habitual, o FC Porto é o único representante português numa fase adiantada da prova. Mais logo, a partir das 20h, os campeões nacionais começam a disputar os quartos de final frente ao Liverpool, em Anfield.

O valor das equipas não se mede em milhões. É com esta ideia em mente que Sérgio Conceição enfrenta uma eliminatória em que quer desfrutar com responsabilidade, dando sempre um passo de cada vez, confiante de que é possível ganhar. Segundo o treinador, o mais importante para o jogo desta noite é que os jogadores saibam perceber os diferentes momentos de acordo com a identidade da equipa.

Danilo Pereira considera natural que o Liverpool seja visto como favorito para este encontro, até porque para os adversários é difícil jogar em Anfield. O médio, contudo, garante que o FC Porto não vai virar a cara à luta, e traça a receita para o sucesso: temos de lutar muito e ter muita intensidade.

Intensidade, imaginamos nós, não terá faltado no treino que Sérgio Conceição dirigiu ontem no relvado de Anfield. Nessa sessão participaram os 23 jogadores que integraram a comitiva azul e branca, na qual não faltaram Pepe e Herrera, que logo não poderão jogar por motivos disciplinares. Foram eles que pediram para vir e é muito importante tê-los connosco pela experiência que trazem, explicou o treinador na conferência de imprensa.

08/04/19

Aconteceu a 08 Abril 1987

Neste dia, o FC Porto recebia o Dínamo Kiev na 1ª mão das meias-finais da Taça dos Campeões Europeus. Os soviéticos, como então se denominavam, eram uma máquina quase perfeita, orientados por Lobanovsky, um dos maiores treinadores da História, mas caíram no Estádio das Antas, por 2-1, com golos de Futre e André. Yakovenko reduziu, o que complicou muito as contas da eliminatória, cuja 2ª mão se jogaria 15 dias depois, na Ucrânia. O Dínamo jogou muito bem na primeira parte, mas na segunda o FC Porto podia ter marcado uma mão cheia de golos.

Dragões Diário 08-04-2019

A comitiva do FC Porto parte daqui a pouco para Liverpool, onde amanhã disputa a 1ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões (20h), em Anfield. Logo à tarde, Sérgio Conceição e um jogador fazem a antevisão do jogo (17h45, Porto Canal), numa conferência de imprensa que antecede o habitual treino de adaptação da equipa ao relvado de Anfield (18h30).

Ontem voltou a ser dia de trabalho no Olival, novamente com Sérgio Conceição a orientar uma sessão matinal que contou com a presença do Diogo Queirós. Alex Telles, Aboubakar e Marius continuam a figurar no boletim clínico na véspera de mais um compromisso europeu para os Dragões. O espanhol Mateu Lahoz será o árbitro do Liverpool-FC Porto.

O FC Porto bateu o Benfica (84-79), no Pavilhão da Luz, e continua a demonstrar dentro do campo que atravessa um grande momento. Com Will Sheehey (22 pontos) e Sasa Borovnjak (19 pontos) a destacarem-se no coletivo portista, os Dragões venceram o clássico da 5ª jornada da 2ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol e estão cada vez mais perto de alcançar os lisboetas na segunda posição.

A equipa de Sub-17 do FC Porto foi derrotada em casa pelo Sporting de Braga, por 3-0, em jogo a contar para a 2ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores B. Os Dragões, que estão a agora a três pontos dos bracarenses, voltam a jogar no Olival na 3ª jornada, frente ao Belenenses. O encontro disputa-se no próximo sábado (13 de abril), às 11h (Porto Canal).

Já está disponível para visualização, no Portal FC Porto, o documentário Porto, a football city, elaborado pela Dugout. O Porto, a football city assinala os 125 anos do FC Porto e explora o universo e história do clube, bem como as raízes que o ligam à cidade, contando com depoimentos exclusivos do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, Sérgio Conceição, jogadores do plantel e outras figuras ligadas ao clube no presente e no passado.

07/04/19

Aconteceu a 07 Abril 1929

Neste dia,  o FC Porto recebe o Sporting de Braga na 1ª eliminatória do Campeonato de Portugal, competição percursora da Taça de Portugal, e vence por uns incríveis 13-0. O homem do jogo foi Waldemar Mota, que apontou uns extraterrestres oito golos, sendo o primeiro a consegui-lo na história do FC Porto.

Dragões Diário 07-04-2019

A preparação para o jogo em Liverpool, da 1ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, arrancou ontem no Olival, com Sérgio Conceição a orientar uma sessão matinal em que a novidade foi a presença do Diogo Queirós. Em sentido inverso, Diogo Costa e João Pedro jogaram pelo FC Porto B em Coimbra, enquanto Alex Telles, Aboubakar e Marius continuam a figurar no boletim clínico.

Ontem houve FC Porto-Tondela a dobrar no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Fábio Silva, de grande penalidade, foi o marcador de serviço no triunfo da equipa de Sub-19, por 1-0, na 6ª jornada da fase final do Nacional de Juniores A. Os Sub-15, por sua vez, venceram os tondelenses por 2-0 na 3ª jornada do Nacional de Juniores C, com golos de Umaro Candé e Bruno Pires. Tanto os Sub-19 como os Sub-15 lideram as respetivas fases finais.

O FC Porto Fidelidade está na Final 4 da Liga Europeia de hóquei em patins depois de eliminar o Forte dei Marmi nos quartos de final da prova. A 1ª mão da eliminatória, disputada em Itália, já tinha sido bastante favorável ao coletivo portista (5-1), que não vacilou na hora de confirmar a presença na Final 4: 3-2 no Dragão Caixa, na 2ª mão, com golos de Reinaldo García (2) e Gonçalo Alves. FC Porto Fidelidade-Barcelona e Sporting-Benfica são os jogos das meias-finais.

Ao terminar na 22ª posição, João Rodrigues foi o melhor ciclista da W52-FC Porto no Grande Prémio Miguel Indurain, que decorreu ontem em Estella, Espanha. O vencedor da 21ª edição da prova foi o francês Jonathan Hivert (Direct Energie), que cumpriu os 192,9 quilómetros em 4h47m56s, 6m13s antes de João Rodrigues. Edgar Pinto foi 48.º e Joaquim Silva 66.º, enquanto Rui Vinhas, José Ferreira, Francisco Campos e Jorge Magalhães acabaram por desistir.

Porto, a football city é um documentário que assinala os 125 anos do FC Porto e explora o universo e história do clube, bem como as raízes que o ligam à cidade, contando com depoimentos exclusivos do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, Sérgio Conceição, jogadores do plantel e outras figuras ligadas ao clube no presente e no passado. O Porto, a football city foi elaborado pela Dugout, uma plataforma de conteúdos de futebol associada a mais de 80 clubes em todo o mundo.