16/03/19

Aconteceu a 16 Março 1991

Neste dia, o FC Porto goleava o Vitória de Setúbal por 4-1, no Estádio das Antas. Num jogo disputado sob muita chuva e num relvado difícil, a grande figura foi Domingos, autor de três golos e um manancial de jogadas bonitas. Aloísio também marcou, ele que minutos antes cometera o penálti que valeu o golo dos sadinos.

Dragões Diário 16-03-2019

Hoje é dia de jogo e o coração volta a bater, pois o FC Porto recebe o Marítimo, no Estádio do Dragão, na 26ª jornada da Liga NOS. Faltam nove jornadas e pensamos unicamente em nós, afirmou Sérgio Conceição na antevisão do desafio com os madeirenses, que tem início marcado para as 20h30 (Sport TV) e para o qual já estão vendidos 46 mil bilhetes. Ontem foi mais um dia de trabalho no Olival, ainda com Fabiano, Bruno Costa e Aboubakar no boletim clínico portista.

O FC Porto vai defrontar o Liverpool nos quartos de final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado ontem na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. A 1ª mão está marcada para dia 9 de Abril, em Anfield, enquanto a 2ª mão vai disputar-se no Estádio do Dragão, a 17 de Abril. A equipa que seguir em frente já sabe que vai defrontar o vencedor da eliminatória entre Barcelona e Manchester United nas meias-finais da prova.

Pepe e Danilo são os dois jogadores do FC Porto chamados por Fernando Santos para os jogos de Portugal frente a Ucrânia (22 de Março, 19h45) e Sérvia (25 de Março, 19h45), ambos no Estádio da Luz, referentes ao Grupo B da fase de qualificação para o Europeu 2020. Alex Telles, por sua vez, vai substituir Felipe Luís na convocatória do Brasil para os particulares diante do Panamá (23 de Março, 17h), no Estádio do Dragão, e na República Checa (26 de Março).

Amanhã há clássico de andebol no Dragão Caixa, entre FC Porto Sofarma e Sporting (16h, Porto Canal), a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, e Magnus Andersson não podia ser mais claro no momento de o perspetivar: Somos Porto e queremos ganhar tudo, afirmou o treinador sueco antes de mais um duelo com a única equipa que conseguiu roubar pontos aos azuis e brancos na 1ª fase do Campeonato Nacional do Andebol 1.

15/03/19

Aconteceu a 15 Março 2008

Neste dia, na caminhada para o terceiro de quatro títulos consecutivos, o FC Porto foi ao Estádio do Mar vencer o Leixões por 2-0. Lisandro López fez o primeiro golo e Tarik Sektioui fechou o resultado.


Dragões Diário 15-03-2019


Ajax, Barcelona, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United ou Tottenham. Qual deles prefere? Depois das 11h, ficaremos a saber quem será o adversário do FC Porto nos quartos de final da Champions. O sorteio é aberto, sem cabeças de série e as equipas inglesas podem defrontar-se.

Enquanto aguarda, fique a par das novidades em torno da nossa equipa e conheça os contornos do acordo de transferência de Éder Militão para o Real Madrid, para valer a partir do final da época e pelo valor da cláusula de rescisão: 50 milhões de euros.

Com Sheehey, Vlad, Ferrán e Pedro Pinto a superar a barreira das dezenas, a equipa de basquetebol do FC Porto venceu o Barreirense por 37 pontos de diferença (97-60) e saltou para as meias-finais da Taça de Portugal, fase em que a espera o Lusitânia, que horas antes tinha afastado o Terceira Basket. O encontro das semifinais joga-se às 15h de sábado, em Portimão, e tem transmissão em direto no Porto Canal.

Voltamos a falar de sorteios para lhe dizer que a Física de Torres Vedras é o adversário da nossa equipa de hóquei em patins nos oitavos de final da Taça de Portugal e que a de andebol abre e fecha a fase final do campeonato no Dragão Caixa: na primeira jornada frente ao Belenenses e na décima contra o Benfica.

14/03/19

Aconteceu a 14 Março 2011

Neste dia, em Leiria, foi preciso esperar pelo minuto 59 para ver Fredy Guarín abrir o marcador no jogo da 23ª jornada da Liga, com um bom remate de fora da área. Já em período de compensação, Hulk foi derrubado na área e converteu o penálti que ditou o 2-0 final. O FC Porto de Villas-Boas seguia imparável rumo ao título.

Dragões Diário 14-03-2019

Os seniores indicaram o caminho, os juniores não ficaram atrás. Uma semana depois de a equipa principal ter assegurado a qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões, a formação de Sub-19 bateu o Tottenham por 2-0 e garantiu uma vaga nos quartos de final da Youth League. O triunfo de ontem, no Olival, foi construído com golos de Ángel Yesid e Romário Baró.

O sorteio da próxima eliminatória da Champions só se realiza amanhã, mas ontem já ficou completo o lote dos possíveis adversários do FC Porto: Ajax, Barcelona, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. Na Youth League, os dinamarques do Midtjylland serão o próximo rival dos Dragões, após terem eliminado ontem o Manchester United.

Enquanto os Sub-19 jogavam no mini-estádio do Olival, o plantel principal estava mesmo ao lado a preparar a recepção de sábado ao Marítimo. Se pretende assistir ao jogo ao vivo, não deixe de consultar estas informações úteis. E, caso ainda não tenha bilhete, convém que o adquira o quanto antes: 42 mil já estão vendidos.

Mais logo, às 20h30, o FC Porto começa a disputar a final a 8 da Taça de Portugal de basquetebol. O encontro dos quartos de final, frente ao Barreirense, será jogado na Portimão Arena, de onde Moncho López ambiciona regressar com mais um troféu no palmarés.A Taça de Portugal é um objectivo importantíssimo, avisou o treinador. Pode acompanhar tudo no Porto Canal.

13/03/19

Aconteceu a 13 Março 1928

Neste dia, os serviços prestados pelo FC Porto à comunidade são consagrados em decreto-lei, com a elevação do clube a Instituição de Utilidade Pública. Por esta altura, o FC Porto já proporcionava a prática desportiva a mais de 300 atletas, divididos por uma dezena de modalidades.

Dragões Diário 13-03-2019

Arrancou ontem, no Olival, a preparação para a recepção ao Marítimo, agendada para o próximo sábado (20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 26ª jornada do campeonato. Sérgio Conceição orientou uma sessão de trabalho ao final da tarde, ainda com Fabiano e Aboubakar no boletim clínico, aos quais se juntou Bruno Costa. Os campeões nacionais voltam a treinar daqui a pouco, no sítio do costume. Já estão vendidos 40 mil bilhetes para o desafio com os madeirenses.

O FC Porto Fidelidade fez o que lhe competia e qualificou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer em casa do Escola Livre de Azeméis, por 8-4, nos 16 avos de final da prova. Hugo Santos (3), Giulio Cocco (3) e Telmo Pinto (2) marcaram para os Dragões, que apontam agora ao importante clássico com o Sporting, no Dragão Caixa, da 20ª jornada do campeonato (sábado, 17h00, Porto Canal).

O próximo fim de semana promete ser de emoções fortes no Dragão Caixa, que será palco de dois clássicos com o Sporting, para os quais estão bilhetes à venda a partir de hoje, em exclusivo para sócios. O FC Porto Fidelidade-Sporting, da 20ª jornada do Nacional de hóquei em patins, disputa-se no sábado (17h00), enquanto o FC Porto Sofarma-Sporting, dos oitavos de final da Taça de Portugal de andebol, está marcado para domingo (16h).

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto recebeu e venceu o Leixões, por 3-1, consolidando assim a liderança da Zona Norte do Campeonato Nacional: Rui Manuel-Pereira Carvalho (40-31); Manuel Oliveira-Ricardo Madalena (17-40); Fernando Cunha-Manuel Pereira (40-22) e Hugo Costa-Fernando Maia (37-22). O apuramento para a Final 6 da prova já estava garantido antes do triunfo sobre os leixonenses.

A App FC Porto e o Portal levam até si transmissões em directo de vários conteúdos do universo FC Porto, para que, em qualquer parte do mundo, tenha a possibilidade de acompanhar o seu clube do coração. São horas de programação em directo acessíveis a qualquer momento, através da funcionalidade Live Stream.

Pela primeira vez na história do projecto, a Dragon Force vai marcar presença na Escócia. De 30 de Junho a 12 de Julho, no Glasgow Green Football Centre, jogadores com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos terão a oportunidade de conhecer e experimentar os métodos e os objetivos de treino do FC Porto.

12/03/19

Aconteceu a 12 Março 1972

Foi neste dia que Rodolfo Reis se estreou na equipa principal do FC Porto. A vitória por 1-0 sobre a Académica, em Coimbra, foi o primeiro passo ao nível sénior de uma carreira em que o histórico capitão só representou um clube. Entre 1972 e 1984, Rodolfo conquistou duas Ligas, duas Taças e duas Supertaças de Portugal.

Dragões Diário 12-03-2019

Após um dia e mais algumas horas de folga, o plantel do FC Porto regressa ao trabalho esta tarde, às 18h, no Olival. No horizonte dos campeões nacionais está o encontro com o Marítimo, da 26ª jornada da Liga, agendado para sábado, às 20h30, no Estádio do Dragão.

Já amanhã entra em acção a equipa de Sub-19, que recebe o Tottenham em jogo dos oitavos de final da Youth League (11h, Porto Canal). Diogo Queirós promete um grupo a entrar com tudo para sair com a vitória, enquanto Fábio Silva, que no fim de semana assinou um hat-trick frente ao Sporting, garante que é bom voltar a esta competição.

Esta noite, é a vez de a equipa de hóquei em patins disputar em Oliveira de Azeméis o acesso aos quartos de final da Taça de Portugal. O jogo frente à Escola Livre de Azeméis arranca às 21h, é transmitido pelo Porto Canal e, apesar de o adversário competir na III Divisão, Hugo Santos considera que encontro tem de ser encarado com humildade.

11/03/19

Aconteceu a 11 Março 2009

Neste dia, o FC Porto garantia pela quarta vez o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões, na sequência de um empate (0-0) no Estádio do Dragão frente ao Atlético de Madrid de jogadores como Kun Aguero ou Diego Forlán. Na primeira mão, em Espanha, Lisandro López tinha marcado dois golos, conquistando um resultado interessante (2-2).

Dragões Diário 11-03-2019

Num desafio com enorme carga física e emocional, após 120 minutos de alto nível frente à Roma, o FC Porto recuperou de uma desvantagem inicial e garantiu o triunfo frente ao Feirense, por 2-1, reassumindo a liderança da Liga, à condição. A 11ª assistência de Jesús Corona abriu caminho para este golo de Danilo e Pepe completou a reviravolta ainda na primeira parte, com este remate no coração da área, assinando o 100.º golo dos Dragões na temporada 2018/19.

Sérgio Conceição repetiu o onze apresentado na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões e enalteceu a resposta de grande carácter dos jogadores. É importante saber estar com a Roma e é importante saber estar com o Feirense, frisou o treinador portista. Danilo, o 22º jogador portista diferente a marcar na presente época, garante que o FC Porto nunca se vai render. Isso não faz parte do nosso ADN, avisa o internacional português, espalhando a mensagem para as últimas nove jornadas da Liga.

No futebol de formação, os Sub-17 e os Sub-15 terminaram a 2ª fase dos respetivos campeonatos nos primeiros lugares a norte. Na derradeira jornada, a equipa de Sub-17 foi a Chaves vencer o Desportivo local por 2-0, enquanto a equipa de Sub-15 operou uma reviravolta no dérbi frente ao Boavista (3-1). Seguem-se as fases finais.

Dois triunfos em três dias é o saldo da recta final do FC Porto na 1ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Depois de bater o Vitória de Guimarães na sexta-feira, por 84-77, a equipa portista recebeu e venceu o CAB Madeira por 93-61. Veja aqui o resumo do jogo. O FC Porto ficou na terceira posição e vai integrar o Grupo A na fase que antecede os Playoffs. Para já, os Dragões centram atenções na Final a 8 da Taça de Portugal. Vamos com toda a ambição em conseguir esse título, anuncia Moncho López. O Barreirense será o adversário nos quartos de final, já na próxima quinta-feira.

O jovem Francisco Campos (21 anos) conquistou o quarto lugar da 23ª Clássica da Primeira, realizada este domingo no concelho da Póvoa de Varzim. O ciclista da W-52 FC Porto foi o melhor Sub-23 da prova.

10/03/19

Aconteceu a 10 Março 1929

Neste dia, o Mundo vivia o fim do expansionismo económico que sete meses depois terminaria com a Grande Depressão. No Porto, numa altura em que as competições de futebol ainda eram rudimentares, organizavam-se jogos com outros clubes. E foi assim que este dia ficou assinalado como uma grande overdose de vitórias sobre o Leixões. No jogo entre as primeiras equipas, os Dragões venceram por 6-2; em segundas categorias, por 5-2; em terceiras categorias, de novo por 5-2; e em quartas categorias, por 7-1. Este total de 23-7 ajudará a explicar, em parte, a aversão dos leixonenses ao FC Porto.

Dragões Diário 10-03-2019

Hoje é dia de jogo e o coração leva-nos até Santa Maria da Feira, onde o FC Porto defronta o Feirense na 25ª jornada do campeonato. Na antevisão da partida que tem início marcado para as 20h (Sport TV), Sérgio Conceição garantiu um colectivo preparado para atacar a liderança, mas para isso… Temos de estar ao mais alto nível. Ontem foi mais um dia de trabalho no Olival, ainda com Fabiano e Aboubakar no boletim clínico.

João Pedro (74m) disfarçou-se de avançado e foi o marcador de serviço no regresso do FC Porto B aos triunfos, na 25ª jornada da Ledman LigaPro. Os Dragões receberam e venceram o Leixões (1-0), no Estádio de Pedroso, colocando um ponto final numa série de quatro jogos sem ganhar (três empates e uma derrota). Os bês portistas seguem na sexta posição da tabela, com 37 pontos.

A equipa de Sub-19 do FC Porto somou ontem a terceira vitória na fase final do Campeonato Nacional de Juniores A ao golear o Sporting (5-1), no Olival, em partida referente à 4ª jornada. Fábio Silva (25m, 30m e 54m), Fábio Vieira (59m) e Ángel Yesid (90m+1) fizeram os golos da equipa comandada por Mário Silva, que divide a liderança com o Benfica, ambos com dez pontos somados.

O FC Porto Sofarma terminou a 1ª fase do Campeonato Nacional do Andebol 1 com um triunfo sobre o ADA Maia (31-19), no Dragão Caixa, na 26ª e derradeira jornada. Ángel Hernández e Miguel Alves, ambos com seis golos, foram os melhores marcadores dos azuis e brancos, que apontam agora ao clássico com o Sporting, também no Dragão Caixa, dos oitavos de final da Taça de Portugal (17 de março, 16h).

O dia de ontem fechou com uma vitória do FC Porto Fidelidade frente aos espanhóis do Reus (6-3), no Dragão Caixa, na 6ª e última jornada do Grupo C da Liga Europeia de hóquei em patins. A qualificação para os quartos de final já estava matematicamente garantida, mas o coletivo de Guillem Cabestany chega lá como vencedor do Grupo C e vai jogar em casa na 2ª mão da eliminatória que se segue.