11/09/20

Aconteceu a 11 Setembro 1996

Neste dia, um modesto emblema do Norte de Portugal foi até San Siro dar uma prova de estaleca europeia. Frente a um AC Milan com estrelas como Maldini, Baggio, Boban, Davids, Albertini, Desailly, Weah e tantos outros, o FC Porto chegou a estar a perder em duas ocasiões, mas fez das tripas coração e mostrou de que fibra são feitos os soldados da Invicta. António Oliveira lançou Sérgio Conceição de início, porém, ao intervalo, a vantagem era milanesa. Numa segunda parte de sonho, Artur foi primeiro a silenciar os tifosi. Weah ainda recolocou os rossoneri em vantagem, até que começou o show de Jardel. De cabeça, o Super Mário deixou Rossi pregado ao relvado e, oito minutos depois, foi com o pé esquerdo que selou a vitória numa noite inesquecível para os portistas.

Dragões Diário 11-09-2020

De volta à base após a vitória sobre o Tondela (4-3) no Estádio do Dragão, o plantel campeão nacional deu seguimento aos trabalhos de pré-época com uma novidade vinda do Brasil. Durante a tarde de ontem, Sérgio Conceição já pôde contar com Evanilson e ministrou uma sessão colectiva que contou com a presença de 32 outros atletas nas instalações do CTFD PortoGaia. A dupla Marcano/Mbaye – ambos com roturas nos ligamentos cruzados dos respetivos joelhos – continua entregue aos cuidados do departamento liderado por Nélson Puga. Por sua vez, Cláudio Ramos e Nakajima limitaram-se a fazer trabalho de ginásio, tendo o japonês realizado exercícios de treino condicionado. Dentro de momentos, o apito do Mister volta a ecoar no Olival.
 
É já amanhã que tem início o campeonato de andebol. Às 18 horas deste sábado, o FC Porto inicia a defesa do título no Dragão Arena, frente ao ABC. Com as portas do pavilhão portista fechadas a adeptos, o colectivo de Magnus Andersson tem pela frente o sexto classificado da fase regular do campeonato de 2019/20. Em antevisão à ronda inaugural do Andebol1, o técnico sueco foi claro e conciso: A equipa está pronta para voltar a jogar. Sabemos que somos muito melhores do que algumas equipas portuguesas, mas temos de ter respeito por elas e mostrar a nossa qualidade em todos os jogos, explica Magnus. Seis meses depois da última partida oficial, o andebol azul e branco volta à acção e tem uma reputação para manter.

No dia em que foram anunciadas mais medidas restritivas de combate à pandemia, o primeiro-ministro António Costa informou que se manterá a proibição de acesso de espectadores aos espectáculos desportivos, o que se lamenta, porque obrigará os adeptos do FC Porto a apoiar à distância a nossa equipa. O desporto, e o futebol em particular, tem uma dimensão social e económica que não pode continuar a ser menosprezada. Trazer a fase final da Liga dos Campeões para Portugal mereceu uma cerimónia pomposa para depois, no que realmente conta, os clubes portugueses serem deixados à sua sorte.

10/09/20

Aconteceu a 10 Setembro 2005

Neste dia, no Estádio do Dragão, aos 87 minutos ainda se registava um empate a zero na recepção ao Rio Ave. Numa altura em que muitos portistas desesperavam e em que tantos até teriam perdido a fé, o génio de Quaresma soltou-se da parte exterior do pé direito e começou a construir um resultado que já ninguém podia conceber: o FC Porto venceu por 3-0, com os golos marcados em apenas sete minutos, e continuou firme na luta por um título que viria mesmo a conquistar.

Dragões Diário 10-09-2020

Evanilson assinou até 2025 e é o quinto reforço dos campeões nacionais para a época que arranca na próxima semana. O avançado brasileiro tem 20 anos, chega do Fluminense e traz na bagagem um registo de golos bastante interessante: em época e meia, entre a equipa de sub 20 e a formação principal do clube do Rio de Janeiro, facturou 38 vezes.

Na primeira visita ao Estádio do Dragão, Evanilson mostrou-se muito ansioso por começar e revelou que nem conseguiu dormir direito durante a travessia do Atlântico, por estar sempre a pensar em treinar e em jogar na Liga dos Campeões. Mesmo com poucas horas de sono, não lhe faltou discernimento para enumerar os objectivos para o futuro próximo: Quero ajudar, marcando muitos golos para ganharmos muitos títulos.

Como destacou o Playmakerstats, Evanilson é o quinto jogador que o FC Porto contrata ao Fluminense. O histórico dos quatro primeiros impõe respeito: Waldir e Flávio foram goleadores nas décadas de 60 e 70; entre 1988 e 1990, Branco afirmou-se como um dos melhores laterais-esquerdos da história do clube; já no início deste século, Carlos Alberto ajudou o FC Porto a ser campeão nacional, da Europa e do mundo.

Ontem Evanilson ainda não teve a oportunidade de se juntar aos novos companheiros, que trabalharam de manhã no Olival e realizaram um treino com jogo no Estádio do Dragão ao final da tarde. A vitória sobre o Tondela, por 4-3, foi construída com golos de Uribe, Taremi, Sérgio Oliveira e Soares, e contou com a participação de 24 jogadores. No boletim clínico houve algumas novidades: Marchesín está recuperado do problema que o limitou nos últimos dias; Cláudio Ramos está a contas com uma mialgia na coxa direita e Mbemba fez gestão de esforço.

09/09/20

Aconteceu a 09 Setembro 1998

Neste dia, conquistámos a décima Supertaça da nossa história. No Estádio 1.º de Maio, defendíamos a vantagem mínima trazida da primeira mão, nas Antas. Perto do descanso, Zahovic foi a única vítima disciplinar num lance que envolveu jogadores de ambas as equipas e viu um cartão vermelho que complicava a vida aos Dragões. A vinte minutos do fim, Capucho cabeceou para o fundo das redes de Quim, tirou a camisola nos festejos e deixou Fernando Santos furioso. De seguida, o Braga empatou e ainda beneficiou de um penálti no último suspiro, mas Kralj defendeu o pontapé de Elpídio Silva e ainda impediu a recarga. Um empate cheio de emoções que acabou por engordar as vitrines da Invicta.

Aconteceu a 09 Setembro 1991

Oito meses depois dos dois embates originalmente previstos para a decisão da Supertaça Cândido de Oliveira de 1991, FC Porto e Benfica defrontavam-se na finalíssima da prova. Neste dia, em Coimbra, os Dragões de Carlos Alberto Silva entraram com dez portugueses e Aloísio, mas foram os encarnados os primeiros a marcar. A cinco minutos do apito final, Paulinho César sofreu falta dentro da área e João Pinto foi chamado à marca dos onze metros. Sem tremer, o capitão enviou o encontro para prolongamento. Na etapa complementar, a igualdade manteve-se, pelo que a finalíssima seria decidida através do desempate por grandes penalidades. Aí, o Benfica chegou a estar a vencer por 3-0, mas a fé inabalável de Pinto da Costa - no banco de suplentes - havia de ter razão de ser. Os tripeiros não falharam mais, Baía defendeu o remate de Mostovoi e coube a Paulinho selar a conquista do troféu para os azuis e brancos, perante um Presidente ajoelhado, emocionado e certamente grato pela ajuda divina.

Dragões Diário 09-09-2020

Ontem voltaram a soar os motores nas oficinas do Olival. Durante a manhã, 26 atletas do plantel campeão nacional apresentaram-se aos trabalhos no CTFD PortoGaia. Francisco Meixedo, da equipa B, e Gonçalo Machado, dos Sub-19, supriram as ausências de Marchesín e de Mouhamed Mbaye, ambos lesionados. Além dos dois guardiões, Marcano e Fábio Vieira também se limitaram a fazer tratamento junto do Departamento de Saúde. Por sua vez, Nakajima realizou apenas trabalho de ginásio e exercícios de treino condicionado. Dentro de momentos, Sérgio Conceição dirige nova sessão colectiva.
 
Também esta terça-feira, Pepe e Danilo foram titulares na vitória (0-2) da selecção nacional em Solna, nos arredores de Estocolmo. O defesa central atingiu as 110 internacionalizações e igualou o nosso Fernando Couto no top-5 dos que mais vezes vestiram a camisola das quinas. Bacteriologicamente impuro, dirão uns, um grande futebolista português, dizemos nós. Na véspera do seu 29º aniversário, o capitão portista também cumpriu os noventa minutos. Antes disso, o Bielorrúsia-Portugal em Sub-21 foi adiado devido a casos de infecção por Covid-19 na formação do Leste europeu, impossibilitando-nos de ver os Diogos - Costa, Queirós e Leite - Vítor Ferreira ou João Mário em acção.
 
Hoje, a AJM/FC Porto celebra, oficialmente, um ano de existência. Neste dia, no ano passado, Jorge Nuno Pinto da Costa marcou presença na apresentação da equipa de voleibol feminino dos Dragões. Na altura, o Presidente garantiu que a formação portista havia sido construída sobre os quatro pilares do clube: Rigor, competência, paixão e ambição. Doze meses volvidos, as voleibolistas azuis e brancas têm feito jus aos elogios da figura máxima da instituição tripeira, como comprovam as conquistas da Supertaça, da Taça de Portugal e a vitória na fase regular do campeonato. Este fim de semana, terá início a disputa pela única vaga restante na final da Supertaça de 2020, agendada para o dia 18 deste mês. A dominadora AJM/FC Porto irá enfrentar um dos seguintes conjuntos: Porto Vólei, Clube K ou AVC Famalicão.

08/09/20

Aconteceu a 08 Setembro 1974

Começou neste dia a história de amor entre Fernando Gomes e as balizas dos adversários do FC Porto, quando Aymoré Moreira, o treinador que tinha sido campeão do mundo pelo Brasil em 1962, decidiu apostar num miúdo de 17 anos para ser titular frente à CUF, na primeira jornada do campeonato. Gomes não desiludiu. Na estreia pela equipa principal, assinou os dois golos de uma vitória por 2-1 – os dois primeiros dos 355 que fazem dele o melhor marcador da história do clube. O estatuto de lenda azul e branca viria a ser construído ao longo de treze temporadas, cimentado pela conquista de 14 competições – três delas internacionais – e por registos individuais avassaladores: foi duas vezes o maior goleador da Europa e seis vezes o melhor marcador da Liga portuguesa. Actualmente, no papel de membro da direcção com o pelouro da formação, tem nas mãos a tarefa de ajudar a preparar os heróis do futuro.

Dragões Diário 08-09-2020

Está em marcha a penúltima semana de preparação para a nova temporada. Ontem, no Olival, reuniram-se 26 atletas, mas o grupo à disposição de Sérgio Conceição continuou condicionado pelas ausências de oito jogadores internacionais e pelos problemas físicos dos cinco que continuam a ter os nomes inscritos no boletim clínico. Francisco Meixedo, da equipa B, e Gonçalo Machado, dos sub 19, juntaram-se por isso aos trabalhos do plantel principal.
 
Para ver os nossos craques em acção ao serviço do FC Porto vai ter de esperar por 19 de Setembro e pela recepção ao Braga, mas hoje poderá matar saudades de alguns deles nos jogos das selecções. A equipa A de Portugal enfrenta a Suécia, a partir das 19h45, com Pepe, Danilo e Sérgio Oliveira entre os convocados, enquanto os sub-21 recebem a Bielorrússia às 17h30 com Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Queirós, João Mário e Vítor Ferreira no grupo.  
 
Os campeões nacionais de andebol regressam aos jogos oficiais no fim de semana, depois quase meio ano de paragem e após uma preparação que culminou com dois triunfos claros no Torneio de Viseu. A primeira jornada do campeonato reserva uma sempre exigente recepção ao ABC, agendada para sábado às 18h num Dragão Arena que não poderá ser aberto ao público. Vale-nos a transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal.

07/09/20

Aconteceu a 07 Setembro 1952

Pela quarta vez em cinco anos, a vitória na Volta a Portugal em bicicleta era do FC Porto. Neste dia, Fernando Moreira de Sá cruzava a meta no Estádio do Lima e garantia a camisola amarela para o único clube que representou. Ao longo de 17 etapas e de 2.647 quilómetros, o ciclista natural da Maia impôs-se perante a concorrência e terminou a Grandíssima com o tempo de 87 horas, 17 minutos e 31 segundos, uma vantagem de 12 minutos para o segundo classificado. Conhecido como a Locomotiva, Moreira de Sá foi um dos grandes ciclistas da nossa história e um verdadeiro campeão sobre duas rodas.

Dragões Diário 07-09-2020

A mais recente edição da conceituada revista WorldSoccer faz manchete com um guia para a nova temporada, um trabalho sobre a Liga das Nações e com As estrelas do Porto. É verdade. Ao longo de quatro páginas, o jornalista Tom Kundert releva O renascimento dos Dragões com ênfase na juventude. Perante uma Europa do futebol cada vez mais rica, o jornalista britânico realça a vitória portista na Youth League de 2018/19 como trampolim para oito jovens subirem ao plantel principal do FC Porto. Fábio Silva - que, entretanto, superou largamente o recorde de avançados mais valiosos aos 18 anos – Romário Baró, Diogo Leite, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Diogo Costa, Tomás Esteves e João Mário são as pérolas que merecem a atenção da publicação.
 
No ano em que completa seis décadas de existência, a WorldSoccer é a mais antiga revista de futebol do Reino Unido. Desde a viragem do milénio, o FC Porto pode reivindicar, sem oposição, a coroa de clube mais bem-sucedido na Europa fora das quatro ligas mais ricas, pode-se ler na edição de outubro. As vitrines [do FC Porto] estão adornadas com um leque de troféus internacionais que invejam os ditos superclubes, acrescentam os britânicos. O trabalho finda com um destaque à abordagem cuidada do nosso treinador no lançamento dos miúdos: Sérgio Conceição tem potenciado, cautelosamente, os jovens na primeira equipa e fez questão de lançar água na fervura das expectativas dos adeptos, ansiosos de verem os meninos ter sucesso. Dentro de momentos, o Mister volta ao Olival para dar continuidade ao seu trabalho de autor.
 
O nosso andebol soma e segue. Ontem, no derradeiro encontro do Torneio de Viseu, a formação orientada por Magnus Andersson bateu o Sporting por 26-21 e conquistou a prova pelo segundo ano consecutivo. Os campeões nacionais entraram fortes, mostraram o habitual poderio ofensivo no ataque em 7 contra 6 e, ao intervalo, já venciam por quatro golos de vantagem. No início do segundo tempo, o clube de Alvalade ainda tentou esboçar uma resposta à superioridade azul e branca, mas os campeões nacionais da modalidade acabaram mesmo por erguer a 22ª edição da prova. No próximo sábado, às 18 horas no Dragão Arena, o colectivo portista inicia a defesa do título frente ao ABC de Braga.