05/02/21

Aconteceu a 05 Fevereiro 1976

Neste dia, a edição 1069 do jornal oficial do FC Porto trazia uma novidade importante na capa: Jorge Nuno Pinto da Costa era apontado como provável futuro responsável pelo departamento de futebol. 1976 era ano de eleições e de recandidatura de Américo de Sá, que foi reeleito sem oposição em abril e tomou posse para o novo mandato a 13 de maio. Pinto da Costa lá estava, na função que se perspetivava uns meses antes, e o que se passou a partir daquele dia é uma história já bem conhecida: José Maria Pedroto foi contratado para treinador, o FC Porto venceu a Taça de Portugal de 1977 e foi bicampeão em 1978 e 1979. Foi o 25 de abril do futebol português.

Dragões Diário 05-02-2021

Internado no Hospital de São Francisco Xavier, Nanu terminou a noite de ontem consciente, estável e orientado no tempo e no espaço, depois de ter sofrido uma concussão cerebral e um traumatismo vértebro-medular com perda de conhecimento perto do fim do Belenenses SAD-FC Porto. O jogo terminou empatado a zero e foi manchado por uma arbitragem terrível. 

             
Sérgio Conceição e Pepe deram voz à revolta de equipa e aproveitaram as entrevistas rápidas para denunciar o que se tinha passado naquele relvado que de relvado só tinha o nome. O treinador não podia ter sido mais claro: fomos enganados e roubados. Para o capitão, é inaceitável como para uns há um critério e para outros há outro.


Tudo começou com um penálti por assinalar sobre Taremi e prosseguiu com uma série de lances que inclui faltas que deviam valer segundo amarelo ou vermelho directo e o penálti que ficou por marcar no lance que provocou a lesão de Nanu. O potencial impacto destes lances no resultado é evidente, e nem a má-fé dos que logo procuraram desvalorizá-los tem força para escamotear uma tão grande sucessão de atentados à verdade desportiva.

       
Depois de um mês e meio sem jogos oficiais, a equipa de andebol regressou à competição e derrotou o Vardar por 27-24 em jogo da nona jornada da Liga dos Campeões. Diogo Branquinho, com sete golos, foi um dos maiores protagonistas de um resultado que deixa os campeões nacionais com oito pontos e no quarto lugar do grupo.

04/02/21

Aconteceu a 04 Fevereiro 1962

Neste dia, a 15ª jornada do campeonato levou o FC Porto ao antigo Estádio José Alvalade, onde os azuis e brancos derrotaram o Sporting por 1-0, o que na altura valeu a cada jogador visitante dois contos e quinhentos. O golo do avançado brasileiro Azumir Veríssimo, marcado já perto do minuto 90, fez a diferença em favor do conjunto então treinado pelo argentino Reboredo. Foi uma das 21 vitórias portistas já registadas em casa dos Leões, a 86ª ao todo num histórico de 238 confrontos até hoje (2021) entre os clubes e que é favorável aos Dragões.

Dragões Diário 04-02-2021

Ao fim da tarde de hoje, o FC Porto encerra a primeira volta do campeonato, no Estádio do Jamor, frente ao Belenenses SAD (19h, Sport TV1). Consciente do desgaste físico de alguns jogadores, o que vai obrigar a mudar as escolhas iniciais, Sérgio Conceição não deixará de apresentar o melhor onze contra uma equipa interessante no processo defensivo, uma das melhores da Liga nesse aspecto. O relvado, que não está em bom estado, é outro obstáculo, mas o treinador portista garante que os azuis e brancos estão preparados para conquistar três pontos fundamentais.


Antes de ter falado na habitual conferência de imprensa, Sérgio Conceição orientou, no Olival, mais um treino com vista ao encontro da 17ª ronda da Liga, para o qual o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Fábio Veríssimo. Mbaye e Otávio prosseguiram o tratamento das respetivas lesões, enquanto Marcano voltou a integrar de forma condicionada a sessão de trabalho.

     
Quem também esteve no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia foi António Folha. O técnico que já tinha comandado o FC Porto B entre 2016 e 2018 foi o escolhido para substituir Rui Barros e já dirigiu o treino de ontem dos jovens Dragões. O antigo jogador portista, que conduziu os bês a dois títulos na Premier League International Cup, está de regresso com muito orgulho e promete fazer evoluir os jogadores para ultrapassar rapidamente as dificuldades, até porque há muito potencial no plantel.

Dragões Diário 03-02-2021

Horas depois de vencer o Rio Ave, no Estádio do Dragão, na 16ª jornada do campeonato, o FC Porto regressou ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com a Belenenses SAD, no Jamor, na ronda que encerra a primeira volta da prova. O encontro disputa-se já amanhã, a partir das 19h (Sport TV), por isso é que hoje volta a haver treino (11h), antes de Sérgio Conceição projectar o desafio que se segue para os campeões nacionais (12h30).


Na receção ao Rio Ave, Tecatito Corona atingiu uma marca significativa com a camisola do FC Porto: significa muito para mim chegar aos 250 jogos num clube tão importante na Europa, confessa o craque mexicano. Tecatito Corona chegou à Invicta no verão de 2015 e o impacto foi literalmente imediato, pois bisou num triunfo em Arouca (3-1) no jogo de estreia. Foi apenas o primeiro capítulo de uma história bonita que o talentoso avançado continua a escrever de Dragão ao peito. Com muita magia à mistura.


Quem está de regresso à competição já amanhã (19h45, FC Porto TV/Porto Canal) é a equipa de andebol do FC Porto, que recebe o HC Vardar, no Dragão Arena, na nona jornada do Grupo A da Liga dos Campeões. Na antevisão do encontro diante dos macedónios, Magnus Andersson revelou que só na segunda-feira teve o grupo completo para preparar o desafio europeu que se avizinha, mas isso não retira ambição aos azuis e brancos, garante o treinador sueco: temos muita confiança na nossa equipa.

02/02/21

Aconteceu a 02 Fevereiro 2013

Neste dia, aconteceu uma das mais fantásticas exibições do FC Porto de Vítor Pereira, em Guimarães, quando um golo de Mangala e um hat-trick de Jackson Martínez destroçaram o Vitória. A luta pelo título estava acesa e assim continuaria por mais alguns meses, até que Kelvin quase decidiu o que muitos chegaram a julgar impossível.


Dragões Diário 02-02-2021

É uma verdade de La Palice que no futebol não há dois jogos iguais, mas também é certo que pode haver dois, três ou quatro muito parecidos. Tem sido recorrente nos últimos encontros do FC Porto: os campeões nacionais criam várias oportunidades, mas aproveitam poucas e vencem por margens menos expressivas do que as que justificariam. Ontem também foi assim. Entre desperdícios, Luis Díaz marcou perto do intervalo e Evanilson fechou o 2-0 sobre o Rio Ave.

Agarrada aos factos, a leitura de Sérgio Conceição valorizou o excelente jogo azul e branco, com destaque para a primeira parte fantástica, que incluiu cinco, seis ocasiões claríssimas. Em poucas palavras, foi uma vitória justa frente um adversário de qualidade, recheado de boas individualidades.

A marcar e a assistir, Luis Díaz, Evanilson e Taremi assumiram algum protagonismo individual, mas nem por isso deixaram de sublinhar o desempenho coletivo e a importância dos três pontos. O bom espírito do grupo continua a ser um dos pontos fortes desta equipa, e isso voltou a ficar bem claro quando o jovem brasileiro agradeceu ao iraniano o golo que lhe ofereceu: depois da pandemia vou pagar-lhe um jantar, prometeu.                                        

O calendário não dá tréguas – ontem foi divulgada a agenda das jornadas 18 a 21 – e depois de amanhã já há jogo em Oeiras, frente à Belenenses SAD - será o segundo de três encontros em menos de uma semana. Sem tempo para folgas, a equipa regressou ao Olival esta manhã para treinar.

A AJM/FC Porto apresentou a peruana Carla Rueda, que passou pelo Ribeirense em 2008/09 e ostenta no currículo uma vasta experiência internacional: participou em dois mundiais e já jogou no Peru, em França, na Grécia, em Itália, em Portugal e na Roménia. Muito feliz, afirma que chega para dar o melhor e com o objectivo de vencer o campeonato, o que demonstra que não lhe falta conhecimento sobre as ambições do clube.

01/02/21

Aconteceu a 01 Fevereiro 1989

Neste dia, o FC Porto era distinguido no Mónaco como o terceiro melhor clube da Europa no ano civil de 1988, atrás do campeão europeu PSV Eindhoven e do tricampeão espanhol Real Madrid. Por esta altura, a Nação Porto ainda saboreava as conquistas de dois troféus internacionais que em Portugal só podem ser admirados no nosso Museu: a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia. Muito antes, em 1959, Teixeira encheu a(s) mão(s) na goleada caseira sobre o Caldas: 10-0.


Dragões Diário 01-02-2021

Hoje, a partir das 19h (Sport TV), entra em campo o FC Porto. A 16ª jornada do campeonato reserva uma recepção ao Rio Ave, no Estádio do Dragão, e Sérgio Conceição garantiu foco absoluto na conquista de mais três pontos importantes: O nosso dever é sermos uma equipa que luta até à exaustão, afirmou o nosso treinador, que não poderá contar com os lesionados Mbaye, Marcano e Otávio para o desafio de logo à noite. Ontem, claro está, voltou a ser dia de trabalho para os campeões nacionais.

Ainda não foi desta que o FC Porto B regressou às vitórias na Liga Portugal 2. Ao início da tarde de ontem, os bês azuis e brancos receberam o Varzim, no Olival, e perderam por 1-0 na 18ª jornada, a primeira da segunda volta. Os Dragões voltaram a dar tudo e a tentar tudo, mas as vicissitudes do futebol continuam a ser demasiado penalizadoras no que diz respeito a resultados. O FC Porto B, que voltou a fazer por merecer mais, desloca-se ao Estádio do Vizela na próxima jornada da prova (domingo, 11h15).

O FC Porto levou a melhor sobre a Ovarense (66-56), em Ovar, na 17ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, e está novamente a um ponto da liderança, que pertence ao Sporting, a única equipa a conseguir derrotar os Dragões em 2020/21. No clássico de Ovar, o norte-americano Larry Gordon (22 pontos, 10 ressaltos e 5 assistências) foi o grande destaque individual do coletivo azul e branco, que olha agora para o clássico com o Benfica nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, em Sines (sábado, 17h30).
 
A AJM/FC Porto somou a 20ª vitória em 22 jogos no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina ao vencer em casa do GC Vilacondense (3-0), com os parciais de 25-19, 25-16 e 25-16, na 21.ª jornada da prova. A equipa portista de voleibol feminino mantém assim a liderança da principal competição nacional, agora com 60 pontos, mais três do que o Sporting, que tem menos um jogo disputado. Na próxima ronda, a 22ª, há clássico entre Benfica e AJM/FC Porto no Pavilhão da Luz, em Lisboa (domingo, 15h).

31/01/21

Aconteceu a 31 Janeiro 1971

Neste dia, o Benfica de Eusébio e companhia saiu vergado das Antas por 4-0 graças a um póquer de Lemos. O pequeno grande avançado portista - que já havia bisado no clássico da primeira volta - arrasou por completo a defesa encarnada e assinou uma página inesquecível na história do FC Porto. No final, o Müller português levou para casa quarenta contos (dez por cada golo) e foi presenteado com todo o tipo de electrodomésticos pelas lojas da Invicta.

Dragões Diário 31-01-2021

O calendário não dá tréguas ao FC Porto. Poucas horas depois da vitória em Barcelos que garantiu a quarta meia-final da Taça consecutiva, os Dragões regressaram ao Olival e deram início à preparação para a recepção ao Rio Ave (segunda-feira, 19h, Sport TV). Com uma distensão muscular na coxa esquerda, Otávio fez tratamento e juntou-se a Marcano e Mbaye no boletim clínico. Dentro de momentos há nova sessão colectiva, a última antes do regresso ao Estádio do Dragão. Logo a seguir, pelas 12h30 (FC Porto TV/Porto Canal), Sérgio Conceição faz a antevisão do embate diante dos vilacondenses.
 
Aí vão sete vitórias seguidas para o hóquei em patins do FC Porto. Ontem, na pista do HC Braga, os Dragões até estiveram a perder por 3-0. Porém, numa ponta final de grande nível, os campeões em título só pararam na meia dúzia e consumaram a reviravolta com um triunfo expressivo por 6-3 que os mantém a quatro pontos de distância do Óquei de Barcelos, líder com mais uma partida. No próximo sábado (15h), portistas e barcelenses medem forças no Dragão Arena.

O fim-de-semana da AJM/FC Porto arrancou da melhor forma possível: com uma vitória na Luz. Ao início da tarde de ontem, as voleibolistas azuis e brancas foram a Lisboa vencer o Benfica por esclarecedores 3-0 e carimbaram o passaporte para os quartos de final da Taça de Portugal. Mais logo, quando forem 16h, as comandadas de Rui Moreira rumam à foz do Ave para enfrentar o GC Vilacondense, em partida relativa à 21ª ronda do campeonato.

Às 15h (FC Porto TV/Porto Canal), a nossa equipa B inicia a segunda volta do campeonato no CTFD PortoGaia com uma recepção ao Varzim. Na antecâmara do duelo frente ao lanterna vermelha, João Marcelo afirma estar à espera de um jogo difícil, mas garante: vamos fazer tudo para sair com um resultado positivo. Uma hora depois (16h, FPB TV), o basquetebol azul e branco entra em campo no pavilhão da Ovarense. Para Pedro Pinto, a formação de Ovar é sempre uma equipa muito agressiva, por isso os Dragões não podem baixar a guarda: temos de estar ao nosso melhor nível para conseguirmos vencer.