29/11/19

Aconteceu a 29 Novembro 1978

Duas atletas na secção de bilhar era uma excelente notícia que o jornal O Porto divulgava neste dia: as irmãs Maria e Susana Serrano eram apresentadas como pioneiras no clube na prática da modalidade.

Dragões Diário 29-11-2019

Com dois golos de Aboubakar, que não marcava desde Setembro do ano passado, o FC Porto deu a volta ao jogo de Berna, venceu o Young Boys (2-1), que esta época ainda não tinha perdido em casa, e retomou a rota da qualificação para a fase a eliminar da Liga Europa, superando, no caminho, as dificuldades adicionais geradas por uma equipa de arbitragem que lhe negou o direito a tentar a transformação de dois penáltis. 

Para relançar a candidatura aos dezasseis avos de final na Suíça e à penúltima jornada do Grupo G, o FC Porto precisou de muita coragem. As palavras são de Sérgio Conceição, que colou ainda outras à exibição da equipa, como, por exemplo, competência, ambição e paixão. Com ela, ou com elas, os azuis e brancos subiram ao segundo lugar e dependem apenas de si. O encontro decisivo joga-se no Dragão, a 12 de Dezembro, com o Feyenoord.

No final do desafio de Berna, Aboubakar fazia ainda a ponte entre os dois golos que marcou em três minutos e deixava-se embalar por um momento muito especial. Por aqueles dois instantes que juntou num só e viveu com muita emoção, agradeceu ao presidente, a quem ofereceu a camisola do jogo, ao treinador, ao staff médico e aos companheiros de balneário.

Pepe, por exemplo, não podia estar mais feliz. Por ele, Aboubakar, e pelo trabalho de toda a equipa. Tal qual, aliás, Jorge Nuno Pinto da Costa, que falou de uma exibição fantástica, especialmente na segunda parte.

Além da vitória do FC Porto, que mantém a equipa dona do seu próprio destino na competição, Portugal somou mais uns pontinhos para recuperar o sexto lugar no ranking da UEFA no final da época. O Braga empatou, o Vitória de Guimarães também e o Sporting goleou. Já o Benfica foi vítima da maldição de Béla Guttmann e, depois de estar a vencer por dois golos aos 90 minutos, acabou por deixar-se empatar. Portugal ocupa neste momento o desejado sexto lugar do ranking da UEFA, já com mais de dois pontos de vantagem sobre a Rússia.

Depois da vitória na Supertaça, a nossa equipa de basquetebol reencontra esta noite a Oliveirense com o projecto assumido e verbalizado por João Soares de somar a nona vitória consecutiva na Liga e conservar o primeiro lugar. O internacional português lembra, contudo, que jogar em Oliveira de Azeméis é historicamente difícil e que as duas equipas mudaram muito desde a última vez em que se viram. Descubra as diferenças a partir das 19h30, na RTP2.

27/11/19

Aconteceu a 27 Novembro 1976

Neste dia, o FC Porto iniciou a campanha que levaria o clube à conquista do quarto título na Taça de Portugal. No Estádio do Fontelo, os Dragões bateram o Académico de Viseu por 2-0 graças aos golos de António Oliveira e Teófilo Cubillas. Cerca de seis meses mais tarde, a jogar em casa, o grupo orientado por José Maria Pedroto sagrou-se vencedor da prova rainha do futebol português com uma vitória por 1-0 sobre o Sporting de Braga, garantida por Fernando Gomes, maior goleador de sempre dos portistas.

Dragões Diário 27-11-2019

O último treino do FC Porto antes da viagem para a Suíça teve lugar ao final da tarde de ontem, no Olival, com os mesmos três nomes no boletim clínico. A equipa parte para Basileia às 9h45 de hoje e a chegada está prevista para as 13h15 locais (12h15, hora continental portuguesa). Às 18h (17h de Portugal Continental), já em Berna, há a conferência de imprensa de antevisão do jogo, que será arbitrado pelo húngaro Tamás Bognar, e 45 minutos depois o habitual treino de adaptação. 

Entretanto, ficou ontem a saber-se que o Santa Clara é o adversário que se segue na Taça de Portugal. O FC Porto vai medir forças com o conjunto açoriano pela terceira vez nesta temporada, novamente no Estádio do Dragão, depois dos triunfos alcançados no campeonato e na Taça da Liga.

Novembro está a chegar ao fim, mas até sábado ainda tem tempo para conhecer o Objecto do Mês no Hall do Museu FC Porto. Trata-se da camisola que José Trindade, antigo jogador da equipa de voleibol, envergou na época de 1969/70, em que os portistas se sagraram campeões nacionais, vencendo o segundo de nove títulos na principal competição da modalidade.

26/11/19

Aconteceu a 26 Novembro 1986

Neste dia, o FC Porto conquista a sua quarta Supertaça. O troféu foi ganho no Estádio da Luz frente ao Benfica após triunfo por 4-2, com dois golos de Paulo Futre, um de Rabah Madjer e um outro de Fernando Gomes. O êxito do grupo orientado por Artur Jorge nesta edição da competição seria complementado no final da época com a glória europeia, alcançada em Viena face ao Bayern de Munique na final da principal prova de clubes da UEFA.

Dragões Diário 26-11-2019

Ontem de manhã já se trabalhou no Olival para preparar o encontro da quinta ronda do Grupo G da Liga Europa frente ao Young Boys, agendado para quinta-feira, às 17h55, em Berna. Romário Baró, Pepe e Zé Luís voltaram a apresentar-se com limitações físicas perante Sérgio Conceição, que dirige nova sessão mais logo, a partir das 18h. 

Vítor Ferreira, da equipa B, prolongou o vínculo contratual com o FC Porto até 2024. O médio de 19 anos, internacional português pelo escalão de Sub-21, disse que se tratou de uma decisão fácil, confessando estar preparadíssimo para o novo ciclo da carreira, no qual prevê encontrar muitas coisas boas.

O andebol portista vive uma fase pujante e além-fronteiras sucedem-se as distinções de jogadores do clube. Depois de Alfredo Quintana, agora foi a vez de Diogo Branquinho ter sido escolhido pela EHF, a federação europeia da modalidade, para integrar o sete ideal da última jornada da Liga dos Campeões, em que os Dragões foram a França derrotar o poderoso Montpellier (22-27).

A noite de ontem ficou marcada pela reunião da Assembleia Geral do FC Porto, na qual foram aprovadas por maioria as contas do clube, relativas ao exercício 2018/2019, que apresentam um lucro superior a 8,5 milhões. Foi ainda aprovado um voto de louvor aos malogrados Paulo Nunes de Almeida e Armando Magalhães, antigos presidente e vogal do Conselho Fiscal e Disciplinar.

25/11/19

Aconteceu a 25 Novembro 1990

Neste dia, houve clássico nas Antas frente ao Sporting. Um dos recursos importantes do FC Porto, naquela altura, era o pontapé-canhão de Geraldão, exímio na arte de marcar livres diretos. Na semana que antecedeu o jogo, o guarda-redes dos lisboetas, Ivkovic, afirmou que não estava preocupado e garantiu que sabia como defender os livres do central brasileiro. Como acontece frequentemente, a bazófia saiu-lhe caro, e ao quinto minuto de jogo Geraldão já tinha feito o 1-0. A 20 minutos do fim, Jorge Couto marcou o segundo e definiu o resultado final.

Dragões Diário 25-11-2019

Quatro bolas na baliza do Vitória de Setúbal e três nos postes sadinos ditaram a repetição do resultado do jogo da segunda jornada da Liga e a passagem do FC Porto aos oitavos de final da Taça de Portugal. O 4-0 foi construído com finalizações de Mbemba, Fábio Silva, Jubal (na própria baliza) e Marega. 
 
Sérgio Conceição apreciou a exibição sólida num encontro difícil por vários motivos, entre eles a incógnita sobre como o Vitória se apresentaria no Dragão após a contratação de Julio Velázquez. O treinador reforçou que esta é uma competição que a equipa quer muito ganhar e mostrou-se satisfeito por ter podido fazer alguma gestão dos jogadores mais desgastados.
 
A boa vitória de que falou Diogo Leite resultou, de acordo com Diogo Costa, de uma entrada com fome de ganhar. O jovem guarda-redes cumpriu ontem o quarto jogo pela equipa principal do FC Porto e ainda não sofreu qualquer golo. Este arranque já é melhor do que os de guarda-redes históricos como Américo, Vítor Baía e Helton.
 
Pouco antes do início deste jogo, a equipa de hóquei em patins bateu o Benfica num clássico disputado no Dragão Arena. Os lisboetas entraram melhor e estiveram a vencer por 2-0 e 3-1, mas Reinaldo García, Rafa e Gonçalo Alves marcaram os golos da reviravolta já perto do fim, e o jovem Tiago Rodrigues ainda defendeu um penálti no último minuto.
 
O que aconteceu era o que tinha de acontecer, explicou Guillem Cabestany, que assumiu que era vital ganhar. O treinador destacou a capacidade de luta do início ao fim e deixou uma mensagem de confiança para o futuro: Não estamos mortos, ainda faltam muitos jogos.
 
No voleibol feminino, nada de novo: ao nono jogo do campeonato surgiu a nona vitória. Ontem foi a vez de o Ginásio Clube Vilacondense ser derrotado por 3-1 em Vila do Conde.

24/11/19

Aconteceu a 24 Novembro 1987

Neste dia, em Amesterdão, Rui Barros marcou o golo que permitiu ao FC Porto bater o Ajax por 1-0 na primeira mão da Supertaça Europeia, cuja final se disputava em duas partidas na altura. Os Dragões juntaram este resultado a novo triunfo pela margem mínima na segunda mão, nas Antas, e em Janeiro de 1988 festejaram o título. Jogador de referência na história portista, Rui Barros jogou na equipa principal dos azuis e brancos em sete temporadas (seis delas consecutivas), nas quais fez 245 jogos e marcou 55 golos.

Dragões Diário 24-11-2019

O FC Porto regressa hoje aos jogos oficiais, 14 dias após o último realizado, para receber o Vitória de Setúbal, na quarta eliminatória da Taça de Portugal (17h30, RTP1 e SportTV). Já depois de orientar um treino com três nomes no boletim clínico, Sérgio Conceição manifestou a ambição de vencer a prova rainha do futebol português, na qual o conjunto sadino surge como um obstáculo a superar.
 
Não foi feliz o dia de ontem para a formação. Os Sub-17 iniciaram a 2ª fase do Nacional de Juniores B com uma derrota por 5-4 no reduto do Padroense, ao passo que os Sub-19 perderam por 1-0 na visita ao Famalicão, em jogo da 13ª ronda da 1ª fase do Nacional de Juniores A.
 
Motivos de satisfação tiveram as modalidades de pavilhão. A primeira a entrar em acção foi o voleibol feminino, que conquistou a oitava vitória em oito desafios na 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, ao suplantar o Boavista por 3-0. As jogadoras orientadas por Rui Moreira continuam líderes isoladas.
 
O andebol ofereceu aos portistas mais uma exibição memorável a nível europeu, em França, perante o Montpellier HB, e arrecadou o quarto triunfo no Grupo B da Liga dos Campeões (22-27), dando um importante passo rumo aos oitavos de final da competição. O conjunto de Magnus Andersson está a quatro pontos do líder THW Kiel.
 
O sábado azul e branco terminou com novo êxito da equipa de basquetebol, que derrotou o Barreirense (97-76) no Dragão Arena. O colectivo dirigido por Moncho López permanece invicto e líder isolado da Liga Portuguesa, com oito vitórias em outros tantos jogos. Segue-se uma difícil deslocação a Oliveira de Azeméis (29 de Novembro, 19h30).