14/07/22

Aconteceu a 14 Julho 1976

A história do FC Porto deu uma grande volta neste dia. Às 10 horas da manhã, José Maria Pedroto reentrava no Estádio das Antas para ser apresentado aos atletas reunidos no balneário por ocasião do início da pré-época. A segunda passagem do Mestre pelo banco resultou da iniciativa de Jorge Nuno Pinto da Costa e colocou, finalmente, a nau portista na rota das vitórias.
Lado a lado com o novo diretor do Departamento de Futebol, Pedroto começou por vencer a Taça de Portugal antes de quebrar um jejum de quase duas décadas para se sagrar primeiro Campeão e logo a seguir Bicampeão Nacional. Dois anos volvidos desde o 25 de abril tinha início a revolução que acabou com a ditadura dos clubes de Lisboa e abriu caminho à afirmação do FC Porto em Portugal e além-fronteiras.


Dragões Diário 14-07-2022

É já daqui a pouco (10h30) que o FC Porto entra em campo no Portimão Estádio para o terceiro teste em terras algarvias. Depois do Bristol Rovers e do Vilafranquense, a agenda do derradeiro dia de estágio no Sul do País tem reservado um ensaio à porta fechada e sem transmissão televisiva com o Portimonense.
 
Se ontem a manhã foi passada no relvado em modo intensidade máxima, o treino da tarde teve de ser substituído por uma sessão de vídeo face à qualidade do ar proveniente dos incêndios na região.
 
No rescaldo dos trabalhos em Vale do Lobo, Diogo Costa atestou o espírito de sacrifício de um colectivo super motivado e decidido a melhorar todos os dias para poder lutar por todos os troféus. Cheio de saudades dos adeptos, o herdeiro da camisola 99 garante que o balneário é sempre o mais importante, por isso é que todos se mantêm unidos e se dão muito bem dentro e fora do campo.
 
Melhor do que uma boa notícia, só duas. Ou mesmo três. Beatriz Moreira, Aline Delsin e Janaina Vieira fecham o ciclo de renovações e, juntamente com Joana Resende, Renatinha e Ana Gamboa formam o sexteto de voleibolistas cuja continuidade na AJM/FC Porto está garantida. Se a jovem lusa agradece o voto de confiança, Piu sente uma honra muito grande por estender o vínculo. Essa ideia é partilhada pela compatriota Janaina, central brasileira apostada em conquistar o máximo de títulos possível.

13/07/22

Dragões Diário 13-07-2022

É no Sul do país que os campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal continuam a preparar o muito que há para ganhar em 2022/23. Ontem voltou a ser dia de trabalho no Algarve, onde os azuis e brancos realizaram duas sessões de treino, uma da parte da manhã e outra da parte da tarde. O nome de Wilson Manafá (treino condicionado, ginásio e tratamento) continua a ser o único a figurar no boletim clínico dos Dragões, que prosseguem esta quarta-feira com os trabalhos de pré-temporada no Algarve.
 
Ora, e por falar no muito que há para ganhar em 2022/23, todos sabemos que a Supertaça é o primeiro troféu que nossa equipa pode erguer na temporada que se avizinha. No dia 30 deste mês, às 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro, o FC Porto vai defrontar o Tondela e os bilhetes estarão à venda a partir da próxima sexta-feira. Os ingressos estão divididos em três categorias, cada uma delas referente a um valor, e a venda será realizada por fases, de acordo com critérios de prioridade definidos pelo FC Porto.
 
Leonel Fernandes renovou o contrato que o liga ao FC Porto por quatro temporadas e vai vestir de azul e branco até 2026. O ponta esquerda internacional português de 24 anos, que soma três títulos no Andebol 1, duas Taças de Portugal e outras tantas Supertaças de Dragão ao peito, acredita que esta renovação é mais um voto de confiança, uma prova e um reconhecimento do meu trabalho. Para o futuro, um sonho: Adorava tentar igualar o heptacampeonato, acho que seria histórico para todos os atletas.