02/11/19

Aconteceu a 02 Novembro 2012

Neste dia, o FC Porto alcançou o melhor resultado da temporada 2012/2013 no campeonato, ao bater na oitava jornada e de forma expressiva o Marítimo por 5-0. No Estádio do Dragão, os golos dos azuis e brancos foram marcados por Jackson Martínez (dois), Silvestre Varela e James Rodríguez (dois). Uma goleada numa época memorável para o universo portista, com a celebração do tri, em grande parte graças ao épico golo de Kelvin aos 92 minutos do jogo da penúltima ronda perante o Benfica, que foi obrigado a ajoelhar.

Dragões Diário 02-11-2019

Sérgio Oliveira e Romário Baró voltaram a ser ontem as únicas ausências de mais um treino do FC Porto para preparar o jogo de amanhã, frente ao Aves, no Estádio do Dragão. Hoje, às 11h15, realiza-se nova sessão de trabalho no Olival e às 13h Sérgio Conceição fala em conferência de imprensa para projectar o embate da décima jornada do campeonato.

Em campo já esteve ontem a equipa de Sub-17. Os jovens Dragões treinados por Ricardo Malafaia foram à Serra da Estrela golear o Seia por 19-0, chegando ao fim da primeira fase do Campeonato Nacional no primeiro lugar isolado da Série B.

Hoje as atenções dos portistas centram-se nos Sub-19, no basquetebol e no andebol. O conjunto de Tulipa defronta, no Olival, o Paços de Ferreira a partir das 15h (Porto Canal/FC Porto TV), a equipa de Moncho López tem jogo marcado, nos Açores, com o Lusitânia para as 18h, e a formação de Magnus Andersson começa a medir forças com o Montpellier, no Dragão Arena, meia hora depois (Porto Canal/FC Porto TV).

Amanhã, os bês jogam pela segunda vez esta semana. Depois da vitória em Viseu na quarta-feira, o colectivo dirigido por Rui Barros enfrenta, em Pedroso (11h15), o Leixões, na nona jornada da LigaPro. Na antevisão, o médio Fábio Vieira disse que são os azuis e brancos quem tem de assumir o domínio do encontro.

Também só este domingo actuam os Sub-15. A equipa de Sérgio Ferreira tem pela frente, no Olival (11h), o Sporting de Espinho, em partida da décima ronda do Nacional de Juniores C. O defesa Mariano Regal e o avançado Afonso Sousa prometem esforço máximo para manter a invencibilidade esta temporada.

01/11/19

Aconteceu a 01 Novembro 1978

Neste dia, após sugestão de Teles Roxo, responsável da secção, o voleibol do FC Porto passou a ter uma equipa feminina. A proposta foi apreciada e votada no Conselho Desportivo, cujos elementos decidiram maioritariamente levar a ideia à prática. No início da temporada 2019-2010, arrancou uma nova era com jogadoras desta modalidade no clube e até ao dia 01-11-2019, os resultados não podiam ser melhores: além de já ter conquistado um título (Supertaça), a AJM/FC Porto venceu os quatro jogos disputados na fase regular do Campeonato Nacional da I Divisão, liderando de forma isolada a prova.

Dragões Diário 01-11-2019

Já se trabalha no Olival com vista ao duelo frente ao Desportivo das Aves, a ter lugar este domingo no Estádio do Dragão, às 20h. Ontem, só Sérgio Oliveira e Romário Baró estiveram indisponíveis no arranque da preparação para o encontro da décima jornada do campeonato. Esta manhã há novo treino.

Antes da equipa A, entram em campo já amanhã os Sub-19. O grupo orientado por Tulipa recebe no Olival, a partir das 15h, o Paços de Ferreira na 11ª ronda da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A. O treinador Tulipa e o defesa Tiago Matos deixam claro que a obrigação dos portistas passa por ganhar qualquer desafio.

Também este sábado, mas mais tarde, às 18h30, é a vez do andebol. A formação comandada por Magnus Andersson está de volta à Liga dos Campeões para defrontar a equipa francesa do Montpellier, que já conta com dois títulos na prova. Projectando o embate, o lateral Fábio Magalhães mostrou-se consciente da exigência da tarefa que os Dragões terão pela frente, ao mesmo tempo que destacou a necessidade de superação perante o conjunto gaulês.

Ao início da tarde de domingo, há clássico de hóquei em patins em Lisboa. O FC Porto defronta o Sporting no Pavilhão João Rocha, em encontro da quarta jornada do Campeonato Nacional, e na antevisão Carlo Di Benedetto garantiu que os azuis e brancos estão preparados para fazer um grande jogo.

31/10/19

Aconteceu a 31 Outubro 2002

Neste dia, 15 anos depois de Juary, um avançado brasileiro a voltou a decidir uma vitória do FC Porto no Estádio do Prater, em Viena: Derlei, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória da Taça UEFA, fez o 1-0 final frente ao Áustria de Viena.

Dragões Diário 31-10-2019

O FC Porto perdeu dois pontos na Madeira, onde esbarrou na muralha defensiva, no relvado miserável e no antijogo do Marítimo e empatou a uma bola. O golo azul e branco foi marcado por Pepe, ao minuto 84, na sequência de um canto batido por Alex Telles e de um desvio de Soares.

Perante o que se passou no Funchal, Sérgio Conceição afirmou que houve mais luta do que jogo. O treinador considera que o FC Porto criou oportunidades suficientes para ganhar e recorreu aos factos para criticar a arbitragem: O adversário tentou levar um pontinho de todas as formas e o árbitro foi conivente. Tivemos 70% de posse de bola e mais amarelos.

Em resumo, o árbitro não teve critério. O escasso tempo útil de jogo também foi objecto de crítica por Sérgio Conceição, e o que se jogou durante os sete minutos e 23 segundos do já curto período de compensação confirma a razão do técnico: foram menos de três minutos com a bola a rolar.

Rolar, neste caso, é uma força expressão, uma vez que o estado do relvado era deplorável. Como disse Sérgio Conceição, estava encharcado, apesar de há muito não chover na Madeira. E a realização naquele mesmo estádio, 48 horas antes deste encontro, de um jogo selecção feminina de sub-17 de Portugal também não terá ajudado. Alguém na Federação Portuguesa de Futebol lá saberá porque foi escolhido... 

O FC Porto não vacila por causa deste resultado injusto, garante Tecatito Corona. O próximo desafio está marcado para domingo, no Estádio do Dragão, frente ao Desportivo das Aves (20h).

Bem mais feliz foi o FC Porto B, que viajou até Viseu e venceu por 2-0, com dois golos de Vítor Ferreira. A formação secundária dos Dragões, que na próxima jornada recebe o Leixões (domingo, 11h15), soma agora dez pontos.

Dez jogos e dez vitórias é o registo do FC Porto no Andebol 1. Frente ao ADA Maia, no Dragão Arena, os azuis e brancos venceram por 41-29, com Leonel Fernandes a distinguir-se como o melhor marcador da equipa, com oito golos.

30/10/19

Aconteceu a 30 Outubro 1982

Neste dia, nas Antas, uma manita de Gomes e um golo de Sousa fizeram o resultado (6-0) do jogo da oitava jornada da Liga, em que o FC Porto recebeu o Estoril. Foi a primeira de três vezes em que o duplo vencedor da Bota de Ouro marcou cinco golos num jogo só. Nas outras duas, as vítimas foram o Vizela e o Farense.

Dragões Diário 30-10-2019

Agora que subiu ao primeiro lugar, Sérgio Conceição não quer sair de lá, e é precisamente por isso que leva à Madeira a determinação e a ambição de ali ficar; no primeiro lugar, bem entendido, e não na ilha, onde o FC Porto foi recebido por um mar de gente.

O jogo da nona jornada da Liga, frente a um Marítimo difícil, começa às 18h45, tem transmissão em directo na Sport.TV1 e não conta com a participação de Romário Baró, Moussa Marega ou Sérgio Oliveira.

Um pouco menos de quatro horas antes, em Viseu, o FC Porto B defronta o Académico, em jogo da oitava jornada da LigaPro, com o médio Mor Ndiaye a garantir a determinação da equipa para regressar às vitórias, mesmo sabendo da qualidade do adversário.

O dia termina no Dragão Arena, onde o campeão e líder regressa ao Andebol 1 para receber o ADA Maia a partir das 20h30. Leonel Fernandes, que quer tornar o jogo fáci” e confirmar a décima vitória consecutiva na prova, promete respeito absoluto por um adversário com bons guarda-redes e bons rematadores. O Porto Canal e a FC Porto TV também vão lá estar.

29/10/19

Aconteceu a 29 Outubro 2007

Neste dia, Lisandro López e Tarik Sektioui foram as principais figuras da vitória do FC Porto na receção ao Leixões, por 3-0, com um bis do argentino e um golo do marroquino. Curiosamente, na segunda volta da Liga de 2007/08, seriam os mesmos jogadores a selar o triunfo azul e branco no Estádio do Mar, dessa vez por 2-1.

Dragões Diário 29-10-2019

O Vitória de Setúbal será o adversário do FC Porto na quarta eliminatória da Taça de Portugal. O jogo com os sadinos, que na ronda anterior desta competição eliminaram o Águias do Moradal, vai realizar-se no Estádio do Dragão em data e hora a definir, após a paragem de Novembro para encontros das seleções.
 
O 17º confronto entre o FC Porto e o Vitória para a Taça de Portugal corresponderá à reedição de duas finais da prova, as de 1968 e 2006, ambas ganhas pelos azuis e brancos. Esta época, as duas equipas encontraram-se no Dragão logo à segunda jornada da Liga: o FC Porto venceu por 3-0 com um hat-trick de Zé Luís.
 
Antes do regresso à Taça, os Dragões ainda terão de disputar jogos do campeonato e da Liga Europa. O próximo está agendado já para amanhã, na Madeira, frente ao Marítimo, e começou a ser preparado no Olival com um treino em que Romário Baró não participou, por continuar a ser submetido a tratamento.

28/10/19

Aconteceu a 28 Outubro 1995

Neste dia, depois do FC Porto de Bobby Robson  ter viajado até ao Algarve, venceu o Farense por 2-0, com dois golos de Domingos, conquistando três pontos que contribuiram para o segundo título da sequência do Penta.


Dragões Diário 28-10-2019


Casa cheia, bom ambiente, um grande jogo, três golos, uma vitória e a subida à liderança do campeonato. Não se podia pedir muito mais para a recepção do FC Porto ao Famalicão, a equipa que ocupou o primeiro lugar da Liga desde o arranque da prova. Os Dragões venceram por 3-0 e ultrapassaram o adversário com golos de Luis Díaz, Soares e Fábio Silva.

Pouco mais de uma semana depois de se ter tornado o mais jovem jogador da história do FC Porto a marcar em jogos oficiais – frente ao Coimbrões, para a Taça de Portugal –, Fábio Silva bateu um novo recorde: detém, agora, o registo de portista mais novo a marcar no campeonato. Dois minutos em campo foram suficientes para alcançar este feito.

Perante um adversário forte e que chegou ao Dragão na condição de líder, o FC Porto teve o mérito de encontrar o melhor caminho para a vitória: Soubemos ajustar-nos para ganhar o jogo. As palavras são de Sérgio Conceição, que elogiou o jogo muito completo da equipa.

Depois de ter marcado pelo terceiro jogo consecutivo, Luis Díaz destacou a capacidade e compromisso, quer dos jogadores quer da equipa técnica. O extremo colombiano considera que o FC Porto ganhou muito bem e que, por isso, todo o grupo está de parabéns.

Duas vitórias e uma derrota é o balanço das prestações de ontem das equipas da formação. Os sub-19 perderam por 1-0 em Braga e ficaram mais longe da liderança do campeonato. Os sub-17 receberam e bateram o Sporting de Espinho por 4-0, enquanto os sub-15 venceram por 2-0 o dérbi realizado em casa do Salgueiros.

A equipa de voleibol feminino só sabe ganhar. Ontem, em jogo da quarta jornada do campeonato, derrotou o Sporting de Braga por 3-0 - o mesmo resultado dos três jogos anteriores -, com parciais de 25-14, 25-16 e 25-17.

27/10/19

Aconteceu a 27 Outubro 1985

Neste dia, Madjer estreia-se com a camisola do FC Porto. Foi na oitava jornada do campeonato, na visita ao Restelo, que o argelino fez o primeiro jogo pelo nosso clube. Madjer foi titular, fez uma grande exibição e o FC Porto venceu por 3-2, com dois golos de Fernando Gomes e um de Vermelhinho. Começava com uma vitória um percurso de sucesso de um dos mais extraordinários jogadores da nossa história.

Dragões Diário 27-10-2019

Ainda não foi desta que o FC Porto B conseguiu a primeira vitória em casa na LigaPro. Ontem, no Estádio de Pedroso, na sétima jornada da prova, Marius até deu vantagem aos azuis e brancos, mas o Vilafranquense chegou ao empate já em período de compensação, no derradeiro lance do jogo. Segue-se uma deslocação ao terreno do Académico de Viseu (quarta-feira, 30 de Outubro, 15h).

O clássico da quarta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol pintou-se de azul e o FC Porto bateu o Benfica (87-79), no Dragão Arena, mantendo assim um registo 100% vitorioso em 2019/20. Max Landis (28 pontos) foi o expoente máximo de uma grande exibição coletiva dos portistas, que olham agora para a viagem aos Açores, onde defrontam o Lusitânia (sábado, 2 de Novembro, 16h).

O FC Porto Fidelidade somou ontem a segunda vitória no campeonato ao golear o Valongo (13-2), no Pavilhão Municipal de Fânzeres, na terceira jornada. Gonçalo Alves (4), Poka (3), Hugo Santos (2), Carlo Di Benedetto (2), Reinaldo García e Giulio Cocco fizeram os golos portistas. Na próxima ronda, a quarta, há clássico com o Sporting, no Pavilhão João Rocha (Domingo, 3 de Novembro, 15h).

A AJM/FC Porto somou ontem a terceira vitória em outros tantos jogos na 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de voleibol feminino. A equipa azul e branca impôs-se frente ao Castêlo da Maia com um claro 3-0 (25-18, 25-23 e 25-23) e hoje, a partir das 16h, volta a jogar no Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venezolano, em Santa Maria da Feira, diante do Sporting de Braga.