19/01/08

Plantel regressa aos treinos na segunda-feira

Depois da vitória sobre o Desp. Aves, que assegurou a qualificação para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, o plantel do F.C. Porto retoma os trabalhos na segunda-feira de manhã, nos relvados do Olival, dispondo de um dia de folga a gozar no domingo.
A sessão de treino, durante a qual Jesualdo Ferreira dará início à preparação do encontro com o Sporting, em Alvalade, referente à 17ª jornada da Liga, tem início marcado para as 10h00, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Jesualdo Ferreira: «Indiscutível, mas com mais golos»

A vitória não carece de discussão. De acordo com Jesualdo Ferreira, que fala em missão cumprida e na certeza de que a equipa não falharia, falta apenas outra expressão, números mais amplos que pudessem fazer justiça à exibição. O treinador dos Dragões expõe ainda as razões por que não poupou Lucho a um minuto de utilização, certifica o apreço sem preço pela qualidade de Lisandro e assegura que Farías surge no momento certo.

Sem discussão
«A vitória foi indiscutível, mas com mais golos seria mais de acordo com aquilo que a equipa produziu. O F.C. Porto controlou sempre o jogo, embora os jogadores do Aves tenham tido, aqui e ali, um maior balanço ofensivo, até por se tratar de um jogo de Taça e porque nada tinham a perder. Poderíamos ter acabado com o jogo mais cedo, mas o 2-0 só surgiu no fim.»

Certo 100 por cento
«Os jogadores encararam o encontro com grande seriedade e cumprimos a nossa obrigação, que era passar à próxima eliminatória. Tinha a segurança absoluta de que esta equipa ganharia o jogo e estou satisfeito com a exibição de vários jogadores, que podem entrar na equipa a qualquer momento e em qualquer prova.»

Atenção e paciência
«Nem sempre as pessoas estão tão atentas ou são tão pacientes quanto nós, mas o Farías surgiu no momento certo. O Fucile, que tem tido problemas que remontam à época passada e tem ficado de fora, apareceu bem melhor, deu sinais de que pode regressar num espaço de tempo mais curto.»

Lucho a subir
«Não é só o Sporting que está no nosso horizonte. Há mais três meses de competição pela frente e foi a pensar neles que o Lisandro e o Quaresma não integraram a equipa inicial. O Lucho cumpriu os 90 minutos porque é um jogador com características completamente diferentes. Era importante que ele jogasse depois da pausa, para aumentar o ritmo de jogo que ele já tem vindo a subir.»

Apreço por Lisandro
«O facto de o Lisandro ter passado a ser 100 por cento do FC Porto significa, sobretudo, o apreço que temos pela qualidade do seu futebol. Digamos que foi uma medida de resguardo.»

Dragão também voa na Taça

A história do encontro deste fim de tarde no Dragão poderia resumir-se aos golos portistas. Um na primeira metade, da autoria de Farías, e outro ao cair do pano, por Quaresma, atribuíram o desfecho acertado a uma partida com insistência azul e branca como nota dominante e com inevitável marca de Campeão no resultado final.
Não era propriamente de caça que se tratava a disputa em pleno Palco das Emoções portistas, antes a possibilidade de os Dragões voarem mais alto do que o Aves, tendo a arte futebolística como meio propulsor. Foi exactamente isso que aconteceu na partida da 5ª eliminatória da Taça de Portugal, muito por culpa dos poderosos argumentos apresentados pelos comandados de Jesualdo Ferreira, capazes de descolar destemidamente rumo ao ambicionado sucesso.
Foi com ritmo argentino que o F.C. Porto se lançou para a ascendência no jogo, com Lucho e Farías a assumirem papel de relevo ao longo da primeira meia hora de disputa. Primeiro foi o capitão portista a combinar na perfeição com Mariano e a rematar para defesa apertada do guarda-redes contrário, e, pouco depois, foi a vez do compatriota Farías seguir-lhe o exemplo, ganhando espaço na área avense e rematando com perigo, num claro sinal de pré-aviso para o que logo se seguiria.
À passagem da meia hora da primeira metade, um livre cobrado na direita por Lino teve destino exemplar até à cabeça de Farías que, em plena zona de perigo adversária, literalmente, voou para assinar o primeiro avanço azul e branco no marcador.
O descanso não havia de chegar sem que os Bicampeões Nacionais voltassem a acercar-se da baliza avense, por Mariano e por Lino, que mais não fizeram do que acentuar a inevitável toada de insistência portista até então registada.
A segunda metade trouxe mais do mesmo ao duelo, com outros protagonistas a procurarem escrever o seu nome na história do encontro. Bolatti e Lucho, aos 75 minutos, desperdiçaram uma soberana ocasião dupla para alargarem o pecúlio dos Dragões, atirando de perto, por duas vezes, contra a muralha defensiva adversária. Quaresma tentou igualmente afinar a pontaria do ataque azul e branco, criando e trabalhando um lance de perigo junto da baliza contrária, mas a falta de atirador adiou a emenda de sucesso.
No entanto, o número 7 azul e branco não deixaria que o espectáculo fechasse com tão escasso desenlace para traduzir a hegemonia portista, e, já em cima do apito final do árbitro, aproveitou uma jogada de insistência, pois claro, do ataque dos Dragões, para selar o resultado final do encontro com uma conclusão bem colocada e melhor intencionada, num desfecho que se define numa palavra: ajustado.

Taça de Portugal 2007/08 – 5ª Eliminatória (19 de Janeiro de 2008)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 20.319 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)
Assistentes: Rui Licínio e Vítor Carvalho
4º árbitro: António Moreira

F.C. PORTO: Nuno; Fucile, João Paulo, Stepanov e Lino; Bolatti, Lucho «cap.» e Kazmierczak; Adriano, Farías e Mariano
Substituições: Kazmierzak por Quaresma (61 min), Adriano por Lisandro (74 min) e Mariano por Cech (81 min)
Não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Raul Meireles e Castro
Treinador: Jesualdo Ferreira

CD AVES: Rafael; Grosso, Sérgio Nunes, Miguel Vítor e Pedro Geraldo; Marcelo Henrique e Mércio; Leandro, Gouveia e Castro; Leandro Tatu
Substituições: Castro por Robert (46 min), Marcelo Henrique por Pascal (46 min) e Gouveia por Romeu (75 min)
Não utilizados: Rui Faria, Rui Miguel, Nuno Mendes e Zambujo
Treinador: Henrique Nunes

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Farías (31 min) e Quaresma (90 min)
Disciplina: Cartão amarelo para Sérgio Nunes (37 min), Marcelo Henrique (40 min), Pedro Geraldo (63 min), Mariano (79 min), Miguel Vítor (82 min) e Quaresma (90 min)

18/01/08

Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

A F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu esta sexta-feira um comunicado no qual anuncia a compra dos restantes 50 por cento dos direitos desportivos de Lisandro Lopez, melhor marcador da Liga 2007/08. Depois de ter assegurado a totalidade do passe de Lucho González, no início da temporada, a sociedade azul e branca garante assim mais um importante «reforço».

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem informar que recusou a proposta recebida do F.C. Zenit St Petersburg com vista à transferência a título definitivo do jogador Lisandro Lopez.
Assim, nos termos do acordo celebrado com a Global Soccer Agencies Lt, a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD tomou a decisão de adquirir os restantes 50% dos direitos económicos do jogador pelo montante global de 4,429 milhões de euros.
O Conselho de Administração
Porto, 18 de Janeiro de 2008

"Pura maldade" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Pedro de Filipe, o empresário de José António Camacho, resolveu acabar com a discussão em torno de uma eventual saída do técnico encarnado para o Newcastle com uma declaração que não deixasse margem para dúvidas. Pensou, pensou e saiu-se com esta pérola: "Se rejeitou o FC Porto ia agora assinar por outro clube?", disse ele, como quem sublinha a evidência de que, depois de se recusar um eventual convite de um grande clube, bicampeão nacional e recordista de presenças na Liga dos Campeões, não se pode ir a correr para os braços de qualquer emblema do meio da tabela inglesa. Realmente, parece óbvio, há que manter o nível. Acontece, porém, que a declaração de Pedro de Filipe levanta algumas questões ambíguas. É claro que há a inicial massagem ao ego mirrado dos adeptos benfiquistas com aquela referência à recusa de um imaginário convite do FC Porto por parte de Camacho. Mas logo a seguir, bate a triste e dura realidade. É que bem vistas as coisas numa perspectiva benfiquista, Camacho teria sido muito mais amigo se tivesse aceitado o convite do FC Porto e fosse para lá fazer o mesmo que tem feito na Luz. Isso sim, seria um bonito e enternecedor acto de sacrifício pela causa encarnada. Agora, recusar o tal hipotético convite do FC Porto, perder a oportunidade para trabalhar infiltrado para lá das trincheiras, sabotando o inimigo e ir para o Benfica fazer o que está à vista de todos, bem, fazer isso é muito" jodido".

Intenções
Temos três competições pela frente: Liga, Champions e Taça. Queremos chegar ao final da época na frente das três provas.
Jesualdo Ferreira, sobre os objectivos do FC Porto

Edgar garantido por mais uma época

O FC Porto garantiu Edgar por mais uma época, prolongando, assim, um empréstimo que terminava no final da temporada. Actualmente na Académica, o brasileiro parecia condenado a não ver exercido o direito de opção que os portistas detinham, mas, sabe-se agora, a situação foi devidamente acautelada: o rendimento de Edgar nos treinos não foi suficiente para lhe garantir um lugar entre as escolhas regulares de Jesualdo Ferreira, mas bastou para que os dragões solicitassem junto da Inverfutbol, empresa espanhola que gere a carreira do avançado, uma revisão do acordo alinhavado. Desta forma, Edgar tem a garantia de que no próximo ano terá nova oportunidade para convencer os portistas. Em meio ano, o brasileiro foi chamado poucas vezes por Jesualdo Ferreira e só conseguiu a titularidade em Paços de Ferreira. Sob as ordens de Domingos, Edgar deve garantir mais oportunidades para jogar.

Fonte: O Jogo

Rabiola já mostra ao professor o que pode valer na área

Rabiola juntou-se ontem ao plantel do FC Porto, cumprindo a primeira etapa do plano de integração que começou com o resgate ao Guimarães seis meses antes do previsto. A escassa utilização do avançado, contratado e emprestado aos vimaranenses no início da época, acelerou a chegada ao plantel portista, permitindo a Jesualdo Ferreira um acompanhamento mais detalhado. De acordo com o que está previsto, Rabiola, de 18 anos, garantirá minutos de rodagem na Liga Intercalar e pode também ser desviado algumas vezes para compromissos dos juniores. As saídas de Edgar e Hélder Postiga na reabertura de mercado abrem-lhe espaço na área, mas a prioridade passa por completar a formação que vinha sendo garantida no clube de origem.
O avançado despediu-se anteontem dos companheiros de Guimarães, num jantar, e, poucas horas depois, conheceu os cantos do centro de treinos do FC Porto. Uma estreia que acabou por ser discreta, porque o trabalho, ontem, foi à porta fechada.
Na actual temporada, excluindo a utilização na Liga Intercalar, Rabiola soma apenas 82 minutos, distribuídos por quatro jogos. Titular apenas num deles, o avançado marcou um golo ao Leiria. A actualização prossegue no FC Porto.

Camisola número 39
Na linha do que acontece com os avançados do plantel - Adriano é uma excepção porque se afeiçoou ao 28 desde que chegou, fazendo dele imagem de marca que ainda não descolou - Rabiola usará um número que termina em 9, à ponta-de-lança. No caso, foi-lhe destinada a camisola com o 39 estampado. Lisandro e Farías completam o lote de avançados à disposição de Jesualdo Ferreira e também eles cumprem essa tradição que começou nos tempos de Adriaanse: Lisandro é o 9; Farías o 19.

Fonte: O Jogo

17/01/08

Jesualdo Ferreira: «Estamos muito interessados em seguir em frente»

Jesualdo Ferreira assegura que o F.C. Porto está «extremamente motivado» para o jogo frente ao Desp. Aves, que se realiza no sábado, às 18h30, no Estádio do Dragão, e «muito interessado» em seguir em frente na Taça de Portugal.
Na conferência de imprensa de antevisão deste encontro da quinta eliminatória da prova, desenrolada esta quinta-feira, no auditório do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, o treinador dos Dragões admitiu ainda poder dar a oportunidade de jogar a atletas menos utilizados, sublinhando estar convicto de que a equipa que alinhar lhe dará todas as garantias de continuar na competição.

Conferência de imprensa em: http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futdecjesualdo_170108_32497.asp


Rabiola já trabalha com os Bicampeões

Rabiola já trabalhou, esta quinta-feira de manhã, com o F.C. Porto, que cumpriu, no Olival, mais um treino de preparação para o desafio da quinta eliminatória da Taça de Portugal. O jogador, contratado no início da época pelos Dragões e cedido até agora ao V. Guimarães, é o número 39 do plantel.
Depois de Hélder Barbosa, que envergará a camisola 21 – regressado aos Bicampeões Nacionais, após um ano e meio cedido à Académica –, foi a vez de outro jovem se estrear nos trabalhos do F.C. Porto, que continua sem poder contar com Tarik Sektioui, ao serviço da Selecção de Marrocos, e Leandro Lima, ainda a tratar de assuntos pessoais.
Ventura e Castro, que se encontram com a Selecção Portuguesa de sub-20, também permanecem ausentes, enquanto Rui Pedro, que ontem assinou um «hat-trick» na goleada dos Dragões sobre o Penafiel, em jogo da sétima ronda do Campeonato de Inverno da Liga Intercalar, já participou no ensaio de hoje.
O F.C. Porto conclui a semana de trabalho amanhã, no Estádio do Dragão, num treino marcado para as 10h00 e que decorrerá à porta fechada. Após o apronto, será divulgada a lista de convocados para a recepção ao Desp. Aves, agendada para as 18h30 deste sábado.

Fonte: Site oficial

Marek Cech chamado à selecção eslovaca

O lateral do F.C. Porto foi convocado para representar a Selecção Nacional da Eslováquia, num encontro de carácter particular, agendado para 6 de Fevereiro, perante a congénere da Hungria.
Marek Cech tem marcado presença assídua entre o lote de convocados da equipa nacional eslovaca, voltando agora a ser chamado para a partida amigável frente à selecção húngara. O encontro está marcado para 6 de Fevereiro, em Limassol, no Chipre.

Fonte: Site oficial


"Empréstimos" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Os empréstimos são um risco. É por isso que os bancos cobram aqueles juros obscenos cada vez que lhes pedimos alguma coisa. E é pelo mesmo motivo que sentimos um aperto no coração quando um amigo nos pede aquela primeira edição autografada do "Memorial do Convento" de José Saramago. A verdade é que nunca sabemos exactamente o que vai acontecer às coisas que emprestamos, nem em que estado nos vão ser devolvidas. Ainda assim, o FC Porto tem uma experiência razoavelmente bem sucedida com os empréstimos. No onze do bicampeão nacional há, pelos menos, três empréstimos bem sucedidos. Bruno Alves, Paulo Assunção e Tarik, actualmente ao serviço da selecção de Marrocos, foram emprestados e renderam juros, voltando ao FC Porto para se assumirem como titulares indiscutíveis. Agora, no arranque para a segunda metade da temporada e numa altura em que a ausência de Tarik fazia adivinhar a necessidade de um novo extremo, os bicampeões nacionais recuperaram um empréstimo, Hélder Barbosa, e fizeram mais três: Edgar, Leandro Lima e Postiga. É claro que também no futebol o crédito mal parado é um problema, mas nestas coisas, quem não arrisca, não petisca. E ninguém seria capaz de imaginar este FC Porto sem Bruno Alves e Paulo Assunção, para citar só dois exemplos, pois não?

Coragem
O grupo é forte, mas vou trabalhar para ganhar estatuto aqui.
Hélder Barbosa, jogador do FC Porto

16/01/08

"Escolhas" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

O grande problema de ter de escolher entre duas hipóteses é a inevitabilidade de assumir a responsabilidade pelas consequências dessa escolha. Quem nunca escolhe nada, nunca corre o risco de errar, mas também nunca decide, nunca dirige, limita-se a ser dirigido. Ora, Jesualdo Ferreira tem uma escolha para fazer agora que o campeonato faz uma pausa para recuperar o fôlego antes do clássico que levará os bicampeões nacionais até Alvalade. De que forma abordar o jogo com o Aves, para a Taça de Portugal? Por um lado, a Taça é um dos objectivos prioritários dos portistas, tanto mais quanto o campeonato até está, à falta de concorrência, meio resolvido. Por outro, há um núcleo de jogadores sobrecarregados por uma sucessão impressionante de jogos disputados ao mais alto nível e para os quais o futuro próximo reserva apenas mais do mesmo, quer ao serviço do FC Porto, quer até ao serviço das respectivas selecções. Finalmente, há também um núcleo de jogadores que a qualidade do onze principal tem mantido longe das primeiras opções de Jesualdo Ferreira no campeonato. Ora, idealmente, o treinador do FC Porto tentará conciliar todos os problemas para chegar a uma solução. De que forma abordar o jogo com o Aves? Pois, com uma equipa ambiciosa, capaz de o ganhar e garantir a continuidade dos portistas na prova, enquanto permite a poupança de alguns dos jogadores mais utilizados e ao mesmo tempo dá aos outros mais uma oportunidade de demonstrar que merecem outras oportunidades. Simples, não?

Confirmação
É verdade que a situação está a ser tratada.
Rui Neno, empresário de Bruno Alves sobre a renovação do contrato com o FC Porto

15/01/08

Hélder Barbosa já treina com os Bicampeões

A presença de Hélder Barbosa foi a principal novidade do treino desta terça-feira de manhã do F.C. Porto, que continua a preparar o encontro da quinta eliminatória da Taça de Portugal. Bruno Alves, que ontem ficou pelo ginásio, também já trabalhou com os restantes companheiros, estando totalmente recuperado de uma contusão na perna direita.
Além do extremo Hélder Barbosa, que regressa agora aos Dragões, após um período de cedência, por empréstimo, à Académica, participou no ensaio dos Bicampeões Nacionais, realizado no Olival, a pensar no jogo frente ao Desp. Aves, o júnior Ruca, que já ontem tinha trabalhado com Helton e Nuno, face à ausência de Ventura.
O jovem guarda-redes do plantel principal azul e branco encontra-se a treinar com a Selecção Portuguesa de sub-20, ao serviço da qual permanecem também Castro e Rui Pedro, tendo em vista o duplo compromisso contra a Eslováquia, sendo que o primeiro acontece já hoje, às 15h00, em Santa Comba Dão, e o segundo está agendado para quinta-feira, às 15h00, em Tondela.
Ausentes do apronto de hoje do F.C. Porto estiveram igualmente Tarik Sektioui – à semelhança do que se tem verificado, de resto, desde o desafio contra a Naval, altura em que o extremo se juntou à Selecção de Marrocos, que marcará presença na Taça das Nações Africanas (CAN) 2008, a ter lugar no Gana, de 10 de Janeiro a 20 de Fevereiro – e Edgar, autorizado a tratar de assuntos pessoais.
Os Dragões voltam a reunir-se amanhã, às 10h00 (15 minutos abertos à comunicação social), novamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em cujo relvado decorrerá, às 09h45, a «super flash» de antevisão do jogo referente à quinta eliminatória da Taça de Portugal.

Fonte: Site oficial

Formação: Resultado deste fim-de-semana

Sub17
Campeonato Nacional Juniores B
Sp. Espinho – FC Porto, 0-2

Sub 16
Campeonato Nacional Juniores B
Padroense – Naval, 1-0

Sub 14
Campeonato Distrital Iniciados - 1ª Divisão
FC Porto – Canidelo, 3-1

Campeonato Distrital Iniciados - 2ª Divisão
FC Porto – H. Gonçalves, 3-0

Sub 13
Campeonato Distrital Infantis – 1º Divisão
Leixões – FC Porto, 0-2

Campeonato Distrital Infantis – 2ª Divisão – Série 02
B. Falcão – FC Porto, 1-2

Campeonato Distrital Infantis - 2ª Divisão – Série 03
FC Porto – Varzim, 1-0

Sub 11
Campeonato Distrital Escolas (Fut. 11)
Boavista – FC Porto, 0-3

Campeonato Distrital Escolas – Série 1 (F7)
FC Porto – Penafiel, 11-0

Campeonato Distrital Escolas – Série 2 (F7)
Paredes – FC Porto, 2-6

Campeonato Distrital Escolas – Série 4 (F7)
Leixões – FC Porto, 0-4

Vídeo do jogo contra o Braga

"Ilimitado" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Depois do triunfo sobre o Braga, que deixou o FC Porto a onze pontos do segundo classificado, começa a tornar-se redundante falar sobre a superioridade da equipa de Jesualdo Ferreira a nível interno. Dizer que o FC Porto tem o ataque mais eficaz do campeonato ou a defesa menos permeável parece uma evidência. Sublinhar que os portistas venceram os jogos que disputaram com os cinco perseguidores mais próximos por números nem sempre tão convincentes como as respectivas exibições surge como óbvio. Frisar que, quando ainda há 42 pontos em disputa, o FC Porto apenas precisa de 31 para se sagrar campeão é redundante. Acontece, porém, que a superioridade portista no campeonato começa também a assumir uma dimensão verdadeiramente europeia. O FC Porto é, entre os líderes dos campeonatos europeus, aquele que conseguiu cavar a maior vantagem para o segundo classificado. Um facto tanto mais de sublinhar quanto o campeonato português é, entre os principais campeonatos europeus, aquele que leva menos jornadas disputadas e, simultaneamente, o que tem menos jornadas por disputar, o que significa menos oportunidades para os adversários recuperarem da desvantagem. Um estado de coisas que, a manter-se, poderá dar aos portistas tempo e disponibilidade para preparar convenientemente e sem distracções os dois jogos com o Schalke 04, na Liga dos Campeões. Afinal, Portugal parece estar a ficar demasiado pequeno para este FC Porto e nesta, como em muitas outras coisas, o céu deve ser o limite.

Europeu 2008
Neste momento somos o país europeu com melhores centrais.
Bruno Alves, central do FC Porto

13/01/08

Farías «muito contente» por se ter estreado a marcar

Farías era o espelho do contentamento no final do jogo deste sábado à noite, entre F.C. Porto e Sp. Braga, que terminou com uma goleada dos Dragões, fechada pelo avançado argentino, que assim se estreou a marcar pelos Bicampeões Nacionais.
«Estou muito contente por ter marcado o meu primeiro golo pelo F.C. Porto, que é o resultado do trabalho que tenho desenvolvido. Um golo é sempre motivo de confiança-extra para qualquer avançado, mas o mais importante agora é continuar a trabalhar, de modo a poder ajudar a equipa.»

Fonte: Site oficial

Jesualdo Ferreira: «Queremos ser mais fortes a cada jogo»

Naturalmente satisfeito com o resultado expressivo e a exibição de gala dos seus jogadores, após o triunfo por 4-0 frente ao Braga, o treinador dos Dragões destacou o bom desempenho da equipa ao longo da partida. Para Jesualdo Ferreira nada está ainda ganho, mas o caminho para o sucesso está cada vez mais desimpedido.
Taxa de eficácia alta
«Sabíamos que os pormenores poderiam fazer a diferença neste jogo. Na verdade, os pormenores do nosso jogo colectivo fazem-se muitas vezes em função do desempenho do nosso adversário, e, nesse sentido, sabíamos como o Braga se movimentava e tacticamente estivemos muito bem, conseguindo anular o jogo deles. Aproveitamos as oportunidades que tivemos e fizemos, sobretudo, um jogo com uma taxa de eficácia alta».
Ganhar cada jogo
«Aumentamos a vantagem para o segundo classificado e queremos continuar a aumentá-la. No entanto, a nossa filosofia mantém-se inalterada, queremos ser mais fortes a cada jogo e o nosso pensamento é o de ganhar jogo-a-jogo. Os jogadores sabem que devem encarar cada partida com a vitória em mente».
Muitos encontros pela frente
«Fizemos 16 jogos e faltam 14 para disputarmos. Temos um calendário difícil, sobretudo fora de casa e vamos ter de ser solidários entre todos. Acima de tudo teremos que saber sofrer, já que vamos ter jogos muito difíceis. Vejo na minha equipa muita confiança e cada jogador sabe exactamente o que quer quando entra no jogo. Sinto que temos boas condições para ganharmos este campeonato».
Momento certo para o regresso de Hélder Barbosa
«Encaramos o regresso do Hélder Barbosa em duas vertentes: enquanto um jogador de muita qualidade, um esquerdino muito rápido que preenche uma lacuna no nosso plantel, bem como numa decisão enquadrada na sua formação no clube e na qualidade patenteada ao longo do seu percurso. Entendemos acima de tudo que chegou o momento dele voltar e evoluir junto da nossa equipa, para posteriormente sabermos o que poderá ser no futuro».

Fonte: site oficial

O Dragão é mesmo uma máquina!

Sem que se percebesse exactamente se corria inspirado pela apresentação do monolugar com que se dispõe a derreter o asfalto europeu, o Dragão acelerou, disparado à primeira curva, que descreveu com inegável perícia e já em vantagem, movido por um intenso, apesar de praticamente inaudível, rugido de um motor poderoso e sabiamente afinado.
Determinada e corajosa, combinando velocidades vertiginosas com travagens fumegantes, a condução destemida denunciaria a intenção de vencer às primeiras voltas, batendo, sucessivamente, o recorde da pista. Ao quinto minuto, ainda motores e pneus não tinham atingido a temperatura ideal, e já Lisandro, uma das mais cintilantes peças de um propulsor perfeito, fazia o golo, no final da recta traçada por Bosingwa, a face mais visível da capacidade de arranque da máquina.
Um manuseamento exemplar de caixa, evidência de uma rigorosa selecção de velocidades, e um percurso sem defeito, com abordagens de génio aos «ésses» mais delicados, revelaram o cérebro da engrenagem alguns quilómetros adiante: Lucho, hábil e sensato, dínamo responsável pelas linhas de maior requinte de um concentrado de elevada potência, servia Raul Meireles para o segundo golo, conseguido com um simples menear de cabeça e um raro sentido de oportunidade.
Porque o F.C. Porto não é só velocidade de ponta, porque um bólide não se conduz à meta sempre de prego a fundo, houve, óbvia e inevitavelmente, um exercício de gestão da vantagem, meticulosamente controlada pelo chefe de escuderia, numa estratégia com três paragens tardias para troca de «pneus» e umas quantas ovações, num género de voltas de consagração.
Antes e depois do aplauso, voltou a haver golos. De um reincidente e de um estreante. No caso, ambos argentinos. Do incontornável Lisandro e de Farías, um acessório mais ou menos recente ajustado com harmonia e sem défice de potência aos últimos instantes da corrida. Quando o Dragão cortou a meta, ainda com combustível de sobra, o adversário já havia acumulado quatro voltas de atraso e o mais directo perseguidor ficava a onze pontos do líder, máquina refinada de aceleração, detentora, entre múltiplos atributos, do melhor ataque, da melhor defesa e do melhor marcador.

Fonte: Site oficial

Ficha e Fotos do Porto 4 Braga 0