09/03/12

Treino de quinta-feira

O treino de ontem ficou marcado pelas ausências de Danilo e Varela em tratamento e Mangala que esteve a fazer treino condicionado. O Porto continua a preparar a recepção à Académica num jogo marcado para amanhã às 20h15.

Vítor Pereira: "Estamos focados em vencer a Académica"



Vítor Pereira quer bater a Académica para manter o FC Porto rumo ao "objectivo fundamental da época, que é vencer o campeonato". Alheio a polémicas, o treinador do FC Porto diz que não interessa dizer quem é o melhor, mas "sê-lo de facto".

Que lhe parece a polémica sobre o clássico da última jornada?
Quem ganhou o último jogo foram os jogadores e ponto final.

Como encara a recepção à Académica, que eliminou o FC Porto da Taça de Portugal?
Este jogo por todos os motivos deve-nos lembrar o jogo da Taça de Portugal. Uma Académica bem organizada, com bons jogadores. Uma Académica que vem para fazer o seu jogo, para dificultar a nossa tarefa ao máximo, mas temos um FC Porto que está determinado, concentradíssimo no objectivo fundamental da época, que é vencer o campeonato. Será fundamental entrarmos fortes e mantermo-nos fortes e bem focados, em estado de alerta, com muita confiança e com a confiança dos nossos adeptos, vencer e somar os três pontos.

Sentiu a equipa mais tranquila esta semana, após recuperar o primeiro lugar?
A equipa trabalhou esta semana exactamente da mesma forma, acreditando no título, como acreditávamos antes. Conscientes das dificuldades, mas muito confiantes, sabendo que o jogo se prepara durante a semana, com um ritmo forte de treino.

Qual é a equipa que joga melhor futebol em Portugal?
Em minha opinião a equipa mais forte será aquela que no final ganhar o campeonato. Os campeonatos não se ganham nem no início, nem no meio. Conscientes de um campeonato muito competitivo, o que nós queremos não é dizer às pessoas que somos os melhores, mas sê-lo de facto, no fim, vencendo o campeonato. É esse o nosso objectivo. Essa questão para mim é para embalar. Não queremos ser embalados.

Maicon foi muito criticado e você também, afinal onde ele rende mais, a lateral ou a central?
O Maicon nunca foi tão falado. Continuo a responder da mesma forma, acredito no colectivo e acredito no talento individual e acredito em decisões tomadas em consciência, sempre para o melhor da equipa.

Não acha grave um treinador dizer que um árbitro assistente não assinalou porque não quis?
Não vou comentar. Excelente jogo, resolvido pelo talento dos jogadores, só isso. Não sou eu que tenho de avaliar a gravidade.

Desde Janeiro houve várias mudanças, chegaram Lucho e Janko, pôs um adjunto na bancada, Paulinho Santos integrou a equipa técnica, o FC Porto recuperou a liderança. Em dois meses mudou muita coisa...
As reestruturações que fizemos foram no sentido de nos tornarem mais fortes e julgo que foi isso que aconteceu. O Janko veio trazer, a par do Kléber, uma presença forte nas zonas de definição. O Lucho veio trazer liderança, tem qualidades intrínsecas de liderança. O Paulinho porque achamos que precisávamos de uma pessoa com o perfil e a personalidade do Paulinho no seio do grupo. O professor Quinta porque achámos que era importante ter uma visão num plano diferente. Achamos que funcionaria melhor se tivéssemos alguém num plano superior. Foram reestruturações no sentido de nos fortalecer.

Como é que viu afastamento de Villas-Boas?
O afastamento do André é o afastamento de um amigo, que me entristece, depois de uma pessoa muito competente. Já conversámos, mas nesta altura julgo que o André quer estar resguardado, tranquilo, para rapidamente voltar ao activo.

07/03/12

Vítor Pereira chama juniores ao treino da equipa sénior

A presença dos juniores Luís Pinto e Tiago Ferreira foi a novidade do treino desta terça-feira do F.C. Porto, integrado na preparação do jogo com a Académica, da 22.ª jornada da Liga de futebol.
Com o francês Mangala ainda a treinar de forma condicionada, e sem Varela e o brasileiro Danilo, em tratamento, bem como Emídio Rafael, em repouso, o treinador Vítor Pereira recorreu à formação para suprir as ausências.
O defesa gaulês retomou o trabalho de campo na segunda-feira e ainda está a recuperar do problema físico que o afastou dos relvados desde o jogo com o Manchester City, a 16 de fevereiro.
O treinador dos "dragões" chamou ao trabalho do plantel principal, para uma sessão que decorreu no Olival, em Vila Nova de Gaia, o guarda-redes Luís Pinto e o defesa Tiago Ferreira, dos sub-19.
O F.C. Porto prossegue na quarta-feira a preparação da receção de sábado à Académica com nova sessão de treino no Olival, pelas 10.30 horas, antecedida em 15 minutos por declarações à imprensa de um jogador.

05/03/12

O Pinóquio

A verdade desportiva de um mentiroso. Para Rui Santos dizer a verdade sobre o FC Porto é inversamente proporcional às nossas vitórias. Quanto mais ganhamos mais Rui Santos mente e se lhe crescesse o nariz a cada mentira que diz...
Do alto do púlpito que lhe oferece a SIC Notícias, Santos inventou agora que não houve controlo antidoping no jogo Benfica-FC Porto. Mentira. Mais uma. Houve sim senhor, os jogadores João Moutinho e Sapunaru foram controlados.
De resto, ainda na semana passada, como foi amplamente noticiado pela comunicação social, quatro jogadores do FC Porto foram controlados no final de um treino. O mesmo aconteceu após o jogo com o Feirense ou após ambos os jogos com o Manchester City, só para falar dos mais recentes.
O FC Porto orgulha-se de estar na primeira linha da luta antidoping, tem atrás de si um passado, no futebol e nas outras modalidades, que outros não podem exibir, e nunca deixará de desmascarar mentirosos que julgam assim beliscar as nossas vitórias.

Fonte: Site Oficial