13/03/11

Queremos ‘matar’ o campeonato com a nossa competência

Na antevisão do desafio no terreno da União de Leiria, André Villas-Boas lembrou que o objectivo interno do FC Porto se mantém. Os Dragões querem completar um ciclo de cinco vitórias e já ultrapassaram os dois primeiros obstáculos. Não vai haver «relaxamento» nem poupanças frente aos leirienses, de forma a que, na 25.ª jornada, no clássico com o Benfica, o título esteja muito perto.

Campeonato em aberto
Temos que lutar contra esta história do campeonato acabado de uma forma agressiva. É uma história que não engana ninguém. Para algumas pessoas ligadas ao Benfica, o campeonato já tinha acabado em Novembro, depois dos 5-0. É uma falsidade, porque sempre alimentaram a esperança de ser campeões. Pelo que conheço do treinador do Benfica, ele não abdica do sonho de poder ganhar mais coisas e qualquer encurtamento de pontos fará renascer a esperança em revalidar o título. Não vai haver qualquer tipo de poupanças da nossa parte, não há qualquer discurso de campeonato terminado.

Competência para o título
Não se pode vender falsos objectivos e não se pode não sonhar quando ainda faltam oito jornadas para terminar. Este não é o único campeonato da Europa que está nestas condições. Acreditamos que este campeonato está vivo. Queremos ‘matar’ o campeonato com a nossa competência e precisamos de mais três vitórias.

Sem relaxamento
Não prevejo qualquer relaxamento. O nosso objectivo é conquistar o campeonato e enquanto não o conseguirmos não estaremos tranquilos. Esta distância aumentada dá-nos um panorama diferente. Pode permitir chegar a esse quinto jogo que faz parte do nosso objectivo interno e atingir uma diferença maior que nos dê praticamente o título. Para já vamos pensar em vencer o Leiria e depois teremos os outros dois jogos.

Todos a postos
O Guarín e Hulk estão em plenas condições. Temos três dias de recuperação para este jogo, que são mais do que suficientes.

Adversário difícil
O Leiria precisa de encontrar-se em termos de resultados. É uma quebra regular, que acontece ano após ano em equipas que fazem primeiras voltas estrondosas. Salvo erro, têm duas vitórias nos últimos nove jogos e esse é um número que eles querem inverter. Defrontar o líder dá-lhes motivação extra e acredito que isso é suficiente para alimentar o sonho de ganhar ao FC Porto. Contamos com um jogo difícil.


Alvaro e Mariano de regresso

Os regressos de Alvaro e Mariano, e as saídas de Sereno, Sapunaru e Souza são as novidades da convocatória de André Villas-Boas para o desafio da 23ª jornada da Liga. O FC Porto visita a União de Leiria já esta segunda-feira, às 20h15, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.
Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, James, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.