02/05/20

Aconteceu a 02 Maio 2010

Neste dia, o FC Porto recebia o Benfica, a quem um empate chegava para garantir o título na penúltima jornada da Liga. A atmosfera na Invicta mostrava que em jogo estava muito mais do que três pontos: jogávamos pelo orgulho e pela honra. Sem Falcao, que havia visto um quinto amarelo cirúrgico na jornada anterior, os azuis e brancos marcaram primeiro, por Bruno Alves, e foram para o descanso em vantagem. No princípio da segunda parte, Fucile foi expulso e os lisboetas empataram logo a seguir. Mas a festa durou pouco. Três minutos depois, Ernesto Farías colocou os portistas a vencer uma partida que seria fechada com nota artística: Belluschi, vindo da esquerda, fez um túnel a Aimar e fuzilou as redes da baliza de Quim. O Estádio do Dragão não é um salão de festas alheias.

Dragões Diário 02-05-2020

O FC Porto em Casa de ontem chegou até si em dose dupla e com convidados do mais alto gabarito. António Oliveira e Teófilo Cubillas, dois predestinados números dez, relembraram os anos 70, em que foram colegas numa equipa recheada de qualidade mas escassa em conquistas. Somos um clube que nasceu do sofrimento. O FC Porto hoje tem esta raça por terem existido esses Calabotes todos, explicou o membro do restrito lote de campeões nacionais enquanto jogadores e treinadores do nosso clube. El Nené, eleito pela FIFA um dos 50 melhores futebolistas do século XX, mostrou-se eternamente grato pela forma como foi acarinhado pelos Dragões e pediu-lhes: Continuem a apoiar incondicionalmente a equipa. Já não somos um clube de meninos, podemos lutar com os maiores do mundo.

Antes disso, a primeira parte do programa foi como uma sessão de testes à vacina do portismo. Filipe Santos e Reinaldo Ventura recordaram histórias desde o Complexo Desportivo das Antas, passando por Fânzeres e com despedida no Arena. Os dois últimos decanos ganharam mais de 60 títulos de Dragão ao peito e o eterno capitão destacou um factor decisivo nas conquistas: Jogámos em locais onde haviam muitos adeptos rivais e poucos do FC Porto. Entrávamos em campo e ainda não estavam adeptos do FC Porto. De repente começamos a olhar uns para os outros, víamo-los entrar em força e pensávamos «Já estamos todos, vamos jogar!» O 66 despediu-se das suas gentes com uma mensagem: Continuem com este amor a fazer crescer o nosso clube. Nós somos grandes e todos juntos somos mais fortes. Este sentimento é indestrutível, concluiu o Rei.

Perante a possibilidade de a Liga NOS ser retomada no último fim de semana de maio, o FC Porto regressa ao trabalho de relvado a partir da próxima segunda-feira, no Olival. Com a equipa principal de futebol de volta aos treinos, o FC Porto em Casa despede-se do Mar Azul com o timoneiro dos Dragões como convidado de hoje. A partir das 17h, Sérgio Conceição estará na última edição do programa que fez companhia aos portistas em isolamento no mês transacto. À hora certa, acompanhe o mister nas plataformas digitais azuis e brancas.

01/05/20

Aconteceu a 01 Maio 1984

Neste dia, sem Pedroto, com Morais e contra Mourinho, o FC Porto enfrentou o Rio Ave em Oeiras, na final da Taça de Portugal, e venceu por 4-1 com dois golos de Sousa e outros de Gomes e de Vermelhinho. Esta era a quinta conquista azul e branca nesta competição, todas com a marca do Mestre: em 1955/56 e 1957/58 era jogador; em 1967/68 e 1976/77 estava no banco; e em 1983/84 tinha dirigido a equipa nas primeiras eliminatórias e continuava a acompanhá-la à distância. 

Dragões Diário 01-05-2020

Dois meses e meio depois da interrupção, o campeonato de futebol poderá ser retomado no último fim de semana de maio, anunciou ontem o primeiro-ministro. O regresso da competição que o FC Porto lidera isolado acontecerá com jogos à porta fechada e está dependente da aprovação de um plano sanitário pela Direção-Geral da Saúde.

Um estava no banco porque já tinha saído, outro estava por lá porque não foi utilizado, e o outro estava no relvado a provocar a maior explosão de alegria que já foi vivida no Dragão. Castro, Lucho González e Kelvin foram os convidados de ontem do FC Porto em Casa e analisaram a anatomia de um golo que até é peça de museu.

O inesquecível remate de Kelvin não podia faltar na lista dos melhores golos da última década, mas a Dragões escolheu mais nove, no fim do ano passado, que também ficaram na retina e na memória. Poderá ver na revista Dragões de Dezembro e desfrutar das páginas 22 a 26.

Reinaldo Ventura tem mais de 25 anos de ligação ao FC Porto e perto de 40 títulos conquistados pelo clube, mas foi a partir do Norte de Itália, onde tem vivido e jogado desde 2017, que falou à FC Porto TV. O último episódio de Dragões lá Fora é um testemunho cru de uma realidade marcada por situações incríveis, quase desumanas.

30/04/20

Aconteceu a 30 Abril 1978

Neste dia, o FC Porto de José Maria Pedroto recebia e goleava o Varzim (5-1), no Estádio das Antas, com Fernando Gomes a assinar um hat-trick e António Oliveira a coroar uma exibição de gala com um bis. Com os três golos apontados, Fernando Gomes chegava aos 21 no campeonato e ainda viria a somar mais quatro até ao final, com destaque para os dois no jogo do título, frente ao Sporting de Braga (4-0), também nas Antas. Foi o melhor marcador da prova e do campeão nacional, que o voltava a ser 19 anos depois.

Dragões Diário 30-04-2020

O FC Porto em Casa de ontem teve aquele sotaque que nos diferencia com dois convidados de luxo: a Paulo Machado juntou-se Cândido Costa, que hoje até está de parabéns pois celebra o 39º aniversário. A dupla de Dragões não defraudou as expectativas e brindou aqueles que assistiram ao episódio com várias histórias deliciosas, sempre com o sentimento portista bem presente. Mário Silva, o treinador que levou a nossa equipa de Sub-19 ao título europeu em 2019, também entrou na conversa.

Depois da estreia com Jorge Costa, segue-se Józef Młynarczyk no mais recente episódio de Dragões para Sempre, a rubrica da FC Porto TV que se inspira nas 55 figuras históricas do nosso clube destacadas no Hall of Fame do Museu FC Porto. O melhor guarda-redes polaco de sempre é uma das lendas da baliza portista, que defendeu entre as épocas 1985/86 e 1988/89. De Dragão ao peito, Józef Młynarczyk ajudou a conquistar sete troféus, quatro em Portugal e três a nível internacional.

A cumprir a quinta época no FC Porto, Rui Silva é uma das grandes figuras da nossa equipa de andebol e da selecção nacional. O central, que fez 27 anos na passada terça-feira, concedeu uma entrevista à edição 400 da revista Dragões e viajou por uma carreira que o trouxe para a Invicta em 2015, ano em que trocou o Sporting pelo FC Porto. Mesmo não sabendo quando poderá voltar a treinar com os companheiros e a competir ao lado deles, Rui Silva deixa uma garantia: nada nos tira a vontade de vencer.

29/04/20

Aconteceu a 29 Abril 1956

Neste dia, o FC Porto quebrou um jejum de praticamente 16 anos e voltou a conquistar o título nacional. Num Estádio das Antas completamente lotado para a derradeira jornada, os Dragões venceram a Académica por 3-0 e sagraram-se campeões graças a um penálti de Hernâni e a um bis de Teixeira. Em igualdade pontual com o Benfica, o confronto directo (3-0 nas Antas, 1-1 na Luz) foi o critério que desempatou a Liga a favor do batalhão de Yustrich, que detinha o melhor ataque e a melhor defesa da prova. Dias depois, o Furacão de Águeda bisava no Jamor, frente ao Torreense, e garantia a primeira dobradinha da história portista: a Taça de Portugal juntava-se ao troféu de campeão na Invicta.

Dragões Diário 29-04-2020

Ontem completaram-se nove anos desde a memorável vitória por 5-1 frente ao Villarreal, nas meias-finais da Liga Europa. Por isso mesmo, o fim de tarde no FC Porto em Casa contou com a presença da dupla de laterais uruguaios protagonista de uma das grandes épocas da história azul e branca. Álvaro Pereira e Jorge Fucile relembraram os anos dourados que viveram na Invicta, nos quais equiparam de brasão abençoado ao peito em mais de uma centena de ocasiões cada um.
 
Desde o Paraguai, onde joga actualmente, Palito contou que, mal chegou ao Porto, o compatriota o avisou: Se não conseguirmos marcar na primeira parte, na segunda fica tudo a ferver. Tal não aconteceu no dia 28 de abril de 2011, quando os portistas saíram para o intervalo a perder 0-1 e, numa segunda parte sublime, marcaram cinco golos sem sofrer nenhum. Lesionado nessa data, Fucile definiu o que é, para si, a identidade do clube: O FC Porto tem que ter raça, não pode dar uma bola como perdida, mas também tem que jogar bem. Dá um paladar especial.
 
Se o campeonato terminar, o FC Porto terá de ser campeão. Não é só a lógica que o diz, Alfredo Quintana também. O guardião da nossa equipa de andebol abriu a porta de casa à FC Porto TV e fez questão de revelar qual a sua posição relativamente ao desfecho das competições. Os azuis e brancos foram eliminados da Champions na secretaria e o luso-cubano defende o mesmo desfecho para a liga portuguesa: Os campeonatos mais competitivos já pararam e decidiram qual o campeão. Se não tomarem essa decisão, para mim é ridículo, reforça o número 1 da equipa vencedora da fase regular.
 
Sabia que a edição 100 da Dragões, em ano de centenário do FC Porto, tinha Luís Gonçalves como director? E que o número 200 da nossa revista foi lançado dias antes de uma metamorfose no clube, com a chegada de José Mourinho ao comando técnico portista? A 300ª Dragões também saiu numa época marcante. Em Dezembro de 2010, os pupilos de André Villas-Boas regressavam ao Prater, em Viena, para vencer com um hat-trick de Falcao sob um forte nevão. A edição 400, já disponível em versão digital, recorda-lhe estas e outras histórias dos 35 anos da revista Dragões.

28/04/20

Aconteceu a 28 Abril 2011

Neste dia, o FC Porto recebia o Villarreal, no Estádio do Dragão, e a equipa espanhola terminava a primeira parte a esfregar as mãos depois do golo de Cani já em cima do intervalo, mas a 1ª mão das meias-finais da Liga Europa estava muito longe de estar decidida. A força do FC Porto de André Villas-Boas atirou o submarino amarelo para as profundezas da eliminatória e o 0-1 transformou-se num inesquecível 5-1 com incontornável marca colombiana. Radamel Falcao assinou o primeiro póquer da carreira e guardou a bola do jogo, a mesma com que o compatriota Guarín também balançou as redes da baliza de um indefeso Diego López. A 2ª mão, no El Madrigal, foi quase uma mera formalidade e o FC Porto reservou viagem para Dublin, onde viria a erguer o segundo troféu desta prova, o sétimo a nível internacional.

Dragões Diário 28-04-2020

Bosingwa e Raul Meireles, dois craques de um passado recente que continuam a vestir a camisola portista no presente, estiveram ontem no FC Porto em Casa e reviveram as quatro épocas em que partilharam o balneário azul e branco. Ambos já jogavam na Invicta antes de se tornarem Dragões e ambos deixaram o Boavista para assinar pelo FC Porto, ainda que em momentos diferentes. Bosingwa chegou em 2003 e Raul Meireles em 2004, mas juntos valeram muitas vitórias e muitos títulos.

Uma vez que a versão digital da Dragões já está disponível e é de fácil acesso, não tem desculpa para não se deixar levar pela edição 400 da revista oficial do FC Porto, que lhe diz tudo o que precisa saber sobre os 50 golos marcados pela equipa de Sérgio Conceição no campeonato: quem marcou, como marcou, quando marcou e quem assistiu. Está lá tudo, mas também pode aproveitar para recordar as melhores séries goleadoras de ilustres avançados do FC Porto, com o bibota Fernando Gomes à cabeça.

As modalidades têm sempre espaço na revista oficial do FC Porto e a mais recente edição da Dragões foi ao encontro de Carlo Di Benedetto, ainda que à distância, para saber como é que o hoquista francês tem lidado com o isolamento social e o com facto de não poder treinar com os companheiros. A viver um sonho desde o verão passado, o avançado diz-se feliz por representar um clube tão grande e só pensa em conquistar títulos aqui, até porque… temos uma cidade inteira a torcer por nós.

Devido ao impacto provocado pela pandemia da Covid-19, o Conselho de Administração da FC Porto SAD propôs aos subscritores do empréstimo obrigacionista FC PORTO SAD 2017-20120 o adiamento por um ano do reembolso das obrigações, para 9 de Junho de 2021, podendo ainda assim haver a possibilidade de ser concretizado em data anterior.

27/04/20

Aconteceu a 27 Abril 1988

Meses depois de ter conquistado a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental, o FC Porto procurava ganhar mais um troféu na Taça de Portugal. Neste dia, os campeões da Europa e do Mundo recebiam o Espinho, nos oitavos de final da prova rainha do futebol português. Com nove portugueses de início, foi preciso esperar pelo segundo tempo para se ouvir festejos de golo nas Antas: André inaugurou o marcador e Rui Barros dilatou a vantagem com a classe que o caracterizava. Os tigres ainda reduziram até que um dos nossos estrangeiros, Celso, fechou o resultado em 3-1 com um livre à sua imagem.

Dragões Diário 27-04-2020

Os adeptos pediram, o clube deu. A tarde de ontem, no FC Porto em Casa, foi passada com Ricardo Quaresma, numa versão diferente do programa vespertino das nossas plataformas digitais. O extremo de 36 anos, que teve duas vidas na Invicta, foi o convidado mais requisitado, pelo que os seguidores azuis e brancos assumiram o papel de jornalistas e colocaram dezenas de questões ao Harry Potter. Quando vesti a camisola do FC Porto, percebi que tinha de lutar contra tudo e todos, porque em Portugal as pessoas olham de lado para os portistas, reconheceu o craque.

Quaresma confessou sentir saudades do clube que ama e da cidade a que chama casa. Actualmente no Kasimpasa, da Turquia, o Mustang voltou a afirmar que se morresse em campo pelo FC Porto, morria feliz. Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira foram os treinadores que mais o marcaram, enquanto Jorge Costa e Vítor Baía foram os companheiros que mais ajudaram o rei da trivela com atitudes que ficam para sempre. Em jeito de despedida, o nosso antigo número 7 deixou uma mensagem ao Mar Azul: Continuem sempre a apoiar o FC Porto como têm apoiado.

O mais recente episódio de Dragões Lá Fora tem José Sá como protagonista. O ex-guardião portista, actual dono das redes do Olympiacos, regressou a Portugal após cumprir um mês de isolamento em Atenas. Habituado a jogos à porta fechada, na Grécia, o bracarense é da opinião de que, assim, o futebol não tem o mesmo sabor. Não é a mesma coisa, jogar com adeptos e jogar sem adeptos. Claro que a equipa sente, revela o guarda-redes titular pelas equipas do FC Porto em 43 ocasiões.

Como é que os jogadores do FC Porto mantêm a forma em reclusão? Certamente já muitos portistas se indagaram sobre isto. A mais recente edição da revista Dragões mostra-lhe um pouco do que têm sido os treinos dos nossos atletas das mais diversas modalidades, ao mesmo tempo que tenta explicar como é que as equipas técnicas e médicas fazem o acompanhamento de todas as actividades. Mais vale só e bem acompanhado é o título deste trabalho, disponível na versão digital da publicação azul e branca.

26/04/20

Aconteceu a 26 Abril 1998

Neste dia, a tarde era de dérbi com o Boavista e o FC Porto entrava em campo a precisar de apenas um ponto para conquistar o primeiro tetracampeonato da história do clube. Sérgio Conceição, com um belo remate de fora da área, inaugurou o marcador no Estádio das Antas e deu vantagem aos azuis e brancos, vantagem essa que seria ampliada na etapa complementar por Paulinho Santos, da marca de penálti. Martelinho reduziu para o Boavista antes de Zahovic aumentar para 3-1, mas seria o ex-Dragão Timofte, na altura ao serviço dos boavisteiros, a estabelecer o resultado final que permitia ao FC Porto festejar mais um título nacional. Após o encontro, o saudoso Hernâni Gonçalves parecia adivinhar o feito ainda hoje inédito em Portugal que o FC Porto conseguiria na época seguinte: Viva o Penta!

Dragões Diário 26-04-2020

O nosso eterno capitão esteve no FC Porto em Casa. João Pinto, o jogador que mais vezes vestiu a camisola portista (587 jogos), percorreu toda uma carreira de azul e branco com o estilo inconfundível que lhe é tão característico. Entre 1981 e 1997, o lateral-direito escreveu uma linda história no FC Porto e é indiscutivelmente uma lenda viva do nosso clube, no qual conquistou 24 títulos. A animação foi tal que se juntaram mais três enormes Dragões à conversa: Sérgio Conceição, Jorge Costa e Aloísio. Hoje é a vez de Ricardo Quaresma.

A Taça Intercontinental, não a que João Pinto ajudou a conquistar (1987), é o tema do mais recente episódio da rubrica Tudo Num Instante. Na manhã de 12 de Dezembro de 2004, em Yokohama, no Japão, o FC Porto defrontou os colombianos do Once Caldas e teve um incontável número de oportunidades para vencer o troféu nos 90 minutos, sem esquecer os dois golos mal anulados a Benni McCarthy, por isso foi preciso sofrer muito e aguentar até ao desempate por penáltis. O resto é Pedro Emanuel a olhar para a História.

Pedro Pinto é um dos muitos jogadores do FC Porto que continuam a trabalhar individualmente devido à necessidade de isolamento social, mesmo não sendo pessoa de passar muito tempo em casa, como o próprio confessa em entrevista à edição 400 da revista Dragões. O base internacional português da nossa equipa de basquetebol mantém viva a esperança de que a normalidade vai regressar, e quando isso acontecer, não tem dúvidas: Vamos voltar mais fortes.