23/09/20

Aconteceu a 23 Setembro 2007

Neste dia, ainda o Estádio Capital do Móvel se chamava Mata Real, o Paços de Ferreira pagava a factura de um empate europeu: cinco dias depois da igualdade (1-1) com que terminou o jogo com o Liverpool, Lisandro López bisou e fez o resultado do encontro à quinta jornada da Liga. Menos de sete meses depois, o FC Porto confirmava a conquista do terceiro de quatro títulos consecutivos, com 20 pontos de vantagem sobre o Sporting, e Licha distinguia-se, por larga diferença, como o melhor marcador do campeonato.

Dragões Diário 23-09-2020

Hoje, quando forem 10h30, Sérgio Conceição volta a preparar o dérbi de sábado à noite. Ontem, a quatro dias do jogo no Bessa, o boletim clínico repetia os mesmos quatro nomes que o preenchiam antes da folga: Marcano e Mbaye, pela gravidade das lesões, continuam longe de constituir opção para o treinador; Cláudio Ramos e Nakajima estão em equação.    
 
O FC Porto B joga já hoje, em Oliveira de Azeméis (16h00, Sport.TV1), e Rodrigo Valente, o MVP da vitória sobre o Vizela, tem a certeza de que a equipa liderada por Rui Barros vai encontrar um adversário complicado, com jogadores de qualidade e uma ideia de jogo muito forte. Nada, no entanto, que o foco e o talento portista não possam superar, contrapõe o médio, que sonha alto sem esquecer o projecto de regressar com os três pontos.  
 
Magnus Anderson, o treinador sueco da nossa equipa de andebol, atingiu a marca dos 100 jogos no domingo e, por trás do número redondo, distingue a vitória sobre o Magdeburgo como o momento mais alto desde que chegou ao Dragão Arena. Algo aconteceu aí com a equipa, justificou. Passámos a acreditar verdadeiramente que podíamos bater qualquer adversário. Pelo meio, ganhou um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, levou o FC Porto à final four da Taça EHF e apurou os Dragões para os oitavos de final da Liga dos Campeões. E ainda diz que é ele o sortudo...
 
Uma ponta de sorte talvez seja o suficiente para vencer o Meshkov Brest, mas, por via das dúvidas, o alemão Manuel Spath, ainda a digerir a derrota da primeira jornada, sugere muita concentração no ataque e a escolha paciente da solução correcta para finalizar. A recepção desta noite à equipa bielorrussa, da segunda ronda da Champions, tem transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal a partir das 19h45.

21/09/20

Aconteceu a 21 Setembro 2003

Neste dia, o FC Porto defrontou o Benfica pela última vez no Estádio das Antas. Os portistas prevaleceram por 2-0 com um golo de Derlei e um autogolo de Argel, em duelo da quinta jornada de um campeonato que desembocou no 20º dos 29 títulos do palmarés azul e branco na principal competição do futebol português. Cerca de um mês e meio antes do derradeiro clássico entre Dragões e Águias no antigo estádio portista, a equipa comandada por José Mourinho já arrecadara a Supertaça de Portugal, numa época que se tornaria apoteótica graças à conquista, em maio de 2004, do segundo troféu na maior prova europeia de clubes.

Dragões Diário 21-09-2020

O FC Porto tinha o desafio mais complicado no arranque do campeonato e, poucas horas depois de o ter superado com distinção, deu início à preparação do teste que se avizinha. A estratégia para enfrentar este sábado o Boavista começou a ser delineada ontem de manhã no Olival. Marcano e Mbaye, em tratamento das respectivas lesões, foram os únicos ausentes dos trabalhos no relvado, enquanto Cláudio Ramos e Nakajima, cada vez mais perto da recuperação total, já treinaram de forma condicionada. Hoje os campeões nacionais gozam uma merecida folga, voltando a concentrar-se no encontro com os axadrezados já a partir de amanhã.    
 
O andebol soma e segue na principal prova da modalidade em Portugal. A equipa dirigida por Magnus Andersson foi à casa da ADA Maia triunfar por uns enfáticos 31-12 na segunda jornada do campeonato. Victor Iturriza, com seis golos, foi o jogador em maior evidência dos azuis e brancos, que lideram o Andebol 1 juntamente com Benfica e Sporting. Esta quarta-feira, no Dragão Arena, há novo embate europeu, desta vez contra o Meshkov Brest da Bielorrússia (19h45, FC Porto TV, Porto Canal).  
 
Na estrada, cumpriu-se a última etapa da 43ª edição do Troféu Joaquim Agostinho, em que o melhor portista foi Gustavo Veloso. O ciclista espanhol de 40 anos concluiu o percurso de 145,2 quilómetros entre Turcifal e o Parque Eólico da Carvoeira na quarta posição, a 15 segundos do vencedor da competição, e foi o único dos sete Dragões presentes a ficar entre os 15 primeiros da geral individual. Para o ciclismo azul e branco segue-se a partir do próximo domingo a Edição Especial de 2020 da Volta a Portugal.