05/01/23

Aconteceu a 05 Janeiro 1934

Neste dia, Mihaly Siska anunciava o fim da carreira de jogador, quase uma década depois de ter chegado a Portugal e ao FC Porto. O húngaro, nascido em Budapeste, naturalizou-se português em 1926 e foi o primeiro nome forte de uma lista de notáveis guarda-redes portistas, na qual também estão Soares dos Reis, Barrigana, Américo, Mlynarczyk, Vítor Baía, Helton e Iker Casillas. Enquanto jogador, Siska venceu dois Campeonatos de Portugal e nove Campeonatos Regionais do Porto, assumindo mais tarde o comando técnico do FC Porto. Como treinador, conquistou duas edições da Liga portuguesa, tornando-se a primeira figura da história do clube a sagrar-se campeã nacional na dupla condição de jogador e de treinador. Nas décadas seguintes, seguiram-lhe o exemplo José Maria Pedroto, António Oliveira e Sérgio Conceição.


Dragões Diário 05-01-2023

A manhã de ontem voltou a ser de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde o FC Porto continua a preparar o jogo com o Casa Pia (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio do Jamor, referente à 15ª jornada da Liga, a antepenúltima da primeira volta. Com quatro nomes no boletim clínico, entres os quais Pepe, que já teve alta hospitalar, Sérgio Conceição chamou o guarda-redes Roko Runje aos trabalhos da equipa principal.
 
Depois de Gonçalo Sousa, Vasco Santos é o mais recente produto da formação azul e branca a assinar o primeiro contrato profissional com o FC Porto. O jovem central, de apenas 16 anos, é Dragão desde 2015/16 e tem sido um dos pilares dos Sub-17 portistas na época em curso, sendo aposta regular de Ricardo Costa. É um grande voto de confiança. Vou dar sempre o meu melhor porque o objetivo é chegar à equipa A num nível top, afirmou Vasco Santos, que tem o sonho de fazer história neste clube.

Apetece dizer que era uma questão de tempo: a nossa equipa de basquetebol foi a Oliveira de Azeméis vencer a Oliveirense, por 83-71, e assumiu a liderança isolada da Liga com 29 pontos, mais um do que o Benfica, segundo classificado. No 14º triunfo em 15 jogos para o coletivo comandado por Fernando Sá na principal competição interna, o inevitável Max Landis, autor de 21 pontos, foi o melhor marcador dos Dragões e do encontro. Segue-se uma receção ao CD Póvoa (sábado, 18h), no Dragão Arena.