23/09/09

"Castas" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Há quem goste de separar os jornalistas em castas, mantendo os que trabalham em jornais desportivos afastados dos restantes, assim como se fossem "intocáveis", para não lhes macular a superioridade ética e a firmeza deontológica que lhes sustenta o ar grave e afectado com que desdenham o jornalismo que se faz por aqui. Ora, todo este lamentável caso das alegadas escutas em Belém, mais as respectivas notícias alegadamente encomendadas e devidamente plantadas tiveram o condão de quebrar o feitiço, revelando aquilo que, deste lado, sempre soubemos: a seriedade do jornalismo e dos jornalistas não depende do carimbo que lhes colam. Claro que os jornalistas ditos desportivos não falam com assessores do Presidente da República, mas, bem vistas as coisas, talvez seja melhor assim. Quer para os jornalistas desportivos, que evitam passar vergonhas; quer para os assessores do Presidente da República, que se lidassem com jornalistas desportivos talvez ainda o fossem.

Varela pára entre 15 dias a um mês







Varela não marcou presença no treino desta manhã no Olival. O avançado português já foi reavaliado e vai ficar fora dos relvados entre duas a quatro semanas. No último treino aberto antes do clássico com o Sporting, no Dragão, a boa disposição dos jogadores foi a nota dominante. O bom tempo que se faz sentir na cidade do Porto, para além do companheirismo entre os jogadores deu excelentes indícios de que os resultados menos positivos não estão a afectar o grupo que se mostra motivado para receber os leões. Fora das opções de Jesualdo Ferreira continuam Miguel Lopes e Orlando Sá ambos por questões físicas.
Alguns números de Varela: 57 ataques - Durante os cinco jogos já realizados para o campeonato, Varela tornou-se no jogador com mais participações nos lances ofensivos da equipa: 57. Hulk, que é o segundo da lista, tem apenas 38 jogadas de ataque contabilizadas.
22 Cruzamentos: Varela é o jogador com mais cruzamentos no FC Porto em lances de bola corrida, com um total de 22 nos primeiros cinco jogos. Raul Meireles tem mais dois (24), mas neste item estão também contabilizados os lances de bola parada.
12 Faltas sofridas: Varela é o segundo jogador que mais faltas sofre no FC Porto. Neste momento, tem um total de 12 faltas sofridas, sendo seguido de perto por Fucile (13), o jogador mais penalizado pelos adversários.

Fonte: O Jogo e A Bola

22/09/09

Dragões de Ouro 2008/09

> Atleta do ano Bruno Alves (Futebol)
> Futebolista do ano Raul Meireles (Futebol)
> Atleta de alta competição do ano Ricardo Moreira (Andebol)
> Atleta amador do ano Sara Loureiro (Natação)
> Atleta jovem do ano César Fidalgo (Hóquei em patins, a título póstumo)
> Atleta revelação do ano Fernando (Futebol)
> Técnico do ano José Alexandre Silva (Natação)
> Seccionista do ano Manuel Pereira (Basquetebol)
> Dirigente do ano Paulo Teixeira (Vice-presidente do FC Porto)
> Funcionário do anoAntónio Costa (FC Porto SAD)
> Quadro do anoAcácio Valentim (FC Porto SAD)
> Sócio do ano Rui Pedro Soares
> Filiais e delegações do ano Casa do FC Porto de Leiria e casa do FC Porto de Gross Umstad
> Recordação do ano Joaquim Tamagnini (a título póstumo)

21/09/09

Braga 1 Porto 0

Um jogo desastrado de toda a equipa. Não esteve ninguém na Pedreira de Braga, pois não?
Não querendo falar muito do adversário, só digo que é uma grande equipa que aproveitou e bem o mau jogo do FCP. Estivemos irreconhecíveis ou então estavam todos de ressaca. Mau tempo que Dragão Madeirense passou em frente ao televisor...
Enfim... oxalá que aprendam a lição...

20/09/09

Rui Caetano: Fã de Lisandro promete golos vindo das alas

Rui Caetano é um jogador adaptado às exigências do futebol moderno. Com 18 anos (e 11 de futebol), é a unidade mais móvel do ataque dos sub-19 portistas, onde mostra uma aceleração e um controlo de bola acima da média. Em 2008/09 somou presenças, mas é com as saídas de Diogo Viana e Jorge Chula que reforça o estatuto.
A história que o guiou até ao clube do coração começa na U. Paredes, que o acolheu aos sete anos e o desenvolveu até aos doze. Na história, fica a final do Distrital de infantis, frente ao FC Porto, onde conquistou o passaporte para o Dragão e o primeiro de muitos títulos. Chegado ao FC Porto, somou-lhe mais dois logo na época de estreia: o distrital e o nacional de iniciados. A evolução de Caetano só arrefeceu nos sub-17, mas a coabitação com Patrick Greveraars fê-lo reflorescer: apesar de "sacrificado" para a ala, este fã de Lisandro e futuro economista (entrou este ano na universidade) mantém a apetência para os golos e começou a época em cheio.