10/11/18

Aconteceu a 10 Novembro 1991

Neste dia, o FC Porto foi a Aveiro vencer o Beira-Mar com um golo do búlgaro Petar Mihtarski, que, de cabeça, fez toda a diferença aos 28 minutos de jogo. À 11.ª jornada da Liga, os azuis e brancos eram segundos na tabela, atrás do Vitória de Guimarães, mas acabariam por sagrar-se campeões com dez pontos de vantagem sobre o Benfica. Foi o primeiro de dois títulos consecutivos do brasileiro Carlos Alberto Silva e o segundo de oito conquistados pelos Dragões durante a década de 90.

Dragões Diário 10-11-2018

Sérgio Conceição espera ser ainda mais líder ao final do desafio desta noite e conta com um Braga a querer dividir o jogo. Gostava de dispor de mais tempo para preparar o encontro, mas não lhe ocorre usar o tema como desculpa, especialmente porque não lhe passa pela cabeça outro resultado que não seja a vitória. Disse-o, abertamente, em conferência de imprensa.

No último treino antes do jogo, que começa às 20h30, no Dragão, o treinador não pôde contar com Aboubakar nem Fabiano, mas prevê-se que possa contar com o apoio incondicional de um estádio com lotação quase esgotada. Enquanto isso não acontece, convidamo-lo a olhar para lá do que se vê, conferindo os 21 pontos que unem FC Porto e Braga e descobrindo os outros, os pontos que os separam.

Amanhã é a vez do FC Porto B, que regressa ao Estádio de Pedroso mais de um mês depois para defrontar o Cova da Piedade, adversário que Diogo Queirós estudou suficientemente bem ao ponto de advertir para o facto de o opositor disputar os jogos do princípio ao fim. Resumindo e concluindo, o central acrescenta: Temos que estar preparados para essas adversidades e ir em busca dos três pontos. A partir das 15h e com transmissão em direto no Porto Canal.

Antes, porém, há Sub-17 e Sub-19, e só não há Sub-15 porque a equipa de Sérgio Ferreira já fechou a primeira fase do campeonato na primeira posição. Hoje mesmo, os Sub-19 vão a Guimarães (15h), onde os azuis e brancos se querem impor e vencer, como bem resume o médio Rafa, e amanhã os Sub-17 recebem o Boavista no Olival (11h) para ganhar e crescer. Esse é o projecto de Tulipa, o treinador.

Assim, à distância de algumas horas, Pedro Bastos imagina um jogo equilibrado ao projetar o FC Porto-Oliveirense de amanhã à tarde, em basquetebol. Vão estar em campo duas equipas muito fortes, disso não há dúvidas. Esse é o ponto de partida para todo o raciocínio do base em torno do encontro da sexta jornada, que sintetiza com uma frase forte: Confiamos nas nossas capacidades e sabemos que podemos vencer. O Porto Canal transmite em direto, a partir das 17h.

09/11/18

Aconteceu a 09 Novembro 2008

Neste dia, o brasileiro Liedson, que nos habituámos a recordar por aquele passe perfeito para Kelvin, equipava às listas horizontais verdes e brancas e julgava ter resolvido quando uma cavalgada de Hulk forçou o prolongamento em Alvalade. Jogava-se a quarta eliminatória da Taça de Portugal, os 30 minutos adicionais não acrescentaram nada de novo ao resultado e o apuramento foi decidido na marca de penálti, com Helton a defender o último pontapé de uma série de 12 a remate de Abel Ferreira. Seis meses e uns dias mais tarde, já no Jamor, o FC Porto vencia o Paços de Ferreira com um golo de Lisandro López e erguia a 14ª Taça de Portugal.

Dragões Diário 09-11-2018

Sem Aboubakar nem Fabiano, Sérgio Conceição voltou a preparar a recepção ao Braga com o propósito assumido de desfazer a dupla de líderes ao final da noite de sábado. Ontem, antes do treino, Otávio já sabia que o golo que marcou ao Lokomotiv está a votação para melhor da quarta jornada da Liga dos Campeões e, depois dele, Danilo ficou a saber que está convocado para o duplo compromisso de Portugal na Liga das Nações. Hoje, além de mais um treino, há a conferência para seguir em directo no Porto Canal.

A assembleia geral da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD realizada ontem à tarde, no Estádio do Dragão, aprovou por unanimidade os relatórios e contas individual e consolidado do exercício de 2017/2018. Na reunião magna, em que esteve representado 77,14 por cento do capital social, também foi aprovada por unanimidade a atribuição de um voto de confiança à administração e fiscalização da sociedade.

O que levaria um treinador a puxar as orelhas à própria equipa depois de uma vitória que a atirou para a liderança? Para Alfredo Quintana, a quebra de concentração revelada em Fafe é razão de sobra e até motivo adicional para o FC Porto ganhar e fazer um bom jogo quando, ao final da tarde de amanhã, receber o Águas Santas, na nona jornada do Andebol 1. Mas, atenção, o adversário é de qualidade e está a fazer um excelente campeonato. A caracterização é do guarda-redes e a transmissão é do Porto Canal. A partir das 18h.

07/11/18

Aconteceu a 07 Novembro 2010

Neste dia, à 10ª jornada da Liga de 2010/11, o Estádio do Dragão acolheu um dos jogos mais memoráveis dos seus quase 15 anos de história. O FC Porto, líder do campeonato com sete pontos de vantagem sobre o Benfica, recebia o rival de Lisboa e começava cedo a disparar à baliza de Roberto: Varela abriu a contagem aos 12, Hulk fechou-a aos 89; pelo meio, Falcao bisou e Hulk marcou o quarto. Os Dragões derrotaram por 5-0 uma equipa que tinha começado a temporada com uma aura de invencibilidade que nunca conseguiu justificar. A vantagem no campeonato aumentou de sete para dez pontos, e a conquista do título parecia cada vez mais uma inevitabilidade. Concretizou-se frente ao mesmo adversário, na segunda volta, numa Luz sem luz.

Dragões Diário 07-11-2018

Foi quase tudo como em Moscovo, mas ainda melhor. O FC Porto quase venceu o Lokomotiv por 3-1, como na Rússia, com golos dos mesmos marcadores do encontro de há duas semanas (Herrera, Marega e Corona) e com a mesma marcha do resultado (2-0, 2-1, 3-1). Ao minuto 93, contudo, Otávio estragou este jogo de espelhos com um potente remate de fora da área e definiu o 4-1 final.

Líder isolado do Grupo D, o FC Porto passou a somar dez pontos na Liga dos Campeões, fruto de três vitórias e um empate (falta um ponto para assegurar a passagem aos oitavos de final). Até ao momento, nenhuma equipa fez melhor, e só o Barcelona fez igual. Mais logo, este registo poderá ser ultrapassado pela Juventus e igualado pelo Bayern Munique e o Ajax.

Sérgio Conceição considerou a exibição de ontem uma demonstração de força, sempre importante numa competição como a Liga dos Campeões. O treinador destacou a boa primeira parte e reconheceu que o jogo nem sempre foi brilhantemente bem jogado, até por causa das condições climatéricas muito difíceis, mas considera que esteve sempre controlado pelo FC Porto.

Em sintonia com o técnico, os jogadores que se pronunciaram sublinharam a importância desta vitória. Herrera falou sobre uma equipa contente com o resultado, Danilo referiu-se a um passo muito importante, mas não decisivo, Óliver elogiou uma exibição muito conseguida e Otávio abordou o orgulho de representar o FC Porto.

No sábado, às 20h30, o Estádio do Dragão volta a ser palco de um grande jogo, desta vez entre as duas equipas que partilham a liderança da Liga portuguesa: FC Porto e Sporting de Braga. A preparação para esse encontro arranca daqui a pouco, às 11h, com um treino no Olival.

Em Sub-19, o FC Porto também venceu o Lokomotiv, por 2-1, e deu um passo que pode ser importante para o apuramento para a próxima fase da Youth League. Foi já na segunda parte que Levi Faustino e João Mário assinaram os golos que garantiram o triunfo. No primeiro tempo, ainda com tudo empatado a zero, o protagonista foi o guarda-redes Francisco Meixedo, que defendeu um penálti.

Em basquetebol, a tarde foi menos feliz. O FC Porto até chegou ao intervalo com 12 pontos de vantagem sobre o Alba Fehervar, na Hungria, mas acabou por perder por 72-70. Will Sheehey, com 16 pontos, foi o melhor marcador azul e branco neste jogo da quarta jornada da Taça da Europa.

A equipa de andebol desloca-se hoje a Fafe para disputar uma partida antecipada da 10ª jornada do campeonato (21h, Porto Canal). Diogo Branquinho afirma que a motivação do plantel é sempre a mesma  e que o FC Porto assume a boa responsabilidade de ganhar o jogo. A mesma responsabilidade que assumirá a 8 de Dezembro, quando enfrentar o Boavista para a Taça de Portugal, conforme ditou o sorteio realizado ontem.

06/11/18

Aconteceu a 06 Novembro 1955

Neste dia, o FC Porto de Yustrich recebeu o Benfica nas Antas e venceu por 3-0, com dois golos dos reforços brasileiros escolhidos pelo treinador (Gastão e Jaburu) e outro de Teixeira. Com este resultado, os Dragões ultrapassaram o rival de Lisboa na tabela e reforçaram a candidatura ao título de campeão nacional, que se tornaria uma realidade a 29 de abril de 1956, 16 anos depois da última conquista.

Dragões Diário 06-11-2018

A Champions regressa esta noite ao Dragão, onde o FC Porto vai tentar conquistar a terceira vitória consecutiva na competição e atingir a marca dos dez pontos em 12 possíveis. O adversário nesta 4ª jornada é o Lokomotiv Moscovo, campeão da Rússia e cabeça de série do grupo D, e o jogo arranca às 20h (Eleven Sports 1).
 
Numa prova como a Liga dos Campeões, o foco tem de ser total, e Sérgio Conceição está consciente de que o encontro de hoje poderá ser mais difícil do que o de Moscovo. O treinador do FC Porto tem visto um Lokomotiv com uma dinâmica diferente, para melhor, e a estratégia para contrariá-lo passa por não abdicar dos princípios que caracterizam a equipa: Não vamos fugir à nossa identidade, vamos ser iguais ou nós próprios.
 
Jesús Corona, que há dias marcou o golo que fechou as contas da vitória do FC Porto na Rússia (3-1), considera que a equipa tem de pensar que este jogo é mais uma final, até porque o Lokomotiv chega ao Porto motivado. Sobre as suas prestações individuais, o extremo assume que a irregularidade é um problema, mas revela que vive um momento positivo: Estou a atravessar uma fase muito tranquila, a nível pessoal. Espero que esta temporada possa ser mais constante.
 
A preparação para este encontro foi concluída ontem com um treino matinal. Fabiano, a contas com uma mialgia de esforço, efectuou apenas trabalho de ginásio e juntou-se a Aboubakar no lote dos jogadores cujos nomes integram o boletim clínico.

É um pouco mais a sul do Dragão, no Olival, que se disputa a partir das 14h o primeiro FC Porto-Lokomotiv Moscovo de hoje. É em Sub-19 e a contar para a 4ª jornada da fase de grupos da Youth League, e tanto Fábio Silva como Paulo Estrela apostam numa vitória que permita reforçar a ambição de qualificação para a fase seguinte da prova.

Hoje também é dia de jogo europeu de basquetebol, e também frente a um adversário de um país que ficava para lá da antiga cortina de ferro: o Alba Fehervar, da Hungria (17h, FIBA Youtube). Toni Prostran não espera facilidades contra a melhor equipa do grupo, até agora, e dá conta da receita para contrariar o favoritismo do rival: Queremos baixar o ritmo de jogo, defender cinco para cinco e não permitir transições rápidas deles.

05/11/18

Aconteceu a 05 Novembro 2008

Neste dia, o FC Porto jogava na Ucrânia com o Dínamo Kiev uma cartada decisiva na prova: para manter viva a esperança de passar aos oitavos de final, necessitava de três vitórias nas três jornadas que faltavam. O intervalo até chegou com os ucranianos em vantagem, mas na segunda parte deu-se a reviravolta no marcador: começou na cabeça de Rolando e terminou nos pés de Lucho González com um golo ao minuto... 92. A equipa de Jesualdo não só faria o pleno no Grupo G, como também terminaria no primeiro lugar, com o Arsenal no segundo.

Dragões Diário 05-11-2018

Já estamos em modo Liga dos Campeões: amanhã à noite temos FC Porto-Lokomotiv Moscovo no Estádio do Dragão (20h). Hoje há treino, de manhã, e ao final da tarde conferência de imprensa de antevisão do jogo da quarta jornada do Grupo D, que terá como árbitro o italiano Davide Massa. A equipa regressou ontem ao trabalho, 15 horas depois de ter garantido uma importante vitória sobre o Marítimo, para a Liga.

A propósito da deslocação na Madeira, pegámos na máquina de calcular e fazer algumas contas das quais resultam números dignos de registo. Se não sabia, fica aqui a saber, por exemplo, que Otávio foi o oitavo jogador a sair do banco para marcar um golo nos 16 jogos até agora realizados nesta temporada. Diga lá se Sérgio Conceição não tem olho clínico.

O FC Porto B trouxe um ponto de Matosinhos. Não houve golos no Estádio do Mar no jogo com o Leixões, realizado debaixo de condições atmosféricas adversas e do qual os portistas saíram com razões de queixa da arbitragem: ficaram por assinalar duas grandes penalidades na parte final que podiam ter ditado um desfecho bem diferente.

No futebol de formação, os Sub-15 voltaram a ganhar por goleada, desta vez por 6-0, sobre o Rio Ave, no Olival. Joel Carvalho assinou um póquer numa lista de marcadores em que também entraram Francisco Guedes e Gabriel Brás. A equipa treinada por Sérgio Ferreira termina a primeira fase do campeonato com 11 vitórias em 11 jornadas, 68 golos marcados e apenas um sofrido. Nada mau para começar.

04/11/18

Aconteceu a 04 Novembro 2000

Neste dia, o FC Porto de José Mourinho recebeu o Nacional de José Peseiro nas Antas e construiu uma vitória expressiva por 5-2. A equipa madeirense até se adiantou pelo futuro portista Adriano, mas a reacção azul e branca foi forte e, em apenas nove minutos, Maniche, Hélder Postiga e Clayton transformaram o 0-1 num 3-1. Na segunda parte, Deco e Postiga reforçaram a vantagem, que Rossato (outro futuro jogador do FC Porto, ainda que efemeramente) atenuou a 20 minutos do fim. Os Dragões continuaram líderes de um campeonato que conquistariam com 11 pontos de vantagem sobre o Benfica.

Dragões Diário 04-11-2018

Foi difícil, como se esperava, mas a classe que só está ao alcance dos campeões permitiu ao FC Porto derrotar o Marítimo por 2-0 e manter a liderança da Liga. Os dois golos, por sinal excelentes, surgiram nos últimos 20 minutos: aos 70, Otávio finalizou com estilo uma jogada de combinação brilhante, ao primeiro toque, em que também participaram Soares e Marega; três minutos depois os papéis inverteram-se, com o maliano, a passe do extremo brasileiro, a concluir uma jogada iniciada por Óliver.

Sérgio Conceição considera esta vitória merecida e acredita mesmo que mais um ou outro golo não chocariam ninguém. O treinador sublinhou que são a velocidade de execução e a intensidade que fazem a diferença neste tipo de jogos e revelou o que mais apreciou ontem: O que me deixa satisfeito é ver que voltámos a ser a equipa que fomos desde que assumi este cargo no FC Porto.

Otávio saltou do banco para ajudar a desbloquear este encontro e no final destacou a profundidade do plantel azul e branco: Acho que ficou demonstrada a força do nosso plantel. Quem é suplente entra para dar o máximo e para ajudar a equipa. Feliz por ter ajudado a conquistar uma vitória difícil e importante, o extremo desvalorizou as prestações recentes dos rivais: O nosso foco está em nós, não pensamos nos outros. No final vê-se quem tem mais pontos e quem é o campeão.

No horizonte da equipa passa a estar a Liga dos Campeões e o jogo frente ao Lokomotiv Moscovo, que se disputa na terça-feira no Estádio do Dragão (20h). O regresso aos treinos foi esta manhã às 11h00, no Olival.

A equipa de Sub-17 venceu o Anadia por 4-0 e assegurou a qualificação para a segunda fase do Campeonato Nacional, com um registo de oito vitórias, um empate, 51 golos marcados e quatro sofridos. Ontem, foram Rúben Candal (dois), Diogo Abreu e Rodrigo Ferreira que assinaram os golos da formação treinada por Tulipa.

Em andebol, o FC Porto foi ontem a Braga bater o ABC por 25-24, o que significa que somou a terceira vitória consecutiva no campeonato e que continua a integrar o grupo dos líderes da prova. Alexis Hernández, André Gomes e António Areia, com cinco golos cada, foram os melhores marcadores dos Dragões nesta partida.

No Pavilhão da Luz, disputaram-se ontem dois jogos entre FC Porto e Benfica, um em basquetebol e o outro em hóquei em patins, e em ambos os Dragões tiveram razões de queixa da arbitragem.

Em basquetebol, o encontro foi quase sempre equilibrado, com a eficácia benfiquista nos últimos minutos a ditar um resultado de 93-88 favorável à equipa da casa. No final, Moncho López contestou a disparidade muito grande no número de lances livres para as duas equipas, que as estatísticas confirmam claramente: 33 para o Benfica, 13 para o FC Porto.

Às 19h45, no mesmo local, arrancou algo que é difícil definir. O treinador Guillem Cabestany disse que foi tudo menos um jogo de hóquei em patins, o diretor Eurico Pinto considera que foi uma autêntica roubalheira, mas no fundo talvez tenha sido, quase 60 anos depois e numa modalidade diferente, uma homenagem a Calabote. O FC Porto perdeu por 4-3 um jogo em que esteve demasiadas vezes em inferioridade numérica, fruto da amostragem de oito cartões azuis, que levou o treinador a afirmar taxativamente: Esta foi maior vergonha que já vi numa pista de hóquei em patins em toda a minha vida. É uma vergonha para o mundo do hóquei em patins.