27/03/21

Aconteceu a 27 Março 1927

Neste dia, num jogo frente ao Progresso disputado no Campo Lima e a contar para o Campeonato Regional do Porto, Acácio Mesquita estreava-se de azul e branco e marcava o primeiro de muitos golos ao serviço do FC Porto. Filho de um dirigente do clube e atleta das equipas jovens desde muito novo, Acácio Mesquita praticou ainda basquetebol e atletismo e formou com Pinga e Valdemar Mota a famosa linha de ataque dos Três Diabos do Meio-Dia.


Dragões Diário 27-03-2021

A versão reduzida do plantel principal do FC Porto – privado de 13 jogadores que estão ao serviço de selecções – beneficia hoje e amanhã de um raro fim de semana de folga. Esta pausa foi antecedida por um treino conjunto com a equipa B e será sucedida pela preparação da recepção ao Santa Clara, agendada para de hoje a oito dias no Estádio do Dragão.
 
É provável que tenha na ponta da língua quem é o melhor marcador do FC Porto nesta temporada, mas talvez seja mais difícil saber de cor quem são os atletas com mais passes acertados, dribles com sucesso e intercepções efectuadas por jogo. Num trabalho da FC PORTO TV, o José Miguel Soares apresenta uma radiografia aos principais dados estatísticos do plantel depois de seis meses de competição.
 
Bancadas vazias, um impacto negativo de 27 milhões de euros e parceiros fantásticos. Foi sobre isso que falou Rui Lousa, administrador da Porto Comercial, no mais recente episódio de Retratos do Novo Mundo, um projecto conduzido pelo jornalista Tiago Marques sobre os efeitos da pandemia no FC Porto.
 
O fim de semana desportivo do FC Porto arranca esta tarde com a equipa de hóquei em patins a receber o Tigres no Dragão Arena, num jogo que poderá acompanhar em directo na FC Porto TV e no Porto Canal a partir das 15h. Depois da vitória muito importante em São João da Madeira na semana passada, Giulio Cocco promete uma actuação focada no objectivo de terminar a fase regular da melhor forma possível. Ou seja, no primeiro lugar.

Duas horas depois, em Aveiro, é a formação de basquetebol que entra em acção, mas para disputar com o Esgueira o acesso à final four da Taça de Portugal. Há três semanas, no mesmo pavilhão, o FC Porto venceu por apenas um ponto de diferença, por isso Brad Tinsley projecta um jogo muito difícil entre duas equipas que vão jogar para ganhar. Ainda assim, o projecto azul e branco é óbvio: conquistar a Taça de Portugal é um objectivo.

26/03/21

Aconteceu a 26 Março 1911

Neste dia, no Campo da Rainha, começava a jogar-se a primeira edição da Taça José Monteiro da Costa, que rapidamente conquistou a condição oficiosa de Campeonato do Norte. No primeiro ano, a competição disputou-se sob o formato de torneio triangular, com o Boavista e o Leixões a juntarem-se aos azuis e brancos, que venceriam os dois adversários e o troféu criado para homenagear e perpetuar a memória do presidente, falecido dois meses antes, que deu uma segunda vida ao FC Porto.


Dragões Diário 26-03-2021

Sem 13 internacionais, ao serviço de nove selecções, e com três nomes a preencher o boletim clínico, Sérgio Conceição voltou a preparar, durante a manhã de ontem e à distância rara de mais de uma semana, a recepção ao Santa Clara, da 25ª jornada da Liga. Daqui a pouco, num cenário de aparente acalmia e num contexto de evidente défice de intérpretes, repete-se o ensaio.
 
Com uma bela justificação – está mais do que visto - Fábio Vieira faltou ao treino matinal no Olival para poder resolver pela noite em Koper, na Eslovénia. Cinco minutos depois de entrar em cena, o médio do FC Porto fez, com toda a classe e muita frieza, o golo que garantiu a vitória sobre a Croácia (1-0) no jogo de estreia de Portugal no Europeu de Sub-21. Veja e reveja na FC Porto TV a finalização subtil do 23 da selecção, que é também o 50 do FC Porto.
 
Com o objectivo assumido – e verbalizado por Diogo Branquinho – de dar a Alfredo Quintana os últimos títulos da carreira, o FC Porto, líder isolado do Andebol 1, recebeu e venceu ontem o Madeira SAD com a facilidade expressa no resultado final de 44-26. Com nove golos e o reforço das palavras da antevéspera, Branquinho distinguiu-se como o melhor marcador dos Dragões.

A nossa equipa de hóquei em patins, que também lidera o campeonato, só regressa amanhã à competição, precisamente para receber o Tigres, e a entrevista de Carlo Di Benedetto na FC Porto TV parece-nos uma boa forma de se preparar para as emoções do encontro, com a garantia de que será bastante mais breve e suave do que o processo de recuperação que o francês teve que superar para reentrar em pista, reaprendendo, inclusive, a andar.

Mais uma Aventura no Lago dos Tubarões é um compacto da participação do FC Porto na actual edição da Liga dos Campeões. De Manchester a Turim, e antes do receber o Chelsea, o percurso, reconstituído no trabalho do Sérgio Velhote na FC Porto TV, recupera lances decisivos, frases fortes, análises, comentários e o aplauso da crítica internacional. Depois deste vídeo, que todos esperamos que possa transformar-se em breve numa longa metragem, assista, mais logo, pelas 21h, ao Universo Porto, que terá Guillem Cabestany e Carlos Martingo em estúdio.

25/03/21

Aconteceu a 25 Março 2013

Neste dia, a Associação de Futebol do Porto celebrou o centenário com uma gala que teve o FC Porto em destaque. Além do clube, várias personalidades do universo azul e branco foram homenageadas.


Dragões Diário 25-03-2021

Depois de três raros e saborosos dias de folga, o plantel principal do FC Porto regressou ontem ao relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde Sérgio Conceição orientou uma sessão de trabalho vespertina. Com três atletas entregues ao Departamento de Saúde e 13 ao serviço das respectivas selecções, os azuis e brancos deram início à preparação para a recepção ao Santa Clara, no Estádio do Dragão, referente à 25ª jornada do campeonato, em data e horário a oficializar.
 
Há muito FC Porto na selecção portuguesa que hoje (20h) inicia a participação no Europeu de Sub-21, organizado conjuntamente pela Hungria e pela Eslovénia. Diogo Costa, Diogo Leite, Fábio Vieira, João Mário e Francisco Conceição são os cinco Dragões convocados por Rui Jorge para defender as cores de Portugal - aos quais se junta Vítor Ferreira, emprestado ao Wolverhampton -, que tem a companhia de Inglaterra, Croácia e Suíça no Grupo D. O primeiro adversário é a Croácia, seguindo-se a Inglaterra (28 de Março, 20h) e a Suíça (31 de Março, 17h). Boa sorte, miúdos!
 
A 21ª jornada do Andebol 1 arranca esta noite (20h, FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena, com o FC Porto a receber o Madeira SAD. Os azuis e brancos lideram o campeonato com 20 triunfos em outros tantos jogos e a conquista deste troféu é um objectivo claro, tal como a Taça de Portugal, garantiu Diogo Branquinho na projecção do encontro com os madeirenses. Em nome de todo o grupo, o ponta esquerda disse tudo: Temos que dar ao nosso Alfredo os últimos títulos da sua carreira.
 
É sob o nome de eFCPorto SoccerSoul que o FC Porto vai reforçando o seu impacto no universo dos eSports, ao qual chegou em Outubro do ano passado representado pelos craques Bruno Almeida aka Balmeida e Rafael Monteiro aka RafaMonteiro. Ora, foi precisamente este último, Rafael Monteiro, que explicou ao José Miguel Soares as diferenças entre jogar em casa no conforto do sofá, sem pressão, e competir oficialmente com a camisola do FC Porto. Na PlayStation, como no relvado, é sempre para ganhar.

Além do FC Porto-Madeira SAD em andebol, que arranca às 20h com transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal, assista a mais um episódio da série Retratos do Novo Mundo, assinada pelo jornalista Tiago Marques: Paulo Fortunato, coordenador da Dragon Tour, testemunha o impacto da pandemia nas viagens do FC Porto.

24/03/21

Aconteceu a 24 Março 2003

Neste dia, o voo rumo ao título fez escala na Madeira: o FC Porto subia à Choupana para enfrentar o Nacional da Madeira na ronda 26 da SuperLiga. Com nove portugueses de início, os Dragões entraram com o pé esquerdo e saíram para o intervalo a perder. Por isso mesmo, Mourinho esgotou as substituições ao intervalo para lançar Deco, Marco Ferreira e Derlei. Já dentro do derradeiro quarto de hora o Ninja igualou a contenda e, no penúltimo minuto do tempo regulamentar, Ricardo Carvalho consumou uma reviravolta que deixava os futuros campeões com 13 pontos de vantagem sobre o Benfica.


Dragões Diário 24-03-2021

Eu nunca pensei em sair de graça do FC Porto. As palavras são de Otávio, foram proferidas depois de estender o vínculo que o liga aos Dragões por mais quatro anos e foram reforçadas com uma garantia: Sempre quis ajudar o FC Porto. Acho que foi a melhor decisão que tomei, acrescenta, antes de confessar que permanecer na Invicta - onde se sente em casa - é um sonho realizado.
 
Depois de tudo o que fizeram por mim eu não poderia ter deixado assim do nada, confidencia Otávio. A viver nas margens do Douro há sete anos, o craque natural de João Pessoa considera ter aprendido muito a nível táctico e ter-se tornado numa pessoa mais madura. Aprendi a dar valor a muitas coisas e foi o FC Porto que formou essa pessoa, conta o polivalente centrocampista. Essa maturidade está bem patente na conversa do luso-brasileiro com a FC Porto TV: Só tenho que agradecer e fazer o meu trabalho da melhor forma.
 
Otávio começou na equipa B, foi emprestado ao Vitória de Guimarães e só depois se impôs no FC Porto. Já esta época, na jornada europeia em Atenas, entrou em campo com a braçadeira portista e agora mostra por que motivos foi escolhido como capitão: Ontem mandei uma mensagem ao Evanilson. Eu também passei por isso de jogar na B e disse-lhe tens de dar a vida porque a tua hora vai chegar.
 
O carácter de Sérgio Conceição contribuiu para o crescimento de Otávio como atleta e como pessoa: Eu precisava de um treinador que fosse exigente comigo e com o grupo, porque às vezes achamos que está tudo bem e tem de se cobrar ao máximo. Não é à toa que muita gente não era valorizada aqui no FC Porto e hoje, graças ao mister, muitos jogadores melhoraram. Como eu ou o Marega, que éramos criticados e agora somos elogiados, explica.
 
Com 177 jogos ao serviço do FC Porto, Otávio tem mais uma partida com a camisola mais bonita do mundo do que Pepe. Esta e outras curiosidades sobre a carreira do nosso número 25 podem ser conhecidas pela voz do próprio nas plataformas digitais azuis e brancas. Acabado de prolongar até 2025 uma ligação que dura desde 2014, o médio tinha a felicidade estampada no rosto e as respostas todas na ponta da língua. Os rivais que o digam...
 
O FC Porto regressa ao trabalho esta tarde. Depois de um ciclo exigente em que disputaram 31 jogos num período de 120 dias, os comandados de Sérgio Conceição puderam desfrutar de uma tripla folga após a vitória em Portimão. A partir das 16h, no Olival, dá-se início à operação Santa Clara com o grupo de trabalho reduzido devido aos compromissos internacionais. Agendada para o fim de semana de Páscoa, a recepção aos açorianos ainda carece de confirmação oficial quanto à data e hora do pontapé de saída.
 
O Campeonato Europeu de Sub-21 vai estar pintado de azul e branco. De acordo com uma análise feita pelo jornal O Jogo, apenas a formação do Ajax tem mais representantes na competição do que o FC Porto. Com seis jogadores chamados por Rui Jorge - Diogo Costa, Diogo Leite, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, João Mário e Francisco Conceição – os Dragões têm tantos convocados como o Barcelona e só ficam atrás da escola de referência holandesa.

Apesar de não parecer, a AJM/FC Porto também foi afectada pela pandemia. No mais recente Retratos do Novo Mundo, José Carlos descreve as dificuldades vividas pelas voleibolistas azuis e brancas desde o início da pandemia. De há um ano para cá aprendemos a viver de outra maneira. Em tudo, não só no desporto, mas em toda a nossa vida privada lá fora. É uma nova vida que começou com esta pandemia, relata o team manager da AJM/FC Porto.

22/03/21

Aconteceu a 22 Março 1959

Neste dia, o FC Porto vencia o Torreense por 3-0 em Torres Vedras, com golos de Perdigão, Noé e Teixeira, e conquistava o título de campeão nacional discutido para lá do último segundo. Com a atribuição do troféu a decidir-se pela diferença de golos, Inocêncio Calabote assinalou penáltis em série na Luz, onde o Benfica goleou a CUF (7-1), e deu um interminável tempo de compensação. A 50 quilómetros dali, onde jogava o FC Porto, os encarnados tinham o treinador adjunto no banco do Torreense e treze contos preparados para cada um dos jogadores do emblema de Torres Vedras em caso de vitória sobre os azuis e brancos. Mesmo perante este cenário hollywoodesco, foi o FC Porto que fez a festa por um golo de diferença.


Dragões Diário 22-03-2021

Os exames realizados a Pepe mostraram que o nosso capitão contraiu uma lesão muscular na perna direita na primeira parte do jogo com o Portimonense, no qual teve de ser substituído logo aos 24 minutos. Por isso, o dia de ontem foi de tratamento para o número 3 dos Dragões, que hoje e amanhã continuam de folga. O regresso ao trabalho está agendado para a próxima quarta-feira (16h), no Olival.
 
Depois de tantas vezes ter sido impedido, o FC Porto B conseguiu finalmente regressar às vitórias na Liga Portugal 2. A equipa comandada por António Folha recebeu e venceu o SC Covilhã (2-1), na 25ª jornada, e colocou um ponto final num jejum de triunfos que durava desde 29 de Novembro do ano passado. Evanilson e Fábio Vieira, este de penálti, foram os marcadores de serviço nos Dragões, que passam a somar 21 pontos. Segue-se uma deslocação a Mafra (29 de Março, 17h).
 
Um golo do capitão Reinaldo García a 17 segundos do fim permitiu ao FC Porto somar os três pontos em casa da Sanjoanense (3-2) na 24ª jornada do Nacional de hóquei em patins. Além de Reinaldo García, também Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto marcaram para os azuis e brancos, que seguem firmes na liderança do campeonato, agora com 60 pontos, mais três do que o Óquei de Barcelos. A penúltima ronda da fase regular reserva uma recepção ao HC Tigres (27 de Março, 15h), no Dragão Arena.
 
O FC Porto regressou a casa largamente vitorioso na 24ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, pois triunfou de forma categórica em casa do Maia Basket, por 92-65. O base norte-americano Jalen Riley, que pode ficar a conhecer melhor na edição de Março da revista Dragões, foi o MVP do encontro e o melhor marcador portista com 24 pontos em pouco mais de 17 minutos de utilização. No próximo sábado (27 de Março), às 17h, há jogo em Esgueira a contar para os quartos de final da Taça de Portugal.
 
A AJM/FC Porto aumentou a vantagem na eliminatória inaugural do Play-off do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina – Divisão Elite ao vencer o Benfica (3-1), com os parciais de 25-19, 25-17, 23-25 e 25-18, no Dragão Arena. A equipa azul e branca já tinha vencido em Lisboa por 3-0 e está assim a um triunfo de se qualificar para a final do campeonato, pois esta eliminatória é disputada à melhor de cinco jogos. O terceiro é já hoje (17h30), novamente no Dragão Arena, e pode valer o bilhete para a final.

Hoje, a partir das 20h, a nossa equipa de andebol joga em casa do Avanca nos oitavos de final da Taça de Portugal. Na projeçcão do encontro, que tem transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal, o lateral esquerdo croata Ivan Sliskovic garantiu que os actuais detentores do troféu querem voltar a ir até ao fim nesta competição. Antes, às 17h30, há mais um AJM/FC Porto-Benfica em voleibol feminino e este pode ser decisivo.

21/03/21

Aconteceu a 21 Março 1970

Neste dia, o presidente Afonso Pinto de Magalhães inaugurou no complexo desportivo do Estádio das Antas um pavilhão de treinos para as modalidades que viria receber o seu nome. Três anos depois, a poucos metros de distância, foi a vez de Américo de Sá, sucessor à frente do clube do banqueiro natural de Arouca, presidir à abertura de mais uma casa para vários desportos. Mais tarde, também este pavilhão viria a ser baptizado com o nome do presidente que o impulsionou.

Dragões Diário 21-03-2021

A missão era só uma, vencer e trazer três pontos para o Porto, e os campeões nacionais cumpriram-na. Apesar do pouco tempo útil em que foi possível jogar, o FC Porto conseguiu marcar dois golos e derrotar o Portimonense por 2-1. Os dois autogolos algarvios surgiram na sequência de remates de Marega e Sérgio Oliveira.
 
Para Sérgio Conceição, ganhar era uma obrigação e o FC Porto teve o mérito de alcançar uma vitória justa num jogo difícil, como serão todos até ao fim do campeonato, neste caso particularmente marcado por muitas faltas e muitas paragens. É a forma como está o futebol em Portugal, desabafou o treinador.
 
O capitão Sérgio Oliveira, que ontem assumiu mesmo a braçadeira durante a maior parte do encontro devido à lesão de Pepe, salientou que é sempre difícil jogar contra sete defesas e até reconheceu que os jogadores, que já sabiam que tinham pela frente um jogo bastante complicado, entraram na segunda parte algo apáticos.
 
O médio destacou, contudo, uma ideia que Sérgio Conceição também defende frequentemente: O importante é ganhar os três pontos. Seja ganhar 1-0, 2-0, 3-0, ou, neste caso, 2-1. E é com esse espírito, seguramente, que será encarado o próximo encontro, uma recepção ao Santa Clara que acontecerá daqui a duas semanas.