13/11/10

"Conferência sobre mérito, parte I da longa sequela" Crónica O Jogo de Alcides Freire

Podendo parecer contraditório André Villas-Boas tem medo dos elogios e lamenta a falta deles. Estranho? Nem por isso, por um lado fala para dentro, por outro discursa para fora, ao mesmo tempo que reclama pelo mérito que, garante, tem sido tirado ao FC Porto. Neste último ponto, mérito de comunicador, consegue chegar aos dois destinatários. Ou seja, olha desconfiado para a desistência do Benfica na luta pelo título e para o pré-anúncio de campeão após 10 jornadas - convicção geral depois do 5-0 -, franzindo também o olho à falta de frases que juntem mérito, FC Porto, 5-0 e Benfica.
Mas, bem visto, é bom que se habitue ou vai gastar mais conferências de Imprensa a reclamar pelo mérito. Esta semana foi exemplar nesse aspecto: até um pé de Jorge Jesus puseram fora do Benfica, Ramires e Dí Maria foram considerados os piores em campo no Estádio do Dragão e só foi o Benfica que perdeu, nunca o FC Porto que ganhou.

Maicon ok, Otamendi titular

Apesar das ausências já confirmadas de Fernando (lesionado) e João Moutinho (castigado), André Villas-Boas deverá oferecer a titularidade a Otamendi na partida de amanhã frente ao Portimomense, alternando também a habitual formação da defesa. Este previsível regresso do argentino ao onze inicial deixará Maicon no banco de suplentes, isto apesar do defesa brasileiro ter sido dado como apto pelo próprio treinador. "Treinou a cem por cento e está disponível para a convocatória", referiu Villas-Boas. Curiosamente, ou talvez não, Otamendi pode voltar à equipa em vésperas de regressar à selecção argentina, à qual não era chamado desde o Mundial'2010, no qual jogou como lateral-direiro.

Fonte: O Jogo

10/11/10

Regresso ao trabalho com duas ausências

Cumpridos os dois dias de folga que se seguiram à goleada no clássico, o FC Porto regressou, esta quarta-feira, ao trabalho, no Olival. A sessão ficou marcada pelas ausências de Falcao (com uma contusão na coxa esquerda) e Fernando, que se limitaram a fazer treino condicionado e de ginásio. André Villas-Boas orienta novo ensaio para o encontro da 11.ª jornada da Liga amanhã, no mesmo local e à mesma hora (10h30 – aberto 15 minutos à comunicação social) de hoje.
Mais cedo, às 10h15, tem lugar a superflash de antevisão da partida frente ao Portimonense, agendada para o próximo domingo, às 20h15, no Estádio do Dragão
.

"Confiança ilimitada" Crónica O Jogo de Jorge Maia

Agora que, um pouco por toda a Europa, aparecem artigos a reclamar a descoberta de um novo Mourinho exactamente nas mesmas coordenadas onde, pela primeira vez, se percebeu o génio do Special One, convém dizer que nem toda a gente ficou surpreendida com o sucesso de André Villas-Boas no FC Porto. O Manuel Casaca, companheiro do lado aqui na redacção e amigo pessoal do treinador do FC Porto disse-me, no primeiro dia em que falámos sobre a possibilidade de Villas-Boas suceder a Jesualdo Ferreira, que ele seria campeão no primeiro ano. Disse-o convictamente e sem ironia, o que nem sempre é fácil de descodificar no Casaca. Mas não foi ele o único a pôr a mão no fogo pelo treinador portista, mesmo antes de ele ter passado por todos os testes que esta temporada lhe colocou pela frente. Os responsáveis do FC Porto demonstraram uma confiança semelhante. Foi por isso que lhe ofereceram um contrato de dois anos. Por acreditarem que não era a aposta de risco de que muitos falavam, por saberem que era capaz de recuperar o título já este ano, mas também por lhe reconhecerem a capacidade para liderar um projecto com futuro.

09/11/10

Hulk e companhia deram volta ao mundo

Os jornais económicos, ontem, sublinhavam que as acções do FC Porto dispararam 4 por cento depois da vitória. No rescaldo puramente desportivo, Hulk destacava-se no Brasil. O jornal "Globo", aliás, tem uma campanha em que oferece umas chuteiras do portista que tem "destruído as zagas da Europa" e o "Lance" escolheu-o como brasileiro que mais se destacou na Europa este fim-de-semana, à frente de Pato. Em Itália, a "Gazzetta" apontou Hulk como o jogador mais em forma dos campeonatos europeus.

globoesporte.com
David Luiz não pára Hulk; Porto humilha Benfica e abre 10 pontos. Improvisado como lateral, David sofreu com Hulk 

LANCE!"NET
A torcida do Porto deixou o Dragão em êxtase. O clube atropelou o maior rival 

elespectador.com
Falcao marcou o melhor golo latino das ligas europeias com um 'taconazo' que bateu o guarda-redes do Benfica 

eltiempo,com
O trio atacante do Porto, formado por Falcao, Hulk e Varela, mais o inspirado Belluschi, tornaram amarga a noite da equipa encarnada, uma sombra do que foi na época passada 

MARCA.COM
Humilhante golpe de autoridade do FC Porto (...) conjunto muito trabalhado, sólido na defesa e venenoso no ataque 

laGazzettadello Sport
É o jogador mais em forma. O bom Hulk é sempre incrível. Com 10 golos em 10 jogos, ele é o líder de um FC Porto embalado 

sport.es 
Taconazo' impossível de Falcao. Com um remate acrobático e pouco ortodoxo, Falcao marcou o segundo de uma mão-cheia de golos dos dragões ao Benfica 

mundodesportivo.es 
O líder FC Porto deu uma humilhante 'mãozinha' ao Benfica 

francefootball 
Dominador, o FC Porto esmagou em casa o grande rival Benfica, que não conseguiu fazer frente a Hulk e companhia

"Calvário" Crónica O Jogo de Jorge Maia

Estive para aqui às voltas com a minha consciência, a tentar resistir à tentação da metáfora fácil, mas a verdade é que sou um fraco. Ora, depois de ter sido anunciado aos sete ventos como o messias, depois de ter arrastado atrás de si multidões de fiéis para ouvir os seus sermões, depois de ter sido chamado mestre e mesmo depois de ter conseguido literalmente ressuscitar um morto, Jesus parece condenado à crucificação. Foi entregue nas manchetes dos jornais de ontem por alguns dos que se diziam seus apóstolos e há-de servir mais adiante para expiar os pecados cometidos por outros, mas provavelmente ainda tem uma longa via sacra para cumprir. Com dez pontos de desvantagem para o FC Porto de André Villas-Boas à 10ª jornada, com uma goleada que há-de ecoar pelos próximos anos às costas e sem perspectivas de operar um milagre que negue a evidência da superioridade do principal rival, Jesus só pode desejar que o calvário termine depressa. Entretanto, na sombra, não há-de faltar por aí quem lave as mãos.