24/11/07

Alfredo Murça


Alfredo Murça, nascido a 17 de Janeiro de 1948, na Costa da Caparica, foi cinco vezes internacional "AA" por Portugal, quatro em representação dos "dragões" e um pelo Belenenses, o outro clube que também representou.
Murça estreou-se na formação das "quinas" precisamente quando actuava no Belenenses, mais precisamente a 10 de Dezembro de 1969 (derrota por 1-0 com a Inglaterra, em Londres).
O antigo internacional português Alfredo Murça foi bicampeão de futebol pelo FC Porto em 1977/78 (fez 30 jogos) e 78/79 (21 jogos completos e 1 incompleto) e vencedor de uma Taça de Portugal.
Alfredo Murça, notabilizou-se ao serviço do FC Porto, vencendo dois campeonatos nacionais no final dos anos 70. Murça actuou na famosa equipa que quebrou um longo jejum de títulos, ao lado de jogadores como Oliveira, Costa, Duda, Gomes, entre outros.
Murça iniciou a sua carreira no GD Pescadores da Caparica, tendo ingressado no FC Porto na temporada 75-76, depois de ter actuado no Belenenses. Além de 2 campeonatos, venceu igualmente a Taça de Portugal em 76/77 (no dia 18 de Maio de 1977) numa final disputada contra o Braga, por 1-0, golo marcado por Fernando Gomes.
Curiosamente, também assegurou as funções de treinador interino do FC Porto, no período compreendido entre a saída de Quinito e a entrada de Artur Jorge. O FC Porto jogou em casa frente ao PSV de Eindhoven e venceu por 2-0. Uma magra consolação depois da goleada (0-5) sofrida nos países baixos. Desempenhou funções no Departamento Juvenil e na equipa principal, na qual foi adjunto de Robson, entre 1994 e 1996, ao lado de Inácio, Mourinho e Frade.
Faleceu aos 59 anos no dia 25 de Agosto deste ano, vítima de doença prolongada. Dragão Madeirense já estava há uns tempos para fazer uma homenagem a este notável atleta do nosso clube. Aqui fica, portanto, o nosso simples tributo.

1 comentário:

Miguel disse...

Boa tarde,

gostaria de ser contactado de modo a discutir um eventual parceria entre o vosso site e a sportingbet.

Cumprimentos,

Miguel Russo
miguel.russo@sportingbet.com