16/05/20

Aconteceu a 16 Maio 1984

Neste dia, um espião da polícia secreta da República Democrática Alemã chamado Adolf Prokop impediu o FC Porto de vencer a Taça das Taças, na primeira final europeia disputada pelo clube. Em Basileia, frente a uma poderosíssima Juventus que contava com cinco campeões do mundo pela Itália, Platini e Boniek, um grande remate de Sousa ainda alimentou as esperanças azuis e brancas, mas pouco há a fazer quando os adversários podem marcar golos precedidos de infrações e quando ficam por assinalar dois penáltis. Este é um episódio triste mas importante da história do FC Porto.

Dragões Diário 16-05-2020

A Dragões acaba de completar 35 anos de vida que correspondem aos melhores tempos da história do FC Porto. Nestas décadas, a revista acompanhou a conquista de 58 troféus, sete deles internacionais, e isto se só restringirmos a análise à equipa principal de futebol.

Não por acaso, o primeiro número da revista foi para as bancas a 25 de Abril de 1985. A revolução que marca a transição do país de uma ditadura para a democracia teve também um profundo impacto no futebol, cuja geografia se deslocou do Sul para o Norte. Olhando para a realidade do FC Porto mas também para a de outros clubes, analisámos essa viragem na revista.

Para dar continuidade ao percurso de vitórias que o conduziu à liderança do campeonato, o plantel principal continua a trabalhar no Olival, onde ontem Sérgio Conceição dirigiu o quinto treino desta semana e o décimo desde que foi possível regressar ao trabalho no clube. Hoje haverá uma nova sessão.

15/05/20

Aconteceu a 15 Maio 1988

Neste dia, o campeão do Mundo sagrou-se campeão de Portugal. Nas Antas, um todo-poderoso FC Porto recebia o Rio Ave na partida que podia garantir a conquista do título nacional. A quatro jornadas do fim, os comandados de Tomislav Ivic só haviam perdido uma ronda e os vila-condenses eram o último obstáculo antes do terceiro troféu da temporada. Semedo, Rui Barros e Sousa - com um golo cada - deixaram os Dragões com uma mão no caneco ao intervalo. O pai de Ricardo e avô de Afonso Sousa ainda bisou, antes de Fernando Gomes fechar a contagem em 5-0. Foi uma mão-cheia de golos e duas de campeonatos. Era a décima Liga dos portistas no formato em vigor desde 1934.

Dragões Diário 15-05-2020

Já está disponível a mais recente edição da revista Dragões. Em Abril, a publicação oficial do FC Porto conversou - à distância - com Shoya Nakajima para dar a conhecer um pouco mais sobre o reservado camisola 10 portista. Entre elogios ao melhor clube português e ao mister Sérgio Conceição, o nipónico levanta o véu sobre o carácter do balneário: Acreditámos sempre que era possível recuperar os pontos perdidos. Quanto à língua de Camões, Naka revela melhorias na compreensão desde a sua chegada, no verão passado, à Invicta. Já consigo entender bastante bem, mas falar é que é mais difícil, conta-nos o japonês.

Durante a manhã de ontem o mister voltou a orientar nova sessão de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. Nos relvados do Olival, o já habitual trio de jovens - Francisco Meixedo, Fábio Vieira e João Mário - tornou a juntar-se ao plantel principal e a elevar o número de atletas à disposição de Sérgio Conceição para 28. Conhecida a data proposta pelas entidades organizadoras para o regresso da Liga, dia 4 de Junho, os líderes isolados da competição têm mais três semanas de pré-época antes das 11 finais que o fim da temporada lhes reserva.

No início desta semana, as três modalidades que chamam casa ao Dragão Arena voltaram aos treinos colectivos no nosso pavilhão. Esta quinta-feira, Moncho López falou ao site do FC Porto para detalhar os pormenores deste regresso. Achámos que seria muito benéfico avançar já com a pré-preparação da próxima época, explicou o galego. De acordo com o treinador de basquetebol azul e branco, as condições oferecidas pelo clube tornaram impossível não querer voltar. Tenho a certeza que, a nível físico e psicológico, será muito importante para as equipas, concluiu Moncho López.

Passam hoje 44 anos desde que Jorge Nuno Pinto da Costa foi apresentado ao plantel do FC Porto como o novo director para o futebol. A chegada do dirigente à principal secção do clube abriu alas ao regresso de José Maria Pedroto. No mais recente episódio de Dragões para Sempre, a FC Porto TV recorda o Mestre com imagens das suas oito temporadas de azul e branco. Em 1956, o médio oriundo de Lamego estava em campo no quebrar de 16 anos sem vitórias no campeonato. Em 1978, foi Pedroto quem guiou, a partir do banco, os portistas à reconquista do título 19 anos depois. Se há Dragões para sempre, o Mestre é um deles.

14/05/20

Aconteceu a 14 Maio 2006

Neste dia, o FC Porto de Co Adriaanse subia ao relvado do Estádio do Jamor para defrontar o Vitória de Setúbal na final da Taça de Portugal. Num jogo com várias oportunidades, ainda que em maior número para os Dragões, tudo ficou decidido perto do intervalo: cruzamento perfeito de Ricardo Quaresma e desvio oportuníssimo de Adriano, que fez de cabeça o resultado final. Sob a orientação do treinador holandês, o FC Porto juntou a 13ª Taça de Portugal à conquista do campeonato.

Dragões Diário 14-05-2020

Com os três reforços do costume a subirem da equipa B e sem nomes no boletim clínico, o plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar ontem nos relvados do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, onde Sérgio Conceição orientou uma sessão vespertina. A preparação para o regresso à competição prossegue esta manhã com mais um treino no Olival.

Fábio Vieira, a par de Francisco Meixedo e João Mário, é um dos jovens do FC Porto B que têm integrado os trabalhos da equipa principal. O talentoso médio, de apenas 19 anos, esteve em grande plano na LigaPro antes da paragem, com sete golos marcados, menos um do que Vítor Ferreira. Na época passada, Fábio Vieira também foi uma das grandes figuras dos campeões nacionais e europeus de Sub-19, mas agora só tem uma coisa no pensamento: Quero agarrar esta oportunidade.

É o quarto melhor marcador do FC Porto no campeonato, com seis golos, mas o que oferece à equipa vai muito para além dos registos individuais. Moussa Marega esteve em 20 dos 24 jogos disputados pelo colectivo portista na principal prova do calendário nacional e é a figura do mais recente episódio de Dragões em Foco, a rubrica da FC Porto TV que percorre os números e as performances dos futebolistas da nossa equipa na Liga. Depois do camisola 11, Alex Telles é o senhor que se segue.

Mesmo com mais uns dias de quarentena pela frente, apesar dos resultados negativos nos testes à Covid-19, Magnus Andersson fala como se já estivesse novamente no Dragão Arena. O treinador sueco da nossa equipa de andebol, que em 2018/19 conduziu o FC Porto à histórica dobradinha, vai juntar-se em breve aos atletas: O retorno proporciona-nos alguma normalidade, diz Magnus Andersson, que elogia ainda o nível de organização e de paixão que há neste clube.

12/05/20

Aconteceu a 12 Maio 1935

Foi neste dia que o FC Porto conquistou o primeiro dos 28 Campeonatos Nacionais que apresenta no palmarés. Um empate (2-2) frente ao Sporting, no Campo Grande (Lisboa), garantiu que a tradição se mantinha: depois de ter vencido a edição inaugural do Campeonato de Portugal (1921/22), repetia o feito com a então chamada I Liga. Joseph Szabo foi o líder de um onze (não havia substituições) que teve uma recepção épica na Invicta...
 

Aconteceu a 12 Maio 1985

Neste dia, as Antas encheram para um jogo que podia devolver o FC Porto ao título nacional, seis anos depois da última conquista do campeonato sob o comando de José Maria Pedroto. Com 70 mil esperançosos Dragões nas bancadas do nosso estádio, o maior goleador da Europa entrou com tudo e, antes da meia-hora, já havia bisado. Futre e Jaime Magalhães também fizeram o gosto ao pé mas foi mesmo Gomes quem sobressaiu, com mais um hat-trick na temporada em que venceu a sua segunda Bota de Ouro. O Belenenses ainda fez o golo de honra, porém, o 5-1 final não deixou dúvidas: estava garantido o primeiro campeonato nacional na presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Dragões Diário 12-05-2020

Se resolverem que não há mais campeonato podem, por decreto, entregá-lo a quem querem. Durante a tarde de ontem, Jorge Nuno Pinto da Costa esteve no Palácio de Belém para reunir com o Presidente da República no âmbito das audiências que Marcelo Rebelo de Sousa tem efectuado com os líderes dos grupos que detêm meios de comunicação social. Questionado sobre o regresso do futebol - e ante algumas sugestões mirabolantes - o nosso presidente reforçou que o que conta é a classificação que está, não a que nós gostaríamos que fosse. A figura máxima da instituição detentora do Porto Canal deu o exemplo da LigaPro, onde a classificação à data da paragem foi usada para definir as subidas e descidas de divisão.

Ontem teve início a segunda semana de trabalho do FC Porto no Olival. Como é habitual, o primeiro treino do novo ciclo teve lugar nos relvados do nosso Centro de Treinos e voltou a contar com a presença dos jovens Francisco Meixedo, Fábio Vieira e João Mário, da equipa B. Perante a possibilidade, colocada pelas entidades organizadoras, de as competições serem reatadas no final deste mês, o líder do campeonato mantém o foco nos objectivos: faltam onze partidas com dois troféus em disputa e, caso o futebol volte, os azuis e brancos estarão preparados para a(s) batalha(s).

Destacou-se no FC Porto B e tem sido presença regular nos trabalhos pós-desconfinamento do plantel principal. João Mário vive a sua segunda época como sénior e as chamadas de Sérgio Conceição aos treinos têm sido uma aprendizagem diária. Todos nós, jovens jogadores da formação, ambicionamos um dia poder chegar à equipa A, conta o extremo da geração de 2000, que confessa ainda estar a partilhar o balneário com jogadores de referência. Natural de São João da Madeira, o ambidestro é campeão nacional e europeu de Sub-19 em título.

No passado fim de semana foram aceites todas as candidaturas às eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto no quadriénio 2020/2024. José Manuel de Matos Fernandes, líder da Mesa da Assembleia Geral, presidiu ao sorteio da ordem das listas, que atribuiu a letra A à candidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa, a B à de Nuno Lobo, a C à de José Fernando Rio e a D ao movimento por um Porto insubmisso, eclético e triunfante, candidato apenas ao Conselho Superior.

11/05/20

Aconteceu a 11 Maio 2013

Neste dia, o Benfica subia ao relvado do Estádio do Dragão com a possibilidade de se sagrar campeão, mas o FC Porto não o permitiu. Os azuis e brancos estavam matematicamente na luta pelo título e a dois pontos de distância da liderança, mas para lá chegar tinham de derrotar a equipa lisboeta. O empate parecia um desfecho inevitável, mas Kelvin soltou as labaredas do Dragão e fez estremecer de loucura a família portista, elevando o FC Porto ao primeiro lugar da tabela. Na derradeira ronda, em Paços de Ferreira, os Dragões de Vítor Pereira não desperdiçaram a oportunidade de festejar o tricampeonato.

Dragões Diário 11-05-2020


Foi há exactamente uma semana que o FC Porto regressou aos treinos colectivos nos relvados do Olival, mas o fim de semana serviu para recuperar o fôlego e retemperar energias para o que aí vem. Aos cinco dias de trabalho seguiram-se dois de folga, mas o plantel portista volta hoje ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, onde Sérgio Conceição vai orientar uma sessão vespertina.

Quando Kelvin recebeu a bola e desferiu aquele remate impossível, de facto parece que aconteceu Tudo Num Instante, mas o momento ilustrado pela FC Porto TV é difícil de descrever com palavras que estejam verdadeiramente à altura da sua magnitude. Há precisamente sete anos, na 29ª e penúltima jornada do campeonato, o Estádio do Dragão festejou como nunca aquele que é muito provavelmente o golo mais intenso e vibrante de que há memória na nossa casa. Para sempre o clássico de Kelvin.

Já lhe dissemos que Dragões em Foco é o nome de uma rubrica da FC Porto TV que percorre os números dos futebolistas da equipa principal no campeonato, numa análise baseada nas 24 jornadas disputadas entre Agosto e Março. Depois de um trio de centrais composto por Pepe, Diogo Leite e Marcano, avançamos no terreno com Romário Baró e Luis Díaz, os protagonistas dos episódios mais recentes. O médio está no FC Porto desde os Sub-15, enquanto o avançado chegou da Colômbia no verão passado.

10/05/20

Aconteceu a 10 Maio 1998

Neste dia, num dos jogos de consagração do primeiro Tetra do palmarés do FC Porto, Jardel massacrou as redes de Silvino e marcou cinco vezes ao Salgueiros. O Super Mário vestiu o fato de gala e assinou uma mão-cheia de golos na vitória por 7-2 do FC Porto sobre o emblema de Paranhos.


Aconteceu a 10 Maio 2009

Neste dia, o tricampeão FC Porto recebia o Nacional na antepenúltima jornada da Liga. Uma vitória do clube da Invicta era sinónimo de festa do Tetra no Dragão, todavia o intervalo chegou sem golos. O que quer que Jesualdo Ferreira tenha dito nas cabines foi remédio santo: aos 47 minutos, Raul Meireles bate um canto longo ao segundo poste, que Lisandro López amortece para cabeçada decisiva de Bruno Alves. O golo do capitão desfez o nulo entre primeiro e quarto classificados e garantiu o 24º título nacional dos portistas no actual formato da competição. Esta conquista destacou o FC Porto como o único clube português a expor dois tetracampeonatos no seu museu.

Dragões Diário 10-05-2020

Ontem foi dia de folga no CTFD PortoGaia. No sábado para o qual estava originalmente agendada a recepção ao Moreirense, relativa à ronda 33 da Liga, os comandados de Sérgio Conceição tiveram direito ao primeiro dia de descanso. Hoje volta a não haver treino no Olival e, por isso, O Jogo da Minha Vida com Fernando Gomes é a nossa sugestão para este domingo. Noutro domingo, em Abril de 1986, 90 mil pessoas foram ao estádio para ver um FC Porto-Covilhã. À entrada para a última meia-hora dessa temporada, os azuis e brancos perdiam 1-2 e viam o campeonato escapar. Em três minutos, um pontapé acrobático e uma cabeçada do “Bibota” viraram o rumo da época e colocaram as Antas em apoteose. Os festejos efusivos de Gomes apenas materializaram o sentimento de todo um povo. Éramos bicampeões!
 
Lembra-se de Troy DeVries? Recentemente, Paulo Miguel Castro definiu-o como um dos melhores jogadores que passou pelo basquetebol português. Terminada a carreira como jogador, DeVries está de regresso aos Estados Unidos para iniciar um novo percurso como treinador. Com uma média superior a 24 pontos por jogo nos dez encontros dos Playoffs em 2016, o base ajudou o FC Porto a reconquistar o título nacional e, agora, é protagonista do mais recente Dragões Lá Fora. O americano aproveitou para agradecer todo o carinho e apoio que me deram enquanto estive em Portugal. Vocês vão ter sempre um lugar no meu coração, adoro-vos. Obrigado por tudo que me deram enquanto estive aí, confessou. Obrigado nós, Troy!
 
Já aqui lhe dissemos que as nossas modalidades de pavilhão regressam aos treinos a partir de amanhã. Rui Silva Martins, do Departamento de Saúde azul e branco, explicou à FC Porto TV como irão decorrer os trabalhos pós-confinamento. Teremos, nesta fase inicial, no máximo dois atletas no ginásio ao mesmo tempo. Depois teremos um atleta por cada meio-campo, detalhou o médico. No Dragão Arena, os jogadores de andebol, basquetebol e hóquei em patins irão recomeçar a treinar seguindo regras específicas, de acordo com as restrições colocadas pela pandemia.