05/09/20

Aconteceu a 05 Setembro 1981

Neste dia, os adeptos que estiveram nas Antas para assistir à recepção ao Portimonense ainda mal se tinham sentado quando Jaques marcou o único golo do jogo, logo aos três minutos. O arranque de campeonato da equipa de Herman Stessl continuava excelente: este já era o terceiro triunfo consecutivo.

Dragões Diário 05-09-2020

Sérgio Conceição concedeu uma grande entrevista ao jornal O Jogo, publicada nas edições de ontem e de hoje, em que partilha abertamente a visão que tem do futebol moderno, sem deixar de abordar com a frontalidade habitual diversos assuntos da atualidade azul e branca. Se quiser saber, por exemplo, o que é que o treinador campeão nacional pensa sobre os reforços Taremi e Zaidu, só tem de consultar o site do jornal.
 
À margem das conversas com a imprensa, Sérgio Conceição continua a preparar a equipa para o início do campeonato, que arranca já daqui a duas semanas com a recepção ao Braga. Ontem, no Olival, voltou a trabalhar-se em dose dupla. Nakajima foi a novidade no boletim clínico.
 
Como tem sido habitual, entre os ausentes no plantel encontravam-se Pepe, Danilo e Sérgio Oliveira, convocados por Fernando Santos para os próximos compromissos da selecção de Portugal. O primeiro disputa-se já hoje, frente à Croácia, no Estádio do Dragão. Será a primeira vez que a bola rolará na nossa casa em 2020/21.

Ontem jogou a selecção portuguesa de sub 21, que se apresentou em Chipre com quatro atletas do FC Porto no 11 inicial e venceu por 4-0 com substancial colaboração azul e branca: Diogo Leite bisou e João Mário marcou um golo. Sem surpresa, a formação portista continua a dar cartas na Europa.

03/09/20

Aconteceu a 03 Setembro 1978

Neste dia, o FC Porto era campeão nacional em título, mas o Benfica chegava às Antas com o estatuto de equipa que tinha terminado o campeonato anterior sem qualquer derrota. José Maria Pedroto preparou o jogo com o rigor que se impunha, não abdicou dos mind games em que também era mestre e até divulgou um onze falso antes do apito inicial. Depois, no relvado, os Dragões mostraram que continuavam a ser superiores e ganharam por 1-0, com um golo de Costa, recém-contratado à Académica. Alguns meses depois, confirmava-se o bicampeonato.

Dragões Diário 03-09-2020

Os campeões nacionais arrancarão a liga a 19 de Ssetembro, frente ao Braga, e ontem prosseguiram a preparação para nova época com um treino com jogo com a Académica. Pelos Dragões actuaram 24 atletas, incluindo os reforços Cláudio Ramos, Carraça, Zaidu e Taremi, que ajudaram a construir uma vitória por 5-1 com estes golos de Luis Díaz, Marega, Corona e Soares, que bisou.
 
Marchesín não pôde participar na sessão por ter sofrido uma lesão muscular na coxa esquerda, juntando-se a Marcano e Fábio Vieira no lote dos jogadores submetidos a tratamento. De resto, continuaram a registar-se as ausências dos oito internacionais que estão ao serviço das selecções A e sub 21 de Portugal.
 
Também internacional, mas por Inglaterra, é Benicio Baker-Boaitey, ontem anunciado como reforço das camadas jovens. Nascido a quase cinco meses da última conquista da Liga dos Campeões pelo FC Porto, trata-se de um extremo esquerdino com 16 anos que passou seis temporadas na formação do West Ham.

02/09/20

Aconteceu a 02 Setembro 2007

Neste dia, em Leiria na terceira jornada da edição da Liga que viria a ser de grande felicidade para as hostes tripeiras. No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Tarik Sektioui adiantou os campeões nacionais ainda antes do intervalo. Após o descanso, Bruno Alves cruzou com conta, peso e medida para Lisandro López dilatar a vantagem azul e branca. Aos 65 minutos, Quaresma voltou a assistir, desta feita de livre direto, para o compatriota João Paulo. O ex-leiriense fechou a contagem em 3-0 a favor do FC Porto. Três golos, três jogos e três vitórias para os Dragões, que iniciavam com o pé direito a caminhada rumo ao segundo Tri da sua história.

Dragões Diário 02-09-2020

Ontem, o nosso mais recente artilheiro calçou as chuteiras pela primeira vez enquanto atleta do FC Porto. Mehdi Taremi estreou-se a pisar os relvados do Olival e foi a grande novidade no segundo dia da segunda semana de trabalhos de pré-temporada dos campeões nacionais. Esta terça-feira, o avançado iraniano – o terceiro asiático a vestir as cores dos Dragões - treinou às ordens de Sérgio Conceição e integrou o grupo de 26 atletas presentes nos exercícios que decorreram no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. Dentro de momentos, o grupo de trabalho azul e branco regressa à margem sul do Douro para mais uma sessão coletiva.
 
Danilo encontra-se ao serviço da seleção portuguesa e prepara-se para cumprir a sexta época consecutiva com o brasão abençoado ao peito. Capitão, figura de relevo no balneário portista e peça importante no onze de Sérgio Conceição, o nosso camisola 22 respondeu às questões do jornal O Jogo no primeiro dia de Setembro para realçar que os jovens já são a base do FC Porto. Acho que têm todas as condições para se imporem no FC Porto e levar o clube às vitórias, acrescentou o dono da braçadeira dos Dragões.

Sobre a teima das entidades governativas em excluir o futebol do lote de eventos em que é permitida a presença de público, Danilo é claro: Espero que, pouco a pouco, os adeptos possam entrar, porque o futebol é feito para eles e é para eles que também jogamos. Entrar em campo sem espectadores nas bancadas é muito diferente, salienta o capitão, já que a pressão sobre nós e sobre os árbitros é diferente, além de que o ambiente no estádio é diferente. Quem joga fora não tem tanta pressão. Os adeptos dão outra energia ao futebol, é bem diferente jogar num estádio vazio e sem grande emoção, conclui o atleta de 28 anos, que se encontra a um jogo de cumprir 200 partidas oficiais de azul e branco.

01/09/20

Aconteceu a 01 Setembro 2000

Neste verão, contratar um substituto para Jardel era uma missão ingrata e à partida praticamente condenada ao insucesso. A escolha recaiu sobre Pena, que tinha brilhado no Palmeiras, e a verdade é que o arranque superou as melhores expectativas: o avançado marcou 17 golos nos 15 primeiros jogos disputados de azul e branco. Manter o nível era difícil, mas mesmo assim o baiano assinou 42 golos em duas temporadas e contribuiu para as conquistas de uma Taça e uma Supertaça.

Dragões Diário 01-09-2020

Mehdi Taremi é o quarto reforço do FC Porto para 2020/21. O avançado iraniano de 28 anos foi contratado ao Rio Ave, assinou por quatro épocas e já sentiu o peso da nova camisola. Na hora de a experimentar, não escondeu o entusiasmo: é o cumprir de um sonho. O FC Porto é um dos maiores clubes do mundo.
 
O primeiro iraniano a vestir de azul e branco chega ao Dragão com 131 golos no currículo, depois de uma primeira temporada na Europa em que se destacou ao ponto de ser escolhido para o 11 ideal da Liga. A veia goleadora de Taremi, salientada neste perfil, ficou bem evidente na última fase do campeonato passado: em dez jogos, marcou dez golos.

Nessa altura, o avançado acompanhava o FC Porto à distância e já se deixava impressionar com o que observava nos futuros colegas: via-os fazer a roda, gritarem juntos e via que são uma autêntica equipa. Isso é muito importante. O conhecimento do clube, contudo, era bem anterior: vi a última final da Liga dos Campeões do FC Porto, contra o Mónaco [em 2004]. Tínhamos uma grande equipa, com Vítor Baía, Deco, Ricardo Carvalho... Só mesmo entre os portugueses é que alguns insistem em não perceber a dimensão mundial do FC Porto...
 
Antes de Taremi, no domingo, chegou Zaidu, que ontem se estreou a treinar no Olival e logo em dose dupla. O lateral nigeriano foi um dos 26 atletas à disposição de Sérgio Conceição, num dia de trabalho que também ficou marcado pelas ausências dos oito jogadores convocados para as selecções A e sub-21 de Portugal.

31/08/20

Aconteceu a 31 Agosto 1951

Neste dia, Miguel Arcanjo chegava ao FC Porto e tinha início uma nova era no eixo defensivo azul e branco. Vindo de Angola, o jovem central só se estrearia dois anos depois de aterrar na Invicta, já que sofreu uma grave infecção ocular que Urgel Horta e Cesário Bonito – dois médicos que foram presidentes da instituição portuense – ajudaram a curar. Com a vista salva, Arcanjo envergou o brasão abençoado em mais de três centenas de partidas ao longo de uma dúzia de temporadas. Lado a lado com lendas da nossa história como Virgílio e Pedroto, o defesa contribuiu para a conquista de dois campeonatos e de duas Taças de Portugal.

Dragões Diário 31-08-2020

Está aí o terceiro reforço do FC Porto para 2020/21. Zaidu Sanusi, lateral-esquerdo de 23 anos, vinculou-se aos Dragões até 2025 e juntou-se a Cláudio Ramos e Carraça no lote de caras novas às ordens de Sérgio Conceição. Em Portugal, o nigeriano já havia representado o Gil Vicente e o Mirandela antes de despertar o interesse dos campeões nacionais com as cores do Santa Clara. Ao serviço dos insulares, Zaidu – que trocou de camisola com o agora colega de equipa de posição, Alex Telles - impressionou pela sua incrível velocidade. Recentemente, o canhoto foi apanhado a sprintar a uns incríveis 35 quilómetros por hora e, recentemente, apontou à fasquia dos 40 km/h como a próxima meta a superar.

Já de Dragão ao peito, Zaidu mostrou-se muito feliz por ser jogador do FC Porto. Nem sei como explicar, confidenciou o esquerdino nascido em Lagos, antes de revelar ter recebido muitas mensagens de adeptos do FC Porto que o deixaram radiante. Espero fazer um bom trabalho e ajudar a equipa. Esta época vamos ganhar tudo, declarou o defesa de 1,82 metros aos microfones do Porto Canal e da FC Porto TV. Ansioso por calçar as chuteiras e por equipar de azul e branco, Zaidu concluiu: Estou muito motivado para começar a trabalhar.

Depois da goleada, por 7-0, frente à formação B do Rio Ave, o plantel detentor do título nacional e da Taça de Portugal gozou, ontem, do primeiro dia de folga da nova época. No final de um ciclo de seis dias de altas rotações – com várias sessões bidiárias no CTFD PortoGaia – os Dragões tiveram um domingo de descanso antes de voltarem à labuta. Dentro de momentos, a partir das 10h30, os comandados de Sérgio Conceição regressam ao Olival para dar início à segunda semana da pré-temporada.

O conhecido site de futebol TransferMarkt publicou os resultados do ranking Equipas com mais títulos no século XXI a nível global. Na classificação dos clubes mais titulados ao longo dos últimos vinte anos, o FC Porto é o quinto emblema mais vitorioso. As 33 conquistas dos Dragões desde 2000 apenas ficam atrás das 34 do Barcelona, das 40 da dupla Lincoln Red Imps-Bayern de Munique e das 41 do Al-Ahly. Não é para todos.