20/10/17

Dragões Diário 20-10-2017

Sérgio Conceição antecipa, ao final desta tarde, o FC Porto-Paços de Ferreira de amanhã à noite (20h30), a contar para a jornada nove da Liga. Ligue-se ao Porto Canal para ouvir o treinador, que estará em conferência de imprensa a partir das 18h45, após orientar o último treino antes do jogo que marca o regresso ao Estádio do Dragão ao fim de uns longos 29 dias. Na sessão de ontem, destaque para a chamada dos “bês” Luizão e Galeno.

O encontro com os pacenses é o primeiro de três no espaço de uma semana. Segue-se uma receção ao Leixões, para a Taça da Liga (terça-feira, 20h15), e depois uma deslocação ao Estádio do Bessa (sábado, 28 de outubro, 20h30). Os bilhetes para o dérbi estão disponíveis a partir de hoje em exclusivo para sócios e a partir de amanhã para o público em geral.

O Portimonense é o adversário que se segue na Taça de Portugal. O encontro dos 16 avos de final da Taça de Portugal está oficialmente agendado para 19 de novembro e terá lugar no Estádio do Dragão.

O FC Porto B desloca-se este domingo, às 16h00, ao terreno do Varzim, para a 10.ª jornada da Segunda Liga, três semanas depois de ter jogado pela última vez. António Folha reconhece as dificuldades decorrentes do período de paragem competitiva, aumentadas pelo facto de o adversário estrear um novo treinador, o bem conhecido Capucho. O treinador mostrou-se ainda orgulhoso pelas estreias dos jovens Diogo Dalot, Jorge Fernandes, Galeno e Luizão pela equipa principal: Espero que o crescimento destes jovens continue e que eles possam representar o clube ao mais alto nível, disse ainda.

A equipa de hóquei em patins começa amanhã a defender o título de campeã nacional, com uma receção ao Grândola (18h00, Porto Canal). Jorge Silva garante que tudo será feito para que não haja lugar a surpresas desagradáveis frente a um adversário recém-promovido e, portanto, sobre o qual têm poucas referências. Mas admite alguma ansiedade pela estreia: É a primeira jornada, é a estreia no Campeonato e ainda por cima é no Dragão Caixa. Há sempre aquele friozinho na barriga para começar bem.

No bilhar de carambola, o FC Porto, campeão nacional e europeu, somou a segunda vitória em dois jogos na série um (zona Norte) do Torneio de Abertura, ao receber e vencer por 3-1 o Centro Norton de Matos. Na próxima jornada, marcada para 30 de outubro (21h30), há receção ao Leixões, segundo da tabela, com menos três pontos do que os portistas, primeiros classificados.

Este domingo, há futebol de formação de manhã e à tarde no Olival: os Sub-17 recebem os Cracks de Lamego (11h00, Porto Canal) e os Sub-15 jogam com o Dragon Force (15h00). Ambos estão invictos nos respetivos campeonatos e ambos procuram a nona vitória consecutiva.

19/10/17

Aconteceu a 19 Outubro 1977

Neste dia, o FC Porto goleava o Manchester United no Estádio das Antas. Uma exibição soberba, três golos de Duda e um de Oliveira fizeram o resultado da primeira mão da segunda eliminatória da Taça das Taças. Na "Dragões" de março deste ano, Seninho, o herói da segunda mão, recorda como a imprensa internacional ficou curiosa e seguiu a equipa portuguesa até Old Trafford, onde os azuis e brancos começaram por vencer uma ameaça de bomba antes de vencerem a eliminatória. Todos queriam saber de que galáxia era aquela equipa que tinha dado 4-0 ao Manchester United, conta o Mirage, alcunha pela qual ficou conhecido o extremo, que no final da época assinou um contrato milionário pelo Cosmos de Nova Iorque à custa daquela exibição em Inglaterra.

Dragões Diário 19-10-2017

De regresso ao Olival, depois da derrota em Leipzig, Sérgio Conceição redirecionou o foco da equipa para a Liga NOS e começou a preparar, ontem mesmo, a receção ao Paços de Ferreira. Fê-lo, no entanto, sem poder contar com Soares, que voltou a fazer tratamento à lesão no ligamento colateral interno do joelho direito, complementado com trabalho de ginásio. Manuel Oliveira, que esta época já dirigiu quatro jogos da Liga, incluindo o FC Porto-Moreirense (3-0), é o árbitro nomeado para apitar a encontro de sábado (20h30), no Estádio do Dragão.

Com Yoel Cuni Morales, autor de nove golos, a distinguir-se como uma das figuras da noite, o FC Porto somou a quarta vitória consecutiva no Andebol 1 ao vencer a ADA Maia por 30-21. No final do jogo disputado no Pavilhão Municipal da Maia, Lars Walther, o treinador dinamarquês dos Dragões, distinguiu problemas na primeira parte, admitindo que, em alguns momentos, a equipa parece esquecer tudo o que treina durante a semana. Apesar da diferença no marcador, Walther crê que ainda há o que melhorar, mantendo o objetivo de recuperar do mau arranque na prova e chegar à liderança.

As exibições de Sasa Borovnjak e Marcus Gilbert, ambos com 21 pontos marcados, não chegaram para evitar a derrota da equipa de basquetebol do FC Porto na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Europa da FIBA. Os Dragões até saíram por cima no primeiro período, foram para o intervalo a perder por apenas cinco pontos, mas o Mornar Bar, a jogar em casa, no Montenegro, acabou por ganhar com relativa facilidade por 81-70.

17/10/17

Dragões Diário 17-10-2017

Parece o Dragão, mas não é. Após a estreia na Taça de Portugal, o FC Porto regressa hoje à melhor competição de futebol de mundo. O adversário é o Leipzig, vice-campeão da Alemanaha, cuja casa, a Red Bull Arena (onde o grupo de Sérgio Conceição treinou ontem), tem evidentes semelhanças com o mais belo estádio do mundo. Os Dragões procurarão alcançar num terreno difícil a segunda vitória consecutiva na prova, que a acontecer garantirá um registo de pontos na primeira metade desta fase da Liga dos Campeões que, a manter-se nos jogos que ainda faltam disputar, deverá ser suficiente para assegurar a passagem aos oitavos de final.
 
O treinador do FC Porto conhece bem o adversário desta noite e está ciente das dificuldades que a sua equipa vai enfrentar: O Leipzig não tem muita experiência na Liga dos Campeões, mas fez grandes coisas no ano passado. É uma equipa difícil, com um nível individual acima da média e com um coletivo também muito forte. Ainda assim, Sérgio Conceição revela confiança na receita para vencer esta equipa: Sabemos que a nossa concentração competitiva tem de estar no máximo e o que fazer para causar desequilíbrios ao adversário, mas, essencialmente, sabemos o que temos de fazer como equipa.
 
O mágico argelino Yacine Brahimi acredita que poderão ser os pormenores a decidir o confronto de mais logo: Acredito que o mais importante neste jogo será o espírito de grupo que temos desde o início da temporada. Vai ser um jogo contra uma boa equipa, mas estamos confiantes, com muitas ganas de fazer um grande jogo que, creio, que vai ser decidido nos detalhes. Habituado a ser um dos jogadores em destaque na equipa, o africano destaca a importância do coletivo: O mais importante é a equipa, sem ela não posso fazer nada. A nossa força é o grupo, é procurar estar bem todos os jogos.
 

Também a equipa de sub-19 enfrenta hoje o Leipzig, na Alemanha, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da UEFA Youth League (às 14h00, com transmissão no Porto Canal). O treinador João Brandão assume a necessidade de corrigir os erros cometidos na última partida disputada nesta competição, frente ao Mónaco, por forma a repetir o sucesso alcançado na estreia contra o Besiktas: Teremos que abordar este próximo jogo de uma forma muito mais séria e dedicada, ganhando muitos mais duelos e segundas bolas do que aqueles que ganhámos no jogo passado, tendo que ser também muito mais eficazes a nível técnico.
 
A formação de basquetebol estreia-se amanhã na fase de grupos da Taça da Europa da FIBA frente ao Mornar, em Montenegro (19h30, com transmissão no Porto Canal). O poste Will Hanley conhece bem esta equipa: Sabemos que vamos defrontar uma boa equipa, uma das melhores do Montenegro. Joguei contra eles na época passada e jogaram muito bem. Nesta temporada mudaram alguns jogadores, mas penso que continuam a ser fortes. O norte-americano acredita que será o melhor FC Porto que aparecerá nesta partida: Penso que podem esperar o FC Porto europeu neste jogo.
 
O lateral-direito Ángel Hernández anteviu a deslocação da equipa de andebol do FC Porto ao terreno da ADA Maia, amanhã às 21h30, em declarações ao Porto Canal a que pode assistir através desta ligação. Este conjunto azul e branco é o mais representado na convocatória da seleção nacional da modalidade para o II Torneio Terras do Demo, frente à Roménia. O guarda-redes Alfredo Quintana, o ponta Diogo Branquinho, o pivô Daymaro Salina e os centrais Rui Silva e Miguel Martins são os Dragões que integrarão o grupo de 19 atletas que prosseguirá a preparação para a qualificação europeia de acesso ao play-off para o Campeonato do Mundo.

16/10/17

Aconteceu a 16 Outubro 1962

Neste dia, no Estádio das Antas, o FC Porto garantia a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal impondo mais uma goleada ao Feirense: 9-0, com um bis de Custódio Pinto, outro de Carlos Baptista e uma mão cheia de golos de Serafim – três na primeira parte, dois na segunda. Foi a grande marca da carreira do jovem avançado que, seis dias antes, tinha assinado um poker na primeira mão daquela eliminatória, jogada no Marcolino de Castro, que os Dragões venceram por 6-0. Serafim defendeu as nossas cores durante três épocas, apontou 40 golos em 80 jogos e é, ainda hoje, o jogador mais jovem a estrear-se no campeonato nacional pela nossa equipa: fê-lo aos 17 anos, 4 meses e 16 dias, num jogo no Estádio da Luz.

Dragões Diário: 16-10-2017

Tem partida prevista para esta manhã o voo que levará o FC Porto com destino a Leipzig, onde amanhã joga com o vice-campeão da Alemanha a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Da parte da tarde, o programa é o habitual: Sérgio Conceição estará em conferência de imprensa a partir das 16h45 e depois orientará um treino no RB Arena, o palco do jogo que terá arbitragem do italiano Paolo Tagliavento.

A equipa treinou ontem de manhã pela última vez, no Olival, com os seis jogadores da equipa B que já tinham participado na sessão de véspera. No boletim clínico continua inscrito o nome de Soares, que voltou a realizar tratamento à lesão e trabalho de ginásio.

Em andebol, o FC Porto confirmou o apuramento para a terceira ronda de qualificação da Taça EHF com mais uma vitória robusta sobre os macedónios do HC Ohrid (44-26), no Dragão Caixa. Se na véspera tinham sido 17, desta vez foram 18 os golos de diferença com que terminou o marcador de um jogo que ficou resolvido logo na primeira parte, o que tornou a segunda uma mera formalidade. Amanhã é conhecido o adversário na eliminatória que dá acesso à fase de grupos da competição e na quarta-feira há deslocação ao pavilhão do ADA Maia para a sétima jornada do campeonato (21h00, Porto Canal).

Ainda não foi desta que a equipa de basquetebol conseguiu ganhar na Liga ao fim de duas jornadas. Ontem, voltou a perder em casa, diante da Oliveirense (78-93), que provou ser uma das melhores equipas deste campeonato e que, como reconheceu Moncho López no fim, “foi muito superior” durante o jogo. Os azuis e brancos vão agora preparar a estreia no Grupo C da Taça da Europa da FIBA, frente ao Mornar, marcada para depois de amanhã, no Montenegro (19h30, Porto Canal).

No futebol de formação, os Sub-17 voltaram a golear, desta vez o Taboeira, em Aveiro, por 4-0. Um bis de Fábio Silva e os golos de Tiago Ribeiro e Gonçalo Borges construíram a oitava vitória em outras tantas jornadas, que mantém a equipa orientada por Mário Silva no primeiro lugar do campeonato, com 33 golos marcados e nenhum sofrido.

Os Sub-15 também mostraram pontaria afinada com uma goleada caseira por 5-0 ao Coimbrões. Martim Tavares e João Magalhães marcaram por duas vezes, antes de Ruben Ferreira fixar o resultado que permite aos comandados de Tulipa continuarem líderes invictos e isolados do Nacional de Juniores C ao fim de oito jornadas.