09/04/18

Aconteceu a 09 Abril 1977

Neste dia, o FC Porto enfrentou o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal, em jogo disputado no Estádio das Antas. Um pouco à imagem do que se passou ontem, a entrada da equipa de José Maria Pedroto foi avassaladora, e aos 29 minutos já estava definido o resultado final: 3-0, com golos de Duda, Oliveira e Ailton. Seguiram-se as meias-finais frente ao Fafe (vitória por 3-0) e a final com o Braga (vitória por 1-0), que resultaram no primeiro título conquistado pela dupla Pedroto/Pinto da Costa.

Dragões Diário 09-04-2018

Uma entrada forte e decidida permitiu ontem ao FC Porto resolver cedo uma partida difícil frente ao Desportivo das Aves. Alex Telles (8m) e Otávio (11m) marcaram os golos que definiram o resultado e valeram aos Dragões a conquista dos três pontos, num jogo que teve como um dos momentos altos a homenagem ao lesionado Danilo, materializada por um aplauso unânime ao minuto 22, porque 22 é o número da camisola do médio português.

Sérgio Conceição viu um jogo em que o FC Porto fez o que lhe competia, que era ganhar. O treinador destacou sobretudo a qualidade da primeira parte, em que os Dragões foram pressionantes e com uma dinâmica ofensiva de qualidade, enquanto na segunda controlaram a partida, tendo mais bola. No horizonte já está o clássico de domingo com o Benfica: Vem aí um jogo em que vamos encontrar um rival directo, em que não vamos fugir da nossa identidade. Esse encontro começa a ser preparado já daqui a pouco, a partir das 11h.

Alex Telles foi protagonista de dois momentos importantes do jogo: primeiro, quando abriu o marcador; logo depois, quando apontou para o símbolo do FC Porto e exigiu respeito pelo clube. No fim, o defesa estava satisfeito com o trabalho realizado: Precisávamos de dar uma resposta destas aos nossos adeptos. Estamos muito felizes, mas concentrados, pois cada jogo é uma final. O lateral contrário, Ricardo, projeta o futuro: Vamos continuar a trabalhar da mesma forma e vamos conseguir bons resultados.

A equipa de Sub-17 arrancou ontem a fase final do Campeonato Nacional com um empate a três golos no terreno do Sporting, numa partida em que esteve três vezes em vantagem e em que Rafa, Fábio Silva e Rodrigo Valente assinaram os golos azuis e brancos. Os Sub-15, por seu lado, bateram a Académica de Coimbra, em casa, por 2-0, com golos de Veríssimo Amaro e de Diogo Abreu. Siga as ligações para assistir aos resumos.

A dupla jornada de ontem da final six do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas saldou-se numa vitória e numa derrota para os Dragões. Frente ao Benfica, o FC Porto venceu por 4-0. Contra o Sporting, perdeu pela mesma diferença. No final da primeira volta, os azuis e brancos mantêm a liderança da prova, agora em igualdade pontual com o Sporting.

Gustavo Veloso foi o melhor ciclista da W52-FC Porto na Clássica de Primavera de Amorebieta, que se correu ontem em Espanha. O espanhol completou a prova em 4h06m21s, terminou dez segundos depois do primeiro e alcançou o sexto lugar da classificação.

08/04/18

Aconteceu a 08 Abril 2013

Kelvin foi um elemento decisivo na conquista do campeonato de 2012/13, e não foi apenas ao minuto 92 da penúltima jornada, frente ao Benfica. Há cinco anos, o FC Porto recebeu o Braga no Dragão e começou o jogo em desvantagem, mas James Rodríguez empatou pouco antes do intervalo. A igualdade manteve-se até bem perto do fim, mas aos 76 minutos Vítor Pereira lançou o miúdo brasileiro, que marcou aos 83 e aos 86 e garantiu três pontos decisivos.

Dragões Diário 08-04-2018

Eles ainda não foram presos. E porque eles ainda não foram presos, Setúbal ontem pareceu Mogadíscio. E porque eles ainda não foram presos, a verdade desportiva da Liga portuguesa continua a ser uma miragem. E porque eles ainda não foram presos, o FC Porto terá de entrar hoje em campo com o brio de sempre, com o orgulho de sempre, com a força de sempre, e sobretudo com o sentimento de revolta de quem sabe que é melhor e de quem tem a certeza de que terá de continuar a lutar contra tudo e contra todos por um título que, em qualquer país menos em Portugal e na Somália, já seria seu por direito há muito tempo.

Hoje é dia de Dragão. O FC Porto recebe, a partir das 18h00, o Desportivo das Aves, um adversário que suscita memórias agridoces: se é certo que os Dragões, em 2007, se sagraram campeões na sequência de uma vitória caseira sobre os avenses (4-1), também é verdade que o último confronto entre as duas equipas resultou num empate (1-1) manchado pela atuação da equipa de arbitragem. Hoje é para ganhar e para dedicar os três pontos ao lesionado Danilo.

Um rival a tentar dificultar ao máximo a tarefa do FC Porto é o que perspetiva Sérgio Conceição, que ontem dirigiu a última sessão de preparação para esta partida. O treinador exige uma equipa a assumir o jogo e a responsabilidade de ganhar e acredita que é isso que vai acontecer: Temos confiança e consciência de que somos uma equipa forte, com capacidade e qualidade para ganhar este jogo. O papel dos adeptos, como sempre, será fundamental: Eles mostram e demonstram que estão a lutar connosco.

A equipa de hóquei em patins esmagou ontem o Benfica no Dragão Caixa, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga Europeia. A desvantagem trazida da Luz (3-2) foi anulada logo aos dois minutos, por Gonçalo Alves, e daí para a frente assistiu-se a um verdadeiro massacre azul e branco, que só em parte é traduzido pelo resultado: 9-2. Os golos dos Dragões foram assinados por Gonçalo Alves (cinco), Reinaldo García (dois), Hélder Nunes e Jorge Silva.

Este triunfo sobre o Benfica por sete golos de diferença dispensou os azuis e brancos de quaisquer contas de cabeça sobre a eliminatória: os Dragões estão apurados para a final four que, a 12 e 13 de maio, definirá o campeão europeu da modalidade. O adversário no jogo das meias-finais será o Sporting.

Na sequência desta goleada, o Benfica queixou-se do facto de uma parte dos seus adeptos não ter podido aceder ao Dragão Caixa. O FC Porto emitiu um comunicado, que pode ler aqui, em que esclareceu que os benfiquistas que se apresentaram à porta do pavilhão puderam assistir ao jogo, e que foi uma decisão das autoridades, por razões de segurança a que o clube é alheio, que impediu outro grupo de adeptos de se aproximar do recinto.

Um golo de Musa e outro de Madi garantiram ontem a vitória do FC Porto B sobre o União da Madeira, por 2-1, em jogo da 32.ª jornada da Ledman LigaPro. A formação secundária dos Dragões passa agora a somar 52 pontos e a ocupar o quinto lugar do campeonato. A tarde da equipa de Sub-19 foi menos feliz: perdeu por 2-1 frente ao Leixões, em Matosinhos, com o golo azul e branco a ser assinado por Paulo Estrela. 

No quarto jogo da final six do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, o FC Porto bateu o Ginásio Clube do Sul por 4-0, o que lhe permite continuar na liderança isolada da competição. Para hoje estão agendadas mais duas partidas, ambas disputadas em Lisboa: às 11h, o adversário é o Benfica; às 16h, o Sporting.