12/05/18

Aconteceu a 12 Maio 1982

Neste dia, o jornal O Porto, órgão oficial do FC Porto, publicou a primeira entrevista de Pinto da Costa enquanto presidente do clube. O cenário traçado é bem revelador do momento difícil que a instituição atravessava e do esforço colossal que foi necessário empreender para colocá-la no trilho dos sucessos. Pinto da Costa falava então de um clube bastante desorganizado e pouco funcional a nível administrativo e de uma gravíssima situação financeira, a que se somavam os insucessos desportivos do pós Verão quente de 1980. Ainda assim, a tarefa imensa que tinha pela frente não deixava o presidente desanimado: Vim para trabalhar. É isso que farei sem desfalecimentos. E trabalhou tanto e tão bem que cinco anos bastaram para fazer do FC Porto campeão da Europa e do mundo.

Dragões Diário 12-05-2018

E pronto. Hoje é dia de colocar um ponto final na temporada 2017/18 no que ao futebol sénior diz respeito. A partir das 16h00, o FC Porto enfrenta o Vitória em Guimarães, e ainda que Sérgio Conceição repita que os recordes passam ao lado da equipa, a verdade é que também diz que os Dragões vão jogar para ganhar. Com a vitória em mente e disposição para lutar até à última gota de suor, os azuis e brancos tentarão superar o melhor registo pontual do clube na liga.

A preparação para esta partida foi concluída ontem, com um treino no Olival em que não puderam participar quatro atletas. Há algo, contudo, que está longe de chegar ao fim: a celebração da conquista do título nacional. A partir das 15h00 de hoje e até bem entrada a noite, a festa está assegurada na Avenida dos Aliados. Um dos momentos altos será o regresso da equipa à Câmara Municipal, 19 anos depois de lá ter sido celebrado o único penta da história do futebol português. Se tenciona passar pela Baixa, não deixe de ler estas informações úteis sobre os transportes públicos.

Arranca hoje, no Dragão Caixa, a final four da Liga Europeia de hóquei em patins. Às 12h30, o FC Porto enfrenta o Sporting no primeiro jogo das meias-finais, em que os Dragões tentarão aproveitar a oportunidade para dar sequência ao bom momento da equipa. A partir das 15h30, são os catalães do Barcelona e do Reus que procurarão assegurar a outra vaga para o jogo decisivo, que se realiza no domingo às 12h30.

O capitão da equipa de hóquei em patins do FC Porto, Hélder Nunes, já disputou duas finais da Liga Europeia (2013 e 2014), mas ainda não teve a felicidade de conquistar a competição. Agora, considera que os Dragões estão mais maduros e experientes e que isso ajuda a cimentar a confiança do grupo. O espírito de Gonçalo Alves não é diferente: Nesta casa trabalha-se sempre para ganhar e este fim de semana não vai ser diferente.

Quem também quer muito vencer esta Liga Europeia é Reinaldo García, que tem 35 anos, 35 troféus no palmarés, três títulos europeus conquistados ao serviço do FC Barcelona e três finais perdidas pelo FC Porto. Em entrevista à edição de dezembro da Dragões (disponível aqui em vídeo), Nalo confessou a Alberto Barbosa: É uma espinha que quero tirar, quero ganhar uma Liga Europeia pelo FC Porto. Anseio muito, trabalho muito para isso e Deus queira que isso se concretize um dia destes. Oxalá!

O FC Porto B entra em campo já daqui a pouco, às 11h15, no Seixal, onde enfrenta o Benfica B. O médio Madi Queta, que na terça-feira marcou o golo que ofereceu à formação secundária dos Dragões a segunda conquista consecutiva da Premier League International Cup, resume em curtas palavras o objetivo para esta manhã: Queremos demonstrar o que é ser Porto.

No que toca ao futebol de formação, este fim de semana entram em ação os Sub-19 e os Sub-15. Os mais velhos deslocam-se esta tarde a Leiria (17h30), para uma partida que Fábio Borges diz que será encarada com atitude, garra e ambição. Os juniores C, que são terceiros na classificação, recebem amanhã o Sporting (11h00, Porto Canal), com o objectivo assumido por Tulipa de ultrapassar o adversário na tabela.

O FC Porto entrou com o pé direito nos quartos de final dos playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol. Ontem, no Dragão Caixa, os Dragões bateram o Illiabum por 102-92, num jogo em que se destacaram Sasa Borovnjak (20 pontos) e Will Hanley (19 pontos, 11 ressaltos e 6 assistências). A segunda partida está agenda para amanhã, às 18h30, no mesmo local.

A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vai lançar uma nova Oferta Pública de Subscrição de Obrigações, FC Porto SAD 2018-2021, destinada ao público em geral, com uma taxa de juro bruta de 4,75%. Siga esta ligação para consultar mais informações sobre a Oferta, que será apresentada em conferência de imprensa na segunda-feira.

09/05/18

Aconteceu a 09 Maio 2004

Neste dia, na última jornada da Liga, FC Porto e Paços de Ferreira já tinham destinos traçados mesmo antes de se defrontarem no Dragão: o primeiro seria isso mesmo, primeiro e campeão; o segundo seria penúltimo e descia à segunda. Havia, no entanto, um título para decidir, o de melhor marcador, que se tornara mais difícil de conseguir para McCarthy depois de Adriano, avançado do Nacional, ter marcado outra vez. Se queria aquele troféu, Benni tinha que fazer um hat-trick naquele jogo, o último de Sérgio Conceição com a camisola do FC Porto. E foi precisamente o que fez, virando o resultado (3-1) e fechando a sequência com um pontapé de bicicleta. Um ano e meio antes de serem companheiros de equipa no Dragão, o sul-africano terminava a Liga com 20 golos marcados, mais um do que Adriano.

Dragões Diário 09-05-2018

Sem surpresa, mas com estrondo, o FC Porto B foi a Londres fazer o que já tinha feito em Sunderland, na época passada, e traz hoje para casa mais um troféu da Premier League International Cup, o segundo em quatro anos de competição. Madi Queta fez o único golo da final - e que golo! - e confirmou a revalidação do título frente ao Arsenal no Emirates Stadium.

No final, entre o banho de champanhe e a entrega da taça, António Folha, o treinador dos dois títulos, realçou o jogo tacticamente perfeito da equipa e atribuiu a vitória ao sacrifício de um plantel que perdeu vários jogadores-chave ao longo da temporada, dado também presente no discurso do capitão Rui Moreira e nas palavras do defesa Diogo Queirós, que reconheceu no troféu conquistado o culminar de uma grande época.

O 28º título de campeão nacional do FC Porto encerra uma série de curiosidades e uma das mais deliciosas envolve Gonçalo Paciência, André André e os pais de cada um deles, campeões com a mesma camisola, aquela tão azul e branca e tão indomável e imortal como a bandeira de Pedro Homem de Mello. Juntos, somam quase 40 títulos, mas só dois deles vão ao treino desta tarde, a pensar no jogo de Guimarães, que já tem data e hora marcada.

Se pensa assistir aos jogos das meias-finais da final four da Liga Europeia de hóquei em patins, que o Dragão Caixa recebe no sábado, é bom que se apresse, porque os bilhetes são colocados à venda às 10h de hoje: em regime de exclusividade para sócios, no caso do FC Porto-Sporting, e alargada ao público em geral, no caso do Reus-Barcelona, a segunda semifinal do dia.

O Estádio do Dragão volta a receber o Dia do Clube, evento de debate e partilha de emoções criado em 2012 por um quinteto de adeptos e sócios portistas. Para participar e dividir o mesmo espaço com campeões como Fernando Gomes, Rodolfo Reis, João Fonseca, Cândido Costa e Aurora Cunha, só precisa inscrever-se e desfrutar da atmosfera de um dia especial, como o de 26 de maio, aquele em que se completam 14 anos sobre a vitória do FC Porto na Liga dos Campeões.