15/01/13

Caballero: «Disse-me para ter muita paciência»

Mauro Caballero chegou recentemente ao Dragão, nesta primeira fase tem-se treinado com a formação secundária do FC Porto, mas já conversou com Vítor Pereira. “Disse-me para ter muita paciência e que tudo vai acontecer no momento certo”, contou o paraguaio, de 18 anos, que aguarda ainda pela conclusão do seu processo de transferência para o clube bicampeão nacional.
“Ainda não sei se vou ficar na equipa B até ao final da época. Por agora, devido ao facto de os documentos estarem no Paraguai, não posso fazer parte da equipa principal, mas não há problema. Estou muito contente e tranquilo por estar num clube como o FCPorto”, prosseguiu o avançado que o Libertad não deixou sair de ânimo leve, por considerar que tem direito a uma compensação financeira, devido a um alegado direito de preferência para a assinatura de um contrato profissional. “Venho de uma paragem de dois meses, mas creio que, com a ajuda de todos, a minha adaptação ao FCPorto será rápida”, afiançou Caballero no final do FCPorto B-Tondela, jogo que viu na bancada. “Queria estar lá dentro, ajudar os colegas e defender o FC Porto”, rematou.

«Alex Sandro não pensa em sair do FC Porto», diz empresário


Contratado por 9,6 milhões de euros, Alex Sandro não está no FC Porto a pensar numa transferência futura. O seu representante, Pablo Miranda, garante que o lateral brasileiro está muito feliz no clube azul e branco.
«Está feliz demais. Está muito realizado profissionalmente, tem uma vida muito boa no Porto, extremamente adaptado ao clube e à cidade. Tem uma relação muito boa com os adeptos e as coisas estão a acontecer naturalmente. Quando uma pessoa está feliz e a trabalhar num lugar ótimo não tem como não render», referiu Pablo Miranda, em declarações prestadas à Renascença.
«O objetivo dele é dar a melhor sequência à sua carreira, jogar ao máximo no FC Porto e melhorar o seu nível para poder ser chamado à seleção. Por isso, não pensa em sair», vincou o representante, que viu com muito agrado a exibição de Alex Sandro no recente clássico com o Benfica: «Esteve muito consistente e forte, resultado do seu trabalho. Sabia a importância deste jogo e preparou-se muito bem.»
As perspetivas são então as melhores e Alex Sandro até sonha com a conquista da Liga dos Campeões, segundo confidenciou Pablo Miranda: «Conversamos muito sobre a Champions, que é o principal torneio da Europa. Ele sabe que é difícil, mas está confiante para os jogos com o Málaga e depois tudo pode acontecer.»

James e Kléber mantêm-se em tratamento

O clássico do passado domingo não deixou mazelas, pelo que esta manhã, no regresso ao trabalho dos dragões, Vítor Pereira apenas não pôde contar com James e Kléber, que continuam entregues ao departamento médico.
A sessão decorreu em conjunto com a equipa B e também não contou com as presenças do ganês Atsu e do argentino Iturbe, que estão a representar as respetivas seleções dos seus países.
O plantel vai prosseguir a preparação para o jogo com o Paços de Ferreira, marcado para sábado no Estádio do Dragão, com novo treino na manhã desta quarta-feira, pelas 10.30 horas. A anteceder, um jogador vai falar à Imprensa em superflash.

Rumores no Dragão (15/01)

Rolando mais próximo de deixar o Dragão


A Sky Sports avança esta terça-feira que o futuro do defesa doragões enviara do internacional português.
De habitual titular a nem convocado pelo treinador Vítor Pereira, Rolando tem sido insistentemente apontado ao Nápoles, emblema que leva vantagem no concurso do jogador.
Assim sendo, é praticamente certo que havendo um entendimento entre as partes, Rolando, 27 anos, deixe a Invicta ainda durante o mês de janeiro.


James agrada à Juventus
Em Itália noticia-se esta terça-feira que a Juventus está de olho em James Rodríguez. O extremo colombiano já esteve na mira dos atuais campeões italianos antes de ser contratado pelo FC Porto e a sua evolução agrada sobremaneira aos responsáveis do clube.
A notícia dada pelo site calcionews24.com evidencia, porém, o preço proibitivo do jogador, vinculado ao FC Porto até junho de 2016 e com cláusula de rescisão fixada em 45 milhões de euros.
E lembra-se também o interesse do Manchester United. Só entraves a uma eventual tentativa da Juventus junto do FC Porto.


Ricky Alvarez continua a ser apontado ao Dragão


A imprensa italiana continua a insistir no interesse do FC Porto no médio argentino Ricky Alvarez, contratualmente ligado ao Inter Milão. 
Segundo noticia o Sport Mediaset, responsáveis do clube azul e branco têm previsto encontrar-se ainda no decorrer desta semana com os seus homólogos nerazzurri.
O jogador, de 24 anos, está a ser muito pouco utilizado pelo treinador Stramaccioni (regista apenas 10 jogos na presente época) e estará na porta de saída do emblema de Milão.
O FC Porto volta assim a ser apontado como uma séria hipótese para Alvarez prosseguir a carrreira, uma vez que o médio argentino está referenciado no Dragão desde o tempo em que atuava no Vélez Sarsfield.

14/01/13

Pinto da Costa queixa-se do árbitro


O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, afirmou domingo que o Benfica deveria ter terminado o clássico da 14.ª jornada da I Liga de futebol, reduzido a nove unidades.
"Eu fico admirado é se algum dos senhores não concordar, se alguém achar que a entrada do Matic, a cortar uma jogada do F. C. Porto, não era merecedora de amarelo, ou que uma entrada sem bola (de Maxi Pereira), junto ao árbitro, às pernas do Moutinho não era para cartão vermelho, eu é que fico admirado. Se calhar, vou ler que não, que foi o Moutinho que colocou o peito à frente dele, que ele é que foi o culpado", disse o líder portista.
Pinto da Costa falou de "um bom jogo, um grande espetáculo", mas disse que as leis de jogo não foram cumpridas, pois, se isso tivesse acontecido "o Benfica tinha de ter acabado o jogo com dois jogadores a menos".
O líder portista não gostou do empate: "Não foi um bom resultado para nós, depois de estarmos duas vezes à frente do marcador, com oportunidades de golo e com todo o direito do nosso adversário acabar o jogo com nove jogadores, o que, obviamente, era justo e uma vantagem para nós".
"Não podemos, por isso, estar satisfeitos. Aliás, quando cheguei ao balneário verifiquei que havia uma grande frustração e revolta da equipa, não pelo jogo que fez, mas por não a terem deixado ganhar. Se a lei tivesse sido cumprida, teríamos vencido", frisou Jorge Nuno Pinto da Costa.
De acordo com o presidente portista, o árbitro deveria ter sido outro: "Há coisas que não compreendo. Os jogos Benfica-FC Porto e FC Porto-Benfica são os dois grandes jogos da atualidade do campeonato e para eles devem ser nomeados o melhor árbitro".
"Se o senhor Vítor Pereira considera que o senhor João Ferreira é o melhor árbitro, é a opinião dele, e como é ele que decide temos de acatar, mas a UEFA deve andar muito distraída, porque não considera o senhor João Ferreira o melhor árbitro. Se calhar é, mas a UEFA anda distraída", disse.
E prosseguiu: "Não considero o senhor João Ferreira responsável, nem que tenha feito o que fez intencionalmente, porque ele é assim, e é normal dentro da sua maneira de arbitrar, que não tivesse havido essas expulsões. Agora, toda a gente sabe como é, para este jogo não era importante nomear o melhor árbitro. Se o senhor Vítor Pereira considera o senhor João Ferreira o melhor árbitro, temos de respeitar e avisar a UEFA".
Pinto da Costa falou ainda do reforço Izmailov: "Se não considerasse que Izmailov podia ser um bom reforço, não o teria contratado. Agora, pensar que, entrando a 20 minutos do fim, num jogo com a intensidade que este tinha, era possível ele fazer melhor do que fez, acho que não o podemos fazer".
"Mas, não tenho dúvidas de que vai ser um jogador de grande utilidade para o FC Porto", frisou.
A finalizar, Pinto da Costa voltou à carga: "Foi um grande jogo, com 20 minutos iniciais espetaculares, com quatro golos, mas mesmo não havendo mais golos depois disso, continuou a ser um grande jogo, em que os jogadores deram tudo, e se alguns se puderam exceder, não foi culpa deles, mas de quem lhes permitiu. A nós, sabíamos que não nos seria permitido".
"Na reunião da manhã, o senhor João Ferreira chamou a atenção no sentido de que não iria permitir entradas como aquelas que houve, porque mostraria o cartão vermelho. Fartámo-nos de avisar os nossos jogadores para terem todo o cuidado. Se calhar, o aviso foi só para nós", finalizou.

Erro no site da Liga deu Benfica a vencer F.C. Porto (3-2) "durante 30 segundos"


O "match center" da Liga Portuguesa de Futebol Profissional considerou golo um remate de Cardozo que Helton defendeu para canto, e deu como resultado final a vitória do Benfica, por 3-2. Pinto da Costa viu e não gostou. Liga exige que empresa que processa os dados assuma responsabilidades e a "wTVision" explica como aconteceu o erro.
O sistema da Liga Portuguesa de Futebol Profissional de Futebol, entidade que gere os campeonatos profissionais de futebol, que faz o acompanhamento online dos jogos de futebol atribuiu ao Benfica a vitória, 3-2, no encontro com o F. C. Porto, que terminou empatado, 2-2.
"O resultado não foi o que a Liga queria que tivesse acontecido porque no site estava 3-2 para o Benfica", disse Pinto da Costa, mostrando o telemóvel aos jornalistas, ao falar na zona mista, após o encontro na Luz.
"Se calhar era o que estava previsto, mas felizmente isso não aconteceu. Vamos continuar a lutar contra todos", disse Pinto da Costa.
O erro foi entretanto corrigido e o resultado final alterado para 2-2. Entretanto, a LPFP pediu desculpas ao F. C. Porto e exigiu à empresa wTVision, que assegura a recolha e transmissão em tempo real dos dados estatísticos de todas as competições profissionais, que assuma o erro.
"A LPFP tomou conhecimento desta situação, apurou imediatamente responsabilidades e pediu ao seu fornecedor de estatísticas, a wTVision, que assumisse publicamente todas as responsabilidades com esta falha. Aguardamos uma posição oficial deste fornecedor e apresentamos as nossas desculpas ao FC Porto", disse fonte oficial do organismo à agência Lusa.
A empresa já reagiu, em comunicado. "Alguns minutos após o fim do jogo e durante a certificação de dados foi alterado por lapso um evento estatístico que teve influência no marcador e que fez o MatchCenter ficar com o resultado errado durante 30 segundos (o site é actualizado de 30 em 30 segundos)", pode ler-se no texto.
"Na tentativa de alterar o evento aos 77 minutos do remate ao poste do Cardozo para remate com destino ao Guarda-Redes este foi incorrectamente inserido em primeira instância, dando origem à modificação do marcador, tendo sido prontamente corrigido, explica o "email", assinado por Nuno Teixeira, "Team Lider" da "wTVision".
"No entanto, e como corria uma actualização no MatchCenter este mostrou o dado errado durante os 30 segundos", explica a empresa, que é "especialista em gráficos em tempo-real e automação de 'playout', atuando no mercado de televisão".
A wTVision, diz no site oficial, tem "como clientes os órgãos de comunicação social, canais de televisão, empresas de produção técnica e conteúdos, assim como clubes desportivos, academias e federações".

Um clássico empatado em 17 minutos


Benfica e F. C. Porto empataram (2-2) no clássico da 14.ª jornada da Liga. Os quatro golos foram marcados nos primeiros 17 minutos do encontro, mas deixaram tudo na mesma na frente do campeonato. As águias mantêm, assim, três pontos de vantagem sobre os dragões que têm, porém, menos um jogo disputado.
Os dragões foram os primeiros a festejar, logo aos oito minutos. Após um livre de João Moutinho, Jackson não chega a tocar na bola, que sobra para o cabeceamento bem sucedido de Mangala. Mas a vantagem portista só durou dois minutos, já que após um cruzamento da esquerda de Melgarejo, Cardozo e Lima ganharam nas alturas, com o brasileiro a asssistir Matic, que assinou um golo simplesmente fantástico.
Num início de loucos, o F. C. Porto voltou a gelar a Luz à passagem do primeiro quarto de hora, num lance em que o guarda-redes benfiquista, Artur, teve um momento menos feliz. O brasileiro não foi rápido a aliviar e entregou a bola a Jackson, com o colombiano a não desperdiçar a oferta e a assinar o 1-2.
No entanto, a história repetiu-se e, dois minutos depois, as águias voltaram a empatar o jogo. Desta vez, foi Helton a não conseguir segurar um cruzamento, Otamendi também falhou o corte e Gaitán não perdeu a oportunidade para desferir uma bomba para o fundo da baliza.
O marcador não voltou a funcionar até ao final da primeira parte e o equilíbrio continuou a ser grande no segundo tempo. A verdade é que as situações de perigo foram raras até que, aos 77 minutos, Cardozo surgiu isolado frente à baliza do F. C. Porto, mas Helton conseguiu desviar ligeiramente a bola, que ainda bateu no poste. Estava escrito que o clássico ia terminar empatado.

Veja os golos do Benfica-F.C. Porto