24/02/12

Otamendi em tratamento e ausente do treino do F.C. Porto

O argentino Nicolas Otamendi esteve ausente do treino desta quinta-feira do F.C. Porto, tendo feito tratamento a uma lesão no rosto, que o obrigou a abandonar o jogo frente ao Manchester City, da Liga Europa de futebol.
O defesa central saiu aos 63 minutos do jogo de quarta-feira, na Inglaterra após ter sido pontapeado casualmente por Maicon, quando ambos tentavam afastar a bola da sua grande área.
No primeiro ensaio com vista à receção ao Feirense (domingo, pelas 20.15 horas), para a 20.ª jornada da Liga, Vítor Pereira continuou sem poder contar com Danilo e Mangala, ambos em tratamento às suas lesões.
Luís Pinto, guarda-redes dos sub-19, foi chamado à sessão ministrada no Centro de Treinos do Olival, aonde os "dragões" regressam na sexta-feira, para trabalhar à porta fechada.

23/02/12

Reacções à derrota em Manchester

A sorte e a falta dela são temas comuns e simplesmente incontornáveis nas declarações de Vítor Pereira, João Moutinho e Hulk, a propósito da despedida europeia e de um jogo que poderia ter um final completamente diferente. Treinador e jogadores concentram-se agora na reconquista do título de campeões nacionais, que querem oferecer aos adeptos.


Vítor Pereira: Até ao 2-0 só deu FC Porto
Até ao 2-0 só deu FC Porto, com o City a tentar o nosso erro nas transições e na circulação de bola. Criámos oportunidades para marcar, mas também senti que muito dificilmente uma equipa portuguesa poderá ganhar uma competição destas em dois anos seguidos. Isso foi claro ao longo de todo o jogo. Houve um critério completamente desajustado e o resultado é uma mentira. É claro que sentimos o segundo golo, depois de tanto procurarmos o empate. O City acabou por golear num jogo em que nem sequer merecia ganhar. O campeonato está em aberto e nós vamos fazer pela vida.

João Moutinho: Tivemos muito azar
Começámos a sofrer um golo aos 20 segundos de jogo, mas reagimos da melhor forma. Creio que o resultado é muito enganador. O Manchester City tem uma grande equipa e grandes jogadores, mas acho que fizemos tudo para passarmos aqui. Infelizmente, não tivemos a sorte de jogo, principalmente na segunda parte, em que conseguimos encostar o Manchester City lá atrás. E consegui-lo, no estádio deles, é algo de positivo. Saímos daqui com uma derrota pesada, com a eliminação da Liga Europa, mas demonstrámos que o FC Porto é uma grande equipa, que veio aqui discutir o resultado, mas teve muito azar.

Hulk:
Vamos aprender com isso
Sabíamos que íamos encontrar muitas dificuldades aqui, mas, infelizmente, sofremos um golo logo no começo do jogo. A equipa lutou, lutou e acabou por sofrer o segundo golo num lance em que houve falta sobre mim, mas o árbitro deixou jogar. Tentámos dar o máximo, mas não tivemos a sorte que o City teve. Vamos levantar a cabeça e aprender com isso. Vamos focar-nos no campeonato, vencê-lo e oferecê-lo aos nossos adeptos.

Ficha do Jogo: Manchester City 0 FC Porto 4

Liga Europa, 16-avos-de-final, 2.ª mão
22 de Fevereiro de 2012
Estádio Cidade de Manchester, em Manchester
Assistência: cerca de 40 mil espectadores

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)
Árbitros assistentes: Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel
Quarto árbitro: Marco Fritz
Árbitros assistentes adicionais: Florian Meyer e Deniz Aytekin

MANCHESTER CITY: Hart; Richards, Kompany (cap.), Lescott e Clichy; De Jong e Barry; Silva, Yaya Touré e Narsi; Aguero
Substituições: Barry por Milner (78m), Nasri por Dzeko (69m) e sdf por dfd (88m), Aguero por Pizarro (80 m)
Não utilizados: Pantilimon, Zabaleta, Savic e Balotelli
Treinador: Roberto Mancini

FC PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho; Varela, Hulk (cap.) e James
Substituições: Otamendi por Sapunaru (63 m), Varela por Rodríguez (63 m), James por Defour (80 m)
Não utilizados: Bracali, Tomás, Djalma e Kléber
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-0
Golos: Aguero (1 m), Dzeko (76 m), Silva (84 m), Pizarro (86 m)
Cartão amarelo: Rolando (14 e 76 m), Lucho González (14 m), Otamendi (27 m), João Moutinho (30 m), Toure (67 m)
Cartão vermelho: Rolando (76 m)

F. C. Porto goleado (4-0) e eliminado da Liga Europa


O Manchester City eliminou o F. C. Porto da Liga Europa, ao derrotar os dragões, por 4-0, na segunda mão dos 16 avos-de-final da competição.
Um golo de Aguero, logo aos 19 segundos, abriu caminho ao triunfo da equipa inglesa, que na semana passada já tinha ganho no Dragão, por 2-1. Os portistas tiveram algumas oportunidades para empatar a partida, o que serviria para reabrir a discussão pela eliminatória, mas faltou-lhes eficácia junto à baliza do City.
Na segunda parte, Dzeko acabou de vez com as esperanças dos dragões, ao fazer o 2-0, aos 77 minutos, num lance em que Rolando protestou, sem razão, uma posição irregular do avançado bósnio, acabando por ver o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho.
Aos 84 minutos, aproveitando a superioridade numérica, David Silva fez o 3-0 e, logo a seguir, Pizarro fechou o marcador com o quarto golo do Manchester City.