20/10/20

Dragões Diário 20-10-2020

De novo em modo Champions, o campeão nacional voltou a preparar, ainda no Olival, o reencontro com o City, que se joga amanhã em Manchester. E fê-lo, como se previa, sem Marcano nem Mbaye. Hoje, quando forem 9h45, segue viagem para Inglaterra, onde Sérgio Conceição, ladeado por um jogador, fará a projecção do encontro já ao final da tarde (17h45), minutos antes do treino no Etihad Stadium.  

O letão Andris Treimanis, árbitro internacional desde Janeiro de 2011, reencontra amanhã o FC Porto, sensivelmente um ano e um mês depois de ter dirigido o jogo entre Dragões e Young Boys, que os azuis e brancos venceram por 2-1. Treimanis, de apenas 35 anos, iniciou carreira na arbitragem aos 13 anos e aos 20 já apitava na liga letã, conciliando actualmente a actividade de árbitro com a de advogado na televisão estatal da Letónia.

Resumindo e concluindo, o FC Porto está quase de volta a casa, mesmo em Manchester, a cerca de duas horas e meia de voo. Na Dragões deste mês, o Diogo Faria explica-nos porquê e ainda nos lembra da vitória no Troféu Thomas Cook, nos tempos em que Rui Barros assegurou a transição entre Co Adrianse e Jesualdo Ferreira, ou os nomes dos dois únicos jogadores alguma vez transferidos entre Dragões e Citizens. Sabe quem são?

Sete meses e 20 dias depois do FC Porto-Rio Ave, o Estádio do Dragão vai reabrir ao público, quando, de hoje a uma semana, a equipa de Sérgio Conceição receber o Olympiacos, em jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, que funcionará como teste para o regresso dos adeptos às bancadas, ainda que com lotação reduzida a 15%, critérios de prioridade de aquisição de bilhete e regras de acessibilidade e segurança.

19/10/20

Aconteceu a 19 Outubro 1977

Neste dia, o FC Porto de José Maria Pedroto viveu uma das noites europeias mais extraordinárias do antigo Estádio das Antas. Na primeira mão da segunda ronda da Taça das Taças, os Dragões golearam o Manchester United por 4-0 com três golos do brasileiro Duda e um outro de António Oliveira, abrindo caminho para a passagem à próxima fase da competição, algo que seria confirmado duas semanas mais tarde em Old Trafford. A época 1977/78 seria especial ao assinalar o sexto título de campeão nacional dos azuis e brancos, o primeiro após um ciclo de 18 temporadas sem a conquista da maior prova do futebol português.  


Dragões Diário 19-10-2020

As atenções dos campeões nacionais já estão centradas na Liga dos Campeões, em que o FC Porto é o único representante de Portugal. A preparação do embate da próxima quarta-feira com o Manchester City arrancou ontem no Olival, menos de 24 horas depois do Clássico realizado em Alvalade. Neste momento, só Mbaye e Marcano não estão à disposição de Sérgio Conceição, que hoje, às 11h30, dirige novo treino.  

O primeiro adversário do FC Porto na próxima edição da maior prova europeia de clubes foi já fundado em 1880, embora esteja longe de apresentar o currículo mais sólido tanto a nível interno como além-fronteiras, até porque nunca atingiu sequer a final da Champions. Ainda assim, fruto de um investimento megalómano a partir de 2008, o Manchester City foi a equipa mais bem-sucedida da Premier League nos últimos 10 anos e tem agora como prioridade o mais desejado título europeu.

O andebol portista está imparável no principal campeonato nacional da modalidade. O grupo comandado por Magnus Andersson alcançou a sétima vitória em igual número de jogos disputados esta temporada na prova, depois de derrotar no Dragão Arena a Sanjoanense por 48-22. Com a ajuda decisiva de António Areia, o mais concretizador dos azuis e brancos (nove golos), o FC Porto manteve a liderança do Andebol 1 e já pensa no compromisso europeu face ao Vardar, esta quinta-feira na Macedónia do Norte.

18/10/20

Aconteceu a 18 Outubro 2006

Neste dia, o Estádio do Dragão era palco de um FC Porto-Hamburgo, a contar para a terceira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. Os azuis e brancos, então comandados por Jesualdo Ferreira, construíram uma vitória folgada, por 4-1, ao ritmo do tango de Lisandro López, que bisou, e Lucho González. Hélder Postiga assinou o quarto golo portista antes de Piotr Trochowski estabelecer o 4-1 final em cima dos 90. Em 2006/07, o FC Porto qualificou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões, nos quais deu muito trabalho ao Chelsea de José Mourinho.


Dragões Diário 18-10-2020

O FC Porto esteve a ganhar em Alvalade até aos 87 minutos, mas não conseguiu sair de Lisboa com mais do que um ponto ao empatar 2-2 com o Sporting no clássico da quarta jornada do campeonato. Depois de estarem em desvantagem desde os nove minutos, os campeões nacionais deram a volta ao marcador ainda na primeira parte com golos de Matheus Uribe e Tecatito Corona, mas o que aconteceu na recta final do jogo foi um verdadeiro balde de água gelada. Venha a Liga dos Campeões.

Após o encontro, Sérgio Conceição considerou que faltou alguma agressividade aos azuis e brancos, algo que não é normal, sublinhando também as muitas oportunidades criadas para marcar vários golos. No cômputo geral, foram dois pontos perdidos: Fizemos um bom jogo, mas estou desiludido, acrescentou o treinador. Para Tecatito Corona, autor do segundo golo dos Dragões em Alvalade, o FC Porto fez por conseguir um resultado melhor do que o empate: Merecíamos ter vencido, afirmou o mexicano.

O FC Porto B perdeu frente ao Casa Pia (2-1), no Estádio Pina Manique, em partida referente à sexta jornada da Liga Portugal 2. No regresso à competição, a equipa comandada por Rui Barros esteve a perder por 2-0 e ainda conseguiu reduzir a diferença por intermédio de Kelvin Boateng, mas não evitou a derrota diante dos lisboetas. Com sete pontos somados até ao momento, o FC Porto B regressa a casa na próxima ronda do campeonato, a sétima, para defrontar o Desportivo de Chaves (24 de Outubro, 15h).

O FC Porto somou o segundo triunfo em outros tantos jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol ao bater o Vitória de Guimarães (76-71), no Dragão Arena, na segunda jornada da prova. Max Landis (18 pontos) foi o melhor marcador portista, mas Miguel Queiroz e Eric Anderson, ambos com 14 pontos e 11 ressaltos, também estiveram em bom plano. Na próxima ronda, a terceira, os Dragões deslocam-se ao Pavilhão Municipal Luís de Carvalho para defrontar o Barreirense (24 de Outubro, 18h).