01/12/18

Aconteceu a 01 Dezembro 1980

Neste dia, o mítico João Pinto estreou-se em jogos oficiais pela equipa principal do FC Porto. Frente ao Benfica, no Estádio da Luz, o futuro capitão entrou em campo aos 70 minutos, para o lugar de Teixeira, e não conseguiu evitar a derrota por 2-0 na primeira mão da Supertaça. Uma semana depois, nas Antas, de novo com João Pinto a saltar do banco, os Dragões deram a volta ao texto com uma exibição de sonho e uma goleada por 4-1. A Supertaça de 1981 foi apenas o primeiro de 24 títulos do atleta que disputou mais jogos com a camisola do brasão abençoado. 

Dragões Diário 01-12-2018

Hoje sou um jogador a sério. Quem o diz é Óliver Torres, que em entrevista a João Queiroz para a última edição da Dragões também revelou que ambiciona vir a ser pelo menos metade do que Deco foi. O recém-aniversariante Estádio do Dragão, um dos recintos com maior taxa de êxito no futebol europeu, é o outro grande destaque desta revista.
 
No dia em que ficou a saber que o Moreirense será o adversário nos oitavos de final da Taça de Portugal e que Marega e Brahimi estão nomeados para o prémio de Jogador Africano do Ano, o plantel principal do FC Porto treinou no Olival, tendo em vista o jogo de amanhã com o Boavista (20h). Aboubakar continuou a ser submetido a tratamento, enquanto Bazoer trabalhou com a equipa B.
 
Jorge Nuno Pinto da Costa esteve nas Caldas da Rainha, onde foi recebido na Câmara Municipal e participou nos festejos do 15º aniversário da Casa do FC Porto no concelho. No discurso da praxe, o presidente portista abordou a actualidade e voltou a criticar o Governo, uma vez que ignora todos os clubes, menos um.
 
A equipa de hóquei em patins, que mais logo enfrenta o Lodi em jogo da Liga Europeia (15h, Porto Canal), recebeu esta semana a visita dos dois treinadores que conduziram o FC Porto ao título de campeão europeu, Cristiano Pereira e José Fernandes. 
 
As formações de Sub-19 e de Sub-15 têm amanhã duas deslocações a terras a norte do Porto: os mais velhos vão a Vila do Conde enfrentar o Rio Ave (15h); os mais jovens jogam em Chaves com o Desportivo local (11h).

30/11/18

Aconteceu a 30 Novembro 1998

Neste dia, o FC Porto jogava em Setúbal para a jornada 13 do campeonato, depois de, na anterior, ter ganho tranquilamente ao Benfica, nas Antas (3-1). Bem mais difícil foi o Vitória, que resistiu até ao minuto 51, até Jardel não perdoar uma falha de um defesa e fazer o que tão bem sabia. Hélio, no entanto, devolveu ao marcador o empate que persistiu para lá do tempo regulamentar, até aos 90+4’, até Drulovic cruzar para a cabeça de Jardel, que não teve que voar para voltar a marcar. Esta vitória valeu os três pontos que permitiram à equipa de Fernando Santos recuperar o primeiro lugar, de onde aliás nunca mais sairia para, assim, se sagrar pentacampeã nacional pela primeira e única vez na história do futebol português.



Dragões Diário 30-11-2018

Mudamos o chip, voltamos o foco para a Liga e para a deslocação ao estádio do Boavista, agendada para domingo à noite (20h). A preparação do dérbi da 11ª jornada arrancou de forma pouco habitual, inédita aliás, com Sérgio Conceição a dividir o plantel em dois grupos: os titulares no jogo da Liga dos Campeões realizaram trabalho de recuperação no Olival; os suplentes e os não convocados treinaram no Dragão Caixa. Hoje volta tudo ao normal: há treino à tarde no local do costume.

Ainda a propósito do FC Porto-Schalke, sabe quais são os clubes com mais pontos amealhados na fase de grupos? Ou quando foi a última vez que os Dragões somaram quatro vitórias consecutivas na Liga dos Campeões? E, já agora, sabe quem Marega imitou ao marcar pela quarta vez seguida na competição? Descubra essas e outras respostas no site oficial do fcp.

Hoje, ao meio-dia, tem lugar o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal, que se realizam entre 18 e 20 de Dezembro. O último mês do ano será de enorme densidade competitiva para os campeões nacionais: são sete jogos no calendário, o último dos quais com o Belenenses, no Jamor, para a Taça da Liga, que ontem foi oficialmente marcado.

O FC Porto B joga amanhã de manhã, em Mafra (11h, Sport TV). Gleison sabe da importância do desafio diante do 12º classificado da Segunda Liga: Só pensamos nos três pontos e naquilo que temos de fazer para vencer, garante o avançado brasileiro, determinado em dar sequência à vitória sobre o Cova da Piedade antes da paragem para os compromissos das selecções.

A Liga Europeia de hóquei em patins está de regresso ao Dragão Caixa: o Lodi, campeão italiano, vem cá amanhã à tarde (15h, Porto Canal) discutir com a equipa treinada por Guillem Cabestany o comando do Grupo C, que ambos partilham com seis pontos. Giulio Cocco vai reencontrar o clube que representou nas duas últimas épocas, reconhece que este será um jogo especial, mas lembra que aqui se trabalha todos os dias para se ser cada vez melhor e sempre com um único objectivo: ganhar.

No andebol, o FC Porto já conhece os adversários na fase de grupos da Taça EHF, mas o que interessa por agora é o campeonato e o clássico de amanhã à tarde com Benfica, num Dragão Caixa com lotação esgotada (18h, Porto Canal). Todos o meus companheiros me disseram que este é o jogo, afirma o guarda-redes Thomas Bauer, admitindo que bater o Magdeburgo deu uma dose extra de confiança e de motivação para ultrapassar os lisboetas e recuperar o primeiro lugar do campeonato.

A equipa de boxe visitou o Museu para entregar a Taça de Portugal masculina. E Jorge Nuno Pinto da Costa, como já é tradição, esteve lá para fazer as honras da casa. Vocês são o futuro do clube. Ouvi um de vocês dizer que um dia ainda teria aqui uma estátua sua no Museu. É essa a ambição que é preciso ter. Não há metas quando se quer, quando se tem vontade, quando se sonha, sublinhou o Presidente, que hoje marcará presença nas comemorações do 15º aniversário da Casa do FC Porto de Caldas da Rainha.

29/11/18

Aconteceu a 29 Novembro 1978

Neste dia, o jornal O Porto, órgão oficial do clube, anunciava que a secção de bilhar passaria a contar com duas atletas femininas, as irmãs Maria e Susana Serrano. Desde então, as bilharistas azuis e brancas enriqueceram o Museu FC Porto com 11 Campeonatos Nacionais, 13 Taças de Portugal e 13 Supertaças de pool.

Dragões Diário 29-11-2018

Aí vão cinco! Após a vitória do Lokomotiv sobre o Galatasaray, o FC Porto e o Schalke 04 entraram ontem em campo com presença garantida nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Em disputa estava, apenas, o primeiro lugar do grupo D, e os Dragões conquistaram-no com todo o brilhantismo ao vencerem por 3-1. É a quinta vez, em 23 participações e 15 apuramentos, que os campeões nacionais ganham o grupo.
 
A história do jogo é relativamente simples de contar: o FC Porto foi sempre superior ao Schalke, chegou a ser avassalador, e na segunda parte materializou uma vantagem sólida que justificava desde cedo. Éder Militão (52m), Corona (55m) e Marega (90m+4) foram os autores dos golos azuis e brancos; Bentaleb, da marca de penálti, assinou o golo alemão (89m).
 
Sérgio Conceição, que pode, como treinador, igualar o melhor registo do FC Porto na fase de grupos da Champions, a que esteve ligado como jogador (16 pontos, em 1996/97), desfrutou ontem de uma segunda parte de grande nível e de uma exibição consistente, conseguida à custa de uma diversidade grande de soluções no processo ofensivo. No fundo, considera o treinador, há um ambiente de confiança e isso nota-se dentro de campo.
 
Os jogadores que se pronunciaram foram unânimes ao destacar a felicidade com o triunfo e o apuramento. Felipe falou de uma vitória bem merecida, Danilo sublinhou que era importante garantir já o primeiro lugar, Óliver avisou que na última jornada os Dragões vão na mesma à Turquia para ganhar, enquanto Jesús Corona garantiu que já estão todos a pensar no jogo com o Boavista.
 
Essa partida da 11ª jornada do campeonato pode começar a ser preparada já daqui a pouco, a partir das 11h, no Olival. Mas antes de voltar a focar-se na Liga portuguesa, orgulhe-se com mais este facto sobre a Champions: concluída a 5ª jornada, o FC Porto é, a par do Bayern Munique e do Barcelona, o melhor clube da edição de 2018/19 da prova.

A equipa de Sub-19 repetiu no Olival o resultado que tinha alcançado frente ao Schalke na Alemanha, em setembro: vitória por 3-0. Desta vez, os golos que mantêm os Dragões na luta pelo primeiro lugar do grupo foram marcados por Romário Baró (dois) e Afonso Sousa. No final, o treinador Mário Silva recordou que o apuramento ainda não está feito, mas era importante vencer.

28/11/18

Aconteceu a 28 Novembro 1999

Neste dia, em Paranhos, o brasileiro Mário Jardel fez um hat-trick, somou o 106º golo em 105 jogos com a camisola do FC Porto, marca que lhe permitiu superar os 104 golos em 104 jogos do argentino Héctor Yazalde (Sporting) e assumir-se como o melhor marcador estrangeiro de todos os tempos a jogar em Portugal. Falta dizer que o sérvio Drulovic também marcou, já na ponta final do encontro, e que os Dragões venceram o Salgueiros por 4-0. Corria a 12ª jornada da Liga.

Dragões Diário 28-11-2018

Somando um ponto, o FC Porto coloca um ponto final no assunto, mas Sérgio Conceição, que quer sempre mais, lembra que os Dragões preparam todos os jogos para ganhar e que o desta noite (20h), frente ao Schalke, não é excepção. Se dúvidas havia, o treinador deixou claro que o empate não é resultado que o fascine. O que o atrai realmente é a possibilidade de garantir já o primeiro lugar, o que só será conseguido com uma vitória.

Mais do que mandar as estatísticas para canto, Sérgio Conceição nota que o Schalke é a equipa menos batida da Champions e apela à competência da equipa para fechar a história e a qualificação com três pontos. É o jogo mais difícil da fase de grupos, mas estamos preparados, insiste. E nem sequer considera a hipótese de pisar o relvado do Dragão já apurado para os oitavos de final, no caso de o Galatasary não conseguir vencer o Lokomotiv, 20 minutos antes, em Moscovo.

Óliver Torres, que se sentou ao lado do treinador na conferência de imprensa, não fez segredo da fórmula para superar o vice-campeão alemão, mesmo reconhecendo que o adversário é muito difícil de derrotar e que só tem um golo sofrido na na prova, da autoria de Otávio, por sinal. Entrar com a máxima ambição e a máxima concentração é a solução perfeita para o espanhol, que não se retirou sem lembrar que estes jogos se decidem nos detalhes.

Horas antes, no Olival, Sérgio Conceição tinha fechado a preparação do jogo com o Schalke privado apenas do lesionado Aboubakar.

27/11/18

Aconteceu a 27 Novembro 1976

Neste dia, o FC Porto começou a participação na edição de 1976/77 da Taça de Portugal com uma visita ao Estádio do Fontelo, em Viseu. Apesar de o Académico ser de uma divisão inferior, o jogo não foi fácil e ficou resolvido apenas na meia hora final, com golos de Oliveira (69m) e Cubillas (86m). A equipa de Pedroto assegurou assim a qualificação para os 32 avos de final da prova que viria a vencer, em maio, frente ao Sporting de Braga, numa final disputada nas Antas.

Dragões Diário 27-11-2018

É já amanhã que o FC Porto tem a primeira oportunidade para assegurar o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O jogo em que essa meta poderá ser alcançada é frente ao Schalke 04, disputa-se no Estádio do Dragão, será arbitrado por Ovidiu Hategan e vai ser projectado por Sérgio Conceição e um jogador a partir das 18h30 de hoje.

Entretanto, o encontro continua a ser preparado no Olival. Ontem, o treinador voltou a contar com quase todo o plantel na sessão de trabalho, uma vez que apenas Aboubakar continua a ser submetido a tratamento a uma lesão. O treino de hoje está agendado para as 10h30.

Também a equipa de Sub-19 se prepara para enfrentar o Schalke 04, em jogo da Youth League. O treinador Mário Silva promete ambição e motivação para vencer, apesar de este jogo nada decidir num grupo competitivo e que está muito equilibrado. Levi Faustino confirma: Nesta competição não há jogos fáceis. Vamos lá para dentro para demonstrar o nosso futebol.

Realizou-se ontem uma Assembleia Geral ordinária do FC Porto, que teve como principal resultado a aprovação por ampla maioria dos Relatórios de Gestão e das Contas individuais e consolidadas relativos a 2017/18.

26/11/18

Aconteceu a 26 Novembro 1994

Na tarde deste dia, um sábado, no Estádio das Antas, Vítor Baía brilhou na baliza e Secretário esteve em destaque no ataque: foi ele o autor do golo que garantiu os dois pontos suados mas merecidos. A equipa treinada por Bobby Roboson mantinha-se no primeiro lugar, que ainda partilhava com o Sporting, e dava mais um passo rumo à conquista do primeiro título de cinco consecutivos, confirmada meses depois com uma vitória em Alvalade. Aí começava a nascer o FC Porto pentacampeão nacional.

Dragões Diário 26-11-2018

O Dragão Caixa viveu ontem um dia que fica para a história dos quase dez anos de vida. A equipa de andebol bateu os alemães do Magdeburgo, uma das mais cotadas da actualidade, segunda classificada do melhor campeonato do mundo. O FC Porto precisava de vencer por quatro golos para anular a desvantagem trazida da primeira mão, mas foi mais além: ganhou por seis (34-27) e reservou um lugar na fase de grupos da Taça EHF. Jogámos um andebol fantástico, com uma grande defesa. Só assim se pode bater uma equipa desta qualidade, disse o treinador Magnus Andersson, no fim, com um sorriso de orelha a orelha.

Na quarta-feira, é a vez de o Estádio do Dragão receber uma equipa da Alemanha, no jogo em que se despede dos palcos internacionais em 2018. O FC Porto-Schalke 04 já está a ser preparado no Olival: o plantel treina hoje da parte da tarde e não de manhã, como aconteceu ontem, cerca de 12 horas depois de garantida a vitória sobre o Belenenses e o consequente acesso aos oitavos da Taça de Portugal.

No duelo de sábado, Otávio marcou, Corona assistiu e são já 19 os golos apontados pelo FC Porto nesta temporada com influência directa dos dois. O brasileiro contabiliza cinco golos e seis assistências, o mexicano conta quatro remates certeiros e outras tantas assistências. Estes e outros números resultam das contas feitas ao oitavo triunfo consecutivo da temporada.

A equipa de hóquei em patins não trouxe pontos do clássico em Alvalade que, tal como o de há duas semanas, na Luz, ficou marcado por decisões de arbitragem que inclinaram o rinque e a impediram de trazer a vitória desejada. Pela exibição que fizemos, merecíamos mais. Defrontámos um grande adversário, que soube tirar partido dos muitos lances de bola parada de que dispôs, defendeu o treinador Guillem Cabestany, recusando-se a comentar o trabalho dos árbitros, até porque as imagens falam por si, valem mais do que mil palavras feias.

Pedro ‘Golden-Boy’ Ribeiro, pugilista do FC Porto, sagrou-se campeão nacional de seniores consagrados na categoria de 64 kg. Este fim de semana, houve luta por títulos na Arena de Matosinhos, de onde as portistas Nancy Moreira e Eva Branco também levaram medalhas para casa: sem opositoras nas finais, venceram nas categorias de 64 e 69 kg respetivamente.

No futebol de formação, os Sub-15 abriram a segunda fase do campeonato como fecharam a primeira, com uma goleada. O Famalicão saiu do Olival derrotado por 5-0, resultado esse construído com um “bis” de José Macedo e ainda golos de Vítor Magalhães, Joel Carvalho e Umaro Candé.

Os sócios do FC Porto reúnem-se esta noite em Assembleia Geral ordinária para sufragar as contas do clube relativas ao período compreendido entre 1 de Julho de 2017 e 30 de Junho de 2018. A sessão está agendada para as 20h30, no Auditório do Estádio do Dragão.

25/11/18

Aconteceu a 25 Novembro 1996

Neste dia, não começou bem o FC Porto-Marítimo disputado nas Antas, com os madeirenses a abrirem o marcador logo aos 14 minutos. O cenário mudou quando Barroso empatou na conversão magistral de um livre directo, a que se seguiu o golo da reviravolta assinado por Zahovic, com um belo chapéu. Nos minutos finais, os mesmos Barroso e Zahovic voltaram a pintar a manta e definiram o resultado final: 4-1. Construía-se o primeiro tricampeonato da história do FC Porto.

Dragões Diário 25-11-2018

O FC Porto está nos oitavos de final da Taça de Portugal e nem sequer precisou de recorrer ao sistema de som para dar voz a adeptos calados e alavancar a equipa. Na verdade, bastaram a qualidade do futebol colectivo e a arte de jogadores como Soares e Otávio (um golo cada) para vencer o Belenenses por 2-0, conquistar a oitava vitória consecutiva e assegurar o apuramento para a próxima fase desta competição.

Frente a um adversário de qualidade e bem orientado, os Dragões alcançaram uma vitória justa e ultrapassaram uma eliminatória que não teve a atenção devida por parte da imprensa. Sérgio Conceição revelou-se agradado pelo ciclo positivo que a equipa atravessa, mas não escondeu que o objectivo do grupo passa sempre por melhorar: Temos uma base já bastante sólida, mas vamos à procura da perfeição.

Para Otávio, o FC Porto conquistou uma bela vitória, tal como foi belo, acrescentamos nós, o golo que marcou. O outro marcador, Soares, recordou o que disse após a vitória sobre o Braga: Como tinha dito aqui antes da paragem, voltámos com tudo. Já Adrián López avançou uma explicação para o sucesso frente ao Belenenses: Os adversários dão o máximo e nós temos de estar concentrados do primeiro ao último minuto. Foi o que fizemos. Simples.

Um golo de Fábio Silva foi suficiente para a equipa de Sub-19 bater o Desportivo das Aves por 1-0 e manter a liderança da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A, com quatro pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga. O FC Porto B foi menos feliz e perdeu por 4-1 com o Dínamo Zagreb, despedindo-se da Premier League International Cup.

No basquetebol, o FC Porto regressou às vitórias ao bater confortavelmente o Illiabum por 97-68. Um dos principais destaques da partida foi o croata Boris Barac, com 18 pontos, 13 ressaltos e seis assistências. Para o treinador Moncho López, a capacidade para manter um ritmo elevado de jogo foi o segredo do triunfo.