08/02/20

Aconteceu a 08 Fevereiro 1948

Neste dia, 48 mil metros de terreno por 1440 contos foram motivo de festejo para os adeptos azuis e brancos que se limitavam a imaginar como seria a nova casa do FC Porto. Demorou quatro anos a ser erguido, mas os portistas celebravam nesse dia os primeiros passos dados para a construção do Estádio das Antas.

Dragões Diário 08-02-2020

Para o clássico desta noite (20h30), Sérgio Conceição garante um FC Porto preparado para recuperar terreno no campeonato. Sem esconder que os Dragões vão defrontar um Benfica extremamente forte, o técnico, que ainda não pode contar com três jogadores, está apenas focado na nossa equipa e no que ela pode fazer para conquistar os três pontos em mais um clássico quentinho.
 
Horas antes e em Aveiro, a equipa de basquetebol entra em acção frente ao Esgueira (15h). Na 19ª jornada da Liga, Brad Tinsley reconhece que o FC Porto terá 40 minutos intensos pela frente e que a equipa está preparada para ganhar todos os jogos daqui para a frente.
 
Depois de um sábado com três jogos, domingo traz mais quatro. O primeiro é no Olival, onde os Sub-15 querem consolidar o primeiro lugar da segunda fase frente ao Rio Ave (11h, Porto Canal e FC Porto TV). Para a décima jornada, Duarte Oliveira e Dinis Rodrigues partilham a mesma ideia: fazer o máximo e dar tudo para vencer.
 
De tarde, é a vez dos Dragões de Rui Barros subirem ao relvado para defrontar o Feirense (15h, Porto Canal e FC Porto TV). Na antevisão da partida da 20ª jornada da Liga Pro, a ser disputada no Estádio de Pedroso, Pedro Justiniano deu voz à confiança dos portistas, que pretendem somar o quarto triunfo consecutivo para continuar o bom momento.
 
Também às 15h, o hóquei em patins azul e branco joga num pavilhão tradicionalmente difícil. A deslocação a Valongo, na 16ª jornada do campeonato, espera-se complicada e, para combater o jogo ofensivo dos adversários, Carlo di Benedetto tem a receita: fazer o nosso trabalho para sair de lá com os três pontos.
 
A AJM/FC Porto também joga no domingo e o encontro no pavilhão do Castêlo da Maia marca a última partida antes das portistas se estrearem no Dragão Arena na próxima semana. O resumo do encontro da 19ª jornada do campeonato estará disponível ao final do dia na FC Porto TV.

07/02/20

Aconteceu a 07 Fevereiro 2004

Neste dia, Helton sofreu dois golos no Dragão e nós não ficámos nada aborrecidos por isso. Porquê? Porque no primeiro jogo oficial no nosso novo estádio, que o FC Porto venceu por 2-1, Helton era ainda o guarda-redes da União de Leiria e foi batido por Maniche, depois de um belo trabalho de Deco, e por Maciel, também com o Mágico na jogada.

Dragões Diário 07-02-2020

Com a lotação quase a esgotar no Dragão, Sérgio Conceição voltou a preparar, no Olival, o clássico de amanhã à noite sem Pepe, Danilo e Aboubakar. Hoje há mais, desta vez pela manhã e antes de o treinador fazer a antevisão (13h) do jogo com o Benfica, da 20ª jornada da Liga.

A nossa equipa de Sub-19 já sabe que abre a fase de apuramento do campeão nacional a jogar no Estoril, disputa o primeiro clássico à terceira jornada no Seixal, também com o Benfica, e fecha a competição no Olival, a receber o Alverca.

Miguel Martins renovou contrato até 2023 para continuar a dar tudo. É esse, em traços gerais, o projecto assumido pelo andebolista que chegou ao clube do coração aos 15 anos para bater recordes de precocidade, coleccionar títulos e continuar a sonhar. Quem sabe até com a final four da Liga dos Campeões...

Para lá chegar, é preciso começar por vencer o vice-campeão europeu, embora ao FC Porto sobre ainda uma boa margem de erro para garantir a qualificação para os oitavos de final. Os Dragões recebem amanhã o Vezprém e Leonel Fernandes, já num palco em que toda a gente quer estar, vai avisando que a equipa se sente obrigada a superar-se e a crescer. Para confirmar in loco, na FC Porto TV ou no Porto Canal, a partir das 15h.

06/02/20

Aconteceu a 06 Fevereiro 1955

Neste dia, Cesário Bonito tornava-se presidente do FC Porto pela segunda vez, superando Abel Portal numa campanha intensa e que mobilizou a Invicta.

Dragões Diário 06-02-2020

O FC Porto regressou ontem ao trabalho no Olival, onde deu início à preparação para o clássico com o Benfica, agendado para sábado (20h45), no Estádio do Dragão, referente à 20ª jornada do campeonato. Com três nomes no boletim clínico, o grupo comandado por Sérgio Conceição volta a treinar logo à tarde, a partir das 16h.

Há coisas que acontecem cirurgicamente em semanas de clássico e, como se sabe, o que aí vem pode dizer muito sobre o desfecho do campeonato. Por isso mesmo, estranha-se a capa de hoje da revista Sábado, do grupo Cofina, cujo teor motivou uma reacção por parte do FC Porto.

O FC Porto Sofarma continua a dividir a liderança do Andebol 1 com o Sporting depois de receber e bater o Boa Hora (34-21), no Dragão Arena, na 22ª jornada da prova. Os campeões nacionais voltam a jogar em casa no próximo sábado (15h), frente aos húngaros do Veszprém, na 11ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

No próximo dia 16 de fevereiro (domingo, 15h), o jogo entre a AJM/FC Porto e o GC Vilacondense, a contar para a 20ª jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª divisão feminina de voleibol, vai disputar-se excepcionalmente no Dragão Arena. Este encontro marca a estreia absoluta da modalidade no pavilhão portista.

04/02/20

Aconteceu a 04 Fevereiro 1973

Neste dia, o FC Porto apresentou no Estádio das Antas o argentino Juan Carlos Heredia, um reforço sonante que chegava por empréstimo do Barcelona. O momento aconteceu no dia de um jogo amigável com o Manchester United, comandado por um antigo treinador dos Dragões, o escocês Tommy Docherty, e liderado em campo por Bobby Charlton. Na partida que terminou empatada a zero, o capitão dos Red Devils ficou bem impressionado com o jovem Rodolfo Reis, a quem augurou acertadamente um futuro de sucesso.

Dragões Diário 04-02-2020

O FC Porto realizou ontem mais um treino com vista ao jogo de logo contra o Académico de Viseu, relativo à primeira mão da meia-final da Taça de Portugal e para o qual foi nomeado João Pinheiro. Na antevisão, Sérgio Conceição lembrou o trajecto interessante do conjunto viseense no segundo escalão e deixou claro que esta é uma competição importante para os portistas.

Depois do confronto de hoje no Estádio do Fontelo, as atenções passarão a estar centradas no clássico do próximo sábado, no Dragão, face ao Benfica. Como se esperava, o duelo está a suscitar muito interesse e a procura de bilhetes tem sido intensa. Até ao momento, já foram vendidos 45.000 ingressos.

Amanhã, é o andebol que está em acção. O grupo de Magnus Andersson recebe no Dragão Arena o Boa-Hora, em desafio da 22ª jornada do campeonato. O guarda-redes austríaco Thomas Bauer assegurou que os azuis e brancos vão fazer valer a força da melhor equipa de Portugal perante uma formação que se apresentará muito motivada.

03/02/20

Aconteceu a 03 Fevereiro 1968

Neste dia, os Troféus Pinga eram o destaque do jornal O Porto. Os nove galardoados eram atletas do FC Porto e entre eles estava o defesa Festa, que foi considerado o Futebolista do Ano. Na mesma edição destes troféus foram homenageados com medalhas comemorativas os seccionistas que tinham servido o clube até aí. Entre os distinguidos estava Jorge Nuno Pinto da Costa, responsável pela secção de hóquei em campo.

Dragões Diário 03-02-2020

O FC Porto já deu início a preparação para o jogo frente ao Académico de Viseu, relativo à 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, que se realiza amanhã (20h45, Sport TV), no Municipal do Fontelo. Hoje, os Dragões treinam às 11h, antes de Sérgio Conceição projectar o encontro em conferência de imprensa (12h30).

Ontem, o FC Porto B e a equipa de Sub-15 venceram os encontros que disputaram: com golos de Afonso Sousa e Boris Enow, os bês portistas somaram o terceiro triunfo consecutivo na LigaPro ao baterem o Varzim (2-0), na Póvoa, enquanto os Sub-15 foram a Famalicão golear a equipa da casa, por 7-1.

O FC Porto Sofarma voltou a vencer o Boavista (30-20) em mais um dérbi da Invicta, desta vez referente à 21ª jornada do Andebol 1. António Areia e Miguel Martins, ambos com cinco golos, foram os principais destaques nos campeões nacionais, que recebem o Boa Hora, no Dragão Arena, na próxima quarta-feira (20h30).

A AJM/FC Porto conquistou mais uma vitória esta temporada. A equipa portista venceu o Castêlo da Maia (3-1), em Santa Maia da Feira, e carimbou o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal. A final four da Taça de Portugal de voleibol feminino disputa-se nos dias 7 e 8 de Março, na Póvoa de Varzim.