04/07/20

Aconteceu a 04 Julho 2010

Neste dia, polémica mas plenamente acertada, deu-se a transferência de João Moutinho para o FC Porto. O algarvio, então com 23 anos, chegou à Invicta num verão quente e durante três épocas consecutivas aqueceu a alma dos portistas. Como prenunciava a música que os adeptos lhe criaram, jogou e ganhou muito de azul e branco. Entre 2010 e 2013, esteve em campo em 83 das 90 jornadas da Liga e só numa delas sentiu o sabor da derrota. Neste período, em todas as competições, fez 140 jogos e, ainda que tenha nas assistências a especialidade, marcou dez golos. Quanto a títulos, foram sete ao todo: três campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Supertaças e uma Liga Europa.

Dragões Diário 04-07-2020

É já amanhã que o FC Porto terá de ultrapassar mais uma barreira para poder cortar a meta do título em primeiro lugar. Pela frente dos líderes do campeonato estará um Belenenses a lutar pela manutenção. A preparação do duelo da 30ª ronda está a ser feita apenas sem Marcano e continua hoje a partir das 11h, no Olival. Já depois desta sessão de trabalho, às 12h30, Sérgio Conceição leva a público as expectativas que tem para o encontro, numa conferência de imprensa que pode seguir em directo na FC Porto TV ou no Porto Canal.  
 
Ainda falta cerca de um mês para o fim da presente época, mas o equipamento principal do FC Porto para a próxima já pode ser adquirido a partir deste sábado em todas as FC Porto Stores e na FC Porto Online Store. O azul da indumentária é o de sempre, revestindo os calções. Na camisola, há um maior número das tradicionais riscas azuis e brancas, enquanto as meias são predominantemente brancas. Todas as peças têm detalhes em amarelo. Curioso? Conheça o novo look portista.

No basquetebol, Tanner McGrew renovou contrato até 2022. O norte-americano que chegou ao Dragão Arena no verão passado foi uma das figuras mais influentes do plantel de Moncho López até à grave lesão que sofreu em Novembro de 2019 e que o afastou do resto da temporada. Assumindo estar muito entusiasmado com o regresso ao Porto, onde se sente em casa, o poste de 26 anos esclarece que a recuperação tem sido uma longa caminhada e mostra-se convencido de que os azuis e brancos vão competir por todas as taças e pelo campeonato.

03/07/20

Aconteceu a 03 Julho 2017

Neste dia, Sérgio Conceição começava literalmente a treinar o FC Porto, dando início a uma caminhada inesquecível. Com Vaná como única nova contratação e com o regresso de emprestados com o calibre de Ricardo Pereira, Marega e Aboubakar, o antigo extremo montou uma máquina de futebol ofensivo que muito cedo revelou estar à altura das melhores expectativas.

Dragões Diário 03-07-2020

Nunca tivemos tudo perdido, não temos nada ganho. É seguramente com esta atitude enunciada por Jorge Nuno Pinto da Costa na edição 403 da Dragões que o plantel do FC Porto continua a preparar a recepção ao Belenenses, que está agendada para domingo às 21h30 e vai ser arbitrada por Rui Oliveira. No treino de ontem, só Marcano não pôde subir ao relvado por motivos clínicos.
 
Conquistar os três pontos é, obviamente, o objectivo da equipa para o próximo encontro. Na entrevista que concedeu ao Manuel T. Pérez, Wilson Manafá explicou que no FC Porto tem que se ter mentalidade ganhadora e que esse é um dos aspetos em que mais tem evoluído desde que chegou ao Dragão. Não admira que o lateral revele que tem um sonho que está acima de todos os outros: Ser campeão aqui.
 
Também é com os propósitos de vir a ser campeão e de ganhar o máximo de títulos possível que Xavi Barroso chega ao FC Porto. O hoquista catalão de 27 anos jogava na Oliveirense, tem um palmarés recheado de troféus alcançados ao serviço da equipa de Oliveira de Azeméis, do Barcelona, do Vendrell e da selecção espanhola e deixa uma garantia em nome do grupo a que se vai juntar: Vamos trabalhar muitíssimo, deixar tudo na pista e tentar que os adeptos sejam felizes com a nossa felicidade.
 

A equipa juvenil feminina B de natação é campeã nacional de fundo, anunciou a Federação Portuguesa de Natação. O Torneio Nacional de Fundo foi interrompido e não pôde concluir-se devido à pandemia da COVID-19, mas a lógica impôs-se: venceu quem ia à frente.

02/07/20

Aconteceu a 02 Julho 1939

Neste dia, no Campo da Constituição, os campeões de Portugal receberam e venceram o Deportivo Alavés por expressivos 5-2. Carlos Nunes brilhou com um bis e a ele se juntaram Pinga, Lopes Carneiro e Costuras com um golo cada. Numa altura em que ainda não existiam competições internacionais, o emblema portuense participava regularmente em encontros particulares com clubes estrangeiros. Contudo, essas partidas tiveram que deixar de se realizar: dois meses depois, a 1 de Setembro, a Alemanha invadiu a Polónia e a manobra despoletou um conflito global. Os seis anos seguintes foram ensombrados pela II Guerra Mundial e apenas se disputaram as provas internas, como o campeonato e a Taça de Portugal.

Dragões Diário 02-07-2020

Já se encontra disponível, em versão digital, a mais recente edição da revista oficial do FC Porto. Wilson Manafá faz manchete no número 403 da Dragões e, ao longo de dez páginas, o lateral ambidestro concede a primeira grande entrevista desde que chegou à Invicta, em Janeiro de 2019. Um ano e meio depois, o luso-guineense conta como foi crescer no seio de uma família de portistas, revela qual a posição em que se sente mais confortável, abre a porta do balneário e explica o tipo de relação que mantém com Sérgio Conceição e com os restantes elementos do plantel. Tudo isto, e muito mais, na revista Dragões de Junho.
 
Dentro de instantes, a partir das 10h30, Wilson Manafá e mais de duas dezenas de companheiros de equipa regressam ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia para retomar a preparação da ronda 30 da Liga. Depois de uma merecida folga, o líder do campeonato volta ao Olival com a mira apontada ao Belenenses. Às 21h30 de domingo, no Estádio do Dragão, Sérgio Conceição já poderá contar com Sérgio Oliveira e Zé Luís, ausentes da dura batalha em Paços de Ferreira por castigo e lesão, respectivamente.
 
Alguém pediu tubarão? O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões da EHF decorreu durante a última tarde, em Viena, e ditou uma série de partidas de grande cartaz na próxima edição da Champions de andebol. No Grupo A da maior competição de clubes do mundo, o FC Porto voltará a marcar encontro com o Vardar, o Kielce e o Meshkov Brest. Aos macedónios, polacos e bielorrussos juntam-se colossos da modalidade como o PSG, o Pick Szeged, o Elverum e o Flensburg. Magnus Andersson e os seus jogadores terão adversários à altura no Dragão Arena e por essa Europa fora.
 
Ontem foi anunciada a renovação do contrato entre Moncho López e o FC Porto. O treinador da nossa equipa de basquetebol estendeu o vínculo que o liga ao emblema da Invicta até 2022 e, em declarações aos canais oficiais do clube, garantiu estar a trabalhar em conjunto com o director Vítor Hugo para fortalecer o plantel, de forma a continuar no trilho das vitórias. Com onze anos de casa, o galego já se sente um tripeiro, por isso não precisa de dizer muito: Os adeptos já me conhecem. De mim podem esperar um treinador comprometido com os objectivos do clube e muito ambicioso no trabalho.
 
Também esta quarta-feira foi conhecida a primeira cara nova da AJM/FC Porto para a época que se avizinha. Depois de comunicada a renovação com nove atletas, a nossa formação de voleibol feminino continua a preparar 2020/21 e Bárbara Pauseiro será reforço no plantel de Rui Moreira. Com 22 anos, a oposto representou o Sporting de Espinho na pretérita temporada, depois de ter estado ao serviço do Leixões e de uma passagem pela Associação Académica de São Mamede. À FC Porto TV e ao Porto Canal, a jovem mostrou-se feliz e orgulhosa num dia muito especial por toda a mística envolvida. Assinar pela AJM/FC Porto foi dos momentos mais marcantes da minha carreira, confidenciou a voleibolista.

01/07/20

Aconteceu a 01 Julho 1956

Neste dia, o FC Porto dava nova vida à secção de hóquei em patins e disputava o primeiro jogo oficial nesta modalidade. O arranque fez-se a todo o gás e os Dragões bateram o Clube Universitário por expressivos 9-1, mas daí até terem a hegemonia do hóquei em patins português passaram-se alguns anos. A partir da década de 80, o FC Porto tornou-se uma potência do hóquei em patins nacional, europeu e mundial, tendo construído um palmarés assombroso na modalidade.

Dragões Diário 01-07-2020

A competição não dá tréguas e o FC Porto volta a entrar em campo no próximo domingo (21h30, Sport TV), dia 5 de Julho, frente ao Belenenses, no Estádio do Dragão. A preparação para o jogo com os azuis de Belém, referente à 30ª jornada, arrancou ontem no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, mas hoje é dia de folga e de retemperar energias para o líder do campeonato. O plantel portista regressa ao trabalho amanhã, novamente no Olival, a partir das 10h30.
 
Na difícil mas saborosa vitória em Paços de Ferreira, que permitiu ao FC Porto alargar para seis pontos a vantagem sobre o segundo classificado, Agustín Marchesín manteve a baliza portista fechada pelo quarto jogo consecutivo. Marítimo (1-0), CD Aves (0-0), Boavista (4-0) e Paços de Ferreira (1-0) não conseguiram bater o guarda-redes argentino, um dos esteios da melhor defesa do campeonato. Na Dragões de Agosto de 2019, Marchesín fala sobre o significado de vestir a camisola do FC Porto.
 
A defesa foi o melhor ataque em Paços de Ferreira, pois o golo que decidiu o jogo a favor do FC Porto foi apontado por um central: Chancel Mbemba. O defesa congolês, de sorriso fácil, já tinha marcado no empate com o Rio Ave antes da paragem do campeonato e no Estádio Capital do Móvel fez o segundo golo da conta pessoal na prova, mas o total de 2019/20 já vai em quatro remates certeiros. Chancel Mbemba também festejou por duas vezes na Taça de Portugal, frente a Coimbrões e Vitória de Setúbal.

30/06/20

Aconteceu a 30 Junho 1958

Por esta altura, o FC Porto já tinha encerrado a temporada oficial com a conquista da Taça de Portugal frente ao Benfica e encontrava-se a realizar uma digressão em África. Neste dia, os azuis e brancos jogaram em Huambo, então Nova Lisboa, e venceram por 4-0 uma selecção local.

Dragões Diário 30-06-2020

Um golo de Mbemba, logo aos sete minutos, bastou para o FC Porto derrotar o Paços de Ferreira, quebrar um enguiço que se prolongava desde 2014, somar três pontos e alargar para seis a vantagem sobre o segundo classificado, que perdeu na Madeira. Só a vitória final é o objectivo, ensinou Pedroto há muitos anos. Faltam nove pontos para alcançá-lo.
 
Sérgio Conceição foi o primeiro a reconhecer que ontem faltou algo no processo ofensivo, mas também não poupou elogios ao que merece ser elogiado: a consistência, que resultou no quarto jogo consecutivo sem sofrer golos; e a entrega ao jogo e atitude, que tiveram uma dimensão muito grande e fazem parte do ADN da equipa.
 
Sobre a luta pelo título, o treinador recusa entrar em euforias e dar seja o que for como garantido: Continuamos a trabalhar. Até porque, como já advertiu várias vezes, os jogos aumentam de dificuldade à medida que o campeonato se aproxima do fim. Por isso, o programa para hoje já foi anunciado: Pensar no Belenenses.
 
Alinhado com o discurso do técnico, que mais não é do que uma manifestação do espírito de toda a equipa, Mbemba também promete continuar a trabalhar ao máximo para ganhar todos os jogos. E para poder continuar a dedicar triunfos aos portistas, como fez ontem: Quero agradecer a todos os adeptos pelo apoio que nos têm dado.
 
Com mais uma jornada disputada, restam cinco para terminar o campeonato: no caso do FC Porto, são as recepções ao Belenenses – já no domingo, às 21h30 –, ao Sporting e ao Moreirense e as deslocações a Tondela e a Braga. Siga a luta.

29/06/20

Aconteceu a 29 Junho 1996

Neste dia, o impensável esteve prestes a acontecer. O FC Porto - detentor do melhor palmarés hoquístico nacional e um dos melhores clubes do mundo na modalidade patinada - não vencia qualquer prova interna há quase cinco anos e a maldição teimava em não desaparecer. Na final da Taça de Portugal, os Dragões enfrentavam a Oliveirense e, nos derradeiros minutos, o marcador do pavilhão sintrense era favorável aos de Azeméis. Mesmo assim, a equipa de Vítor Hugo não se dava por vencida. A persistência portista deu frutos quando Ricardo Geitoeira finalmente encontrou o fundo das redes adversárias e conseguiu levar a contenda para prolongamento. Aí, as camisolas azuis e brancas fizeram jus à reputação. Com golos de Filipe Santos e Tó Neves, o FC Porto acabaria por vencer por 5-3 e erguer o caneco na despedida de Franklim Pais das balizas.

Dragões Diário 29-06-2020

Hoje joga o FC Porto. A partir das 21h15, com transmissão televisiva na Sport TV1, o líder do campeonato entra em campo para disputar mais uma das finais que restam até ao apagar das luzes desta edição da Liga. Sérgio Conceição quer os jogadores focados na dura batalha que os espera e, na conferência de imprensa de antevisão, ressalvou que o Paços de Ferreira é a segunda equipa com mais pontos depois da retoma. Para o treinador portista, o mais importante não é olhar para seis jogos, é olhar para o jogo de amanhã [hoje].
 
As últimas deslocações ao reduto dos pacenses têm sido partidas com um elevado grau de dificuldade para os azuis e brancos, pelo que Sérgio Conceição alerta: Temos é de estar sempre em campo de forma determinada e ambiciosa. No Estádio Capital do Móvel, Sérgio Oliveira fica de fora por acumulação de cartões amarelos e não será titular pela 12ª jornada consecutiva. O médio, natural de Paços de Brandão, juntou-se ao emblema da Invicta em 2002 e, tirando duas épocas em que representou os castores, soma 16 anos de ligação aos Dragões.
 
A manhã de ontem foi movimentada no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. Às primeiras horas de domingo, os 25 jogadores que se encontram aptos subiram ao relvado do Olival para a última sessão colectiva de preparação da 29ª ronda do campeonato. Apenas Iván Marcano, Shoya Nakajima e Zé Luís não estiveram às ordens de Sérgio Conceição. As ausências dos dois primeiros não são novidade, já o cabo-verdiano tem feito treino condicionado e, segundo o mister, no início da próxima semana já devemos contar com ele a 100%.
 
Dos 25 atletas ao dispor de Sérgio Conceição, dez são formados no FC Porto. O actual plantel portista tem raízes profundas nas escolas dos Dragões e é preciso recuar até à extraordinária época de 2003/04 para encontrar um elenco com tanta prata da casa. Diogo Costa, Francisco Meixedo, Diogo Leite, Tomás Esteves, Sérgio Oliveira, Vítor Ferreira, Romário Baró, Fábio Vieira, João Mário e Fábio Silva compõem a dezena de canteranos ao serviço da equipa A. Destes, nove foram campeões europeus de Sub-19 na pretérita temporada e sete já se estrearam nas lides da formação principal.

28/06/20

Aconteceu a 28 Junho 1986

Neste dia, a equipa de hóquei em patins do FC Porto, que já tinha aberto o palmarés internacional do clube com a conquista da Taça das Taças em 1982, dispunha de nova hipótese para se sagrar campeã europeia. As duas primeiras finais foram perdidas para o Barcelona, mas à terceira (consecutiva) foi de vez e o FC Porto de Cristiano Pereira não deixou fugir o tão almejado título europeu, levando a melhor sobre o Novara nas duas mãos da eliminatória decisiva: triunfo por 5-3 nas Antas e reviravolta épica de 5-1 para 7-5 no Norte de Itália. O troféu teve de ser entregue no balneário devido à hostilidade local, mas o mais importante é que o FC Porto era campeão europeu de hóquei em patins.

Dragões Diário 28-06-2020

A manhã de sábado foi de trabalho para o plantel principal do FC Porto no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Com Marcano e Zé Luís no boletim clínico, os Dragões continuam a preparar o importante jogo com o Paços de Ferreira, agendado para segunda-feira (21h15), no Estádio Capital do Móvel, referente à 29ª jornada do campeonato.
 
O bis de Marega no mais recente dérbi da Invicta com o Boavista (4-0), no Dragão, foi o 11º do avançado maliano com a camisola do FC Porto. De todos os golos que marcou, há um que é particularmente especial para o nosso número 11, como o próprio confessa na edição de Fevereiro da revista Dragões: Foi contra o Marítimo. Foi um canto batido pelo Alex Telles, no último minuto, eu subi mais alto e cabeceei para o fundo das redes. Naquele momento, soube que seríamos campeões”. Até arrepia.
 
O Museu FC Porto recebeu o selo Safe Travels do World Travel & Tourism Council, o que significa que as visitas ao Museu FC Porto e ao Estádio do Dragão cumprem o protocolo de segurança e higiene definido para atracções turísticas. Esta garantia internacional complementa assim a distinção Clean & Safe atribuída pelo Turismo de Portugal, e é mais uma certeza sobre as condições para uma experiência em segurança no Tour FC Porto, que voltou a estar disponível ao público no dia 1 de Junho.