12/09/08

"Sidnei, a testemunha imprevista" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

Sidnei disse o óbvio de um lance que, mesmo desfocado, era isso mesmo: óbvio. Onde alguns insistem em ver violência grosseira, merecedora de castigo exemplar, ao jeito de um equilíbrio de castigos que daria um jeitaço, o defesa viu - e estou a citar - "uma discussão normal do jogo". A simplicidade ainda consegue ser surpreendente e a sinceridade de Sidnei, desprovida de artifícios de comunicação, também eles óbvios, é capaz de deixar qualquer um desarmado. Ora, vejamos um cenário hipotético que não sei se dá para rir se para chorar: se o Benfica avançasse mesmo com uma queixa junto da Comissão Disciplinar para que o tal lance fosse averiguado e se, por absurdo, o processo avançasse, podemos já calcular o nome que encabeçaria o rol de testemunhas de defesa do FC Porto na contestação. Sidnei, pois claro. Enfim, nestas guerras, feitas assim à pressa, o único perigo real continua a ser morrer. Mas de riso.

11/09/08

"Uma nova definição de reforço" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

Já se desconfiava que os reforços deste ano eram melhores e já se tinha percebido que a conjuntura de uma equipa em reconstrução os favoreceu, mas, escarafunchando o tema, e comparando um ano com o outro, ainda é possível desenterrar surpresas. Por exemplo: não é que foi Edgar o primeiro reforço da última época a garantir a titularidade? Conseguiu-o em Paços de Ferreira, à quinta jornada do campeonato e ao sétimo jogo oficial da época. Uma vez sem repetição e com guia de marcha em Janeiro, é certo. Jesualdo lembrou, e bem, que a equipa estava montada, justificando assim a escassa utilização dos reforços da última temporada. Mas não chega. Alguns eram mesmo fraquinhos. Este ano, sete dos oito reforços disponíveis já foram titulares - isso mesmo: titulares -, com apenas três jogos oficiais. Só faltou Hulk, que até tem um golo. Moral da história: a conjuntura pode até ajuda, mas os reforços também...

10/09/08

"Comunicação escondida com rabo de fora" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

Frase de Einstein a abrir, por dois motivos: porque fica sempre bem e porque vem a propósito. "Se os factos não encaixam na teoria, modifique os factos." Melhor ainda: se não há matéria factual, invista-se no seu fabrico, porque, mais do que aos factos, o futuro pertencerá às interpretações que se fazem deles. Dito isto, uma pergunta: afinal, tanta volta para quê? Para chegar às imagens da suposta, mas já comentada, agressão de Rodríguez a Nuno Gomes. Ou melhor, à interpretação que faço delas. Também aqui, parece-me que o facto em si é capaz de ser irrelevante se comparado com o impacto paralelo escondido, mas com rabo de fora: a hipótese de lançar a confusão. Se foi um pontapé, um tropeção ou uma simples provocação típica de um jogo, tal passa a segundo plano, quando se consegue a visibilidade, mesmo que desfocada, de um protesto. No fundo, tudo se resume a uma coisa muito simples: estratégia de comunicação. Nos dias de hoje, ela é tão ou mais importante do que uma estratégia de campo. Politiquices.

09/09/08

Entrevista a JesualdoFerreira


Na sua primeira entrevista em mais de um ano, Jesualdo Ferreira explica como levou o FC Porto ao título e o que vai mudar na época 2008-09. O treinador quebrou o silêncio e, em exclusivo ao PÚBLICO, falou da saída de Quaresma para Milão, dos favoritos ao título, da sua posição no clube e da nova equipa.

08/09/08

Jovens portistas vencem em Espanha e sobem ao pódio em Abrantes

Duas formações azuis e brancas estiveram envolvidas em competições internacionais ao longo do fim-de-semana, registando em ambas resultados positivos. Nos sub-13, a jovem equipa portista conquistou o Torneio Asr’cup, disputado em Pontevedra, enquanto nos sub-15, os Dragões alcançaram o 3º lugar no Torneio Internacional de Abrantes.
Na prova disputada em Espanha, a equipa de sub-13 do F.C. Porto selou com um triunfo expressivo perante o Deportivo da Corunha, 3-0, a participação na prova que contou, entre outras, com as presenças de equipas como o Celta de Vigo, o Leixões ou o Paços de Ferreira. Destaque ainda para as prestações de Luís Peixoto e Tiago Garcia, respectivamente melhor jogador e melhor marcador da competição que teve lugar em Pontevedra.
No Torneio Internacional de Abrantes, a equipa de sub-15 portista alcançou o terceiro lugar final da prova, depois de bater a formação espanhola do Betis de Sevilha, por 1-0, no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Fonte: Site Oficial