09/11/19

Aconteceu a 09 Novembro 2000

Neste dia, nas Antas, Dimitri Alenichev, um dos poucos jogadores do planeta a marcar em finais europeias disputadas em anos consecutivos, apontava o primeiro golo nas provas da UEFA com a camisola do FC Porto na ponta final de um lance adocicado por um pormenor mágico de Deco. Pena fez os dois primeiros do jogo e a equipa de Fernando Santos venceu o Wisla Cracóvia por 3-0, qualificando-se para a terceira eliminatória da Taça UEFA depois do empate sem golos na Polónia. O resto já sabe: Alenichev marcou em Sevilha e em Gelsenkirchen e ganhou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões. Sem contar, claro, com Ligas, Taças e Supertaças de Portugal, num total de cinco.

Dragões Diário 09-11-2019

Se amanhã há dérbi no Bessa, hoje há conferência de imprensa no Dragão (18h30). Ontem, ainda no Olival, Pepe, Romário Baró e Sérgio Oliveira, que não chegaram a pisar o relvado, preenchiam o boletim clínico e resumiam uma boa parte das preocupações do treinador para o encontro da 11ª jornada da Liga. O Boavista-FC Porto joga-se a partir das 21h de domingo.

Quando, no Estádio do Dragão, Sérgio Conceição começar a responder às perguntas dos jornalistas, já o jogo da décima jornada da LigaPro, que leva o FC Porto B a Mafra, terá terminado há muito. Ontem demos-lhe conta da projeção de Nahuel Ferraresi, que falava de uma equipa obrigada a dar o máximo, e hoje voltamos ao tema para lhe lembrar da transmissão em direto na Sport.TV1, a partir das 11h.

Quatro horas depois os Sub-19 dão o pontapé de saída na segunda volta da primeira fase do campeonato a defrontar o Vitória de Guimarães. Ruca Amaral e Gonçalo Borges já colocaram de lado o empate na Eslovénia e garantem disposição para lutar por um desfecho diferente, com o avançado a acrescentar ao plano a convicção de que o jogo será discutido até ao último minuto. Para o confirmar, só precisa de escolher entre Porto Canal e FC Porto TV. Às 11h, no Olival.

Decidida a recuperar o atraso para Sporting e Benfica, a equipa de hóquei em patins regressa hoje a casa emprestada para defrontar o HC Braga em mais uma prova de fogo. As palavras são de Poka, que reforça o gosto especial dos Dragões por este tipo de desafios e a determinação para os superar. Se não lhe fizer a vontade e não for a Fânzeres apoiar, siga o jogo em direto no Porto Canal ou na FC Porto TV, a partir das 18h.

08/11/19

Aconteceu a 08 Novembro 1983

Neste dia, em Paris, Fernando Gomes recebia a Bota de Ouro, troféu que o distinguia como o melhor marcador dos mais de quarenta campeonatos nacionais então disputados na Europa. O avançado do FC Porto, que tinha feito 36 golos na edição de 1982/83 da Liga portuguesa, voltaria a ganhar o troféu dois anos mais tarde, elevando a fasquia e marcando mais três (39). Naquela noite, a da primeira bota do Bibota, subiram com ele ao palco Peter Houtman, autor de 30 golos no campeonato holandês com a camisola do Feyenoord, e Nikos Anastopoulos, que na liga grega fez 29 pelo Olympiacos. As duas Botas de Ouro de Gomes podem ser admiradas no Museu FC Porto, junto à braçadeira de capitão que o goleador usou na década de 80.

Dragões Diário 08-11-2019

Não foi justo, mas aconteceu: em apenas quatro minutos, o FC Porto sofreu dois golos em Glasgow e complicou as contas do apuramento para a fase a eliminar da Liga Europa, caindo para o último lugar do Grupo G, mas dependendo apenas de si próprio para garantir a qualificação. Morelos, que já tinha marcado no Dragão, e Davis fizeram os golos do Rangers.

No final do jogo, para Sérgio Conceição a matemática apresentava-se mais fácil do que a tarefa. Com duas jornadas para disputar e menos três pontos do que Young Boys e Rangers, a solução era demasiado óbvia. Há que ganhar os dois jogos, disse o treinador. O próximo é na Suíça, mas pode perfeitamente esperar, porque o mais importante é já ao virar da esquina: joga-se no Bessa, no domingo.

Mesmo reconhecendo que o Rangers esteve muito compacto e que ao FC Porto faltou dinâmica ofensiva para criar mossa, Danilo observou que os Dragões dominaram a maior parte do jogo e que o adversário marcou nas poucas vezes em que chegou à baliza. Agora, concluiu o internacional português, que ontem mesmo voltou a ser convocado para a selecção, há dois jogos para ganhar.
Antes dos três pontos, o FC Porto perdeu Pepe, também ele chamado à selecção horas antes do jogo. Com uma dor na coxa esquerda, foi substituído por Luis Díaz aos 49 minutos e será hoje reavaliado.

Amanhã é a vez dos bês, que vão a Mafra para forçar a inversão de lugares e deixar o adversário para trás na tabela da LigaPro. Mas para isso, observa Nahuel Ferraresi, é preciso dar o máximo e que a equipa esteja mais concentrada do que nunca. A Sport.TV1 transmite o jogo em directo a partir das 11h.

07/11/19

Aconteceu a 07 Novembro 1959

Neste dia, José Maria Pedroto marcava o último golo com a camisola do FC Porto. Fê-lo na sétima jornada do campeonato, frente ao Sporting de Braga, nas Antas. Foi o último de 35 golos em oito épocas consecutivas de azul e branco, durante as quais conquistou dois campeonatos e duas Taças de Portugal, palmarés que repetiu mais tarde enquanto treinador do FC Porto.

Dragões Diário 07-11-2019

Hoje é dia de Liga Europa para o FC Porto: às 20h (SIC e Sport TV), no Estádio Ibrox, joga-se a quarta jornada do Grupo G da Liga Europa. Vamos procurar ser melhores do que fomos no Dragão, garantiu Sérgio Conceição. Ao lado do treinador, Tecatito Corona prometeu um colectivo a jogar com agressividade e intensidade para sair da Escócia com os três pontos.

Na formação, a equipa de Sub-19 empatou com os eslovenos do NK Domžale (2-2), no Olival, na 1ª mão da segunda eliminatória do Caminho dos Campeões da UEFA Youth League. Duarte Moreira (78m) e Tomás Esteves (90m+4) foram os autores dos golos portistas. A 2ª mão joga-se a 27 de Novembro, em Domžale na Eslovénia.

Os campeões nacionais de andebol venceram o primeiro clássico da temporada e continuam a só saber ganhar no campeonato. No Pavilhão da Luz, em Lisboa, o FC Porto Sofarma bateu o Benfica (33-23) e somou a 11ª vitória em outros tantos jogos no Andebol 1. Segue-se uma viagem à Alemanha para defrontar o THW Kiel na sétima jornada do Grupo B da Liga dos Campeões (domingo, 18h).

Ainda no que diz respeito ao andebol, o nosso guarda-redes Alfredo Quintana ficou ontem a saber que foi eleito o melhor jogador da sexta jornada da Liga dos Campeões. O luso-cubano, internacional português, fez várias defesas decisivas e de grande nível no empate caseiro frente aos franceses do Montpellier HB (23-23).

06/11/19

Aconteceu a 06 Novembro 2007

Neste dia, o FC Porto reencontrou o Marselha na Liga dos Campeões e venceu por 2-1, com golos de Tarik Sektioui e Lisandro López, resultado que abriu as portas à qualificação para os oitavos de final. Mais do que a saborosa vitória, o que marcou este jogo foi o sensacional golo de Tarik. O marroquino marcou um golo à Messi, com uma arrancada imparável, que deixou toda a equipa francesa para trás.

Dragões Diário 06-11-2019

O FC Porto voltou ontem ao Olival para mais uma sessão de trabalho com o foco na viagem à Escócia, onde os Dragões defrontam o Rangers na quarta jornada do Grupo G da Liga Europa (amanhã, 20h). A comitiva portista parte daqui a pouco rumo a Glasgow, onde hoje há conferência de imprensa (17h45) e treino (18h30).
 
Depois de regressar às vitórias no Nacional de Juniores A, a equipa de Sub-19 do FC Porto volta a centrar atenções no Caminho dos Campeões da UEFA Youth League. A partir das 15h (Porto Canal e FC Porto TV), no Olival, os azuis e brancos defrontam os eslovenos do NK Domzale na 1ª mão da segunda eliminatória.

Hoje, às 20h, há clássico na 11ª jornada do Andebol 1. O FC Porto Sofarma, líder do campeonato a par do Sporting, desloca-se a Lisboa para defrontar o Benfica, no Pavilhão da Luz. O guarda-redes Alfredo Quintana apontou à 11ª vitória em 11 jogos: Um clássico é sempre um clássico e vamos lá para ganhar.
 
Tanner McGrew foi operado com sucesso à fractura diafisária da tíbia e do perónio da perna esquerda contraída na vitória sobre o Lusitânia (96-75), nos Açores, na quinta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O poste norte-americano terá alta hospitalar nos próximos dias, seguindo-se um longo plano de reabilitação.

05/11/19

Aconteceu a 05 Novembro 1995

Bisar em quatro jornadas consecutivas do campeonato não é para todos, mas foi isso que Domingos conseguiu fazer entre o sétimo e o décimo jogo da Liga de 1995/96. A sequência foi completada neste dia, quando o avançado marcou os dois primeiros golos de uma vitória por 3-0 sobre o Benfica, que foi encerrada com um remate certeiro de Lipcsei.


Dragões Diário 05-11-2019

O plantel principal do FC Porto viaja amanhã para a Escócia, onde na quinta-feira vai enfrentar o Glasgow Rangers em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa. Essa partida começou a ser preparada ontem no Olival, com um treino em que não participaram Romário Baró e Sérgio Oliveira.
 
Ainda não se sabe, naturalmente, qual será a constituição das equipas que se enfrentarão no relvado de Ibrox, mas a UEFA já anunciou que o jogo será dirigido por Davide Massa. Na temporada passada, este árbitro italiano apitou a vitória do FC Porto sobre o Spartak Moscovo por 4-1, no Estádio do Dragão.

Depois do regresso da Grã-Bretanha, os Dragões deslocam-se no domingo ao Bessa para enfrentar o Boavista. Os bilhetes para esse encontro, com o custo unitário de 12,5 euros, são hoje colocados à venda na Loja do Associado e nas FC Porto Stores do Arrábida Shopping e do Norteshopping.
 
A partida de sábado da Liga dos Campeões de andebol, frente ao Montpellier, terminou com um empate frustrante, mas nem por isso o mérito dos jogadores do FC Porto deixou de ser reconhecido Federação Europeia de Andebol: Alfredo Quintana foi distinguido como o melhor guarda-redes da última jornada.

04/11/19

Aconteceu a 04 Novembro 1985

Neste dia, chegou a Portugal o brasileiro Elói, reforço do FC Porto que não esteve muito tempo nas Antas, mas que em duas épocas incompletas participou em 28 jogos e marcou 12 golos. Os números são bons e o registo de títulos também é assinalável: uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma Liga portuguesa e uma Supertaça. Em entrevista recente, partilhou uma mágoa: fui imbecil, fui para o Brasil antes da final de Viena.

Dragões Diário 04-11-2019

Um excelente golo de Marcano valeu ontem uma vitória por 1-0 sobre o Desportivo das Aves. Foi à passagem do minuto 13 que o central espanhol rematou de primeira com o pé esquerdo, na sequência de um cruzamento de Otávio, mas esse foi apenas o segundo grande momento da noite: quatro minutos antes, o Dragão levantou-se para ovacionar o bibota Fernando Gomes.

Em alguns momentos, para Sérgio Conceição, a equipa complicou o que era fácil, mas teve o mérito de não permitir nada ao adversário e criou muitas oportunidades. O treinador garantiu que o FC Porto está na luta por todos os objectivos e vai dar uma boa resposta nos próximos desafios.

Marcano reconheceu que as coisas não saíram como a equipa queria, mas salientou que o Aves também esteve bem e que o mais importante foi a vitória. O companheiro do espanhol no centro da defesa, Pepe, reforçou a mesma ideia: Foi uma semana muito intensa para nós e era extremamente importante voltar a ganhar.

Entre os aspectos negativos do jogo, contam-se duas decisões absurdas do VAR: ainda na primeira parte, o árbitro assinalou um penálti por falta sobre Bruno Costa, que foi erradamente revertido na sequência da intervenção do videoárbitro Rui Costa; pouco depois, Adi Mehremic jogou a bola com o braço de forma clara e intencional dentro da área, mas esse gesto passou em claro.

Rui Costa fica assim associado a duas decisões com impacto no resultado, ambas em prejuízo do FC Porto, que foi privado de duas grandes penalidades. Curiosamente, quando o árbitro tomou uma decisão correcta, Rui Costa tornou-a errada. E depois, quando era Rui Costa quem tinha melhores condições para assinalar um penálti claro, não agiu e cometeu um erro grave.

A leitura necessariamente negativa destas decisões torna-se ainda pior se recordarmos o histórico de Rui Costa com o FC Porto. Quem é que já esqueceu, por exemplo, os penáltis por assinalar em jogos frente ao Feirense (2016/17) e ao Desportivo das Aves (2017/18), que resultaram em perda de pontos para o FC Porto? A conclusão é óbvia: Rui Costa não tem condições para ser árbitro ou videoárbitro de jogos do FC Porto. 

Entre os mais novos, foram mesmo os mais jovens de todos que tiveram o domingo mais agradável: a equipa de sub-15 bateu o Sporting de Espinho por 7-1 e somou a décima vitória em dez jogos; já o FC Porto B perdeu com o Leixões, por 3-1, e tem dez pontos em dez jornadas.

Os campeões nacionais de hóquei em patins perderam por 3-0 no pavilhão do Sporting. O treinador Guillem Cabestany reconheceu que a equipa tem menos pontos do que gostaria nesta altura, lamentou a falta de eficácia na finalização e anunciou que o FC Porto protestou o jogo, na sequência de um erro técnico da equipa de arbitragem.

A equipa de voleibol feminino bateu o Belenenses por 3-0, em Lisboa, e manteve a invencibilidade total em jogos e sets disputados no campeonato. Até agora, são cinco triunfos noutros tantos jogos, aos quais se junta a conquista da Supertaça frente ao Leixões, logo no arranque da temporada.

03/11/19

Aconteceu a 03 Novembro 1951

Neste dia, realiza-se a primeira emissão de “A voz do FC Porto”, programa radiofónico oficial do clube e que a partir desse dia começou a ser transmitido todas as terças-feiras na Ideal Rádio. Num tempo em que não havia televisão em Portugal, só começaria seis anos mais tarde, a rádio era o meio de comunicação por excelência, com as famílias reunidas à volta da telefonia como hoje se sentam em frente ao televisor.

Dragões Diário 03-11-2019

Hoje é dia de voltar ao Estádio do Dragão. A partir das 20h (Sport TV), o FC Porto regressa a casa para receber o Desportivo das Aves na décima jornada do campeonato: É um jogo extremamente importante para nós, como são todos, afirmou Sérgio Conceição depois de orientar mais uma sessão de trabalho no Olival.

A equipa de Sub-19 regressou ontem às vitórias depois de bater o Paços de Ferreira (3-0), no Olival, em partida referente à 11ª jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores A, com um hat-trick de Duarte Moreira. Segue-se uma recepção aos eslovenos do NK Domzale para a Youth League (quarta-feira, 15h).

O FC Porto Sofarma empatou ontem frente aos franceses do Montpellier HB (23-23), no Dragão Arena, na sexta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. Depois de mais uma noite europeia, é tempo de olhar para o clássico com o Benfica, na Luz, referente à 11ª jornada do Andebol 1 (quarta-feira, 20h).

O FC Porto é líder isolado da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de vencer o Lusitânia (96-75), nos Açores, na quinta jornada da prova. Apesar da vitória, lamentamos a grave lesão sofrida por Tanner McGrew, indiscutivelmente um dos melhores jogadores da Liga. Ao nosso poste norte-americano, desejamos uma rápida e plena recuperação.

Hoje há clássico no Campeonato Nacional de hóquei em patins, cuja quarta jornada reserva um Sporting-FC Porto Fidelidade, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, com início marcado para as 15h. É um jogo de alta dificuldade para o FC Porto e para a equipa de arbitragem, afirmou o treinador portista, Guillem Cabestany.

O FC Porto venceu a 30ª edição do Troféu Speedo, que teve como palco o Complexo de Piscinas de Campanhã. A equipa portista terminou a competição com um total de 78 pontos, superando, entre outros, Sporting Clube de Braga (74) e GDNVN Famalicão (53), segundo e terceiro classificados, respectivamente.