19/05/15

Aconteceu a 19 Maio 1940

Há precisamente 75 anos o FC Porto conquista o seu primeiro bicampeonato, com uma vitória por 3-2, em Lisboa, sobre o Benfica. O FC Porto obtém 17 vitórias em 18 jogos e o onze apresentado por Mihaly Siska na última jornada foi: Rosado; Pereira e Guilhar; Anjos, Carlos Pereira e Baptista; António Santos, Pinga, Kordnya, Gomes da Costa e Petrak. Kordnya, com 29 golos, sagra-se o melhor marcador. Carlos Pereira e Anjos estabelecem um novo máximo de jogos numa época: 34.

17/05/15

Aconteceu a 17 Maio 1925

Há 90 anos uma das maiores tragédias da nossa história. Velez Carneiro, um talentoso médio que conquistou o primeiro campeonato de Portugal, a primeira competição verdadeiramente nacional do país, foi assassinado a tiro na Travessa dos Congregados, pelo escriturário Carmindo Duarte, após uma discussão entre os dois. O Jornal de Notícias relatou assim o funeral: “Muito antes da hora marcada para a saída do féretro já o Campo da Constituição regurgitava de pessoas. Depois de dar a volta ao campo, o féretro, conduzido pelos jogadores do team de que o finado fazia parte, foi colocado no centro do campo, mantendo-se o público em silêncio durante cinco minutos, que foram observados religiosamente. Findo este recolhimento que impressionou, a Direcção do FC Porto procedeu à colocação da bandeira do seu clube sobre o féretro. O capitão de equipa, Hall, conduzia sobre uma almofada de cetim preto as medalhas oferecidas ao falecido jogador”.

Belenenses - FC Porto às 18h

O regresso de Adrián López é a principal novidade na lista de convocados de Julen Lopetegui para o jogo desta tarde (18h00) , no Restelo, frente ao Belenenses. Hernâni também está de volta, enquanto de fora ficaram Casemiro, a cumprir castigo, Marcano e Tello, ambos devido a problemas físicos.
Lista de 18 convocados: Helton e Andrés Fernández (guarda-redes); Danilo, Martins Indi, Maicon, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, Evandro, Herrera, Hernâni, Adrián López, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.