14/02/07

Helton, o melhor da Europa

Helton é o guarda-redes menos batido dos principais campeonatos europeus. O guarda-redes do FC Porto sofreu apenas 10 golos em 17 jogos no campeonato, sendo perseguido na lista pelo guarda-redes argentino do Getafe, "Pato" Abbondanzieri com 14 golos sofridos em 20 partidas do campeonato espanhol. Caso a UEFA resolvesse instituir uma "Luva de Ouro" para premiar o melhor guarda-redes tal como a "Bota de Ouro" premeia o melhor avançado, o internacional brasileiro do FC Porto estaria bem lançado para vencê-la, ainda que nos últimos dois jogos as coisas não tenham corrido muito bem aos portistas. Atrás de Helton, para além de "Pato" Abbondanzieri ficam outros nomes sonantes como os do compatriota do brasileiro Júlio César, Van der Saar, Cech ou Khan. Apenas em campeonatos menos competitivos, como são os casos da bulgária ou da ucrânia surgem guarda-redes com melhores médias.
guarda-redes equipa média
Helton FC Porto 0.58
Abbondanzieri Getafe 0.636
Gomes PSV 0.643
Van der Saar Manchester 0.66
Coupet Lyon 0.7

Jesualdo Ferreira: «Vamos abordar o jogo com confiança»

A discussão pode ter vários ângulos, mas Jesualdo Ferreira centra-a num único enfoque. O F.C. Porto vai receber a Naval com grande vontade de somar mais três pontos e prosseguir o seu rumo na Liga 2006/07. Tudo o resto são discussões paralelas, às quais o treinador não se esquiva, mas que nada acrescentam a este pressuposto. Apesar da valia do visitante, o compromisso da próxima sexta-feira é para vencer.
FCP: Como é que a equipa vai abordar este jogo com a Naval depois dos últimos resultados?
Jesualdo Ferreira: Vai abordar com confiança e com a certeza de que tudo o que fez, em especial na primeira volta, continua lá. Vai fazê-lo com uma grande vontade de ganhar o jogo. Não há muito mais a dizer sobre isto.
FCP: Mas sente que a margem de erro agora é praticamente nula?
JF: No F.C. Porto a margem de erro é quase sempre nula.
FCP: A dúvida em redor da disponibilidade de Quaresma altera aquilo que tem pensado para esta jornada?
JF: Não nos provoca ansiedade. Não faz alterar os planos, nem a estratégia, nem os modelos.
FCP: Mas conta ter Quaresma para este jogo?
JF: Isso depende do Conselho de Justiça.
FCP: Qual a sua opinião sobre a Naval?
JF: É das equipas que tem tido, à excepção dos grandes, resultados fora de casa mais equilibrados. Mudou de treinador, mas manteve o seu sistema. É uma equipa muito bem organizada e muito rápida. Defende bem, explora bem os espaços e no Dragão vai tentar explorar as suas armas. O F.C. Porto vai tentar impor o seu jogo e para isso temos de perceber que o adversário também joga bem.

Só Pedro Emanuel e Anderson à margem da preparação

Anderson, em trabalho de ginásio, e Pedro Emanuel, que voltou a receber tratamento no Departamento Médico, foram as únicas ausências notadas na sessão de trabalho desta quarta-feira, durante a qual Jesualdo Ferreira deu continuidade à preparação do jogo com a Naval 1º de Maio, da 18ª jornada da Liga.
O plantel azul e branco retoma os trabalhos amanhã de manhã, às 10h00, no Dragão e à porta fechada. Findo o treino, será divulgada a lista de convocados, que regressam ao estádio ao final da tarde, seguindo para estágio numa unidade hoteleira de Vila Nova de Gaia.
Fonte: Site oficial

"Arbitrário" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

A Comissão de Arbitragem da Liga escolheu o árbitro Nuno Almeida para apitar o jogo entre o FC Porto e a Naval, naquilo que na melhor da hipóteses demonstra uma de completa falta de sensatez e, na pior, é uma demonstração preocupante de premeditação por parte daquele orgão. Nuno Almeida é um dos árbitros envolvidos no processo Apito Dourado por suspeitas de viciação do resultado do jogo FC Porto-Maia a contar para a Taça de Portugal em 2003, jogo em que a formação então orientada por José Mourinho venceu por 3-0 a equipa do escalão secundário. É-o apesar de ter expulso da partida o avançado portista McCarthy por alegada agressão. Uma decisão que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol rectificaria semanas mais tarde, considerando que as imagens televisivas afastavam a presunção de que o árbitro falava verdade no relatório e provavam não ter existido agressão, reduzindo a pena aplicada ao sul-africano. Aliás, Nuno Almeida voltaria a expulsar McCarthy em 2005, dessa feita num jogo com o Leiria e, mais uma vez, vendo a sua decisão contestada pelos portistas. Seja como for, o facto é que Nuno Almeida está envolvido no processo Apito Dourado o que torna inevitável perguntar que condições tem o árbitro algarvio para apitar jogos do FC Porto? O que será que vai fazer um árbitro suspeito de beneficiar o FC Porto caso tenha que decidir sobre um lance duvidoso na partida de sexta-feira? E, finalmente, que intenções norteiam - ou suleiam? - uma nomeação tão gritantemente insensata, irresponsável e incendiária como esta?
É UM PASSARO, UM AVIÃO...
O Ventura faz defesas espectaculares, domina o jogo aéreo e vai buscar as bolas a uma velocidade incrível
José Alves, treinador de futebol