26/03/18

Aconteceu a 26 Março 1939

Neste dia, no Campo da Constituição, havia jogo com o Belenenses para o Campeonato Nacional da I Divisão de 1938/39, o primeiro organizado pela Federação Portuguesa de Futebol. Com dois golos de Costuras, um de António Santos, outro de Pinga e ainda um de Carlos Nunes, o FC Porto vence por uns claros 5-2 e mantém-se na liderança a quatro jornadas do fim. A equipa treinada por Mihaly Siska caminhava a passos largos para a conquista do título nacional, que seria festejada um mês depois, no jogo decisivo frente ao Benfica que levou uma verdadeira multidão à Constituição.

Dragões Diário 26-03-2018

O que é bom acaba depressa, já diz o provérbio: terminou o descanso para a equipa principal do FC Porto. Depois de um pouco habitual fim de semana de folga no calendário, é hora de voltar ao trabalho: Sérgio Conceição marcou um treino para logo à tarde, no Olival, para se continuar a preparar a deslocação ao estádio do Belenenses, agendada para de hoje a oito dias (20h, Sport TV) - os bilhetes para o jogo da 28.ª jornada da Liga continuam disponíveis na Loja do Associado do Estádio do Dragão e na Casa do FC Porto de Lisboa.

O plantel continua desfalcado dos jogadores ao serviço das seleções. Aboubakar deverá ser um dos primeiros a juntar-se ao grupo, depois de ontem ter marcado um dos golos da vitória dos Camarões por 3-1 sobre o Kuwait, no único jogo que os “leões indomáveis” realizam neste período.

No basquetebol, não foi bem-sucedida a deslocação do FC Porto ao Pavilhão da Luz, onde ontem perdeu com o Benfica (86-68), na segunda jornada da segunda fase da Liga. A primeira parte foi equilibrada, mas os números dos primeiros dez minutos da segunda foram determinantes para o desfecho do encontro. Ganhámos os dois primeiros períodos, curiosamente ambos por um ponto, mas depois do intervalo o Benfica elevou uma ou duas velocidades ao jogo. A chave foi a forma como o Benfica nos defendeu e como nos fez colapsar. O Benfica ganhou o jogo em termos de atitude e em termos táticos, defendeu o treinador Moncho López na conferência de imprensa.

Raúl Alarcón foi o ciclista da W52-FC Porto em destaque na Clássica Aldeias do Xisto. O vencedor da Volta a Portugal 2007 subiu ao terceiro lugar do pódio, tendo cortado a meta dois segundos depois do vencedor. Gustavo Veloso foi o outro corredor dos portistas que terminou a prova entre os dez primeiros.

25/03/18

Aconteceu a 25 Março 1995

Neste dia, 25 de Março também calhou a um domingo e na tarde deste dia, no Estádio das Antas, o FC Porto vencia o Desportivo de Chaves por 2-0. Domingos abriu o marcador e Secretário fechou-o, ainda na primeira parte, com esta obra de arte, que pode ver ou rever no vídeo. A equipa orientada por Bobby Robson seguia firme no primeiro lugar, imparável rumo à conquista do título de campeão nacional, o primeiro de cinco consecutivos, que seria matematicamente garantido com uma vitória sobre o Sporting, em Lisboa. Ganhar em Alvalade era o meu sonho, confessaria depois, numa entrevista à Dragões, o treinador britânico, que tinha sido demitido um ano e meio antes do clube leonino.


Dragões Diário 25-03-2018

Enquanto esperamos impacientemente que a bola comece de novo a rolar, abrimos a mais recente edição da revista Dragões - já disponível nas FC Porto Stores e aqui, na versão digital – para espreitar a entrevista de Sérgio Oliveira. Não há ninguém no plantel que tenha, como ele, uma ligação tão antiga ao clube e por isso ele sabe do que fala quando diz que a equipa sabe que tem sempre que fazer mais do que os adversários para ganhar. Já estamos habituados e acho que já entramos no jogo a pensar que temos que ser muito mais fortes do que os outros para podermos conquistar os três pontos, conta o médio, que garante que o grupo é forte para ultrapassar todas as adversidades e, assim, poder saldar, lá para maio, uma dívida gigante para com os adeptos.

A equipa de hóquei em patins trouxe da Luz uma desvantagem de um golo do jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europeia. Ontem, os golos de Gonçalo Alves e de Hélder Nunes não evitaram a derrota por 3-2 com o Benfica, num jogo que deixou Guillem Cabestany mais satisfeito com os segundos 25 minutos do que com os primeiros: Na primeira parte, não estivemos tão bem quanto devíamos. Na segunda, a equipa mudou de atitude, subiu o nível de intensidade e penso que foi superior, disse o treinador, assumindo confiança na qualificação para a final four. Tudo se decide a 7 de abril, a partir das 15h00, no Dragão Caixa.

O FC Porto iniciou a fase final do Andebol 1 com um empate (23-23) no pavilhão do Avanca. O jogo até começou a correr-lhe de feição e chegou ao intervalo com uma vantagem de dois golos, mas uma segunda parte desinspirada e mais inspirada do adversário ditaram um resultado que Lars Walther considerou justo por demérito da equipa e mérito do adversário. Nos primeiros 15 minutos, jogámos o andebol que sabemos, mas a partir daí houve muito individualismo e muitos remates falhados, afirmou ainda o treinador.

A W52-FC Porto disputa hoje a segunda edição da Clássica Aldeias do Xisto. Com uma extensão de 145 quilómetros, a prova tem partida prevista para as 12h00 e chegada para cerca das 16h.

No futebol de formação, os Sub-17 mostraram que estudaram bem a lição e venceram a Académica, em Coimbra. Alexandre Moutinho foi o autor do único golo da equipa treinada por Mário Silva, que fecha a segunda fase do campeonato ainda invicta nesta época: 25 jogos, 21 vitórias e 4 empates, 85 golos marcados e 10 sofridos.

A Dragon Force prepara-se para entrar em África e abrir em Moçambique a quarta escola internacional, com arranque previsto para 2019. É o resultado de um protocolo assinado entre o FC Porto e a Associação Black Bulls que visa desenvolver a modalidade naquele país.

Carolina Teixeira Pinho foi medalha de ouro na categoria 400 metros livres nos Campeonatos Nacionais de juvenis, juniores e absolutos de Natação. A nadadora, que já tinha conseguido uma medalha de prata nos 800 metros, não foi a única portista a subir ao pódio na terceira e penúltima jornada da competição. Confira aqui os outros medalhados.