15/11/10

Ganhar era decisivo para consolidar a vantagem

Nem exibição, nem desfecho desagradaram a André Villas-Boas, que sublinhou a importância da vitória sobre o Portimonense aos primeiros instantes da conferência de imprensa. A vantagem sobre o segundo classificado foi preservada. Com dois golos que parecem poucos, depois da goleada ao Benfica. E ainda advertiu que mais dificuldades estão no caminho do Dragão.

Vitória decisiva
Era decisivo ganhar hoje, porque tínhamos feito uma excelente exibição contra o Benfica e era importante consolidar a vantagem conquistada. Mas os jogos não vão terminar todos com vitórias por 5-0 e é notório que as equipas que nos defrontam se apresentam sempre com a motivação extra de derrotar o líder.

Sem descomprimir
Não se sentiu descompressão do FC Porto, mas as dificuldades impostas pelo Portimonense, que precisa de pontuar. Discordo, em absoluto, da ideia de que tenhamos relaxado. Foi um jogo difícil e o que se passou hoje poderá voltar a acontecer. 

Preservar a vantagem
Temos um objectivo em mente: faltam-nos dois jogos fora e um em casa até ao final do ano e preservar esta vantagem dar-nos-á um certo conforto para o que restar do campeonato.

Deslocação difícil
O jogo da Taça de Portugal leva-nos a Moreira de Cónegos, que, ao contrário da ideia generalizada, é uma deslocação complicada. O Moreirense não tem ganho e derrotar este FC Porto, no ambiente de um estádio lotado, será uma grande motivação.

Os juros de Walter
O Walter tem rendido sempre que tem jogado. É possante, não tem a mobilidade do Falcão, mas faz coisas como o golo que apontou, que resultou de uma tabela com o Rúben Micael. Permite-nos marcar e ganhar posição no último terço do terreno.

O primeiro de Walter e o 11.º de Hulk







O FC Porto bateu este domingo o Portimonense, por 2-0, num encontro em que Walter se estreou a marcar na Liga, com um tento de belo efeito, e em que Hulk se distanciou como melhor marcador da prova, com 11 tentos. Os Dragões continuam com 10 pontos de avanço na frente do campeonato.
O Portimonense apresentou-se no Dragão com uma estratégia de contenção: alinhando sem ponta-de-lança, juntou as suas linhas, reforçou marcações individuais e apostou no contra-ataque. Cabia ao FC Porto tomar conta do encontro e imprimir um ritmo elevado.
Walter, sempre muito activo, foi o primeiro a mostrar vontade de alvejar a baliza contrário, mas seria Belluschi, aos 19 minutos, a criar a melhor oportunidade de golo da fase inicial da partida. O remate saiu em jeito de «folha seca» e centímetros ao lado do poste esquerdo da baliza algarvia. Três minutos depois, em dois pontapés de canto consecutivos, o tento inaugural esteve de novo próximo – no segundo desses lances, foi Ricardo Pessoa a salvar, sobre a linha de baliza.
Cheirava a golo e ele acabaria mesmo por aparecer, aos 29 minutos: Ruben Micael combinou com Walter e o brasileiro desferiu um pontapé colocado, em arco, que passou sobre a cabeça de Ventura. Até ao intervalo, destaque ainda para uma defesa incompleta do guardião forasteiro a um livre de Hulk, a uns bons 30 metros da baliza.
O Portimonense foi, em boa verdade, um adversário bravo, que discutiu sempre o resultado, ao contrário de tantas equipas que visitam o Dragão e o abandonam acabrunhadas. O 1-0 não dava descanso aos Dragões, que voltaram a ver Ricardo Pessoa, aos 57 minutos, evitar «in extremis» um tento de Otamendi, tal e qual como na primeira parte.
Num momento em que o FC Porto dominava completamente a partida, trocando a bola no meio campo adversário, Rodríguez foi carregado por Di Fábio em plena grande área do Portimonense. Em cima dos 90 minutos, Hulk converteu com tranquilidade o castigo máximo, continuando a incrível série de remates imparáveis.

FC Porto-Portimonense, 2-0
Liga 2010/11, 11.ª jornada
14 de Novembro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 40.418 espectadores

Árbitro: João Capela (AF Lisboa)
Assistentes: Tiago Rocha e Paulo Soares
Quarto árbitro: Paulo Rodrigues

FC PORTO: Helton «cap»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Guarín, Belluschi e Ruben Micael; Hulk, Walter e Varela
Substituições: Varela por Cristian Rodríguez (38m), Walter por Ukra (67m) e Ruben Micael por Castro (75m)
Não utilizados: Beto, Maicon, Rafa e Castro
Treinador: André Villas-Boas

PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa «cap.», André Pinto, Di Fábio e Nilson; Pedro Silva, Soares e Jumisse; Ivanildo, Renatinho e Candeias
Substituições: Soares por Calvin Kadi (38m), Pedro Silva por Elias (69m) e Renatinho por Pelembe (75m)
Não utilizados: Ivo, Lito, Pedro Moreira e Rúben Fernandes
Treinador: Litos

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Walter (29m) e Hulk (90m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo para Soares (6m), Álvaro Pereira (63m), Pedro Silva (67m), Jumisse (76m), Pelembe (84m) e Elias (86m)

Fotos: http://www.fcporto.pt/AdeptosFanzone/GaleriasFotos/Jogos/gal_fcp_portimonense_141110.asp

Videos: http://www.fcporto.pt/Videos/Futebol/liga_portuguesa.asp