11/05/07

Conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira

http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futjesualdoconf_110507_26548.asp

Só Pedro Emanuel no boletim clínico

Pedro Emanuel, o único nome que compõe o boletim clínico do Departamento Médico portista, voltou a desenvolver treino integrado condicionado no decorrer da sessão de trabalho desta manhã, a penúltima antes da deslocação dos Dragões a Paços de Ferreira, da 29ª jornada da Liga.
O plantel do F.C. Porto volta a treinar amanhã de manhã, pelas 10h00, no Estádio do Dragão. No final do apronto será divulgada a lista de convocados para o encontro da penúltima jornada, marcado para as 19h15 de domingo e já com lotação esgotada.

"Melões" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Quaresma passou ao lado de uma grande carreira, fintou a possibilidade de chegar à Selecção Nacional e escorregou quando podia ter sido campeão do Mundo e de Portugal. É mentira, mas, pelos vistos, há quem ache que não. Se a realidade fosse como o mundo paralelo em que parece habitarem os juízes do Conselho de Justiça, Quaresma seria um holograma, "mustang" apenas um veloz cavalo, cigano somente uma etnia e Harry Potter um "caixa de óculos" com tiques de mágico. Felizmente que para Lazlo Boloni, Victor Fernandez, Jesualdo Ferreira, José Romão, Agostinho Oliveira e Scolari há um Quaresma bem real, tão real como os constantes atestados de incompetência que os juízes de serviço no futebol passam à Justiça em geral. Mas, ainda assim, da mesma forma que se deve hesitar em criticar um avançado que falha um golo escandaloso ou um guarda-redes que sofre um frango, é aconselhável condenar os juízes a um mero Termo de Identidade e Residência (TIR), ficando o grosso da condenação para quem os escolhe. A culpa não é de quem erra, mas de quem selecciona os titulares. Jurando dizer a verdade e apenas a verdade, Gilberto Madail poderá alegar com a teoria dos melões. Será sempre uma boa táctica da defesa. Já Hermínio Loureiro poderá dar graças por não ter conhecido Pedro Mourão, o antigo membro da Comissão da Disciplinar da Liga que agora defende um Tribunal Desportivo como meio de evitar que uma alegada bofetada/cotovelada demore mais de três meses a ser equiparada a um crime cometido na rua. A ideia é boa, mas como quando se vai à frutaria, é preciso ter sorte com os melões.
MERECIDO - Pedro Emanuel
Se não existem mais razões, Pedro Emanuel é um bom motivo para o FC Porto merecer o título de campeão. Um jogador que, em campo, dá sempre tudo merece como uma prenda ser campeão. Nem que seja por ter jogado alguns minutos, até porque corre quilómetros fora do relvado.

10/05/07

Dragão continua a preparar a visita à Mata Real

O plantel portista cumpriu esta manhã mais uma etapa na preparação para o encontro de domingo, frente ao Paços de Ferreira, a contar para a 29ª jornada da liga portuguesa de futebol. Na sessão de hoje, Pedro Emanuel manteve o seu programa de trabalho e efectuou treino integrado condicionado. Os Dragões voltam ao trabalho amanhã, às 10h00, em nova sessão marcada para o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia e que decorrerá à porta fechada. No final do apronto, Jesualdo Ferreira abordará a deslocação à Mata Real, na habitual conferência de imprensa.
Fonte: Site Oficial

"Conselhos" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol considera que Ricardo Quaresma não prestou "relevantes serviços ao futebol português". De acordo com o acórdão do CJ sobre a expulsão do jogador em Leiria, aquele órgão considera que "não basta afirmar tais serviços, importa enumerar os títulos conquistados e exemplificar em que medida contribuíram para o prestígio do futebol nacional. E isso não foi demonstrado e não é de conhecimento oficioso". Ora, aí está, como em poucas palavras o próprio CJ prova, para além de qualquer dúvida razoável, que se trata de um órgão flácido e autista, tal como, de resto, já se suspeitava. Ricardo Quaresma participou activamente no apuramento de Portugal para a fase final do Europeu de sub-21, na qual também participou e que, por sinal, se disputou em Portugal. O problema é que se disputou durante o Verão, época de férias judiciais, facto que poderá explicar o total desconhecimento oficioso dos doutos juízes do CJ sobre o assunto. Mas Quaresma também jogou a final da Taça Intercontinental frente ao Once Caldas, final que o FC Porto venceu e na qual o extremo marcou uma das grandes penalidades decisivas. Também esse título internacional terá passado oficiosamente despercebido aos senhores juízes do CJ. Talvez porque a final se disputou em Dezembro, época de férias natalícias... Entretanto, Quaresma representa a Selecção Nacional, ao serviço da qual já marcou alguns golos decisivos na fase de apuramento para o próximo Europeu; representou o FC Porto em duas edições da Liga dos Campeões; foi campeão nacional pelos portistas e venceu a Taça de Portugal pelo FC Porto e pelo Sporting. Ora, na melhor das hipóteses, nada disto é do conhecimento do CJ e na pior, nada disto é considerado relevante, mas ambas as hipóteses são igualmente assustadoras. Porque, ou os juízes estão sempre de férias, ou não querem saber dos assuntos sobre os quais julgam. Deus nos livre de sermos julgados por juízes assim.
Resposta a Jesualdo
Os bilhetes colocados à venda no Estádio do Dragão para o decisivo jogo entre o FC Porto e o Paços de Ferreira da próxima jornada esgotaram em poucas horas. O interesse dos portistas no jogo é óbvio, mas também se pode entender a procura registada como uma resposta positiva ao pedido de Jesualdo Ferreira no final do encontro do Nacional, apelando à presença dos adeptos do campeão nacional em massa no Estádio da Mata Real.

08/05/07

Pedro Emanuel integrado

Nove meses depois da lesão de Manchester, Pedro Emanuel reincorporou os trabalhos do plantel portista, ainda que desenvolvendo treino integrado condicionado. Aconteceu esta manhã, no Olival, no decorrer da primeira abordagem da deslocação a Paços de Ferreira, da 29ª e penúltima jornada da Liga.
Na fase final de um delicado processo de recuperação, que não dispensou a submissão a duas intervenções cirúrgicas e aturado trabalho de ginásio, consequência de uma lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo sofrida durante o período de aquecimento na última partida do Torneio de Manchester, precisamente frente ao City, a 12 de Agosto do ano passado, Pedro Emanuel é o único atleta cujo nome consta do boletim clínico portista em vésperas do encontro da Mata Real.
O plantel do F.C. Porto volta a treinar amanhã de manhã, pelas 10h00, novamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, com os primeiros 15 minutos da sessão abertos à comunicação social.

"Opções" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Durante a maior parte da temporada, Jesualdo Ferreira não teve opção. Quando podia contar com Quaresma, não podia contar com Anderson; quando podia contar com Anderson, não podia contar com Quaresma. Quando não era Tixier a partir os queixos a Quaresma, era Katsouranis a partir o perónio a Anderson e quando não era uma coisa nem outra, era Quaresma a cumprir castigo ou Anderson a recuperar de uma paragem longa. Foram quase sete meses de desencontros que mantiveram afastados dois dos maiores talentos do campeonato português e deixaram o FC Porto coxo. Agora que Anderson está finalmente recuperado, tal como a sua exibição frente ao Nacional demonstra para lá de qualquer dúvida razoável, e Quaresma está finalmente disponível, depois de cumprir um jogo de castigo, há quem coloque em causa a compatibilidade de ambos, garantindo que o primeiro faz sombra ao segundo e vice-versa. Como se não houvesse espaço para tanto talento na mesma equipa. Um evidente disparate. Tão evidente que basta recuar até à última ocasião em que jogaram juntos para perceber que não só são compatíveis, como podem ser letais, se não forem travados. Na recepção ao Benfica, a 28 de Outubro, Anderson e Quaresma estiveram em campo, juntos, durante 30 minutos até Katsouranis arrumar com o brasileiro dos relvados durante seis meses. Nessa meia-hora, o FC Porto produziu uma das melhores exibições da temporada. De tal forma que, quando Anderson deixou o relvado, os portistas venciam por 2-0 e dominavam o jogo. Anderson e Quaresma são compatíveis? Tão compatíveis como café com leite ou pão com manteiga.