01/08/20

Aconteceu a 01 Agosto 2011

Neste dia, o FC Porto assumia o controlo do Porto Canal. Pela primeira vez, um clube desportivo passava a dispor de um canal generalista, o único de alcance nacional não sedeado em Lisboa, mantendo até aos dias de hoje uma grelha de programas diversificada, com conteúdos FC Porto, informação geral e entretenimento, e foco na região Norte.

Dragões Diário 01-08-2020

Estamos prontos. O FC Porto joga esta noite (20h45, RTP1) a final da Taça de Portugal com o Benfica e Sérgio Conceição garante foco total na conquista do segundo título da época, assegurando, no entanto, que nada mudou na preparação do encontro quando comparado com todos os outros.
 
Para a longa temporada fechar em beleza, diz ainda o treinador, falta a outra parte para juntar à vitória na Liga, ganhando agora em Coimbra, a cidade que o viu crescer, ainda que para ele esse não seja um factor diferenciador ou de estímulo adicional, até porque quem o conhece sabe perfeitamente que Sérgio gosta é de ganhar. Seja em Coimbra, na China ou no Cazaquistão, confirma o próprio.

Aliás, uma final é motivação de sobra para os jogadores do FC Porto, complementa Danilo Pereira. No FC Porto somos ambiciosos por natureza, lembra o capitão. Queremos ganhar o maior número de títulos possível. E para o conseguir, continua o camisola 22, a equipa prepara o reencontro com o Benfica com muita ambição, mesmo sabendo que já esteve em algumas finais e que não as conseguiu vencer.

Quando, ainda em regime de confinamento, Matheus Uribe assumiu, em entrevista à Dragões de Março, o projecto de fazer o primeiro golo com a camisola do FC Porto assim que a Liga regressasse, estava longe de imaginar que o processo seria tão doloroso. Primeiro, porque não o conseguiu de imediato, conforme tinha imaginado e prometido; depois, porque se lesionou assim que o conseguiu. Em Braga, na última jornada da Liga, Uribe tornou-se o sétimo jogador colombiano a marcar com a camisola do FC Porto - depois de Jackson, Falcao, James, Guarín, Quintero e Luis Díaz - e uma dúvida persistente para a final da Taça. Ele e Luis Díaz.

Vencer a Taça de Portugal, completando a dobradinha, seria a cereja no topo do bolo, admitiu Jorge Nuno Pinto da Costa em entrevista conjunta a O Jogo e ao JN, ao longo da qual abordou vários temas, desde a azia e escassez de pastilhas Rennie geradas pela vitória do FC Porto no campeonato à paranoia de Nakajima, ao facto de Casillas ter ficado para sempre amarrado ao FC Porto ou às manobras mediáticas para ofuscar o título dos Dragões.

31/07/20

Aconteceu a 31 Julho 1982

Neste dia, o FC Porto defrontava o Sporting, em Alvalade, na 2ª mão da final da Taça das Taças, mas só uma hecatombe poderia impedir os Dragões de conquistar o primeiro título da história do hóquei em patins portista. À goleada nas Antas, por 13-4, seguiu-se uma derrota pela margem mínima em Alvalade, por 8-7, mas o total de 20-12 favorável aos azuis e brancos não deixou margem para qualquer dúvida. Antes de começar a vencer em Portugal, o FC Porto já brilhava lá fora.

Dragões Diário 31-07-2020

Em exclusivo à FC Porto TV e ao Porto Canal, Sérgio Conceição já projectou o clássico com o Benfica referente à final da Taça de Portugal, agendada para amanhã (20h45, RTP1), em Coimbra. O nosso treinador garante que o grupo quer muito ganhar o jogo e conquistar este título, por isso deixa um apelo aos adeptos: O vosso apoio é fundamental porque dá algo mais à equipa. Sentimos que, com essa força, estamos mais perto de ganhar. Não deixem de demonstrar a paixão que têm pelo nosso FC Porto.
 
Ontem voltou a ser dia de trabalho para o plantel campeão nacional e Sérgio Conceição recebeu uma boa notícia: Chancel Mbemba está totalmente recuperado e apto para a final da Taça de Portugal, mas Matheus Uribe e Luis Díaz também evoluíram na recuperação. Os azuis e brancos realizaram esta manhã no Olival, a derradeira sessão de trabalho antes do clássico.

No hóquei em patins também vai haver um Benfica-FC Porto, mas a abrir a edição 2020/21 do Campeonato Nacional, ditou o sorteio realizado na passada quarta-feira. Na mais recente revista Dragões, Manuel T. Pérez traçou o perfil dos dois reforços anunciados para o plantel comandado por Guillem Cabestany, campeão nacional em título. Contratados à Oliveirense e ao Óquei de Barcelos, respectivamente, Xavi Barroso e Ezequiel Mena prometem acrescentar muito ao colectivo portista.

30/07/20

Aconteceu a 30 Julho 2004

O FC Porto anuncia a contratação de Diego, ex-Santos. Chegou com fama de craque, foi campeão de Portugal e do mundo e marcou ao Chelsea um golaço que valeu uma qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Dragões Diário 30-07-2020

A preparação para a final da Taça de Portugal prossegue no Olival e ontem até houve uma novidade no boletim clínico, com Chancel Mbemba a evoluir para a situação de treino integrado condicionado. Como sempre, o foco da equipa no objectivo de conquistar mais um troféu é absoluto, e essa ideia foi ontem reforçada em intervenções públicas de Jorge Nuno Pinto da Costa e Luís Gonçalves.
 
Foi num jantar com a equipa responsável pela comissão de recandidatura que o presidente do FC Porto abordou o jogo de Coimbra, que espera vencer até para poder oferecer a Taça aos adeptos que infelizmente, e injustificadamente, não poderão estar no estádio. Isto acontece num país onde já é possível ocupar metade dos lugares em praças de touros para ver espetar facas em animais, mas para ver um jogo de futebol ao ar livre não pode ir ninguém. Assim se estraga a festa do futebol, concluiu Pinto da Costa.

Em entrevista à FC Porto TV e ao Porto Canal, o diretor-geral do clube para o futebol abordou os sucessos desta época e destacou os papéis do presidente – é um astro –, do treinador – um líder nato, a única palavra que conhece é ganhar –, do departamento médico – fantástico –, de toda a estrutura do clube – nunca parámos - e da massa associativa – essencial para a conquista deste campeonato.
 
Sócio do FC Porto desde 1965, o engenheiro que já ajudou a conquistar dois campeonatos nas três temporadas em cuja preparação esteve envolvido desde a raiz não esconde um certo gosto em ver Lisboa triste com os sucessos azuis e brancos e não fugiu a qualquer questão sobre temas mais delicados, como os problemas internos do princípio da época e da altura da final da Taça da Liga ou a situação de Nakajima.

É no pavilhão da Luz que os campeões nacionais de hóquei em patins vão iniciar a luta por um novo título a partir de 26 de Setembro. O sorteio do calendário da liga realizou-se ontem e também ditou que o FC Porto terminará a prova em Oliveira de Azeméis, frente à Oliveirense.

Carlos Gabriel e João Marcelo são reforços do FC Porto B. A dupla de defesas brasileiros que se junta aos nossos bês foi oficializada e já vestiu o novo equipamento dos Dragões. Carlos Gabriel, de 21 anos, actua na posição de lateral esquerdo, será o número 75 e assinou contrato com o emblema portista até 2023. Por sua vez, João Marcelo, com 20 anos, é um central possante de 1,89 metros que chega por empréstimo do Tombense, do Brasil. A cedência é válida por uma temporada e inclui uma opção de compra no próximo verão. As duas aquisições juntam-se a Kelvin Boateng e Igor Cássio no leque de caras novas da formação B azul e branca.

Ficámos a conhecer o calendário da Liga de basquetebol para a época 2020/21. A participação portista na principal prova da modalidade terá início no segundo fim de semana de Outubro, frente ao Desportivo da Póvoa ou à Académica de Coimbra. Em Novembro e Dezembro, o campeonato aquece com três jogos de grande cartaz na agenda dos Dragões. À sexta e oitavas jornadas, a formação de Moncho López desloca-se aos pavilhões da Luz e de Alvalade, respectivamente. Na ronda seguinte, o Dragão Arena será palco de um escaldante FC Porto-Oliveirense.

28/07/20

Aconteceu a 28 Julho 2002

Mourinho prometeu e cumpriu. Na apresentação como treinador do FC Porto, em janeiro de 2002, assegurou que o clube seria campeão nacional na temporada seguinte. Foi-o com todo o mérito, mas ganhou muito mais do que isso.
Neste dia, o Estádio das Antas acolheu a cerimónia de apresentação do plantel que em 2002/03 concretizou as conquistas da Taça UEFA, da Liga portuguesa e da Taça de Portugal. Entre os jogadores que nesse dia subiram ao relvado pela primeira vez vestidos de azul e branco contavam-se figuras como Pedro Emanuel, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Maniche e Derlei.

Dragões Diário 28-07-2020

Faltam quatro dias para o último jogo da temporada mais longa da história do FC Porto. A final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, realiza-se no sábado e é o horizonte do treino de hoje, que arranca às 10h30 no Olival. O objectivo para esta semana já foi assumido há muito: trabalhar o melhor possível para ganhar o encontro que falta e alcançar a dobradinha.
 
Para chegar à final de Coimbra, cidade natal do nosso treinador e a quarta a acolher um jogo decisivo da segunda competição nacional – depois de Lisboa, Oeiras e Porto –, o FC Porto teve de ultrapassar cinco eliminatórias. Esse percurso começou em Vila Nova de Gaia, frente ao Coimbrões, e terminou no Estádio do Dragão com uma vitória por 3-0 sobre o Académico de Viseu.
 
Se o objectivo para o jogo de sábado for alcançado, isso significa que o FC Porto repete o feito de 1958, quando um golo de Hernâni chegou para derrotar o Benfica na final da Taça. Tratou-se, na altura, do segundo triunfo azul e branco na prova. O primeiro, dois anos antes, também tinha resultado de dois golos do Furacão de Águeda, dessa vez num jogo contra o Torreense.

Para que fique claro
A direção de informação da SIC anunciou ontem o fim dos programas que integravam painéis de comentadores identificados como adeptos do FC Porto, do Benfica e do Sporting, alegadamente devido ao ambiente de toxicidade que se gerou em torno destes debates, supostamente agravado durante pandemia e para o qual contribuem muito os próprios clubes e as suas máquinas de comunicação. Em condições normais, o FC Porto não teria nada a dizer sobre uma decisão editorial deste género – cuja legitimidade não é colocada em causa –, mas tendo em conta a justificação avançada por Ricardo Costa, diretor de informação da SIC, cumpre esclarecer algumas coisas: o FC Porto nunca indicou qualquer comentador à SIC, nunca discutiu a seleção de comentadores com alguém da SIC, nunca instrumentalizou comentadores da SIC e nunca veiculou qualquer linha discursiva ou estratégia de comunicação através de comentadores da SIC – e o que se aplica à SIC aplica-se a todos os outros canais. A direção de informação da SIC pode e deve tomar as decisões que entender, mas é inaceitável que queira sacudir as responsabilidades sobre os conteúdos que passa em antena para quem as não tem. Além disso, o FC Porto não pode deixar de notar que se mantém inamovível a posição de um comentador desportivo da SIC, Rui Santos, que se tem notabilizado pela difusão de argumentos notoriamente racistas, conforme já foi salientado pela SOS Racismo. Isso sim, mereceria um cabal esclarecimento público, de preferência sem desculpas esfarrapadas. A não ser que para a direção de informação da SIC os discursos racistas devam ser tolerados ao ponto de não serem considerados produtores de um “ambiente de toxicidade”.

27/07/20

Aconteceu a 27 Julho 2003

Neste dia, os sócios do FC Porto tiveram o primeiro contacto com uma equipa que perdurará eternamente na centenária história da instituição da Invicta. Numa tarde de verão, em pleno relvado do Estádio das Antas, era apresentado o plantel dos Dragões para a esplêndida temporada de 2003/04. Caras novas como Benni McCarthy, Pedro Mendes e Bosingwa juntavam-se às pedras basilares que, em Sevilha, haviam deixado a Europa de sobreaviso e provaram ser aquisições fulcrais para o sucesso que aí viria. Dez meses depois, um emblema orgulhosamente regionalista do Norte de Portugal era campeão europeu de futebol, feito que mais nenhum clube fora de Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra conseguiu até hoje.

Dragões Diário 27-07-2020

O campeonato pode ter terminado, mas a época ainda não acabou. Por isso mesmo, o plantel principal do FC Porto voltou a pisar os relvados do Olival para preparar o último jogo de uma temporada longa, atípica e vitoriosa, mas que ainda se quer que seja fechada com chave de ouro. De regresso ao CTFD PortoGaia após a derradeira jornada da Liga, os campeões nacionais não puderam contar com três atletas entregues aos cuidados do Departamento de Saúde. Na manhã deste domingo, Matheus Uribe e Luis Díaz juntaram-se a Iván Marcano, ainda em tratamento, no lote de indisponíveis para Sérgio Conceição.

Em Braga, a dupla de colombianos teve de ser substituída com queixas físicas e, ontem, ficámos a conhecer mais detalhes sobre os problemas clínicos de cada um. Matheus Uribe, autor do único golo dos Dragões, sofreu uma contusão com entorse no joelho esquerdo e a lesão continua em estudo por parte dos médicos azuis e brancos. Já Luis Díaz, magoado no lance que dá origem ao empate bracarense, padece de uma mialgia na face posterior da coxa esquerda. Hoje é dia de descanso para o grupo campeão nacional, que torna a treinar amanhã de manhã com o foco apontado à final da Taça de Portugal, agendada para o próximo sábado, às 20h45, em Coimbra.

No primeiro dia de Agosto, em pleno Estádio Cidade de Coimbra, FC Porto e Benfica medirão forças pela terceira vez esta época. Nos dois clássicos disputados em 2019/20, o FC Porto foi superior ao Benfica e venceu ambas as partidas. Em finais da Taça, o registo é diferente e a armada da Invicta terá que dobrar o Cabo das Tormentas. Como documenta a edição número 399 da revista Dragões, há oito pedaços de história que convém todos os portistas saberem antes do jogo grande que aí vem. O registo de Sérgio Conceição na prova rainha do futebol português é francamente positivo, porém, o timoneiro azul e branco ainda não conseguiu erguer o tão desejado troféu. Espera-se que sábado possa ser o dia dele e o nosso.