26/05/07

Festa dos Campeões fecha a época no Estádio do Dragão

A temporada 2006/07 vai terminar em apoteose. Este domingo, o Estádio do Dragão será o epicentro dos festejos azuis e brancos, reforçados pela recordação de Viena, um dos mais inesquecíveis momentos da história secular do F.C. Porto, e pela homenagem aos campeões de futebol e às equipas de andebol, basquetebol e hóquei em patins pelos títulos conquistados durante este ano.
Para além deste verdadeiro desfile de campeões, a noite será ainda marcada por um jogo de futebol entre o F.C. Porto e o Leixões, respectivamente vencedores das primeira e segunda competições profissionais.
A expectativa em torno desta Festa de Campeões é grande e, ao final da tarde desta sexta-feira, restavam apenas cerca de mil bilhetes para o evento.
Face ao programa definido pelo F.C. Porto para este domingo, é fundamental que os associados e adeptos que têm ingresso para esta Festa dos Campeões se encontrem nas bancadas antes das 19h15, de forma a reforçar o simbolismo do evento.
Programa da Festa dos Campeões
17h00: Tomada de posse dos Órgãos Sociais do F.C. Porto (auditório do Piso -3 do Estádio do Dragão);
17h45: Abertura dos portões do Estádio do Dragão;
19h15: Início da Festa dos Campeões (homenagem aos Campeões Europeus de Viena, às equipas de Andebol, Basquetebol e Hóquei em Patins e aos Bicampeões de futebol);
19h45: Jogo F.C. Porto-Leixões

Fonte: Site Oficial

Cech mantém regime de treino integrado condicionado

O plantel do F.C. Porto cumpriu este sábado, em Vila Nova de Gaia, o derradeiro treino antes da Festa dos Campeões, evento que marca o fim da época dos azuis e brancos. A equipa de Jesualdo Ferreira prosseguiu com a preparação para o encontro com o Leixões, contando com a presença de Cech nos trabalhos, ainda que em regime de treino integrado condicionado.
Bruno Moraes e Anderson não subiram ao relvado, uma vez que se mantêm em tratamento, aos cuidados do Departamento Médico.
Amanhã, os atletas disponíveis no plantel Campeão Nacional concentram-se durante a tarde no Estádio do Dragão, algumas horas antes do encontro amigável com o Leixões.
Fonte: Site Oficial

"Jamor" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Não foi preciso muito. Bastou o FC Porto não se apurar para uma final da Taça e, de repente, o Estádio do Jamor deixou de ter condições para servir de palco a um jogo daquela dimensão. Envelheceu de repente, como uma espécie de Dorian Gray a quem apunhalam o retrato pelas costas. De um momento para o outro, como num passe de magia, a tradição, a história e até a histeria deixaram de ter significado e o Jamor passou de prazo. De um momento para o outro, as históricas críticas do presidente do FC Porto à realização da final da Taça de Portugal no "estádio de Oeiras" deixaram de ser catalogadas como simples ataques de azia regionalista. Agora, está toda a gente de acordo, Federação Portuguesa de Futebol e o seu presidente, Gilberto Madail, incluídos: o Jamor está obsoleto. Em boa verdade, o Estádio Nacional está obsoleto há pelo menos duas décadas mas, pelos vistos, só Pinto da Costa é que tinha reparado. Se calhar, com os ataques de cegueira histérica que são comuns no nosso país, estas coisas conseguem perceber-se melhor à distância. E que momentoso acontecimento teve lugar para convencer o meio mundo que faltava da inexistência de condições para realizar a final da Taça no Jamor? Terá morrido alguém? Não, não pode ser isso. Porque já morreu alguém, há mais de dez anos, e bastou "reforçar a segurança" para que as razões sentimentais e tradição continuassem a ditar leis. Depois, havia o simbolismo mítico do próprio estádio, um marco da arquitectura fascista que tanto agradava ao antigo regime. Ora, num país que elege um ditador como melhor português de sempre, é evidente que muita gente tem saudades do antigo regime e é apenas natural que se agarre aos seus símbolos. O que justifica, então, esta revolucionária mudança de mentalidades? Pois bem, não há bilhetes que cheguem para duas equipas de Lisboa satisfazerem a curiosidade dos respectivos adeptos em relação à final da Taça de Portugal. Está mal. E se está mal, muda-se. Mas só porque são dois clubes de Lisboa a queixar-se, não vá alguém pensar que afinal Pinto da Costa tinha razão este tempo todo. Como dizia Vinicius, o Jamor é eterno enquanto dura.
Hipótese
Há uma hipótese de renovar, mas ainda não está nada definido
Lisandro López, jogador do FC Porto