31/08/18

Aconteceu a 31 Agosto 1959

No ciclismo, o ano de 1959 foi de ouro para as cores do FC Porto. Numa edição que contou com 26 etapas e com um total de 2643 quilómetros, com início e fim em Lisboa, o portista Carlos Carvalho levou para casa a camisola amarela numa espetacular luta com Jorge Corvo, do Tavira. O corredor azul e branco concluiu a prova em 74h04m21s, menos 5 segundos do que o adversário da equipa algarvia. A prova fechou ainda com o triunfo na classificação coletiva e com oito vitórias em etapas.

Dragões Diário 31-08-2018

Lokomotiv Moscovo, Schalke 04 e Galatasaray. São russos, alemães e turcos os adversários do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os Dragões ficaram inseridos no Grupo D, que assim fica composto por três campeões nacionais e um vice-campeão (o Schalke 04).

É brasileiro, tem 22 anos e chega ao Porto por empréstimo do Mónaco, ficando o FC Porto com opção de compra no final da temporada. Eleito o melhor lateral esquerdo do campeonato brasileiro em 2016, Jorge, é este o nome do novo reforço dos Dragões, já falou com a camisola azul e branca vestida para dizer que conhece bem o clube e que vai dar o máximo para retribuir a confiança que um dos grandes clubes da europa depositou nele.

Entretanto, o foco do plantel continua a ser o campeonato e o jogo do próximo domingo com o Moreirense. Ontem foi mais um dia de trabalho no Olival e a principal novidade da sessão foi a integração de dois jogadores do FC Porto B.

O Estádio do Dragão continua, aos poucos, a caminhar para a lotação esgotada. Ontem ficou ultrapassada a barreira dos 40 mil bilhetes vendidos para o jogo da quarta jornada, frente à formação de Moreira de Cónegos.

À quarta jornada, o FC Porto B procura a primeira vitória na Segunda Liga e o desafio que se coloca perante os homens de Rui Barros dá pelo nome de Académico de Viseu. Na antevisão da partida de amanhã, o lateral Luís Mata reconheceu a valia do adversário que segue em segundo na tabela, mas também deixou claro que a equipa está apostada em voltar a página e começar um ciclo positivo.

Depois de um empate na Vila das Aves, os Sub-19 regressam a casa, desta vez para medirem forças com o Rio Ave. A partida está agenda também para amanhã (11h), com transmissão em direto no Porto Canal, e na antevisão da mesma o defesa Levi Faustino e o avançado Juan Perea garantiram que a equipa vai trabalhar no limite para voltar a saborear o doce sabor dos três pontos.

No Universo Dragon Force, fique a saber que amanhã é dia de Open Day em todas as escolas do país. O início da temporada de futebol é o mote para esta iniciativa que decorrerá entre as 10h e as 12h.

30/08/18

Aconteceu a 30 Agosto 1915

Neste dia, a direcção do FC Porto presidida por António Borges d’Avellar lançou o concurso para a primeira remodelação do Campo da Constituição. O mítico recinto dos Dragões que antecedeu o Estádio das Antas fora inaugurado pouco mais de dois anos antes, a 1 de Janeiro de 1913, com um encontro entre a equipa da casa e os ingleses do Oporto Cricket Lawn-Tennis Clube.

Dragões Diário 30-08-2018

É de conhecimento geral que o FC Porto é a equipa portuguesa com maior prestígio internacional. E os mais atentos às coisas do futebol também sabem que é recordista de participações na Liga dos Campeões, a par do Real Madrid e do Barcelona. Hoje é dia de sorteio da fase de grupos da prova, que será projetado e analisado no Porto Canal a partir das 16h30. Conheça aqui os 24 potenciais adversários dos Dragões.

Já há 39 mil adeptos garantidos para o jogo da quarta jornada da Liga, que se disputa no domingo, no Estádio do Dragão, frente ao Moreirense. Após um dia de folga, a preparação para esse encontro prosseguiu ontem no Olival, em dose dupla. O boletim clínico, como nos últimos dias, continua a contar com seis nomes.

Primeiro jogo, primeira vitória. O FC Porto arrancou ontem a participação na edição de 2018/19 do Andebol 1 com uma vitória caseira sobre o Madeira Andebol, por 27-19. Miguel Martins e André Gomes, com cinco golos, foram as figuras em maior destaque. No domingo, os Dragões começam a jogar a qualificação para a Taça EHF, frente aos romenos do Potaissa Turda (os bilhetes já estão à venda).

Já são conhecidos os nomes dos convidados para as edições de setembro, outubro e novembro do Dar Letra à Música. A quarta temporada deste evento organizado pelo Museu FC Porto arranca a 27 de setembro, com uma sessão especial em que participarão Marante e Tiago Nacarato.

29/08/18

Aconteceu a 29 Agosto 1949

Neste dia, o FC Porto contratava Monteiro da Costa à Oliveirense, com a receita de dois jogos particulares a acrescer ao valor da transferência. O torpedo de São Paio de Oleiros transporia a barreira mítica dos 300 jogos com a camisola azul e branca, fazendo 97 golos e distinguindo-se como o terceiro melhor marcador dos Dragões em clássicos com o Benfica (10), tabela em que só é superado por Pinga (12) e Gomes (12). Jogou em várias posições, ganhou dois campeonatos e duas Taças de Portugal, lia Agatha Christie e sofria com as saudades da família geradas por estágios e digressões.

Dragões Diário 29-08-2018

Quando, ao princípio da manhã, regressar ao Olival para o primeiro treino do dia, Moussa Marega já saberá que foi chamado para representar o Mali na segunda jornada das eliminatórias de qualificação para a Taça das Nações Africanas. Mas, antes do Sudão do Sul, é no Moreirense e no jogo de domingo que estão focadas as atenções do internacional maliano e do restante plantel.

A edição de 2018/19 do Andebol 1 abre no Dragão Caixa e Hugo Laurentino é incapaz de projetar um final sem se imaginar de novo na pele de campeão. Ele e o FC Porto, que começa a longa caminhada esta noite, às 20h30, defrontando o Madeira Andebol. O guarda-redes está seguro de que será um excelente jogo e garante que a equipa está preparada.

Se no próximo domingo ainda estiver de férias em Vila Praia de Âncora, tire a manhã para fazer algo diferente e assista ao trabalho do plantel portista de hóquei em patins. A equipa de Guillem Cabestany treina no pavilhão municipal a partir das 9h30, já na ponta final de um estágio que começa amanhã, com uma receção nos Paços do Concelho de Caminha.

28/08/18

Aconteceu a 28 Agosto 1974

Neste dia, o FC Porto recebeu o Ruch Chorzow, campeão da Polónia, para um encontro particular, que venceu por 2-1 com golos de Flávio e de Cubillas. O facto mais importante da tarde, contudo, foi a estreia de Gomes em jogos nas Antas pela equipa sénior. O futuro melhor marcador da história do clube tinha apenas 17 anos e estava a poucos dias de participar pela primeira vez em jogos oficiais: também em casa, a 8 de setembro, foi titular frente à CUF e marcou dois golos.

Dragões Diário 28-08-2018

Faltam cinco dias para a receção ao Moreirense e a preparação para esse jogo continuou ontem no Olival. Enquanto a maioria dos atletas treinava normalmente, seis eram submetidos a tratamento, a trabalho de ginásio ou a treino condicionado. Os próximos dois treinos estão agendados para amanhã, no local do costume.

No fim de semana, a equipa de Sub-15 fez um brilharete em França e conquistou a Vinci Cup frente aos japoneses Urawa Red Diamonds. Em toda a competição, os jovens Dragões disputaram sete jogos e venceram seis, todos eles por 1-0, tendo derrotado equipas como o Manchester City e o Paris Saint-Germain.

Quem poderá aspirar a repetir façanhas deste tipo são os alunos das escolas Dragon Force de Belém e de Cascais, que retomam os trabalhos no sábado. De 3 a 14 de setembro, há treinos abertos de captações para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos.

27/08/18

Aconteceu a 27 Agosto 1915

Neste dia, o FC Porto estreia a novidade no Campo da Constituição: a Banda do Terço é reforço para tocar os golos da equipa. O objetivo é atrair cada vez mais espectadores aos jogos do FC Porto.

Dragões Diário 27-08-2018

Arrancou ontem, no Olival, a preparação para a receção ao Moreirense, marcada para o próximo domingo (20h30), no Estádio do Dragão, referente à 4ª jornada do campeonato. Os nomes de Brahimi e Corona, já se sabe, juntaram-se aos de Diogo Costa, Mbemba, Danilo e Soares no boletim clínico dos campeões nacionais, que voltam ao trabalho esta tarde, à porta fechada.

Setembro é sempre especial para a família portista e o Museu FC Porto preparou uma programação a pensar nisso para o próximo mês. No dia 28 celebra-se uma dupla efeméride com muito significado: o 5.º aniversário do Museu coincide com os 125 anos do FC Porto.

O cavaleiro Roberto Brasil, que representa o FC Porto, e a égua Fürstin P terminaram no quarto lugar do US Dressage Festival of Champions 2018, realizado no Lamplight Equestrian Center, em Wayne, no estado norte-americano do llinois. Com este resultado, Roberto Brasil e a Fürstin P seguram a segunda posição no ranking Markel/USEF Young Horse Dressage National Championships Five-Year-Old Division.

26/08/18

Aconteceu a 26 Agosto 1987

Neste dia, o FC Porto era o campeão europeu em título e iniciou a temporada 1987/88 com uma exibição e um resultado que fizeram jus ao estatuto. Nas Antas, frente ao Belenenses, os Dragões venceram por 7-1, num jogo em que Madjer brilhou com um hat-trick e até voltou a marcar com o calcanhar, como em Viena. Celso, Semedo e Rui Barros, que se estreava em jogos oficiais, assinaram os restantes golos.

Dragões Diário 26-08-2018

Quem viu o que se passou naquele tempo de compensação da segunda parte percebeu que não havia volta a dar. Cinco oportunidades flagrantes travadas pelo guarda-redes adversário e pelo poste tornaram inevitável a derrota por 3-2 com o Vitória de Guimarães, a primeira em casa do FC Porto para a Liga desde abril de 2016. Os golos azuis e brancos foram marcados por Brahimi (37m) e André Pereira (43m).

Foi uma derrota justa, de acordo com Sérgio Conceição. O treinador do FC Porto identificou algumas falhas da equipa – estivemos lentos na circulação, além de ter faltado agressividade ofensiva e rapidez no nosso jogo –, reforçou a necessidade de ter humildade e respeito pelo adversário e lançou um alerta: Temos de pensar naquilo que nos levou a ganhar o campeonato na época passada e que neste momento não estamos a fazer.

Felipe também reconheceu que a equipa não fez um bom jogo, e até assumiu alguma desorganização, mesmo na primeira parte, quando os Dragões construíram uma vantagem de 2-0. O central considera que não é normal sofrer três golos em casa e não hesita: Isso tem de ser corrigido.

Como normalmente uma má notícia nunca vem só, à derrota de ontem juntaram-se as saídas por lesão de Brahimi (com uma mialgia de esforço) e Corona (contratura no glúteo), cuja situação clínica será reavaliada. O regresso da equipa ao trabalho está marcado para daqui a pouco, às 10h, no Olival. 

O momento mais feliz da noite acabou por ser a homenagem à equipa de ciclismo da W52-FC Porto, que venceu a 80.ª Volta a Portugal. Durante o intervalo, Raúl Alarcón (o vencedor individual), Rui Vinhas, João Rodrigues, António Carvalho, Ricardo Mestre, César Fonte e Gustavo Veloso foram ovacionados por um Dragão lotado.

O FC Porto B continua sem somar pontos na Ledman LigaPro. Ontem, em Penafiel, perdeu por 2-0, num jogo que contou com a participação de João Pedro e de Marius, que enviou uma bola à trave numa das melhores oportunidades do encontro. Na próxima jornada, os Dragões recebem o Académico de Viseu (sábado, às 17h00, em Pedroso).

Os Sub-19 deslocaram-se ontem a Santo Tirso, onde empataram a três bolas com o Desportivo das Aves e somaram o quarto ponto em duas jornadas da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Os golos azuis e brancos foram marcados por Angel Yesid (44m) e Juan Perea (46m e 53m).