Neste dia, o FC Porto ficou órfão de treinador e Jorge Nuno Pinto da Costa virou-se para o banco do Bessa em plena segunda quinzena de agosto. Jesualdo Ferreira foi o eleito para ocupar o lugar deixado vago por Co Adriaanse e a escolha dificilmente poderia ter sido mais acertada. Em quatro anos no Dragão, o Professor foi três vezes campeão, venceu duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Nas competições europeias, Jesualdo manteve a tradição e qualificou sempre o FC Porto para as fases a eliminar da Liga dos Campeões. Nos 186 encontros em que comandou o FC Porto, o experiente líder do plantel venceu 125 e as suas equipas faturaram em 354 ocasiões.
NOTÍCIAS, REPORTAGENS, COMENTÁRIOS, CURIOSIDADES, MEMÓRIAS E MUITO MAIS SOBRE O MELHOR CLUBE DO MUNDO...
18/08/25
Dragões Diário 18-08-2025
O FC Porto joga esta noite no Estádio Cidade de Barcelos, diante de uma equipa que merece todo o respeito, e Francesco Farioli tenciona entrar com o mesmo espírito de sempre. A estreia na Liga teve uma atmosfera incrível e terminou com um triunfo claro sobre o Vitória SC (3-0), mas ainda há muito espaço para melhorar frente ao Gil Vicente (20h15, Sport TV1).
Ter a bancada visitante pintada de azul e branco é uma responsabilidade fantástica para o técnico italiano apostado em construir um grupo forte, com valores em termos de trabalho árduo e entrega para com o Clube. Temos de fazer um bom aquecimento, uma boa abordagem mental, temos de ser claros naquilo que pretendemos. Temos de lutar porque estamos no início e precisamos de dar a todos os adversários o respeito que merecem, acrescentou.
Já depois da conferência de imprensa, o plantel principal realizou uma sessão de trabalho vespertina no Olival, onde concluiu a preparação para a segunda jornada do campeonato. Martim Fernandes voltou a fazer apenas tratamento à lesão no joelho esquerdo, enquanto Francisco Moura treinou condicionado e estará em avaliação até à hora do jogo.
Fora das opções está Danny Namaso, entretanto cedido ao Auxerre até ao final da temporada - os franceses pagam um milhão de euros pelo empréstimo com uma cláusula de compra de 60% do passe por 5M€. Esta opção torna-se obrigatória caso o Auxerre se mantenha na primeira divisão e o avançado inglês dispute 60% dos minutos de jogo nesse trajeto. O acordo incluiu ainda uma remuneração variável de 700 mil euros em função do cumprimento de determinados objetivos individuais e coletivos. O FC Porto deseja as maiores felicidades ao atleta nesta nova etapa da carreira.