19/05/18

Aconteceu a 19 Maio 1940

Neste dia, disputou-se no Campo das Amoreiras, em Lisboa, a última jornada da edição da Liga portuguesa em que o FC Porto se sagrou, pela primeira vez, bicampeão. Frente ao Benfica, os Dragões venceram por 3-2, com dois golos de Pinga e um de Kordnya, terminando a prova com um registo quase imaculado: 18 jogos, 17 vitórias, uma derrota, 76 golos marcados, 21 golos sofridos.

Dragões Diário 19-05-2018

Um dos reforços do FC Porto para a próxima temporada será um novo site, que já está disponível aqui em versão Beta para quem quiser experimentá-lo. Este portal, que numa primeira fase continuará a coexistir com o atual, é bastante mais rico em conteúdos e funcionalidades: poderá, por exemplo, comprar bilhetes ou produtos de merchandising, ler as últimas notícias sobre o clube e a revista Dragões ou efetuar o pagamento de quotas. Visite-o, consulte-o e contribua para o seu desenvolvimento: se encontrar erros ou detetar problemas técnicos, comunique-os através deste formulário.

Iker Casillas, que na quinta-feira assinou um novo contrato com o FC Porto, já foi campeão europeu e mundial tanto pelo Real Madrid como pela seleção espanhola, mas nem assim desvaloriza a conquista do campeonato pelos Dragões: Este título é algo grande. Desde o primeiro dia em que cheguei aqui que queria dar esta alegria ao clube, aos adeptos e à cidade. Instado por fcporto.pt a dedicar o troféu a alguém, escolheu o plantel de que faz parte, recheado de gente nobre, algo que considera ser difícil de encontrar no futebol actual.

O também espanhol Iván Marcano sublinhou a importância de um grupo muito unido, que foi capaz de protagonizar uma conquista justa, que demorou demasiado a chegar. O central natural de Santander deixou uma mensagem para os portistas: Agradecemos aos adeptos pelo apoio que nos deram ao longo da época e espero que na próxima época, novamente em maio, eles possam festejar mais uma vez a conquista do campeonato nacional.

Foi com muita classe que o FC Porto assegurou ontem a qualificação para as meias-finais da Liga Portuguesa de Basquetebol, após bater o Illiabum na terceira partida dos quartos de final. Em Ílhavo, os Dragões venceram por 101-57, com Miguel Miranda (20 pontos e 7 ressaltos) e Ferrán Ventura (12 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências) em grande destaque. Na próxima fase da competição, os azuis e brancos irão enfrentar o Benfica.

Hoje é dia de hóquei em patins no Dragão Caixa. Às 15h, enfrentam-se FC Porto e Benfica, que partilham a liderança da liga em igualdade pontual. Os bilhetes para o clássico já estão esgotados, por isso, se não teve oportunidade de adquiri-los, ligue-se ao Porto Canal.

Esta tarde, disputa-se a última jornada da liga de andebol, com o FC Porto a deslocar-se ao pavilhão do Sporting (18h). Apesar de já estarem esgotados os objetivos na prova (os Dragões terminarão a liga no terceiro lugar), Hugo Laurentino não tem dúvidas: Vamos a Alvalade para vencer. A importância desta partida, que antecede a disputa da final four da Taça de Portugal, está longe de ser desvalorizada: Este jogo pode-se considerar um aquecimento para a meia-final da Taça. Com certeza que vamos aproveitar para depois fazermos um bom jogo.

Entre as equipas de formação, este fim de semana entram em ação os Sub-19 e os Sub-15. Os mais velhos recebem hoje o Vitória de Setúbal, às 17h00, no Olival. Os juniores C deslocam-se amanhã a Coimbra, onde procurarão manter as aspirações ao título (11h).

Por falar em formação, aí estão mais duas provas da valia das camadas jovens azuis e brancas: Diogo Costa, Diogo Leite e Bruno Costa foram, pela primeira vez, convocados para a seleção nacional de Sub-21; entre 1 e 5 de junho, vai realizar-se mais um Dragon Force International Camp, desta vez em Angola.

18/05/18

Aconteceu a 18 Maio 2011

Neste dia, em Dublin, o FC Porto de André Villas-Boas ganhava ao Braga de Domingos Paciência, o pai de Gonçalo, com um golo de Falcao e um delicioso cruzamento de Guarín, daqueles a que se costuma dar o nome de passe açucarado. Uma hora mais tarde, mais coisa, menos coisa, depois da primeira final europeia totalmente portuguesa, Helton, em dia de aniversário e com a ajuda do avançado colombiano, levantou os 15 quilos do troféu da Liga Europa. O segundo de toda a história do futebol português, o segundo do FC Porto.

Dragões Diário 18-05-2018

Iker se queda, que é como quem diz Casillas fica. Renovou ontem por mais um ano, depois de pesar prós e contras, de aceitar a redução do vencimento e de uma conversa fácil com Pinto da Costa, ao café. Assinou feliz e disse que sempre teve o bicampeonato na cabeça e, por arrasto, a intenção de continuar. O presidente fica orgulhoso por manter um jogador deste nível.

Antes de o ser, Fabiano já o era. Calma, calma, que nós explicamos. Então é assim: quando, aos 79 minutos, pisou o relvado do D. Afonso Henriques para substituir Vaná, o guarda-redes transformou-se no último jogador do plantel a sagrar-se campeão, o que não corresponde completamente à verdade, porque campeão já ele era desde 2013. E é também por isso que se sente muito feliz, em dose dupla e num clube extraordinário.

Para André André união é a palavra. É a melhor escolha, diz ele, para caracterizar a equipa e a vitória na Liga. E o melhor de tudo, numa perspetiva mais pessoal, é passar a ter o nome dele ao lado do nome do pai, no Museu. Também por isso, e por ser portista desde o berço, este título significa muito para André, o filho. E para o pai também.

O que representa para Ricardo Pereira participar no Mundial da Rússia, o jogador dirá mais tarde. Por enquanto, ficou a saber-se ontem, pela boca do selecionador Fernando Santos, que o lateral do FC Porto é um dos 23 escolhidos para vestir a camisola de Portugal e defender o título europeu durante o Campeonato do Mundo. Parabéns, Ricardo!
 
Voltamos à baliza para lhe contar que Mouhamed Mbaye, o guarda-redes senegalês daquela defesa fantástica que segurou a vitória do FC Porto B na final da Premier League International Cup, renovou contrato até junho de 2021. Chegou no verão de 2015 e na primavera do ano seguinte já era campeão de Sub-19.

Saímos agora da área para lhe mostrar o jogador mais guloso, exigente, exagerado, vaidoso, nervoso, contrariado, impaciente, desbocado, rabugento, esquisito, forreta e irritadiço do plantel. Não estamos a falar de um só, mas de dez, porque dois deles vencem em duas categorias. O desafio é da Super Bock e a escolha é de Tiquinho Soares. Danilo não entra neste filme, mas é o rosto de campanha do MEO.

Hoje à noite, a equipa de basquetebol leva a Ílhavo o projeto de fechar a qualificação para as meias-finais dos Playoffs ao terceiro jogo. Depois de duas vitórias no Dragão Caixa, Moncho López reconhece e aceita a etiqueta de favorito, mas lembra que o Illiabum é um adversário muito competente. A solução passa, por isso, por manter uma intensidade muito elevada ao longo do jogo. Para tirar as dúvidas, o Porto Canal transmite em direto a partir das 21h.

Sem tempo para ficar a pensar no que aconteceu, a equipa de hóquei em patins dispõe-se a “curar as feridas” da Liga Europeia já amanhã, no campeonato e frente ao Benfica. O jogo é da 22ª jornada, mas, por juntar no Dragão Caixa primeiro e segundo classificados, mais parece “uma final”. A lotação está esgotada desde terça-feira e Cabestany pede “apoio” aos adeptos e “coração” aos jogadores. Se não tem bilhete, siga o direto do Porto Canal a partir das 15h.

17/05/18

Aconteceu a 17 Maio 1997

Neste dia, o FC Porto vence o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1996/1997 e sagra-se, pela primeira vez na história do clube, tricampeão nacional de futebol. O título é alcançado na 31ª jornada, no estádio do Vitória de Guimarães, com um triunfo por 4-0: Jardel e Zahovic bisaram, mas Sérgio Conceição também brilhou na equipa comandada por António Oliveira, com duas assistências. José Maria Pedroto, António Oliveira e Sérgio Conceição são, de resto, os únicos a terem sido campeões no FC Porto como jogador e treinador.

Dragões Diário 17-05-2018

Sérgio Conceição concedeu ontem uma extensa entrevista a Júlio Magalhães, no Porto Canal, a primeira na qualidade de treinador campeão nacional pelo FC Porto. Numa espécie de balanço daquilo que foi 2017/18, o técnico sublinhou a superioridade portista no caminho para o título e voltou a destacar o papel dos adeptos nesta conquista. A próxima época está quase aí e há algum de nós que já não esteja a pensar no Bicampeonato?

De ontem até 31 de maio tem ainda mais motivos para visitar o site oficial do FC Porto. Os jogadores do plantel campeão nacional 2017/18, bem como toda a equipa técnica liderada por Sérgio Conceição, vão explicar em fcporto.pt o que representou a conquista do título nas respetivas carreiras e o que sentiram ao inscrever os seus nomes na história do Museu FC Porto.

A viagem pelos testemunhos dos jogadores começa em Maxi Pereira, que cumpriu no último jogo de 2017/18 o 100º com a camisola do FC Porto. Este grupo fica na história pela sua humildade, fome de ganhar algo importante e muito trabalho. Foi um ano bastante duro, mas felizmente conseguimos cumprir o objectivo de vencer a Liga e estamos muito felizes. Este título significa muito para mim, afirmou, entre outras coisas, o lateral uruguaio, que leva três anos de Dragão ao peito.

Diogo Dalot, outro dos campeões, guarda ainda mais recordações de um 2017/18 em cheio no clube do coração: esta época, o defesa jogou pelos Sub-19, pela equipa B e pela equipa principal, tendo disputado um total de seis competições e conquistado dois títulos. Significa entrar para a história de um clube enorme, que tem uma história repleta de conquistas. Fazer parte da história do clube é espetacular, confessou Diogo Dalot. Não parece, mas tem apenas 19 anos.

Não fosse a gravidade do que está em causa, quase dá vontade de rir a forma como o Benfica se aproveita das investigações a cargo da Polícia Judiciária sobre alegados atos de corrupção desportiva da Sporting, SAD, como que sacudindo as responsabilidades que tem nos casos que o envolvem. E são muitos, como todos sabemos. O FC Porto, claro está, não pactua com esta estratégia desesperada de vitimização.

A nossa equipa de andebol recebeu e bateu ontem o Benfica (31-26), no Dragão Caixa, em partida referente à nona e penúltima jornada da fase final do Andebol 1. Os azuis e brancos, terceiros classificados do Grupo A, terminam o campeonato em casa do Sporting, estando o clássico da décima e última ronda agendado para o próximo sábado (18h).

Amanhã é Dia Internacional dos Museus, e o Museu FC Porto, como tem sido habitual, não deixará de assinalar a data com uma promoção especial: todos os visitantes poderão usufruir de uma redução de 50% no preço dos bilhetes para a Tour FC Porto (museu + estádio).

16/05/18

Dragões Diário 16-05-2018

Muitos, mas um só. Durante dez meses, os portistas uniram-se, formaram o Mar Azul e ajudaram a conduzir a equipa rumo ao título mais desejado. Contra tudo e contra todos. Este vídeo é para eles. É para todos nós.

O Correio da Manhã noticiou ontem um alegado esquema de corrupção concebido pelo Sporting para vencer o campeonato nacional de andebol da temporada passada, em prejuízo do FC Porto. A direção dos Dragões reagiu em comunicado, anunciando que vai aguardar serenamente que a justiça funcione e recordando que o FC Porto, em 2016/17, teceu duras críticas às arbitragens de alguns jogos, que terão contribuído para a classificação final da equipa (segundo lugar).

Começa a tornar-se um pouco repetitivo, mas ninguém se importa. O Museu FC Porto acolheu ontem mais uma cerimónia de receção de um novo troféu. Desta vez, foi o FC Porto B que entregou a taça relativa à conquista da Premier League International Cup. Jorge Nuno Pinto da Costa destacou o valor desta equipa de jovens, a quem prevê um futuro brilhante: Esta taça foi muito importante. É mais um prémio a esta formação e o elevar do nome do clube no estrangeiro. Mas mais importante do que esta serão as vitórias do futuro, co
m a certeza de que vocês têm qualidade para representar as primeiras linhas do clube.

O FC Porto-Benfica de logo à noite (20h30, Porto Canal) marca a despedida do andebol do Dragão Caixa, por esta temporada. O ponta-esquerda José Maria Carrillo promete uma equipa a dar tudo para oferecer uma vitória aos adeptos, como recompensa pelo apoio que nunca faltou. Um triunfo no clássico é, ainda, encarado como um aperitivo para a final four da Taça de Portugal: Para nós, jogadores, e para o clube é muito importante ganhar um título nesta temporada. Vamos tentar ganhar e que ele sirva para preparar a participação na final da Taça.

Se não perde a oportunidade de assistir a um clássico de hóquei em patins mas não teve oportunidade de comprar bilhetes para o FC Porto-Benfica deste sábado, vai ter de seguir a partida pelo Porto Canal: os ingressos já estão esgotados.

15/05/18

Aconteceu a 15 Maio 1988

Neste dia, o FC Porto venceu o Rio Ave nas Antas e festejou a conquista do título nacional, quando ainda estavam por disputar quatro jornadas do campeonato. Semedo, Rui Barros, Sousa (dois) e Gomes foram os autores dos golos que materializaram uma vitória por 5-0 que assegurou uma vantagem de 11 pontos sobre o Benfica, um número impressionante se tivermos em consideração que à data os triunfos valiam apenas dois pontos. A equipa treinada por Tomislav Ivic terminaria a liga com 29 vitórias, oito empates e uma derrota, um dos melhores registos da história do clube, e encerraria a temporada com quatro troféus no palmarés: campeonato, Taça de Portugal, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia.

Dragões Diário 15-05-2018

Já lá mora. O troféu que simboliza a conquista do título nacional pelos Dragões foi ontem entregue pela equipa ao Museu FC Porto, onde agora poderá ser apreciado por todos os visitantes (há uma promoção especial para sócios até ao fim de maio). Num discurso breve, o presidente Pinto da Costa voltou a sublinhar o mérito do grupo nesta conquista: É um troféu que nos fazia muita falta. Representa que vocês estão na história deste clube. Vão ficar perpetuados neste clube e neste museu, na história desta época de sucesso, em que todos estivemos envolvidos.

Antes dessa cerimónia, houve treino aberto no Dragão. Milhares de portistas aproveitaram a última sessão de trabalho da época para se despedirem da equipa, agora que arranca aquele período – duro para qualquer adepto – de contagem decrescente até ao arranque da nova temporada. O clima foi de festa e de confraternização entre jogadores e público, terminando com uma invasão pacífica do relvado.

Tão feliz como os adeptos estava Sérgio Conceição, que não resistiu a deixar uma mensagem no Twitter: Melhor forma de fechar a época: no nosso estádio, com este grupo fantástico e com o mar azul que nos acompanhou em todos os momentos desta época tão especial. Parabéns a cada um de nós, Portistas campeões!

Durante a manhã, o Estádio do Dragão tinha sido palco da apresentação da Oferta Pública de Subscrição de Obrigações lançada pela FC Porto – Futebol, SAD. O administrador financeiro da SAD, Fernando Gomes, projectou uma operação financeira bem-sucedida: Este é o oitavo empréstimo obrigacionista que a FC Porto SAD lança e todos com grande sucesso. É normal que este tenha novamente sucesso porque o FC Porto tem sido escrupuloso no cumprimento das suas obrigações. O FC Porto nunca teve perdões de dívidas, perdões de juros, cumpriu sempre como bom pagador as suas obrigações com a banca.

Entretanto, a preparação do FC Porto do futuro continua em marcha: o contrato de Diogo Costa foi renovado até 2022. O guarda-redes de 18 anos representa os Dragões desde 2011 (quando integrou a equipa de Sub-13) e já conquistou um Campeonato Nacional de Juniores A e uma Premier League International Cup, para além de se ter sagrado campeão da Europa de Sub-17, por Portugal, em 2016.

Já estão à venda os bilhetes para o FC Porto-Benfica em andebol, que se disputa amanhã no Dragão Caixa (20h30, Porto Canal). A partir das 10h, também estarão disponíveis nos locais habituais os ingressos para o clássico de hóquei em patins, frente ao Benfica, agendado para sábado às 15h.

A equipa de natação adaptada do FC Porto participou no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada e arrecadou 11 medalhas. A prova decorreu no fim de semana nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim.