06/08/11

Vítor Pereira elege 18 jogadores para a Supertaça

Vítor Pereira elegeu 18 jogadores para o primeiro desafio oficial da temporada: Bracali, Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Sereno, Belluschi, Guarín, João Moutinho, Rúben Micael, Souza, Djalma, Falcao, Hulk, Kleber e Varela. O FC Porto defronta o V. Guimarães já este domingo, às 21h00, no Estádio Municipal de Aveiro.
Os Dragões concluíram a preparação do encontro frente aos minhotos, referente à Supertaça Cândido de Oliveira, este sábado, no Olival, onde Rafa voltou a desenvolver treino condicionado.


Barrigana

Frederico Barrigana, nascido a 28-04-1922 em Alcochete e falecido a 29-09-2007 em Águeda, era conhecido como o "Mãos-de-ferro", foi o dono da baliza do FC Porto por 12 épocas. Interessante que veio para o FC Porto emprestado pelo Sporting, pois o clube tinha ficado sem guarda-redes com o desaparecimento brusco do Bela Andrasik. Nunca foi campeão pelo FC Porto, pois foi dispensado por Yustrich em 1955, na época seguinte fomos campeões depois de 16 anos de seca.

Clubes por onde passou:
Onze Unidos Montijo (1939-1942)
Sporting (1942-1943)
FC PORTO (1943-1955)
Salgueiros (1955-1957)
Ac. Porto
Cernache
Régua
Ac. Viseu






Rolando



Rolando Jorge Pires Fonseca, nascido a   21-08-1985 em Bela Vista, São Vicente, em Cabo Verde, veio para Portugal aos 15 anos jogar nos juvenis do Campomaiorense, transferindo-se para o Belenenses na última época de juniores. Subiu a sénior no clube de Belém e chegou a capitão de equipa. Em 2008 veio para o FC Porto.

Clubes onde passou:
Batuque FC (1992-2000)
SC Campomaiorense (2000-2003)
CF "Os Belenenses" (2003-2008)
FC Porto (2008-....)

Cattulo Gadda

O Cattulo Gadda, nascido a 23-03-1881, foi um jogador italiano que chegou ao Porto para trabalhar como engenheiro quimico e que surgiu em 1906 no campo de treinos do FC Porto e pediu para jogar. Impressionou logo pois antes de vir para o Porto tinha jogado futebol e até sido campeão italiano pelo Milan AC na época 1900-1901. Antes disso tinha jogado no SEF Mediolanum. Como era o mais experiente entre os jogadores do FC Porto era também uma especie de treinador, sendo apontado por muitos como o primeiro da história do FC Porto.
 
Clubes por onde passou:
SEF Ginnastica Mediolanum (....-1900)
Milan AC (1900-1901)
 FC Porto (1906-1908)

05/08/11

Beto reintegrado

Recuperado de uma amigdalite aguda, o guarda-redes Beto já treinou com os restantes companheiros, esta sexta-feira, em mais um ensaio realizado pelo FC Porto, no Olival, tendo em vista o desafio da Supertaça Cândido de Oliveira.
No boletim clínico consta agora somente o nome de Rafa, que permanece em treino condicionado.
O FC Porto-V. Guimarães está marcado já para este domingo, às 21h00, no Estádio Municipal de Aveiro.

Vítor Pereira: "Gosto de viver sob pressão"

O treinador do F. C. Porto estreia-se no comando da equipa diante do Vitória de Guimarães, na Supertaça, mas o peso do troféu em causa é incapaz de assustá-lo.
Na primeira conferência de Imprensa oficial da nova época, Vítor Pereira mostrou um pouco do seu lado pessoal e revelou sentir-se preparado para as exigências que tem pela frente num clube com as aspirações do F. C. Porto.
"O maior gozo de ser treinador de futebol é viver sob pressão, quanto maior for o grau de dificuldade mais à vontade me sinto, gosto de viver sob pressão", disse o técnico portista, dando indicações sobre o seu perfil pessoal e profissional. "Sou treinador de futebol porque gosto de viver constantemente sob pressão. Quero viver sob pressão, quero ter desafios constantes e este troféu será uma oportunidade bonita que na vida".
Vítor Pereira também esclareceu que pretende um F. C. Porto a praticar bom futebol, "um jogo de qualidade, se possível mais agressivo do ponto de vista defensivo e ofensivo". O treinador acredita que este desafio com o Vitória de Guimarães será diferente do que foi disputado no final da Taça de Portugal (triunfo esmagador por 6-2): "Estamos conscientes das dificuldades e do nosso valor. Acreditamos que vamos trazer o troféu para casa".

04/08/11

Portistas classificam declarações de Hermínio Loureiro como "asneiras"

O FC Porto emitiu, na manhã de quinta-feira, um comunicado no seu "site" oficial, no qual critica duramente as declarações de Hermínio Loureiro à SIC Notícias, na noite de quarta-feira.
O FC Porto critica o facto de o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis ter aproveitado o espaço destinado a comentar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, na qual o Benfica derrotou o Trabzonspor no conjunto das duas mãos, para fazer uma "sessão de pré-campanha" para as eleições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), marcadas para Dezembro.
Os "dragões" sublinham o "discurso vazio de ideias" de Hermínio Loureiro, classificando as propostas por ele avançadas na quarta-feira como "uma série de asneiras."
O antigo presidente da Liga insurgiu-se contra a falta de competitividade do campeonatio nacional de juniores e sugeriu a possibilidade de os jogadores alinharem mais um ano no escalão, o que, lembra o Porto, é impraticável, uma vez que compete à FIFA determinar "as idades dos diferentes escalões de formação".
A equipa "azul e branca" rejeitou também as declarações de Hermínio Loureiro sobre um acordo no futebol português que confere dupla nacionalidade a jogadores brasileiros.
"Há anos e anos que isso não existe e, do ponto de vista regulamentar e desportivo, é absolutamente igual, seja o jogador oriundo do Brasil ou do Bangladesh. É assim hoje, como era assim quando Hermínio Loureiro era presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mas ele nunca o percebeu, sabe-se lá porquê", refere o Porto.
O campeão nacional salienta que não apoia uma eventual candidatura de Hermínio Loureiro à presidência da FPF e refere que "sempre se opôs e sempre se oporá a que políticos aproveitem o futebol para obterem notoriedade que lhes dê vantagem na política."

FC Porto investe no passe de João Moutinho

O FC Porto adquiriu 22,5% dos direitos económicos do médio João Moutinho por quatro milhões de euros.
Agora, os dragões passam a deter 85% dos direitos económicos de João Moutinho, um dos jogadores mais influentes da equipa orientada por Vítor Pereira e que está na agenda de vários clubes europeus.
Em comunicado à CMVM, o F. C. Porto informou que readquiriu uma parcela do passe do futebolista ao Soccer Invest Fund - Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado, o qual é gerido e representado pela MNF GESTÃO DE ACTIVOS - SGFIM, SA.

Hulk: "Tenho Pinto da Costa como um pai"

Pinto da Costa disse que não trocava Hulk por Cristiano Ronaldo e o brasileiro também revelou que não trocava o presidente do F. C. Porto por nenhum outro.
O avançado sentiu-se satisfeito pelos recentes elogios de Pinto da Costa, quando revelou que não trocava Hulk por Cristiano Ronaldo, craque do Real Madrid. "Sinto-me muito feliz quandor recebemos um elogio de uma pessoa como o nosso presidente, que é conhecido mundialmente. Espero retribuir da melhor maneira", disse Hulk, nesta quinta-feira.
O brasileiro também reconhece que não trocaria Pinto da Costa por nenhum outro presidente: "Sempre me deu muito apoio, só tenho a agradecer-lhe e tenho-o como um pai".
Hulk desconhece que tenha havido uma proposta de 80 milhões de euros, como revelou o seu empresário, e explica que tem "cinco anos de contrato com o F. C. Porto e que se tiver que ser feita alguma coisa com certeza que será boa para as duas partes".
Os dragões preparam o jogo com o Vitória de Guimarães, da Supertaça, neste domingo, em Aveiro, reencontrando o adversário que golearam, por 6-2, na final da Taça de Portugal. "O pensamento é o mesmo do jogo da Taça, encarando-o com a mesma seriedade e o mesmo compromisso de chegar lá, mostrar o nosso futebol e conquistar o título, mas respeitando o adversário".

03/08/11

Treino de quarta-feira

O FC Porto cumpriu, esta quarta-feira, o segundo ensaio para o desafio da Supertaça Cândido de Oliveira. Vítor Pereira só não pôde contar com o lateral Rafa, que continua a desenvolver treino condicionado.
Os Dragões têm nova sessão de trabalho agendada para amanhã, às 10h30 (aberta 15 minutos à comunicação social), mais uma vez no Olival. Minutos antes, pelas 10h15, realiza-se a superflash de antevisão da partida contra o V. Guimarães.
Os Campeões Nacionais defrontam a formação minhota este domingo, às 21h00, no Estádio Municipal de Aveiro.

02/08/11

Pinto da Costa em entrevista no Porto Canal

Pinto da Costa garantiu em entrevista ao Porto Canal, que não tem propostas para alienação de passes de jogadores do F.C. Porto. E sobre as incidências do mercado e da anunciada transferência de Roberto (o Benfica anunciou a venda do guarda-redes ao Saragoça por 8,6 milhões de euros), o presidente do F.C. Porto disse que "são os milhões da treta".
A declaração de Pinto da Costa foi produzida no programa "Somos Porto", em entrevista que assinalou o primeiro dia da gestão da estação de TV pelo F.C. Porto, durante a qual o presidente portista garantiu não ter quaisquer propostas para alienação de passes de jogadores do F.C. Porto.
"Tirando o Helton, creio que todos os jogadores já foram transferidos. Mas isso é nos jornais. Propostas concretas não tivemos. E quem quiser os nossos jogadores já sabe como negoceia o F.C. Porto. É pagar as cláusulas...", disse Pinto da Costa.
O presidente do F.C. Porto garantiu, ainda, que as principais estrelas da equipas permanecerão no clube. Pinto da Costa disse que "não trocava Hulk por Cristiano Ronaldo" e que tem "vontade de rir" quando lê nos jornais que o Atlético de Madrid quer Falcao. E assegurou que também Álvaro Pereira ficará no Dragão, apesar da recente contratação de dois lateriais brasileiros.
Pinto da Costa confirmou a existência de negociações com o Santos para que Danilo fique no clube paulista até Dezembro, mas afirmou que Alex Sandro chegará mal acabe o Mundial Sub-20.
Apreciei a entrevista, o entrevistador é bom, bem como os comentadores residentes, um programa a acompanhar às segundas à noite pelas 22h. 
 

Pedro Proença apita final da Supertaça

O árbitro internacional lisboeta Pedro Proença foi esta terça-feira nomeado para dirigir o jogo de domingo da Supertaça Cândido de Oliveira de futebol entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, em Aveiro.
Os assistentes Tiago Trigo e André Campos e o quarto árbitro Hugo Miguel completam a equipa de arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, segundo uma nota publicado no sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto está em 3º lugar no ranking mundial de clubes

Ranking Mundial de Clubes da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol)
1º Barcelona
2º Real Madrid
3º FC Porto
4º Manchester United
5º Inter de Milão
37º Benfica
39º Sp. Braga
63º Sporting

Dados recolhidos no dia de hoje: 02-08-2011 

Sempre tive alguma dificuldade em perceber estes rankings mas pronto estamos em 3º é o que interessa...

01/08/11

Regresso aos treinos na terça-feira à tarde

Depois do jogo amigável com o Lyon, disputado em Genebra, na Suíça, o plantel do FC Porto goza um dia de folga nesta segunda-feira, regressando ao trabalho às 16h00 do dia seguinte, no Olival, já a pensar no primeiro jogo oficial da época, a Supertaça Cândido de Oliveira, que oporá o campeão nacional ao Vitória de Guimarães, em Aveiro, a partir das 21h00 do próximo domingo.
Os primeiros 15 minutos do treino decorrerão à porta aberta para a comunicação socia
l.

Pré-Época: FC Porto 1 Lyon 2

O F. C. Porto encerrou a pré-época com uma derrota (1-2) frente ao Lyon, em Genebra (Suíça). Ao sétimo jogo, e depois de cinco triunfos e um empate, o primeiro desaire dos dragões na era Vítor Pereira. A época oficial arranca no próximo domingo, com a disputa da Supertaça de Portugal, frente ao Guimarães, em Aveiro.
O primeiro golo no Estádio de Genebra foi para o Lyon. No primeiro remate dos franceses à baliza de Helton, aos oito minutos, Lisandro López mostrou o instinto goleador que desenvolveu nos dragões. Um golo que não festejou...
Demorou três minutos o F. C. Porto a empatar. Bom trabalho de Kléber, com um passe atrasado para o remate de Rúben Micael, com João Moutinho, à frente do guarda-redes, mas em posição legal, a levantar a perna e a deixar a bola seguir para a baliza.
O F. C. Porto controlou o jogo e esteve sempre mais perto do golo na segunda parte. Mas quem marcou foi o Lyon, aos 81 minutos. Michel Bastos aproveitou uma "assistência" de Fernando para bater Helton.

Estádio de Genève - Assistência: 15 000
LYON: Rémy Vercoutre, Anthony Réveillère, Cris, Dejan Lovren, Aly Cissokho, Kim Källström, Gonalons, Briand, Michel Bastos, Lisandro López, Gomis.
JOGARAM AINDA: Sidy Koné, Pied e Belfodil.
Treinador: Rémi Garde
FC PORTO: Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile, João Moutinho, Souza, Rúben Micael, Varela, Hulk, Kléber.
JOGARAM AINDA: Maicon, Sereno, Belluschi, Fernando, Castro, Christian e Djalma.
Treinador: Vítor Pereira
Golos: 1-0 Lisandro López (8’), 1-1 Rúben Micael (11’), 2-1 Michel Bastos (81’)
Árbitro: Jérôme Laperriere (França)

Fotos: http://www.fcporto.pt/AdeptosFanzone/GaleriasFotos/Jogos/gal_lyonfcp_310711.asp

Video:

31/07/11

Pré-Época: Porto-Lyon

O jogo é hoje às 20h no Estádio do Genève.
Foram convocados os seguintes jogadores: 
Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru e Sereno.
Médios: Fernando, Souza, Castro, João Moutinho, Rúben Micael e Belluschi.
Avançados: Hulk, Varela, Djalma, Christian e Kléber.