24/11/18

Aconteceu a 24 Novembro 1987

Neste dia, no preciso dia em que completava 22 anos de idade, Rui Barros foi quem mais brilhou no jogo da primeira mão da Supertaça da UEFA. O FC Porto, campeão europeu, enfrentava o Ajax, vencedor da Taça das Taças, no Estádio Olímpico de Amesterdão, e tudo ficou resolvido bem cedo. Lançado por Gomes logo ao quinto minuto, o aniversariante isolou-se e marcou o único golo da partida, que permitiu aos Dragões cavarem uma vantagem que consolidariam quase dois meses depois, nas Antas, com nova vitória por 1-0.

Dragões Diário 24-11-2018

Vencer a Taça de Portugal é um dos objectivos do FC Porto para esta temporada, mas para chegar ao jogo decisivo no Jamor é preciso, antes de mais, eliminar o Belenenses nos 16 avos de final. O jogo é esta noite, às 20h45, no Estádio do Dragão, e tem vindo a ser preparado no Olival. Ontem, o lesionado Aboubakar foi o único ausente do treino.
 
Sérgio Conceição já projectou o encontro e revelou que conta com um jogo de taça, um jogo difícil, até porque o Belenenses ainda não perdeu fora de casa para a Liga. O treinador explicou que a paragem das últimas semanas para partidas das selecções acarreta o desafio de mudar o chip, por isso será fundamental entrar em campo com o estado de espírito certo: Queremos demonstrar que somos o FC Porto pela atitude que vamos ter no jogo.
 
O FC Porto B regressa hoje à acção na Premier League International Cup, enfrentando o Dinamo Zagreb em Inglaterra (16h). Uma hora antes, é a vez de os Sub-19 receberem o Desportivo das Aves, no Olival, onde amanhã os Sub-15 jogam com o Famalicão (11h).
 
É já amanhã que a equipa de andebol enfrenta o Magdeburgo no Dragão Caixa, com o objectivo de anular a desvantagem que resultou do jogo da primeira mão da 3ª ronda de qualificação para a Taça EHF (26-23). Para o treinador Magnus Andersson, o FC Porto terá de jogar com paciência e não pode cometer erros desnecessários, num encontro em que o papel dos adeptos será fundamental: Espero que esteja uma grande atmosfera no Dragão Caixa e que possamos fazer um bom jogo.

22/11/18

Aconteceu a 22 Novembro 1997

Neste dia, o FC Porto deslocou-se a Braga para um jogo da 10ª jornada da Liga que ficou marcado pelo regresso de Jorge Costa à equipa, após três meses a recuperar de uma lesão. Duas excelentes jogadas finalizadas por Jardel valeram dois golos aos Dragões, os suficientes para assegurar uma vitória por 2-1 e garantir três pontos rumo ao tetracampeonato.

Dragões Diário 22-11-2018

O grupo está completo. O FC Porto voltou ontem a treinar no Olival e Sérgio Conceição já teve os internacionais Danilo, Diogo Costa, Bruno Costa, Diogo Leite e Mbemba à disposição. Ainda assim, a sessão, que teve na recuperação de Fabiano uma das novidades, contou com a participação de cinco atletas da equipa B.

A formação de Sub-19 jogou ontem em Paços de Ferreira e venceu por 4-2, graças a golos de Fábio Vieira, Levi Faustino, Fábio Silva e Juan Perea. Com este resultado, os Dragões passam a somar 33 pontos e continuam a liderar a Zona Norte da 1ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A.

Em Oliveira de Azeméis, disputou-se um jogo de hóquei em patins que teve um resultado que é mais comum no futebol: o FC Porto empatou a uma bola com a Oliveirense e perdeu a liderança do campeonato, que está agora à distância de um ponto. O golo azul e branco foi marcado por Hélder Nunes.

No que toca ao basquetebol, a noite também não foi feliz. Os Dragões perderam em casa com o Rilski Sportist, da Bulgária, por 91-79, e terminaram a participação na Taça da Europa da FIBA na quarta posição do Grupo F.  Will Sheehey, com 17 pontos, destacou-se entre os jogadores do FC Porto.

20/11/18

Aconteceu a 20 Novembro 1995

Neste dia, um jovem que tinha acabado de completar 21 anos e que jogava no Felgueiras emprestado pelo FC Porto renovou contrato por mais três anos com os Dragões. Sérgio Conceição, o extremo que brilhava numa equipa que era treinada por Jorge Jesus expressou um desejo para o futuro: Quero fazer carreira neste clube. Nas duas épocas seguintes integrou o plantel principal, participou em 77 jogos e marcou dez golos. Em 2003/04, após experiências bem-sucedidas na Lazio, no Parma e no Inter, regressou para mais 12 jogos e um golo. E em 2017/18 tornou-se treinador do FC Porto. Nestas três passagens pelo clube, como jogador e treinador, já acumula no palmarés quatro Ligas portuguesas, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

Dragões Diário 20-11-2018

Ainda com seis jogadores ao serviço das selecções nacionais, o FC Porto arrancou ontem uma semana de treinos que tem o Belenenses e os 16 avos de final da Taça de Portugal como meta (sábado, 20h45, Estádio do Dragão). Para compensar em parte as ausências, Sérgio Conceição chamou Mbaye e Fábio Silva aos trabalhos.
 
Enquanto não jogam os seniores, vão subindo ao relvado os Sub-19, que se deslocam amanhã a Paços de Ferreira para acertar o calendário. Ruben Amaral e Taddeus Nkeng esperam um encontro complicado frente a uma equipa muito aguerrida, mas não vacilam nos objectivos de impor o jogo do FC Porto e regressar com uma vitória.
 
Após os últimos jogos de 2018 das selecções de futebol, é a vez de as equipas nacionais de basquetebol entrarem em acção. A de Portugal enfrenta a da Bélgica a 2 de Dezembro, em Albufeira, em partida de qualificação para o Europeu de 2021, e conta com três portistas na convocatória: Pedro Pinto, João Soares e Miguel Queiroz.
 
No fim de semana, foram os nadadores do FC Porto que mais brilharam na Piscina Municipal de Felgueiras, onde foram disputados os Campeonatos Regionais de juvenis, juniores e seniores de piscina curta. A equipa azul e branca, constituída por 45 atletas, conquistou 112 medalhas: 57 de ouro, 25 de prata e 30 de bronze.

19/11/18

Aconteceu a 19 Novembro 1985

A época de 1984/85 foi histórica para Fernando Gomes que marcou uns extraordinários 39 golos em 30 jornadas, que lhe valeram a segunda Bota de Ouro da carreira. Recebeu-a a 19 de novembro de 1985, a três dias de festejar o 28º aniversário, numa cerimónia que teve lugar no majestoso Circo de Inverno em Paris. O almoço decorreu no local por onde habitualmente entram as feras e o jantar no Hotel Méridien, onde o avançado brindou com os jornalistas que o acompanharam nesta segunda visita à capital francesa para ser distinguido com o troféu de melhor marcador da Europa. Neste dia, Gomes passava a ser conhecido por Bibota, o maior goleador do nosso clube.

Dragões Diário 19-11-2018

Domingo foi de folga, segunda-feira é de trabalho para o plantel principal, que tem marcado um treino para esta tarde em que vai prosseguir a preparação do FC Porto-Belenenses de sábado (20h45). É no Estádio do Dragão que a equipa procura um lugar nos oitavos de final da Taça de Portugal para iniciar da melhor forma o último ciclo de jogos deste ano civil, em que vai defender a liderança da Liga e dos grupos da Champions e da Taça da Liga, para poder entrar em 2019 como entrou em 2018: envolvida nas quatro frentes, na luta por quatro troféus.

Se a noite de sábado é de futebol, a tarde de domingo será de andebol no Dragão Caixa, que queremos cheio para ajudar a equipa a anular uma desvantagem de três golos e avançar na Taça EHF. Ontem, na Alemanha, o Magdeburgo levou a melhor (23-26), num jogo em que as sete exclusões obrigaram o FC Porto a jogar com menos um durante 14 minutos, mas não o impediram de dar uma boa réplica e mostrar ao segundo classificado da Bundesliga que não terá tarefa fácil na segunda mão.

No futebol de formação, os Sub-17 não trouxeram qualquer ponto da deslocação a Tondela (3-4), que fechou a primeira fase do campeonato. Diogo Abreu bisou de grande penalidade e Pedro Vieira marcou o outro golo dos portistas que somaram a primeira derrota em 2018/19.

508 pontos, 32 recordes pessoais e 43 medalhas é o balanço da participação da equipa de natação adaptada no II Meeting Internacional, em que foi terceira classificada.

18/11/18

Aconteceu a 18 Novembro 1984

Neste dia, o FC Porto joga no Estádio 25 de Abril e bater o Penafiel por 1-0. Eurico, o central, num toque em habilidade e de costas para a baliza, marcou um grande golo, e a equipa orientada por Artur Jorge seguia embalada numa série de seis jogos do campeonato sempre a ganhar. A onda vitoriosa seria interrompida uma semana depois, com um empate diante do Sporting, mas foi logo retomada na jornada seguinte em que se iniciou com uma notável sequência de 14 triunfos consecutivos e decisivos para que nos sagrássemos campeões pela primeira vez com Jorge Nuno Pinto da Costa na presidência do nosso clube.

Dragões Diário 18-11-2018

Sérgio Oliveira, André Pereira, Bruno Costa, Diogo Leite e Diogo Costa nasceram num berço azul e branco, ainda eram crianças quando o Dragão nasceu, viram-no crescer e cresceram com ele. Sentados na bancada ou no relvado como apanha-bolas, assistiram de perto a alguns dos momentos que ficarão para sempre marcados na história destes 15 anos de vida, de tantas conquistas e alegrias, do estádio do FC Porto. Os cinco são filhos do Dragão.

Nem todos eles estiveram ontem de manhã no Olival, porque Bruno e os dois ‘Diogos’ estão na selecção Sub-21 e voltaram a falhar o treino, tal como os outros quatro internacionais. Sérgio Conceição voltou a chamar quatro ‘bês’ e ainda Fábio Silva, o jovem promissor avançado com idade de juvenil que joga nos juniores. Hoje é dia de folga, amanhã o plantel regressa ao trabalho.

Em hóquei em patins, houve remontada na Catalunha. O FC Porto somou uma importante e merecida vitória sobre o Reus: marcou primeiro e depois permitiu a reviravolta, mas acabou por vencer por 4-2. Giulio Cocco bisou, Rafa e Poka marcaram os outros golos dos portistas que agora contam seis pontos no Grupo C da Liga Europeia, que lideram a par com o Lodi, adversário na próxima jornada, a realizar a 1 de dezembro, no Dragão Caixa.

Hoje é a vez de entrar em campo a equipa de andebol, que também tem pela frente um desafio europeu, mas na Alemanha, diante do Magdeburgo, com quem vai discutir uma vaga na fase de grupos da Taça EHF. Não se esqueça de que pode acompanhar tudo em directo no Porto Canal, a partir das 14h, e de que os bilhetes para o jogo da segunda mão, daqui por uma semana, já estão disponíveis nos locais habituais.

No futebol de formação, os Sub-19 receberam e venceram o Beira-Mar por 5-2 e continuam na frente da zona norte da primeira fase do campeonato. Entraram praticamente a perder por dois, mas foram a tempo de dar a cambalhota ao marcador, com um hat-trick de Taddeus Nkeng, um golo de Cláudio Silva e outro de Juan Perea.