04/04/08

O tri é pouco

O champanhe está preparado e Jesualdo Ferreira assegura que não há processos disciplinares que desviem a equipa do objectivo de carimbar já o título e festejar ao lado dos adeptos. Com a renovação oficializada, o professor mostrou-se bastante ambicioso e até já falou em continuar a fazer história, ganhando, quem sabe, o tetra e o penta.

Acredita que este será um jogo de festa?
Pode ser. Sentimos que é um jogo difícil porque, além da qualidade do Estrela, existe um acréscimo de pressão positiva. O público vai estar à espera que a equipa ganhe. Neste quadro emocional, será mais difícil do que numa situação normal. Mas estamos determinados em fazer um jogo que nos permita vencer para, no fim, festejarmos o título. A superioridade sobre os adversários é evidente e os jogadores merecem festejar com os adeptos. Por isso, sábado [amanhã] será um dia especial.
Sente ansiedade nos jogadores?
A equipa quer jogar depressa, o que é bom. Não digo depressa, a correr, mas no sentido temporal. Se pudesse ser hoje era melhor. É bom porque não vou ter de falar muito antes do jogo para conseguir que entrem determinados.
Como têm sido estes últimos dias de trabalho?
No FC Porto, o treino varia entre uma hora e hora e meia, mas a intensidade é sempre forte e trabalha-se muito. Não houve diferenças para as outras semanas em que os jogos não tinham este fim anunciado.
Mas os jogadores falam com insistência no título?
Ninguém dentro do plantel sente que se esteja a pôr em causa o campeonato. O que repudio é se as análises forem desonestas em relação ao nosso mérito. O FC Porto foi melhor e é honestamente obrigatório que nos dêem o mérito da nossa prestação desportiva. Para nós, equipa e sócios, se ganharmos ao Estrela da Amadora seremos campeões e ninguém nos vai tirar isso. Estamos habituados a festejar e, se ganharmos, vamos festejar, disso ninguém duvide.
Quando chegou não tinha títulos, mas, para o ano, pode entrar na história como o primeiro treinador português a ganhar três campeonatos seguidos…
Seria óptimo. Sei que esta é a segunda vez que há um tri no FC Porto, mas não fui só eu quem o conseguiu. Vou ser apenas bicampeão, porque o outro foi ganho pelo senhor Co Adriaanse. Mas quero mais. A ambição é estar cá para o ano para garantir quatro campeonatos seguidos e depois cinco, se as coisas se proporcionarem. Quem vai ter de correr atrás disto são os nossos adversários.

Fonte: O Jogo


"Modernidade de Jesualdo" Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

Poderá um treinador moderno ser apenas a soma de resultados? Tenho dúvidas. Por outro lado, não duvido de que um treinador estará sempre na moda se os conseguir. Parece uma contradição, mas é bem capaz de resumir estes quase dois anos de Jesualdo no FC Porto: os resultados arrumam a questão da competência, mas, volta e meia, não impedem que se desenterre a da empatia. Afinal, conquistou ou não a simpatia dos adeptos? Parece sensato dizer-se que vai conquistando aos poucos, ao jeito de um corredor de fundo que elege a frieza como arma principal. Ser glacial é uma forma de estar, tão legítima como qualquer outra. Terá sido, aliás, uma boa maneira de serenar os efeitos do furacão Adriaanse.
Mas, apesar de mais esbatidas, as resistências que o próprio Jesualdo admitiu ontem ter sentido - porque era português, porque tinha treinado o Benfica, porque nunca tinha ganho nada, enfim, porque sim… - podem ter aparecido encadeadas pela incapacidade de se explicar aquele "não sei o quê" que parece sempre faltar-lhe. Não faltando títulos, sobra a parte da personalidade reservada como hipótese a considerar. Ou muito me engano ou, ao dizer que o tri não lhe chega, como disse ontem, Jesualdo começa a perceber a importância da comunicação, sobretudo quando parece espontânea, na modernidade de um treinador.

Mais vale só...
Um treinador depende dos resultados e é um homem só.
Jesualdo Ferreira, treinador do FC Porto, ontem

03/04/08

F.C. Porto e Jesualdo Ferreira renovam ligação de sucesso

O acordo estava assente e foi oficializado, ao início da tarde, no Estádio do Dragão. Jesualdo Ferreira prolongou o seu vínculo com os Dragões por uma época, tendo o reforço da condição ganhadora como objectivo desejado. Em nome da direcção azul e branca, Jorge Nuno Pinto da Costa fez questão de expressar a «alegria e confiança no futuro» portista sob o leme do técnico dos Dragões.
Renovadas as assinaturas que oficializam o prolongamento da ligação de sucesso encetada em 2006/07, foi a vez dos dois intervenientes expressarem de viva voz o contentamento pelo passo agora consumado.
Para Jorge Nuno Pinto da Costa, «bastou um simples aperto de mão» para que a renovação ficasse acordada, garantindo que ambas as partes já estão, há muito, «a preparar a nova temporada».
Encarando o prolongamento do vínculo do técnico como uma «situação lógica», o presidente dos Dragões reforçou, em nome de toda a direcção, a alegria pelo acto agora formalizado, sinal do «reconhecimento pelo trabalho efectuado e confiança no futuro», num destino que antevê «decididamente ganhador».
Jesualdo Ferreira expressou igualmente o seu contentamento pelo reforço da ligação ao F.C. Porto, que encara como a oportunidade ideal para continuar a pertencer a uma «estrutura séria, que ganha e melhora diariamente e que, por isso, é a melhor», considerou.
O técnico revelou a intenção clara de prosseguir o trabalho de sucesso, tendo em vista a obtenção do objectivo de sempre: «ganhar e dar alegrias aos adeptos, na próxima temporada e já esta época, nas duas competições que ainda temos para disputar», concluiu.

Fonte: Site Oficial