28/09/17

Aconteceu a 28 Setembro 1977

Neste dia, o FC Porto vencia por 1-0 o Colónia, depois de um 2-2 na Alemanha, e seguia em frente na Taça das Taças. O golo decisivo foi de Murça e a campanha na prova europeia continuaria com a eliminação do Manchester United, na ronda seguinte. Então diretor para o futebol, Jorge Nuno Pinto da Costa sublinhava o forte apoio dos adeptos neste jogo, disputado em Coimbra.
 

26/09/17

Dragões Diário 26-09-2017

Hoje é dia de voltar a desfrutar da mais bela música do mundo do futebol: o hino da Liga dos Campeões. Às 19h45, o FC Porto entrará em campo no Estádio Luís II para enfrentar o campeão de França, o Mónaco, em jogo da segunda jornada do grupo G que não pode deixar de despertar um sentimento especial em todos os portistas: treze anos depois de Gelsenkirchen, os Dragões reencontram-se em jogos oficiais com a equipa que derrotaram por 3-0 na final da Champions de 2004. Uma recordação feliz que não esmorece a ambição da nação azul e branca para esta noite, que é a de sempre: vencer.

Sérgio Conceição, na conferência de imprensa de antevisão deste jogo, assumiu isso mesmo: Amanhã queremos demonstrar a grandeza do FC Porto. O treinador reconhece a muita valia do adversário, uma grande equipa, muito forte, bem treinada pelo português Leonardo Jardim, mas demonstra confiança no seu grupo e na estratégia que preparou a este encontro: A estratégia para cada jogo passa pelo conhecimento do adversário…e nós sabemos que não jogamos sozinhos. A todos os níveis, queremos sempre o melhor. Quanto à defesa, não tenho preocupações e volto a referir: nós somos a defesa com menos golos sofridos em Portugal e esse equilíbrio defensivo passa por todos os jogadores saberem o que têm a fazer em cada momento.

O mexicano Héctor Herrera também tem um objetivo bem definido para este jogo: Sabemos que não entrámos bem com a derrota na primeira partida, mas este é já outro jogo, no qual vamos entrar com ambição e com a vontade de levar os três pontos para casa. O médio, que não sabe se mais logo será titular, não revela qualquer problema em exaltar a dimensão coletiva da equipa em detrimento de qualquer ambição individual: Seria bonito jogar amanhã e fazer um golo, mas o mais importante é a equipa e a vitória. Não me preocupo assim tanto em fazer golos, mas sim em que a equipa se saia bem e que consiga vencer.

Para além de Héctor Herrera, a comitiva portista que seguiu para o Mónaco integrou outros 19 jogadores, cujos nomes pode ficar a conhecer aqui. O grupo, que foi liderado pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, partiu do Porto às 9h30 e treinou no Estádio Luís II a partir das 17h30.

Foram ontem colocados à venda no Estádio do Dragão os bilhetes destinados a adeptos do FC Porto para o jogo da oitava jornada, frente ao Sporting. Os ingressos esgotaram em poucas horas, sendo por isso de esperar que o mar azul de que Sérgio Conceição tanto tem falado continue a ser uma realidade já no próximo domingo, em Alvalade.

O Museu do FC Porto assinalará amanhã o Dia Mundial do Turismo com diversas atividades. Entre elas, contam-se visitas guiadas em diversas línguas, oficinas abertas e, até, experiências de realidade virtual.

Aconteceu a 26 Setembro 2009

Neste dia, o Sporting visitou o Estádio do Dragão e o jogo foi resolvido por um goleador que atualmente representa a equipa que os Dragões enfrentam hoje. Ainda não tinham passado três minutos desde o apito inicial quando Radamel Falcao, na sua primeira temporada de azul e branco, marcou o único golo da vitória sobre o Sporting em jogo da sexta ronda da Liga. Um resultado que, provavelmente, nenhum portista se importaria que fosse repetido no domingo.

25/09/17

Aconteceu a 25 Setembro 1961

Neste dia assinalamos a tomada de posse do 28.º presidente da história do FC Porto. José Maria do Nascimento Cordeiro liderou a Direção durante dois mandatos, que ficaram indelevelmente marcados pela recuperação das finanças do clube que, à época, atravessava sérias dificuldades. Ao longo dos quatro anos, os Dragões não conquistaram qualquer título no futebol, mas somaram vitórias importantes noutras modalidades: ganharam duas edições da Volta a Portugal e sagraram-se campeões nacionais de andebol de sete, de voleibol e ainda de hóquei em campo. Para a história fica também a inauguração da luz elétrica do Estádio das Antas, onde o então poderoso Athletic Bilbao foi batido sem piedade por 3-1.

Dragões Diário 25-09-2017

All aboard, tous à bord, todos a bordo com destino ao sul de França. O avião que transportará a equipa do FC Porto tem aterragem prevista para o final da manhã de hoje no Aeroporto de Nice, vizinho do Principado do Mónaco, onde amanhã tem lugar um dos jogos da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões (19h45, Sport TV1). Logo à tarde há treino de adaptação ao Estádio Luís II, depois de Sérgio Conceição e de um jogador fazerem a antevisão do encontro, que será dirigido por Slavko Vincic. Pode acompanhar a conferência de imprensa em direto nos ecrãs do Porto Canal a partir das 16h45.

A equipa treinou ontem de manhã, no Olival, pela última vez em solo nacional e no boletim clínico permaneciam dois nomes: o de André André, que se limitou a fazer tratamento à lesão, e o de Otávio, que evoluiu para treino integrado condicionado.

Os bilhetes para a deslocação a Alvalade estão disponíveis a partir das 10h00 de hoje na bilheteira nascente do Estádio do Dragão. O clássico com o Sporting está marcado para domingo, às 19h15, e conta para a oitava jornada da Liga. Clique aqui para saber as condições de venda dos ingressos.

Os Sub-19 também jogam amanhã no Mónaco, para a Youth League, numa partida que será transmitida em direto no Porto Canal a partir das 14h00. O treinador João Brandão apontou o caminho para que seja possível dar o melhor seguimento à vitória na jornada inaugural, frente ao Besiktas (5-1): Teremos que ser muito intensos na circulação e muito competentes nos nossos equilíbrios defensivos e reações à perda. Só assim é que vamos evitar que o Mónaco nos crie problemas. Se assim for, com certeza que seremos uma equipa dominadora, que controla o jogo através da organização ofensiva.

Ofensivos foram os Sub-17 que ontem receberam e golearam o Seia por 9-0. Moisés Conceição - um dos filhos do treinador da equipa principal -, assinou um hat-trick, João Sousa assinou um bis, e Rafa, Cláudio Major, Tiago Ribeiro e Fábio Silva também ajudaram com golos a manter a equipa invicta ao fim de cinco jornadas da primeira fase do campeonato. No próximo sábado, às 11h00, terreno há deslocação ao terreno do Leixões.

Com nota positiva neste início de temporada estão também os Sub-15 que ontem foram a Espinho domar e vencer os tigres por 3-0. Rafael Dias, Lucas Cândido e Rúben Ferreira inscreveram os nomes na lista de marcadores que valeu a quinta vitória em outras tantos jogos já realizados nesta primeira fase do campeonato. No calendário segue-se a receção ao Feirense com transmissão em direto no Porto Canal a partir das 11h00 de sábado.

É preenchida a agenda desta última semana de setembro. Há futebol na terça, mas também na quarta-feira, com o FC Porto B-Cova da Piedade, em Pedroso (16h00, Porto Canal). Na quinta a equipa de andebol joga em Alvalade frente ao Sporting (19h30, TVI24), e na sexta, a de hóquei em patins começa a participar em mais um torneio de pré-temporada, medindo forças com o Infante Sagres (22h00, Porto Canal).

Notícia triste a da morte de D. Manuel Martins, primeiro bispo de Setúbal, natural de Leça do Balio, Matosinhos, e que entre 1960 e 1969 foi pároco da freguesia de Cedofeita, no Porto. O FC Porto enviou as condolências à família e amigos, assim como à Igreja Católica, e o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa lamentou o desaparecimento de um homem bom, com uma enorme cultura humanista, e de um grande lutador pelas causas sociais.

24/09/17

Dragões Diário 24-09-2017

Ainda muitos adeptos recuperavam da noite de sexta-feira, que arrancou com a goleada do FC Porto sobre o Portimonense, e já o plantel principal azul e branco começava a preparação do próximo jogo frente ao Mónaco. O regresso aos trabalhos aconteceu mesmo na manhã de ontem, numa sessão à porta fechada, no Olival. Sérgio Conceição não contou com André André, que continua a recuperar de uma lesão, Otávio, que realizou trabalho condicionado no ginásio, e Diogo Dalot, que se juntou à equipa B. Para hoje está agendado um novo treino, às 10h30.

A equipa de andebol tirou a barriga de misérias e alcançou ontem a primeira vitória no campeonato: 43-20 frente ao S. Bernardo, no Dragão Caixa. Este resultado expressivo foi construído essencialmente na segunda parte (altura em que o fosso entre os dois conjuntos passou de oito para 23 golos de diferença) e teve António Areia, que marcou sete golos, como principal protagonista. Segue-se uma difícil deslocação ao novo pavilhão do Sporting, na próxima quinta-feira, às 19h30.

Realizou-se ontem o sorteio da Liga Europeia de hóquei em patins, que ditou que os Dragões integrarão o grupo B, juntamente com os italianos do Follonica, os espanhóis do Vic e os franceses do La Vandéenne. A estreia na competição ficou marcada para 4 de novembro, frente ao conjunto catalão, no Dragão Caixa. Entretanto, o FC Porto disputou ontem mais um amigável, tendo derrotado a Académica de Espinho por 3-2 e alcançado o terceiro lugar do Torneio Internacional Solverde.

A equipa de basquetebol concluiu em Palma de Maiorca a sua digressão espanhola com mais uma vitória. Desta vez, a 'vítima' foi o Iberostar Palma: os Dragões ganharam por 83-73 e conquistaram o Troféu Cidade de Palma.

Aconteceu a 24 Setembro 1943

Foi neste dia que o Sporting autorizou a transferência de Frederico Barrigana para o FC Porto. Em 12 temporadas ao serviço dos Dragões, entre 1943/44 e 1954/55, o mítico guarda-redes, que ficou conhecido como Mãos de Ferro, disputou mais de 300 jogos e conquistou quatro edições do Campeonato Regional do Porto.