29/06/19

Aconteceu a 29 Junho 1952

Neste dia, assinala-se a conquista do primeiro de seis campeonatos nacionais por parte da nossa equipa de hóquei em campo, secção extinta no final dos anos 80. Na lista dos campeões, destaque para duas figuras: Venceslau Teixeira, um histórico dirigente do FC Porto, e Mário Capitão, antigo colaborador do clube, irmão de Américo, notável basquetebolista que também envergou a camisola portista.

Dragões Diário 29-06-2019

Oficializado na véspera como reforço da equipa de basquetebol do FC Porto para 2019/20, Preston Purifoy não vê a hora de começar a trabalhar com os novos companheiros. Estou muito honrado com a oportunidade de representar um clube com uma história tão grande como a do FC Porto, afirma o extremo norte-americano, de 27 anos e 1,96m, que quer conquistar tudo de Dragão ao peito.

Os bilharistas do FC Porto entram hoje em acção na Taça da Europa de Clubes, que está a decorrer no Dragão Caixa. O recinto portista recebe, de forma consecutiva, duas importantes competições internacionais no circuito mundial de bilhar: a Taça da Europa e a Taça do Mundo. Mais uma dupla organização com o selo de qualidade do FC Porto, que se assume como candidato a vencer ambas as provas.

A W52-FC Porto alcançou dois pódios no primeiro dia do Campeonato Nacional de ciclismo. Em Melgaço, António Carvalho foi terceiro classificado e conquistou a medalha de bronze no contrarrelógio individual da categoria de elite masculina, enquanto Jorge Magalhães chegou à prata ao terminar na segunda posição no escalão de Sub-23. Hoje arrancam as provas de fundo, também em Melgaço.

28/06/19

Aconteceu a 28 Junho 1925

Neste dia, o FC Porto vencia o Sporting por 2-1, na final jogada no Campo do Monserrate, em Viana do Castelo. Os golos foram de Norman Hall e Coelho da Costa, que integraram o onze ao lado de Siska, Júlio Cardoso, Pedro Temudo, Humberto, Floriano Pereira, Flávio, João Nunes, Freire e Balbino. Este foi o segundo de quatro Campeonatos de Portugal. Uma conquista dedicada ao malogrado companheiro Velez Carneiro, assassinado uns dias antes, pelo escriturário Carmindo Duarte, na Travessa dos Congregados, na cidade Invicta.

Dragões Diário 28-06-2019

Preston Purifoy, norte-americano de 27 anos (1,96m de altura), é a primeira cara nova do basquetebol portista para a temporada 2019/20. O extremo representou o BC Kolin da República Checa na época passada e assinou um contrato válido por uma temporada com o FC Porto. Formado na Universidade do Alabama, Preston Purifoy tem-se evidenciado ao longo da carreira pela capacidade física e pela consistência no lançamento exterior.

A equipa de andebol já conhece os adversários para a fase de grupos da Liga dos Campeões, que se realiza entre Setembro de 2019 e Março de 2020. A formação orientada por Magnus Andersson integra o Grupo B e entre os adversários dos portistas está o campeão em título, o HC Vardar da Macedónia, e também o finalista vencido da prova, o Telekom Veszprem HC (Hungria).

No futebol de formação, os Sub-17 fecharam a época desportiva na segunda posição e na 10ª e última jornada do campeonato nacional perderam frente ao Benfica por 1-0, no Seixal.

27/06/19

Aconteceu a 27 Junho 1933

Neste dia, Mihaily Siska defendia pela última vez a baliza azul e branca, num jogo das meias-finais do Campeonato de Portugal, disputado em Coimbra, frente ao Sporting. Como jogador, conquistou oito campeonatos regionais e dois de Portugal. Foi o primeiro grande guarda-redes da história do FC Porto.

Dragões Diário 27-06-2019

Realiza-se esta tarde (17h), em Viena (Áustria), o sorteio da Liga dos Campeões de andebol. Após deliberação do Comité Executivo da EHF, o campeão nacional FC Porto Sofarma está no lote destinado aos Grupos A e B e é a primeira equipa portuguesa a figurar entre as 16 melhores da Europa.
 
A época 2018/19 termina hoje para a equipa de Sub-17 do FC Porto, que se desloca ao Seixal para defrontar o Benfica na 10ª e última jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores B. Na antevisão do clássico (16h), o médio Tiago Antunes e o avançado Nuno Ferrás manifestaram o desejo de fechar a temporada com uma vitória. Os Dragões vão terminar na segunda posição.
 
Entre os dias 1 e 5 de julho, o FC Porto Dragon Force Basquetebol vai realizar captações para atletas masculinos nascidos entre 2002 e 2013. As captações terão como palco o Pavilhão da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, entre as 18h30 e as 20h30.

26/06/19

Aconteceu a 26 Junho 1969

Neste dia, o FC Porto parte para Angola, onde dez dias depois vence o Torneio Intercontinental, perante 15 mil angolanos. Na final, o FC Porto bateu o Vitória de Setúbal, por 2-0, e bateu também o recorde de receitas do Estádio dos Coqueiros, na capital Luanda: 950 contos.

Dragões Diário 26-06-2019

Já está disponível a versão digital da mais recente edição da revista Dragões, a número 391. Nela poderá encontrar, entre outros temas, oito pontos altos da época 2018/19, que o andebol portista e a equipa de Sub-19 tornaram histórica. Há espaço para todos os campeões do passado mais recente, mas o futuro também merece destaque com uma viagem pelos novos equipamentos para 2019/20.

Francisco Amarante renovou com o FC Porto por três épocas, até 2022, e vai integrar o plantel principal de basquetebol em 2019/20. O base/extremo, de 19 anos, está seguro no grupo comandado por Moncho López, que já tem nove nomes confirmados: Brad Tinsley, Pedro Pinto, Francisco Amarante, Vlad Voytso, João Soares, Miguel Queiroz, Sasa Borovnjak, Keven Gomes e Daniel Relvão.

O Dragão Caixa vai receber, de forma consecutiva, duas provas internacionais da mais alta importância no circuito mundial de bilhar. A partir de hoje, os maiores e melhores bilharistas mundiais estarão a competir no Porto. A Taça de Europa de Clubes é a primeira das provas, prolongando-se de hoje até domingo. Logo no dia seguinte, tem início a Taça do Mundo, que vai decorrer de 1 a 7 de Julho.