25/08/18

Aconteceu a 25 Agosto 1997

Neste dia, o FC Porto arrancou a temporada 1997/98 com uma vitória por 2-0 no terreno do Varzim. O primeiro a marcar foi Sérgio Conceição, logo aos seis minutos, com um excelente remate desferido com o pé esquerdo. Pouco depois, aos 12, Zahovic fechou o resultado. Os Dragões começaram da melhor forma uma temporada que terminaria com a conquista do tetracampeonato, com nove pontos de vantagem sobre o Benfica.

Dragões Diário 25-08-2018

É já esta noite, com casa cheia no Dragão, que o FC Porto vai tentar engatar a terceira vitória em três jornadas da Liga (21h, SportTV 1). O adversário é o Vitória de Guimarães, num jogo que terá a particularidade de ter nos bancos dois treinadores que em tempos já estiveram no lado contrário. A partida servirá também para homenagear a equipa de ciclismo, que venceu individual e colectivamente a 80ª Volta a Portugal.

Após dirigir o último treino de preparação para este encontro (em que Danilo evoluiu para treino integrado condicionado), Sérgio Conceição compareceu na sala de conferências de imprensa para alertar que o embate de hoje será difícil, perante uma equipa que se reforçou muito bem. O treinador conta, uma vez mais, com o apoio fantástico dos adeptos para superar este obstáculo. Se vai ser um deles, convém que chegue cedo ao estádio e que conheça estas informações úteis.

Enquanto faz horas para o jogo de logo, pode aproveitar para ler a mais recente edição da Dragões, que foi ontem disponibilizada online. Os maiores destaques são as conquistas da Supertaça de futebol e da Volta a Portugal, mas há muito mais, desde as histórias dos relvados dos estádios do FC Porto até à projeção da nova temporada nas modalidades. A encerrar, uma novidade: duas páginas de passatempos, ideais para quem precisa de se entreter enquanto espera para ver a equipa jogar.

Pode anotar na agenda: o FC Porto-Moreirense da quarta jornada da Liga portuguesa será disputado às 20h30 do dia 2 de setembro, um domingo.

A equipa de hóquei em patins começou esta semana a preparar o ataque aos títulos de 2018/19. O treinador Guillem Cabestany considera que o mais importante é trabalhar e jogar bem, porque essa é a base para ganhar todos os jogos e estar na luta pelas competições. Giulio Cocco, o reforço italiano que chega do Breganze, mostra-se encantado com o grupo, o clube e a cidade, e traça um objectivo para o imediato: Trabalhar para tentar igualar o nível dos meus companheiros.

24/08/18

Aconteceu a 24 Agosto 2008

Neste dia, no Estádio do Dragão, o FC Porto formalizava a candidatura ao tetracampeonato com uma vitória na jornada de abertura. Mariano González fez o primeiro da noite e um tal de Hulk fechou o resultado logo no jogo de estreia na Liga e 14 minutos depois de entrar para o lugar de Cristián Rodríguez. Nove meses depois, a 24 de maio do ano seguinte, o FC Porto-Braga da última jornada seria apenas uma mera formalidade: os Dragões já eram tetracampeões há duas semanas.

Dragões Diário 24-08-2018

Às 21h de amanhã o Dragão volta a encher para ver o campeão jogar, e fora das contas de Sérgio Conceição voltam a estar Diogo Costa, Soares, Danilo e Mbemba. A partir das 10h, o plantel do FC Porto ultima os pormenores da receção ao Vitória de Guimarães, da terceira jornada da Liga, e às 12h há a conferência de imprensa de Sérgio Conceição para seguir no Porto Canal.

Na Ledman LigaPro, o FC Porto B também joga a terceira jornada, mas chega a Penafiel sem qualquer ponto somado, o que Luizão explica recuperando alguns erros cometidos no Estoril e outros em casa, frente ao Farense. Amanhã de manhã, às 11h15, a solução é ir com tudo para cima deles, resume o médio brasileiro.

Sábado também é a vez dos Sub-19, que jogam na Vila das Aves. Depois do triunfo sobre o Vitória de Guimarães na jornada de abertura, os médios Fábio Vieira e Rodrigo Valente têm noção de que os aguarda um adversário complicado e um terreno difícil, mas também vão avisando que a equipa de Mário Silva melhora a cada dia que passa.

23/08/18

Aconteceu a 23 Agosto 2016

Em 2016/17, o FC Porto disputou frente à AS Roma o playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na primeira mão, no Estádio do Dragão, houve empate a uma bola, com o golo azul e branco a ser assinado por André Silva. O jogo decisivo realizou-se em Roma neste dia e começou da melhor forma para os Dragões, com Felipe a marcar logo aos três minutos. No segundo tempo, os mexicanos Layún e Corona estabeleceram o 0-3 final, que assegurou a vigésima participação do FC Porto na Champions – um recorde da competição que só é igualado por Real Madrid e Barcelona.

Dragões Diário 23-08-2018

Faltam dois dias para o regresso a casa. Ontem, o plantel principal do FC Porto voltou a treinar no Olival, onde prosseguiu a preparação para o encontro da terceira jornada da Liga portuguesa com o Vitória de Guimarães (sábado, 21h00). Sérgio Conceição continua sem contar em pleno com Diogo Costa, Mbemba, Danilo e Soares, cujos nomes permanecem inscritos no boletim clínico.

O Tribunal Arbitral do Desporto concedeu provimento ao recurso interposto pela SAD do FC Porto e por Francisco J. Marques de um castigo aplicado ao diretor de informação e comunicação dos Dragões pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de críticas ao árbitro Tiago Antunes publicadas no Dragões Diário. De acordo com o Tribunal, as palavras de Francisco J. Marques enquadraram-se no exercício legítimo da liberdade de expressão.

Entretanto, o FC Porto anunciou que interporá uma queixa crime contra Pedro Guerra, que na segunda-feira afirmou ter a certeza de que o clube tem acesso às nomeações dos árbitros antes de as mesmas serem tornadas públicas. Segundo o comunicado publicado ontem, o FC Porto sente-se lesado e ofendido com as afirmações mentirosas de Pedro Guerra.

A equipa de andebol realizou ontem o último jogo de preparação para a nova temporada, frente aos espanhóis do BM Aranda, e venceu por 37-13. O primeiro jogo oficial de 2018/19, contra o Madeira Andebol, está agendado para a próxima quarta-feira, às 20h30, no Dragão Caixa.

22/08/18

Aconteceu a 22 Agosto 2010

Este dia calhou a um domingo, dia de estreia oficial no Estádio do Dragão na edição 2010/11 da Liga. O FC Porto recebia o Beira-Mar na segunda jornada, vencia por 3-0 e ficava a dever mais uns quantos ao marcador. No meio de tantas oportunidades desperdiçadas, Falcao bisou, e Belluschi, pelo meio, assinou um golaço na conversão de um livre direto. Entrada implacável da equipa comandada por André Villas-Boas na nova época: quatro jogos, quatro vitórias, nove golos marcados, zero sofridos. E ainda uma Supertaça conquistada ao Benfica, o campeão em título, que deixaria de o ser uns meses mais tarde, naquele memorável 3 de abril de 2011, o dia em que o FC Porto confirmou matematicamente a conquista do campeonato em pleno Estádio da Luz apagada e com a rega ligada.

Dragões Diário 22-08-2018

Mais um dia, mais um treino. O plantel principal retoma o trabalho esta manhã, no Olival, numa sessão que decorre à porta fechada tal como a de ontem, em que Diogo Costa, Mbemba, Danilo e Soares continuavam sob observação do departamento médico. Estamos a três dias do FC Porto-Vitória de Guimarães de sábado (21h) e o Estádio do Dragão continua a encher: há cada vez menos bilhetes disponíveis, mas ainda há lugar para si.

Este será o primeiro de dois jogos consecutivos em casa. O próximo, a contar para quarta jornada da Liga, é com o Moreirense e está oficialmente marcado para o primeiro fim de semana de Setembro. Os ingressos já podem ser adquiridos nos locais habituais.

Após a recepção à equipa de Moreira de Cónegos, o campeonato enfrenta a primeira paragem do calendário para os compromissos das selecções. Se na sexta-feira passada, foi Felipe a receber a notícia de que está convocado pelo Brasil, ontem foi a vez de Aboubakar ficar a saber que foi chamado a representar os Camarões em mais um jogo de qualificação para a Taça das Nações Africanas 2019.

No andebol, o FC Porto estreou-se com um empate (32-32) no Torneio Internacional de Estarreja. Foi diante dos russos do Chekhovskiye Medvedi, num encontro em que André Gomes, com cinco golos, foi o melhor marcador dos portistas, que esta tarde (17h) defrontam os espanhóis do Villa de Aranda na segunda jornada da competição.

A escola de futebol Dragon Force vai realizar brevemente dois International Camp na América do Norte: entre quinta-feira e domingo, marca presença em Mableton, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos; depois, entre 31 agosto e 3 de Setembro, estará em Burlington, no Canadá.

20/08/18

Aconteceu a 20 Agosto 1995

Neste dia, Sir Bobby Robson, que recuperava de uma intervenção cirúrgica em Londres, enviava uma mensagem manuscrita ao presidente Pinto da Costa, pedindo-lhe que a transmitisse ao plantel, que se preparava para receber o Sporting. As minhas esperanças e os meus pensamentos estão com todos vocês e estarei a pensar em vocês a cada segundo do jogo. Lembrem-se, nós somos campeões e os campeões nunca perdem jogos importantes. Quero que o nosso presidente me telefone a dar conta de uma grande vitória. Vocês são capazes de a conseguir; vocês vão conseguir. Todos a lutar, todos com confiança, todos a cem por cento. Muita coragem. Boa sorte a todos. Vamos ganhar, escreveu o treinador inglês. Nas Antas, Ouattara marcou primeiro, mas Domingos empatou e completou assim a reviravolta nos últimos instantes do jogo. O campeão entrava na Liga a ganhar.

Dragões Diário 20-08-2018

Foi uma vitória daquelas, difícil, deliciosa e que parecia garantida aos primeiros segundos do recomeço, quando Otávio fez o 2-0 e os Dragões estavam por cima do jogo. Só que o Belenenses reagiu e a sete minutos do fim tinha tudo empatado. Depois… depois chegou Alex Telles, que já tinha assistido Diogo Leite no primeiro golo, para decidir: 96 minutos, marca de penálti, Muriel para um lado, bola para o outro. Perfeito. O FC Porto continua líder.

No final do jogo do Jamor, Sérgio Conceição recorreu à terminologia clássica para qualificar a vitória de difícil, suada e justa, mas já depois de uma incursão no mundo vitivinícola, para melhor se explicar e parafraseando um treinador com quem trabalhou: Há dias em que se pode praticar um futebol champanhe e outros em que é mais um vinho tinto da tasca, que não deixa de ser saboroso. Reconheceu ainda mérito ao adversário e falta de matreirice à sua própria equipa.

Alex Telles, o autor do golo decisivo, admitiu que faltou um pouco mais de bola ao jogo colectivo, observando, em contrapartida, que a equipa foi muito forte mentalmente e acreditou até ao fim, o que lhe permitiu ganhar a um adversário que na época passada pôs o título portista em xeque. E foi avisando: Muitas vezes não vamos jogar como queremos, mas o importante é vencer.

Mais de sete horas antes e mais de 300 quilómetros a Norte, a equipa de Sub-17 do FC Porto entrava no campeonato nacional de Juniores B a golear a Académica (4-1) no Olival, com golos de Pedro Vieira, que bisou, Candal e Francisco Conceição.